Sei sulla pagina 1di 20

Conceitos Bsicos em Gentica

Carter: Um certo aspecto do ser vivo, geralmente determinado por um gene. Por exemplo: cor da flor, altura da planta (vegetais), aspecto dos cabelos, albinismo (humanos), cor das asas (insetos), etc. Gene: a unidade de transmisso hereditria formada por um fragmento de DNA de um cromossomo e responsvel pela codificao de uma certa protena. Essa protena condiciona o carter.

http://www.montana.edu/wwwai/imsd/diabetes/genes.html

Lcus: o local ocupado pelo gene em cromossomos homlogos e que determina o mesmo carter.
Genes Alelos: Gene que ocupa o mesmo lcus em cromossomos homlogos e que determina o mesmo carter. Exemplo: a cor da semente (carter) determinada por dois alelos que condicionam a colorao amarela ou verde.

http://www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/defini.htm

Cromossomos Homlogos: Pares cromossmicos que carregam os alelos para a determinao de um certo carter. Cada um dos homlogos transmitido por um dos pais.

http://www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/defini.htm

http://www.biologica.hpg.ig.com.br/gen_conceitos.htm

Gentipo: Patrimnio gentico do indivduo. Todos os genes que ele recebe de seus pais e que podero ser transmitidos para seus descendentes. Costuma-se representar o gentipo com letras, indicando os genes presentes nas clulas somticas. Fentipo: Caractersticas especficas do carter analisado. O fentipo determinado pelo gentipo (genes) e pode ou no ser facilmente observado. Ex: tipo sanguneo (protena produzida).

Homozigoto: Indivduo que possui os dois genes iguais em um certo lcus, sendo considerado puro para o carter. O gentipo do homozigoto representado por duas letras iguais (AA ou aa). Heterozigoto: Indivduo que possui um gene diferente do outro em um certo lcus. Cada um deles determina um fentipo diferente para o carter considerado; so impuros ou hbridos (Aa).

http://www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/defini.htm

Gene recessivo: gene que s manifesta fenotipicamente o carter em homozigose (dois alelos iguais). S se manifesta quando estiver presente em dose dupla (aa). Gene dominante: Gene que manifesta o mesmo fentipo, tanto em homozigose (AA) como em heterozigose (Aa).

A hereditariedade e o ambiente
O desenvolvimento de um ser vivo depende tanto da hereditariedade quanto do ambiente. Esses dois fatores se inter-relacionam. A hereditariedade responsvel pela formao do gentipo, e o ambiente age sobre ele. Os fatores ambientais podem interferir na aparncia do indivduo modificando o seu fentipo, mas no o seu gentipo. Ex: pele exposta ao sol. FENTIPO: GENTIPO + AMBIENTE.

Heranas Biolgicas
Gentica: Cincia que estuda a transmisso das caractersticas entre os descendentes. Gregor Mendel (1822-1884) Monge Austraco que estudou gentica por meio da observao de seus experimentos com plantas de ervilhas (Pisum sativum). Nos jardins de um mosteiro na Repblica Tcheca, entre 1856 e 1863 realizou cruzamentos genticos com essas plantas e chegou a brilhantes concluses, conhecidas nos dias atuais como as leis de Mendel.
http://history.nih.gov/exhibits/nirenberg/popup_htm/01_mendel.htm

Seu trabalho foi apresentado para a comunidade cientfica em 1865, mas nessa poca no foi compreendido e nem valorizado.

A partir de 1900 (dezesseis anos aps sua morte), Mendel teve seu mrito reconhecido e confirmado por outros cientistas.

Experimentos de Mendel
O sucesso das experincias de Mendel se deve muito ao fato de ter escolhido bem o material a ser pesquisado (plantas de ervilha). So de fcil cultivo em canteiros. Possuem vrias caractersticas bem visveis e de fcil observao. Apresentam ciclo reprodutivo curto, produzindo grande quantidade de descendentes em cada planta. Possuem flores hermafroditas. Isso possibilita a autofecundao e, consequentemente, a formao de linhagens puras.

Caracteres hereditrios observados por Mendel

http://200.198.28.154/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7BC43FF3AC-6E37-4873-B3FA183C6FE15B3A%7D_Figura1.jpg

O trabalho prtico: cruzando as ervilhas


Mendel iniciou seus experimentos com o cruzamento de plantas puras. Ex: planta com a flor de cor prpura x planta com flor de cor branca.

http://einsteins43.blogspot.com/2009_01_01_archive.html

http://4.bp.blogspot.com/_PyUQ8MbgEgU/SN-syMstXI/AAAAAAAAADs/aljOKqpWHKI/s400/ppp.jpg

http://einsteins43.blogspot.com/2009_01_01_archive.html

Gerao parental: Plantas puras que realizam cruzamento.


F1: primeira gerao filha. Representada por indivduos heterozigotos para alguma caracterstica e que manifestam somente um carter.

F2: segunda gerao de sementes, resultante da autofecundao dos representantes da F1.

A 1 Lei de Mendel: MONO-HIBRIDISMO


A anlise e interpretao dos experimentos permitiram a Mendel que elaborasse as seguintes concluses: As plantas devem possuir, no interior de suas clulas, certo fatores (atualmente, denominados genes) que determinam a cor amarela ou verde nas sementes. Cada planta possui dois desses fatores, dos quais um deles transmitido pela parte masculina da flor e o outro, pela feminina. Assim, aps a fecundao, esses fatores se unem e voltam a se apresentar aos pares;

Nos organismos, os dois fatores para uma certa caracterstica podem ser iguais (VV ou vv) ou diferentes (Vv). Os iguais so considerados puros ou homozigotos e os diferentes, hbridos ou heterozigotos. Se os organismos Vv possuem sementes amarelas, ocorre dominncia no fator para a cor amarela e recessividade no fator para a cor verde.

Essas concluses levaram Mendel a elaborar uma das mais importantes generalizaes da Biologia: A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregao.

Nas clulas somticas, os genes se encontram aos pares, mas durante a formao dos gametas, eles se separam, mostrando-se isolados ou segregados.

http://www.agostinhomonteiro.com.br/nws_dicas_030.php

Gentica humana
Exemplos: Lbulo solto da orelha uma caracterstica determinada por gene dominante. Ex: A. Capacidade de dobrar a lngua: caracterstica determinada por gene dominante em relao a no dobrar. Bico de Viva: caracterstica dominante.

http://www.flickr.com/photos/cansada/60233200/

http://denisegw.blogspot.com/2008/08/voc-consegue-enrolar-sua-lngua-em-forma.html

Genealogias: O carter gentico das famlias


rvore genealgica Maneira mais utilizada para a anlise do aspecto da herana biolgica em uma famlia. Representao dos membros da famlia.

http://www.virtual.epm.br/cursos/genetica/htm/heredo.htm

Potrebbero piacerti anche