Sei sulla pagina 1di 65

Curso Tec.

Em Segurana do Trabalho

Aluno: Jaime R. B. Alvares e Jackson S. Fernandes

03 de Janeiro 2007

Olga Amaro

SINALIZAO DE SEGURANA

Objectivo: chamar a ateno das pessoas, de forma


rpida e inequvoca, para as situaes que, nos espaos onde elas se encontram, comportem riscos para a sua segurana.

A forma utilizada, a cor, o nmero e dimenso dos

sinais de segurana dependero da importncia dos


riscos, dos perigos existentes e da extenso da zona a cobrir.

Dever existir em todos os locais de trabalho,

qualquer que seja a actividade e nos locais pblicos.

Sinalizao A sinalizao estimula e desenvolve a ateno do trabalhador para os riscos a que est exposto, permitindo-lhe ainda recordar as instrues e os procedimentos adequados em situaes concretas

Definio
Sinalizao de segurana aquela que est relacionada com um objecto, uma actividade ou uma situao determinada, que fornece a indicao ou prescrio relativa segurana e/ou sade do trabalho, por intermdio de uma cor, um sinal luminoso e/ou acstico, uma comunicao verbal e/ou gestual ou uma placa. A sinalizao de SST encontra-se legislada e regulamentada pelo DL 141/95, de 14 de Junho, e pela portaria 1456-A/95, de 11 de Dezembro.

A Quem Compete Sinalizar

O empregador tem a obrigao de garantir a existncia de sinalizao de segurana e sade no trabalho, de acordo com a legislao em vigor, sempre que os riscos no puderem ser evitados ou suficientemente diminudos com meios tcnicos de proteco colectiva ou medidas, mtodos ou processos de organizao do trabalho.

Formao e Informao aos Trabalhadores

Antes de se aplicar a sinalizao de segurana os trabalhadores devem:


Ser consultados; Ter acesso informao; Receber formao.

fundamental que o empregador se certifique que TODOS os trabalhadores compreendem o significado da sinalizao. Alguns sinais implicam a adopo de novos comportamentos gerais e especficos.

Classificao dos Sinais de Segurana

Sinais de Perigo Indicam situaes de risco potencial de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc. Tm forma triangular, o contorno e pictograma a preto e o fundo amarelo.

SINALIZAO DE SEGURANA
FORMA GEOMTRICA SIGNIFICADO OBRIGAO E PROIBIO

PERIGO

EMERGNCIA INDICAO

10

SINALIZAO DE SEGURANA
FORMA CORES
PERIGO PROIBIO MATERIAL DE COMBATE A INCNDIOS SEGURANA EM SITUAO DE EMERGNCIA OBRIGAO

11

Sinalizao de Perigo

Substncias Radioactivas

Substncias Txicas

12

Sinais de Obrigao
Indicam comportamentos obrigatrios de acordo com o pictograma inserido no sinal.

So utilizados em instalao, acessos, aparelhos, instrues e procedimentos, etc. Tm forma circular, fundo azul e pictograma a branco .

Proteco Obrigatria dos Olhos

Sempre que existam situaes de risco que possam criar leses oculares e no existam sistemas de proteco colectiva eficazes, deve ser colocado este sinal. Consideram-se situaes com capacidade de gerar leso ocular as seguintes: Projeco de partculas slidas e/ou incandescentes; Projeco de lquidos corrosivos e irritantes; Emisso de radiaes; Trabalhos de soldadura Este sinal deve estar colocado sobre a porta de acesso a um a local de trabalho, na proximidade de uma determinada mquina ou processo de trabalho que possa originar leses oculares.

Proteco Obrigatria da cabea

Em locais de trabalho nos quais os ocupantes se encontram expostos queda de objectos ou exista a manobra de cargas suspensas e as proteces colectivas se mostrem ineficazes, deve ser colocado este sinal.

O sinal deve ser colocado nos acessos ao local ou na proximidade do local onde o indivduo se encontra exposto ao risco de queda de materiais/objectos.

Consideram-se locais onde existe risco de queda de objectos e/ou materiais os seguintes:
Estaleiros da Construo civil;
Minas e pedreiras; Construo naval; Metalomecnica; Fundies; Outros onde o risco esteja presente;

A existncia deste sinal obriga a que todos os que se aproximam da zona, trabalhadores ou no, tenham que utilizar proteco da cabea (por exemplo, capacetes de proteco)

Proteco Obrigatria dos ouvidos

Este sinal impe a utilizao obrigatria de protectores auriculares. Deve estar afixado nos acessos a um local ruidoso ou no prprio local junto das fontes emissoras de rudo. Considera-se local ruidoso todo aquele cujo Nvel sonoro contnuo equivalente seja superior a 80 dB(A)

Proteco Obrigatria das vias respiratrias

Este sinal impe a utilizao obrigatria de equipamentos de proteco individual das vias respiratrias, devendo ser colocado em locais com excesso de gases, vapores, fumos e neblinas txicas, que possam constituir perigo se inalados e os dispositivos de proteco existentes no possibilitem a eliminao adequada destes compostos. A obrigao de utilizao de equipamentos de proteco individual das vias respiratrias deve ser cumprida tanto pelos trabalhadores tanto como por qualquer outra pessoa que frequente o local.

Como exemplos de locais onde se deve utilizar a equipamentos de proteco individual das vias respiratrias, consideram-se os seguintes:
Operaes de pintura pistola; Poos onde exista falta de oxignio (neste caso

devem ser utilizados equipamentos de respirao autnomos);


Canais e outros locais subterrneos das redes de

esgotos (neste caso devem ser equipamentos de respirao autnomos);

utilizados

Proteco Obrigatria dos ps

Este sinal deve ser utilizado sempre que seja obrigatrio a utilizao de calado de proteco, tendo em considerao as condicionantes do local. Esta sinalizao deve estar colocada nos acessos aos locais onde a proteco exigida.

Este sinal deve estar colocado, entre outros, nos seguintes locais:
Locais escorregadios; Locais onde existam elementos perfurantes no

pavimento; Locais onde exista probabilidade de queda de materiais e objectos; Estaleiros da construo civil; Pedreiras; Locais onde se realizem operaes de transporte e armazenagem Industria alimentar; Indstria txtil (tinturaria); Indstria cermica

Proteco Obrigatria das mos

Sempre que as tarefas a levar a efeito num determinado local obriguem a utilizao de equipamentos de proteco individual das mos (luvas) necessrio proceder colocao deste sinal.

Entendem-se tarefas que obriguem a utilizao de equipamento de proteco individual das mos, todas aquelas que possam causar leses nestes membros e as proteces colectivas existentes no permitem um grau de segurana adequado. So exemplos destas tarefas todas aquelas em que existe manipulao de objectos cortantes, bicudos, quentes e rugosos, agentes qumicos, agentes biolgicos ou quando em contacto com a corrente elctrica

Proteco Obrigatria do corpo

Esta sinalizao impe a utilizao de vesturio de proteco do corpo e deve ser utilizada sempre que seja necessrio utilizar vesturio de proteco, por existir a possibilidade de ocorrerem agresses mecnicas, qumicas, trmicas, radioactivas e dos raios infravermelhos, bem como das projeces de metais em fuso.

Proteco Obrigatria do rosto

Este sinal deve ser colocado sempre que o trabalho a realizar ou o local onde o indivduo se encontra envolva riscos de projeco de partculas para o rosto com probabilidade de originar leses e os dispositivos de proteco existentes no garantam um nvel de segurana adequado. A presena deste sinal num determinado local obriga a que todos os indivduos, trabalhadores ou no, utilizem equipamentos de Proteco individual do rosto.

Proteco Individual Obrigatria Contra Quedas

Este sinal deve estar presente em locais de trabalho onde exista risco de queda em altura e apenas seja possvel utilizar, como medida de proteco, equipamentos de proteco individual, tais como cintos de segurana, arneses, etc..

Passagem Obrigatria para Pees

Este sinal dever estar colocado junto de vias de circulao que permitam uma passagem segura de pessoas.

Obrigaes Vrias

Deve ser utilizado sempre que se pretenda impor um determinado comportamento para o qual no existe sinal especfico. Assim sendo este sinal deve ser sempre acompanhado de placa adicional informando quais as obrigaes que devem ser cumpridas.

Sinais de Proibio

Indicam comportamentos proibidos de acordo com o pictograma inserido no sinal. So utilizados em instalao, acessos , aparelhos, instrues e procedimentos, etc. Tm forma circular, o contorno pictograma a preto e o fundo branco. vermelho,

Sinalizao de Combate a Incndio

Pictograma branco sob fundo vermelho (a cor vermelha deve cobrir pelo menos 50% da superfcie da placa). Visam indicar, a localizao dos equipamentos de combate a incndio disposio dos utilizadores.

33

SINALIZAO DE COMBATE A INCNDIO

Escada

Extintor

34

Carretel

Indica o local onde se encontra as bocas de incndio armadas tipo carretel;

Escada

Sinaliza o local onde a escada para combate a incndio se encontra localizada

Telefone de emergncia

Este dstico assinala o local onde se encontra o telefone dos servios de emergncia

Extintor

Este sinal permite identificar a localizao dos extintores

Indicao da direco a seguir

Estes sinais encontram-se normalmente associados aos sinais relativos a material de combate a incndio, indicando a direco e sentido em que se encontram os equipamentos sinalizados.

Sinalizao de Emergncia

Pictograma branco sobre fundo verde (a cor verde deve cobrir pelo menos 50% da superfcie da placa).

Visam indicar, em caso de perigo, as sadas da emergncia, o caminho para o posto de socorro ou local onde existem dispositivos de salvao.

41

SINALIZAO DE EMERGNCIA

Lavagem dos Olhos

Primeiros Socorros

42

Primeiros Socorros

Este dispositivo deve estar a sinalizar os locais onde se encontram as pessoas ou equipamentos para prestao de primeiros socorros;

Maca

Sinaliza o local onde habitualmente se encontra guardada a maca para transporte de pessoas;

Telefone para Salvamento

Este dispositivo sinaliza o local onde se encontra o telefone que deve ser utilizado para salvamento de ocupantes

Duche de Emergncia

Sinaliza o local onde se encontra o chuveiro de emergncia

Lava-olhos

Sempre que exista risco de projeco de lquidos corrosivos para os olhos, deve existir um dispositivo lavaolhos, convenientemente sinalizado com este sinal

Indicao da direco a seguir

Estes sinais encontram-se normalmente associados a sinais de emergncia, indicando a direco e sentido em que se encontram os equipamentos sinalizados.

Indicao da Direco de uma sada de Emergncia

Estes sinais encontram-se colocados ao longo dos caminhos de evacuao e nas sadas de emergncia, permitindo indicar a direco das vias/sadas de emergncia, de modo a garantir a evacuao rpida e segura de um determinado local.

Rotas de evacuao

So todas as zonas de trnsito desenhadas ou adaptadas para o movimento massivo de pessoas; para as situaes de emergncia definem-se utilizando o senso comum, com a finalidade de salvaguardar a integridade de cada utilizador do edifcio.

Durante o dia ou em condies de iluminao

Durante a noite ou em condies de obscuridade

Zonas de segurana

So todos os pontos que podemos utilizar para reunio, recenseamento e contagem de pessoas em caso de ocorrncia de uma evacuao total do edifcio.

Deve ser um ponto que nos garanta a segurana temporal ou permanente segundo a emergncia que possa ocorrer.

Sinal acstico

sinal sonoro codificado, emitido e difundido por um dispositivo especfico, sem recurso voz humana ou sinttica;

Sinal gestual

movimento, ou posio, do braos e/ou das mos que atravs de forma codificada orienta a realizao de manobras de risco.

Incio

Stop

Fim das Operaes

Subir

Descer

Perigo
(paragem de emergncia)

Avanar

Recuar

Para a Esquerda
(relativamente ao sinaleiro)

Distncia Horizontal

Distncia Vertical

Sinalizao de Obstculos e Locais Perigosos

A sinalizao de obstculos e locais perigosos (vos, buracos; desnveis, etc) deve ser efectuada por intermdio de faixas de cor vermelho e branco ou amarelo e negro, alternadas com superfcies sensivelmente iguais e uma inclinao de cerca de 45. Estas faixas devem circundar, a totalidade do obstculo ou local perigoso.

Cor uniforme ou um pictograma sobre um fundo determinado:


Vermelho proibio, perigo, alarme, evacuao Amarelo aviso, precauo, verificao Azul obrigao Verde situao de segurana, salvamento,

socorro Com cores contrastantes, de acordo com as prescries das placas correspondentes

Prescries Relativas aos Sinais Luminosos

Utilizao dos sinais luminosos


Sinal contnuo ou intermitente

indica perigo ou emergncia

Durao da intermitncia
Assegura uma boa percepo da mensagem Evita confuses entre diferentes sinais Utilizao

acompanhada de substituio ou complemento

um

cdigo

acstico,

em

Sinalizao de Recipientes e Tubagens

Utilizao
No lado visvel do recipiente ou tubo Sob forma rgida, autocolante ou

pintada (material resistente ao choque, s intempries e s agresses do meio ambiente)

Tubagens
Nos pontos onde existam riscos ou onde o risco maior

(vlvulas e pontos de ligao) Rotulagem bem visvel (material fosforescente, material reflector ou iluminao artificial)

Frases de Risco e Segurana


Para indicar o riscos potenciais de produtos qumicos e os cuidados a ter na sua manipulao, armazenamento e eliminao absolutamente necessrio fornecer a informao necessria atravs do rtulo.

Essa informao dada por cdigos e smbolos de segurana e ainda pelas frases de risco e pelas frases de segurana.

Significado Irritante

Smbolo

Nocivo
Explosivo Comburente Facilmente Inflamvel Extremamente Inflamvel

Txico
Muito Txico Corrosivo

Sinais de Transporte e Armazenagem

Potrebbero piacerti anche