Sei sulla pagina 1di 18

Princpios de Biotica e Biotica Secular

Prof. Ms. Andr Elias Morelli Ribeiro

Conceitos Gerais
A tica uma das grandes reas da filosofia, e estuda os costumes, sua aplicao na vida cotidiana e suas implicaes gerais. A biotica um ramo da tica que surgiu pelo surgimento de uma srie de descobertas e invenes vindas da biotecnologia que transcendem os preceitos da tica tradicional.

Conceitos Gerais de Biotica


A biotica a disciplina tica que se formou em torno de pesquisas, prticas e teorias que visam interpretar os problemas levantados pela biotecnocincia e pela biomedicina. Seu carter nico a coloca bem no meio entre a cincia, a filosofia, a sociologia, a poltica e a teologia.

Conceitos Gerais de Biotica


uma rea da tica que ganhou muitos novos conceitos por sua pluralidade principalmente fruto do desenvolvimento da cincia. Os novos e futuros poderes da cincia desafiam a prpria concepo de humanidade, o princpio da vida, a definio de morte e outros aspectos ticos fundamentais que so relevantes no campo da tica.

Conceitos Gerais de Biotica


Na discusso a biotica no pode abrir mo de suas razes filosficas (valores e moral) para no tornar-se casustica e pragmtica, uma espcie de jurisprudncia. Ao mesmo tempo no deve se deixar levar por abstraes universais, para no perder o senso prtico dos problemas cotidianos.

A Biotica Secular
Fundamento kantiano: as aes podem ser definidas como boas pela sua generalizao. Ou seja, se todos imitarem meus princpios e meu comportamento o mundo ser um lugar melhor? Da anlise desse princpio kantiano surgem dois princpios fundamentais e prticos para a investigao da biotica: autonomia e beneficncia.

A Biotica Secular
Parte do princpio de que a filosofia fracassou em criar uma doutrina tica de carter oficial e universal. Esse fracasso s se realizou porque as sociedades contemporneas passaram a exigir da filosofia a mesma relao que mantm com a cincia: respostas definitivas e prticas, coisa que a filosofia no faz. Como resultado a razo triunfou com uma tica racional, dispensando as ideias da religio e da metafsica.

Biotica Secular
Hoje assistimos ao fracasso desse projeto por causa da fragilidade interna da prpria razo, evidenciada na pulverizao das teorias filosficas, ticas, polticas e religiosas. Por exemplo, no campo moral h um estridente debate, sem convergncia possvel, sobre temas como aborto, eutansia, venda de rgos, clonagem etc.: j no h lugar, portanto, para o sonho de uma tica universal.

Biotica Secular
O projeto da biotica secular funda-se em trs pontos: A) fundar uma tica normativa, verdadeiramente intersubjetiva. B) fundar uma tica pluralista, que incentiva a diversidade de estilos de vida e das religies. C) uma tica fundada na racionalidade mas que supere exigncias formais e vazias.

Biotica Secular
A biotica secular no deseja repetir os erros das ticas antigas de articular uma explicao racional do comportamento, uma teoria geral do homem, para prescrever os modos corretos de vida. A busca da biotica secular entender que as sociedades modernas so muito plurais e busca uma biotica na fragmentao da religio e da filosofia.

Biotica Secular
Numa sociedade plural as diferenas de convico cria os estranhos morais. Para a discusso entre estranhos morais no campo da biotica necessrio: A) desejo dos grupos de resolver problemas conflitantes; B) adoo de um discurso pacfico e argumentativo;

Biotica Secular
C) rejeio de mtodos de imposio unilateral. Como a tica entre estranhos no tem contedos prvios em comum, estes sero construdos pelos interlocutores ao longo do debate. As discusses so regidas por dois princpios:

Biotica Secular
1- Princpio da autonomia: tambm chamada de princpio da permisso, onde nenhuma interveno pode ser feita sem prvio consentimento. 2- Princpio da beneficncia: a ordem de fazer o bem aos outros, onde este bem definido pela prpria discusso entre os envolvidos.

Biotica Secular
Dos dois princpios o primeiro inviolvel e universal, j o segundo norteia a discusso e seus detalhes devem ser discutidos. Do conflito possvel entre os dois princpios a biotica secular prope que se faa aos outros o bem que eles entendem que o seu bem.

Biotica Secular
Se o respeito pessoa essencial na biotica secular o que seria ento pessoa? Diferencia entre ser humano e pessoa, onde a ltima so seres humanos que exercem a razo, so livres para escolher e possuem um sentido de preocupao moral.

Biotica Secular
Assim os seres humanos que, de alguma forma, perderam a razo e liberdade (os loucos, pessoas com mal de Alzheimer, etc.) no seriam pessoas. A elas sobra o princpio da beneficncia, onde as pessoas lhes presta o bem atravs da solidariedade. Mas quem sabe o que bem para esses seres humanos?

Crticas Biotica Secular


Entende a existncia do adulto competente, o que seria uma fico pois cada um recebeu influncias de seu meio com profundas diferenas em educao, pobreza, etc., e estes fatores diminuem a liberdade. Sua existncia no livre pois marcada por presses de seu meio.

OBRIGADO PELA ATENO!

Potrebbero piacerti anche