Sei sulla pagina 1di 25

Umbanda - parte 2

Recapitulando
Umbanda religio, filosofia, cincia e arte Religio: religao com o divino

O nascimento da umbanda e suas contribuies


A umbanda, como j sabemos genuinamente brasileira, porm, agregou (teve contribuio): 1- dos cultos das naes africanas, trazidas pelos negros que vieram da frica como escravos. 2- imposto pelo catolicismo, (religio predominante na poca). 3- dos cultos indgenas brasileiros. 4- do Kardecismo pela assimilao da mediunidade regular e da filosofia

Os negros que vieram de varias partes da frica no falavam o mesmo idioma, mas dialetos prprios pertenciam a seitas denominadas *fetichistas*, por cultuarem os elementos espirituais que para eles era a personificao de espritos encantados da natureza (que nunca passaram pela forma humana e so ligados apenas aos recursos naturais, como mares, rios, cachoeiras, matas, etc..), a quem chamavam de *orixs*, prevalecendo em suas reunies o culto as divindades.

A forma de origem no permaneceu intacta, sofreu influencia de varias outras modalidades de culto, surgindo da praticas mescladas, como o, candombl de caboclo Os cultos originais eram simples, no tinham dolos apenas totens. Os negros nos seus cultos originais, apenas se deixavam envolver pelos fluidos de seus orixs, sem, contudo incorpor-los.

Os senhores brancos, pressionados pela igreja oficial, buscaram reeducar e catequizar os negros, como j tinha feito com os ndios, impondo-lhes a religio dos padres, proibindo-os de se reunirem para louvar seus orixs. Os negros passaram a se utilizarem de imagens de santos catlicos, os quais Eram colocados em altares a moda dos brancos. Deram o nome de seus orixs aos santos. Dentro de cada imagem, que era oca, colocavam uma pedra representando o orix, e diziam aos senhores que era para a imagem no tombar. Dessa pratica disfarada, assimilaram e adotaram muita coisa da igreja. Como, santos, velas, oraes, altar, bater cabea, etc..

Houve muitas adeses de ndios e mestios nos cultos dos negros, pois tinham algo em comum ou semelhanas, como s danas, cnticos, fetiches (objetos relacionados aos orixs), alm de deuses de origem e atividades quase idnticas (deuses abstratos, mitolgicos, que representavam as foras da natureza, no espritos de mortos)

Com o advento da codificao do espiritismo, em que se ressaltou o papel da mediunidade, alguns grupos passaram a incorporar. Outras naes ficaram fiis a origem, apenas deixando-se envolver pelos fluidos dos orixs. Observao; na umbanda trabalha-se incorporado com guias e protetores, Que so espritos que j estiveram encarnados na terra. Como- caboclos, preto-velhos, crianas, baianos, marinheiros, povo dgua, etc.

A QUEBRA DO PRECONCEITO E NASCIMENTO DA UMBANDA


A primeira incorporao e comunicao do caboclo 7 encruzilhada No final de 1908, zlio fernandino de moraes, um jovem rapaz com 17 anos de idade, que preparava-se para ingressar na carreira militar na marinha, comeou a sofrer estranhos "ataques". Esses "ataques" eram caracterizados por posturas de um velho, falando coisas sem sentido e desconexas, como se fosse outra pessoa que havia vivido em outra poca. Aps examin-lo durante vrios dias, o mdico da famlia recomendou que fosse melhor encaminhlo a um padre, pois o mdico, dizia que a loucura do rapaz no se enquadrava em nada que ele havia conhecido. Acreditava que zelio estava endemoniado.

Algum da famlia sugeriu que "isso era coisa de espiritismo", zlio foi levado a federao esprita de Niteri, convidado a participar da sesso, tomando um lugar mesa. Tomado por uma fora estranha e alheia a sua vontade, e contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa, zlio levantou-se e disse: "aqui est faltando uma flor". Saiu da sala indo ao jardim e voltando aps com uma flor, que colocou no centro da mesa. , causando um enorme tumulto entre os presentes. Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos mdiuns kardecistas espritos que se diziam pretos escravos e ndios. O diretor dos trabalhos achou tudo aquilo um absurdo e advertiu-os com aspereza, citando o "seu atraso espiritual" e convidando-os a se retirarem.

Novamente uma fora estranha tomou o jovem zlio e atravs dele falou: _"porque repelem a presena desses espritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens. Ser por causa de suas origens sociais e da cor ?" Seguiu-se um dilogo acalorado, e os responsveis pela sesso procuravam doutrinar e afastar o esprito desconhecido, que desenvolvia uma argumentao segura. Um mdium vidente perguntou: _ por que o irmo fala nestes termos, pretendendo que a direo aceite a manifestao de espritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, so claramente atrasados? Por que fala deste modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuta e a sua veste branca reflete uma aura de luz? E qual o seu nome irmo?

_"se querem um nome, que seja este: sou o caboclo das sete encruzilhadas, porque para mim, no haver caminhos fechados." _"o que voc v em mim, so restos de uma existncia anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel malagrida. Acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da inquisio em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha ltima existncia fsica, deus concedeu-me o privilgio de nascer como caboclo brasileiro." Anunciou tambm o tipo de misso que trazia do astral: _"se julgam atrasados os espritos de pretos e ndios, devo dizer que amanh (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, s 20 horas, para dar incio a um culto em que estes irmos podero dar suas mensagens e, assim, cumprir misso que o plano espiritual lhes confiou. Ser uma religio que falar aos humildes, simbolizando a igualdade que deve existir entre todos os irmos, encarnados e desencarnados.

O vidente retrucou: _"julga o irmo que algum ir assistir a seu culto" ? Perguntou com ironia. _"cada colina de Niteri atuar como porta-voz, anunciando o culto que amanh iniciarei". Para finalizar o caboclo completou: _"deus, em sua infinita bondade, estabeleceu na morte, o grande nivelador universal, rico ou pobre, poderoso ou humilde, todos se tornariam iguais na morte, mas vocs, homens preconceituosos, no contentes em estabelecer diferenas entre os vivos, procuram levar essas mesmas diferenas at mesmo alm da barreira da morte. Porque no podem nos visitar esses humildes trabalhadores do espao, se apesar de no haverem sido pessoas socialmente importantes na terra, tambm trazem importantes mensagens do alm?"

No dia seguinte, na casa da famlia Moraes, ao se aproximar a hora marcada, 20:00 h, l j estavam reunidos os membros da federao esprita para comprovarem a veracidade do que fora declarado na vspera; estavam os parentes mais prximos, amigos, vizinhos e, do lado de fora, uma multido de desconhecidos. Manifestou-se o caboclo das sete encruzilhadas. Declarou que naquele momento se iniciava um novo culto, em que os espritos de velhos africanos, ndios nativos e qualquer que fosse a cor, a raa, o credo e a condio social do esprito poderiam trabalhar no auxilio dos necessitados. O caboclo estabeleceu as normas em que se processaria o culto. . Deu, o nome do movimento religioso que se iniciava: umbanda manifestao do esprito para a caridade.

A casa de trabalhos espirituais que ora se fundava, recebeu o nome de nossa senhora da piedade, porque assim como Maria acolheu o filho nos braos, tambm seriam acolhidos como filhos todos os que necessitassem de ajuda ou de conforto. Ditadas as bases do culto, aps responder em latim e alemo s perguntas dos sacerdotes ali presentes, o caboclo das sete encruzilhadas passou a parte prtica dos trabalhos. Nesse mesmo dia incorporou um preto velho chamado pai Antnio, aquele que, com fala mansa, foi confundido como loucura de seu aparelho e com palavras de muita sabedoria e humildade e com timidez aparente, recusava-se a sentar-se junto com os presentes mesa dizendo as seguintes palavras: "_ ngo num senta no meu sinh, ngo fica aqui mesmo. Isso coisa de sinh branco e ngo deve arrespeit."

Aps insistncia dos presentes fala: "_num carece preocup no. Ngo fica no toco que lug di nego." Uma pessoa na reunio pergunta se ele sentia falta de alguma coisa que tinha deixado na terra e ele responde: "_minha caximba. Ngo qu o pito que deixou no toco. Manda mureque busca." Tal afirmativa deixou os presentes perplexos, os quais estavam presenciando a solicitao do primeiro elemento de trabalho para esta religio. Foi pai antonio tambm a primeira entidade a solicitar uma guia, at hoje usadas pelos membros da tenda e carinhosamente chamada de "guia de pai antonio". Em 1918, o caboclo das sete encruzilhadas recebeu ordens do astral superior para fundar sete tendas para a propagao da umbanda.

Aps 55 anos de atividades frente da tenda nossa senhora da piedade zlio entregou a direo dos trabalhos as suas filhas Zlia e zilma.

Como surgiu o Hino da Umbanda?


Muitos conhecem, cantam ou j ouviram o Hino da Umbanda, uma cano que fala de paz e de amor, que faz com que nosso corpo se arrepie de emoo. Mas, infelizmente, sua origem desconhecida por grande parte dos Umbandistas. Sendo assim, vamos aprender um pouquinho mais falando hoje sobre o surgimento desta obra prima. O Hino da Umbanda foi composto na dcada de 60, h cerca de 46 anos, por um cego que em busca de sua cura foi procurar a ajuda do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Embora no tenha conseguido a cura por ser sua cegueira crmica, ficou apaixonado pela religio e escreveu uma cano para mostrar que poderia ver o mundo e nossa religio de outra maneira. Apresentou a composio ao Caboclo das Sete Encruzilhadas que gostou tanto que resolveu apresent-la como Hino da Umbanda, o qual em 1961, no 2 Congresso de Umbanda, foi oficializado para todo o Brasil. importante saber que no se deve repetir a ultima estrofe do hino; que em sinal de amor e respeito pela religio coloca-se a mo direita sobre o peito e que, como para qualquer hino, no se deve bater palmas ao final de sua execuo, as palmas acontecem quando saudamos a Umbanda

Hino Da Umbanda Refletiu a luz divina com todo seu esplendor do reino de Oxal Onde h paz e amor Luz que refletiu na terra Luz que refletiu no mar Luz que veio, de Aruanda Para todos iluminar A Umbanda paz e amor um mundo cheio de luz a fora que nos d vida e a grandeza nos conduz. Avante filhos de f, Como a nossa lei no h, Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxal ! Levando ao mundo inteiro A Bandeira de Oxal

CONHECENDO UM POUCO MAIS DAS OUTRAS RELIGIOES

SE OS MTODOS DE TRABALHO SE MULTIPLICAM AO INFINITO, O SENHOR DA VINHA PERMANECE SENDO UM S, JESUS OU OXAL LIVRO TAMBORES DE ANGOLA.

MINHAS PALAVRAS FINAIS


QUE APRENDAMOS A AMAR, A SERVIR,A COMPREENDER, A PERDOAR, SEMPRE COM MUITA HUMILDADE, COMO APRENDEMOS COM OS NOSSOS QUERIDOS PRETOS VELHOS, PARA QUE O TEMPO QUE RESTA-NOS NESTA JORNADA, POSSA NOS PREPARAR MELHOR COM MUITO MAIS LUZ EM NOSSOS CORAES, EM UM NOVO AMANH. MUITO AX A TODOS

Potrebbero piacerti anche