Sei sulla pagina 1di 28

O Cdigo Gentico

Prof. Lus Queija.

Hereditariedade

Voc j se questionou o porque de todos os seres vivos terem semelhanas com seus genitores? E voc se assemelha mais a seu pai, a sua me ou a algum outro ancestral como os avos por exemplo? Como ser que estas caractersticas passam de gerao a gerao em todas as espcies vivas?

cidos Nuclicos

Os cidos nuclicos podem ser de dois tipos DNA (cido desoxirribonuclico) e RNA (cido ribonuclico). So macromolculas constitudas de diversas unidades de nucleotdeos, sendo assim chamados de polinucleotdeos. Cada nucleotdeos composto molecularmente por trs substncias:

Um cido Fosfrico (H3PO4)

Frmula estrutural do cido fosfrico

Uma Pentose

Ribose

Desoxirribose

E uma Base Nitrogenada

Adenina

Guanina

Timina

Citosina

Uracila

Estrutura molecular de um Nucleotdeo

Forma expressas mais simples

Nucleotdeo

Polinucleotdeo

As bases Nitrogenadas

So divididas em pricas e pirimdicas, uma base prica sempre se ligar a uma base pirimdica correspondente, atravs de ligaes duplas ou triplas de pontes de hidrognio. As bases pricas so: GUANINA e ADENINA As bases pirimdicas so: CITOSINA, TIMINA e URACILA Logo as bases se pareiam da seguinte forma: Guanina se pareia com Citosina, enquanto a Adenina se pareia com Timina se for uma molcula de DNA, e com Uracila se for uma molcula de RNA

Esquema de pareamento das Bases Nitrogenadas


Molcula de DNA replicante

Molcula de DNA codificadora

Molcula de RNA codificada

A Adenina T Timina U Uracila G Guanina C Citosina

cido Desoxirribonuclico (DNA ou ADN)

O DNA uma macromolcula, os cromossomos de clulas eucariticas so formados por DNA associado a molculas de histona, que so protenas bsicas. na molcula de DNA que esto contidos os genes, responsveis pelo comando da atividade celular e pelas caractersticas hereditrias. Cada molcula de DNA contm vrios genes dispostos linearmente ao longo da molcula. Cada gene, quando em atividade, transcrito em molculas de outros cidos nuclicos denominados ribonuclicos, que comandaro a sntese de protenas.

cido Desoxirribonuclico (DNA ou ADN)


O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de DNA, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hlice de sentido rotacional direita. Sendo essas duas cadeias ligadas atravs das pontes de hidrognio entre as bases nitrogenadas das duas cadeias Esse modelo da molcula de DNA foi proposto por James Watson e Francis Crick em 1953.

Autoduplicao do DNA

Replicao do DNA o processo de duplicao do material gentico mantendo assim o padro de herana ao longo das geraes. Teoria semi-conservativa: Cada fita do DNA duplicada formando uma fita hbrida, isto , a fita velha pareia com a fita nova formando um novo DNA; de uma molcula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Cada DNA recm formado possui uma das cadeias da molcula me, por isso o nome semi-conservativa. A molcula do DNA vai-se abrindo ao meio, por ao de uma enzima chamada DNA polimerase. Essa enzima quebra as ligaes de pontes de hidrognio existentes entre as duas bases nitrogenadas das cadeias complementares de nucleotdeos. Ao mesmo tempo que o DNA polimerase vai abrindo a molcula de DNA, outra enzima chamada DNA ligase vai ligando um grupo de nucleotdeos que se pareiam com os nucleotdeos da molcula me.

Autoduplicao do DNA

cido Ribonuclico (RNA ou ARN)

A molcula de RNA formada por uma nica cadeia de nucleotdeos, no tendo, portanto, aspecto de dupla hlice. O DNA no molde direto da sntese de protenas. Os moldes para sntese de protenas so molculas de RNA. Os vrios tipos de RNA transcritos do DNA so responsveis pela sntese de protenas no citoplasma. Existem trs tipos de RNAs: RNA mensageiro (RNAm), RNA transportador (RNAt) e RNA ribossmico (RNAr).

RNA mensageiro (RNAm)

sintetizado no ncleo a partir de um segmento da dupla helice de DNA que se abre pela ao da enzima RNA polimerase, e nesse segmento ativo encaixam-se bases nitrogenadas de RNA, formando a fita de RNAm (processo de TRANSCRIO) que ira migrar pelos poros da carioteca at o citoplasma. Contm a informao para a sntese de protenas. RNAm representam cerca de 4% do RNA celular total.

Sntese de RNA mensageiro (RNAm) ou Processo de TRANSCRIO

RNA transportador (RNAt)


RNAt correspondem a 10% do RNA total da clula, e so denominados de adaptadores. O RNAt encontra-se no hialoplasma, onde se liga a aminocidos, e deslocando-se at os ribossomos. Apresenta regies com pareamento de bases, que lhe conferem um aspecto de "trevo de trs folhas". Cada molcula de RNAt apresenta uma extremidade que se liga a diferentes tipos de aminocidos e uma regio com uma seqncia de trs nucleotdeos, o anticdon, que pode parear com um dos cdons do RNAm.

Estrutura do RNA transportador (RNAt)

Relao entre um cdon especfico de RNAm e seu anticdon no tRNA correspondente.

Representao esquemtica do RNAt associado aos aminocidos Estrutura da molcula de RNAt

RNA ribossmico (RNAr)

Os RNAr correspondem a 85 % do RNA total da clula, e so encontrados nos ribossomos (local onde ocorre a sntese protica). O RNAr produzido pelo DNA da regio organizadora do nuclolo e, associado a protenas, vai constituir os nuclolos. Depois passa ao citoplasma para formar os ribossomos. Os ribossomos so pequenos organides formados por RNA ribossmico e protenas constitudas por duas,unidades granulares unidas

Diagrama de um ribossomo

Ribossomos

Produzido no ncleo, o RNAm dirige-se para o citoplasma e se liga aos ribossomos. Nestes, existem trs stios: o stio A (relacionado entrada de aminocidos), o stio P (relacionado formao do polipeptdio) e o stio onde se liga o RNAm (subunidade menor). O RNAt carrega os aminocidos, levando-os at o ribossomo, onde penetram atravs do stio A. O aminocido que chega ao ribossomo deve ser reconhecido pelo RNAm para ser incorporado protena que est sendo sintetizada. Se no for reconhecido, o aminocido no ser incorporado ao polipeptdio (stio P).

Ribossomos (continuao)

O RNAr, inicialmente armazenado nos nuclolos, passa para o citoplasma e , associado a protenas, forma os ribossomos, que se prendem s membranas do retculo endoplasmtico. Os ribossomos dispem-se enfileirados, constituindo os polirribossomos ou polissomos, junto dos quais as protenas vo ser sintetizadas. Cada polissomo tambm denominado unidade de traduo, pois permite a sntese de um tipo de polipeptdeo.

A Sntese de Protenas ou Processo de TRADUO

O DNA ser copiado pelo RNA mensageiro (cdon) que se deslocar para a superfcie dos ribossomas, uma trinca de nucleotdeos por ribossoma. O mensageiro ser complementado pelo RNA transportador (anticdon), de aminocidos, que colocados em ordem formaro uma protena responsvel por um carter. Esse processo de reconhecimento do aminocido feito pelo RNA, que assim promove a sntese da protena, chamado traduo.

Esquema da Sntese de Protenas ou Processo de TRADUO

Dogma Central da Biologia: Processos de TRANSCRIO e TRADUO

O DNA ser copiado pelo RNA mensageiro (cdon) e a mensagem ser levada ao citoplasma,na superfcie dos ribossomos. O RNA transportador (anticdon) complementar o mensageiro alinhando aminocidos que formaro uma protena responsvel por um carter

Mutaes Gnicas

As mutaes gnicas podem ocorrer, basicamente, de duas maneiras: substituio de um nucleotdeo do DNA por outro ou supresso de um nucleotdeo. No primeiro caso, pode at no haver alterao da protena, desde que o cdigo alterado continue a codificar o mesmo aminocido (lembre-se de que um mesmo aminocido pode ser codificado por cdigos diferentes). Pode ocorrer tambm a alterao de aminocidos na cadeia polipeptdica a ser sintetizada: a substituio de uma base do DNA resultar na substituio de uma base do RNAm e, conseqentemente, na mudana do cdon do RNAm, entrar, um RNAt com um anticdon diferente, trazendo, claro, outro aminocido. Ora, a troca de um nico aminocido suficiente para alterar o papel biolgico da protena, por mudar sua estrutura primria e sua forma. A alterao da protena modifica o funcionamento e as caractersticas da clula.

Mutaes Gnicas (continuao)

No caso de ocorrer a supresso de um nucleotdeo, as conseqncias podero ser mais drsticas. O DNA se liga novamente (existem enzimas que emendam o DNA), mas fica faltando um nucleotdeo no filamento e, conseqentemente, haver uma defasagem na leitura, em relao ao RNAm original. A partir do ponto onde ocorreu a supresso, os aminocidos incorporados podero ser diferentes. Poder haver, ainda, a sntese de cadeias polipeptdicas incompletas caso a mutao leve produo de cdon que indica trmino de leitura. As mutaes, como se v, so modificaes acidentais no material gentico que fazem surgir novos gens, novas protenas e modificaes das caractersticas estruturais e fisiolgicas dos organismos. So, portanto,importantes fatores evolutivos.

FIM
Mentirinha isso s o COMEO da Gentica.

At a prxima.

Potrebbero piacerti anche