Sei sulla pagina 1di 14

PERFIL DO PROFESSOR

QUIMICA

O PROFESSOR DE QUIMICA DEVE


1. Reconhecer a Qumica como parte da cultura humana,portanto de carter histrico, que influencia outras reas do saber, e influenciada por elas.
2. Compreender o conhecimento qumico como sendoestruturado sobre o trip: transformaes qumicas, materiaise suas propriedades e modelos explicativos, entremeados pelalinguagem cientfica simblica prpria da Qumica. 3. Conhecer os contedos fundamentais da Qumica comuma profundidade que permita identificar as ideias principaispresentes nesses contedos e articul-las, estabelecendo relaesentre eles e abordando-os sob diferentes perspectivas,tendo em vista a formao do aluno como cidado.

O PROFESSOR DE QUIMICA DEVE


4. Avaliar as relaes entre os conhecimentos cientficose tecnolgicos e os aspectos sociais, econmicos, polticos e ambientais ao longo da histria e na contemporaneidade,sendo capaz de organizar os contedos da Qumica, ao tratar o trip transformaes - materiais - modelos explicativos, emtorno de temticas que permitam compreender o mundo emsua complexidade. 5. Organizar o estudo da Qumica a partir de fatos perceptveis,mensurveis e prximos vivncia do estudante,caminhando para as possveis explicaes mais abstratas eque exigem modelos explicativos mais elaborados, de modo arespeitar o nvel cognitivo do estudante e criar condies paraseu desenvolvimento. 6. Compreender a cincia como construo humana, sociale historicamente situada, estando, portanto, sujeita a debatesconflitos de interesses, incertezas e mudanas.Promover oensino da Qumica de maneira condizente com esta viso, emcontraposio ideia de cincia como verdades absolutas e imutveis.

O PROFESSOR DE QUIMICA DEVE


10. Reconhecer o papel ativo do aluno na construo de seu prprio conhecimento, sabendo propor atividades que incentivem a pesquisa, a capacidade de fazer perguntas, de analisar problemas complexos, de construir argumentaes consistentes, de comunicar ideias e de buscar informaes em diferentes fontes.

FUNO DO PROFESSOR
Espera-se que os professores de Qumica do Ensino Mdio,ao desenvolver os temas de ensino, considerem que esto preparandoseus alunos para que possam avaliar as relaes entreo desenvolvimento cientfico e tecnolgico e as transformaes na sociedade e ambiente ao longo da histria, bem como ter uma postura crtica quanto s informaes de cunho cientficotecnolgicoveiculadas na mdia, reconhecendo a importnciada cultura cientfica em nossa sociedade. Assim, os professoresde Qumica devem estar aptos para realizar e tornar seus alunoscapazes de:

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

1. Identificar as transformaes qumicas que ocorrem nodia-a-dia e no sistema produtivoanalisando as evidncias deinteraes entre materiais e entre materiais e energia, o tempoenvolvido nas interaes e a reversibilidade desses processos,representando-as por meio de linguagem discursiva e simblica,utilizando smbolos, frmulas moleculares e estruturais eequaes qumicas. 2. Aplicar conhecimentos sobre propriedades especficasdas substncias para: identificar reagentes e produtos em umatransformao qumica; distinguir substncias de misturas,avaliar e propor tcnicas de separao dos componentes demisturas de substncias, identificar diferentes materiais, prevero comportamento das substncias quanto solubilidade, flutuaoe mudanas de estado fsico, e relacionar tais propriedadesaos usos que a sociedade faz de diferentes materiais 3. Analisar reaes de combusto e outras transformaesqumicas de modo a: compreender aspectos qualitativos de umacombusto; estabelecer relaes entre massas de reagentes, deprodutos e a energia envolvida nas transformaes qumicas,fazendo previses sobre tais quantidades; aplicar conhecimentossobre poder calorfico de combustveis; avaliar impactos ambientaisrelativos obteno e aos usos de combustveis e metais.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

4. Descrever e historiar as ideias sobre a constituio damatria propostas por John Dalton utilizando-as para: explicaras transformaes qumicas como rearranjos de tomos; interpretaras leis de Lavoisier e Proust. 5. Compreender os modelos sobre a constituio da matriaexplicar a natureza eltrica da matria, as ligaes qumicasentre tomos, as radiaes eletromagnticas, a radiao natural,a existncia de istopos, relacionando o nmero atmico e onmero de massa e algumas das propriedades especficas dassubstncias. 6. A partir da interpretao da constituio dos materiais aonvel microscpico, fazer previses sobre: a polaridade de ligaesqumicas e de molculas, as interaes intermoleculares, aspropriedades de substncias inicas, moleculares e metlicas ede misturas de substncias, tais como solubilidade, condutibilidadeeltrica, temperaturas de fuso e de ebulio, e o estadofsico, em determinadas condies de temperatura e presso

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

7. Considerando as modificaes ocorridas ao longo dotempo, compreender a estrutura da Tabela Peridica e os critriospara sua organizao, sabendo localizar os elementosnos grupos (famlias) e perodos e estabelecer relaes entreposio, eletronegatividade, tipos de ligaes qumicas que ostomos tendem a estabelecer e as propriedades das substnciasformadas. 8. Compreender as ligaes qumicas em termos de foraseltricas de atrao e repulso e as transformaes qumicascomo resultantes de quebra e formao de ligaes, fazendoprevises e representando-as por meio de diagramas, da energiaenvolvida numa transformao qumica a partir de valores deenergia de ligao, de modo a diferenciar processos endotrmicose exotrmicos. 9. Estabelecer relaes quantitativas envolvidas na transformaoqumica em termos de quantidade de matria, massae energia, de modo a fazer previses de quantidades de reagentese produtos e da energia envolvidas em processos queocorrem na natureza e no sistema produtivo, sabendo avaliara importncia social, econmica e ambiental destas relaesnesses processos.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

10. Identificar as matrias primas, os produtos formados,os usos considerando suas propriedades especficas, envolvidosnos processos de produo de metais, em especial do ferro e docobre, bem como as implicaes econmicas e ambientais naproduo e no descarte desses metais. 11. Avaliar a qualidade de diferentes guas considerandoo critrio brasileiro de potabilidade e a demanda bioqumicade oxignio, utilizando, para tal, o conceito de concentrao,e clculos com dados expressos em diferentes unidades (g.L1,mol. L-1, ppm, % em massa) e temperaturas 12. Reconhecer fontes causadoras de poluio da gua eidentificar os procedimentos envolvidos no tratamento de guapara consumo humano e de esgotos domsticos, aplicandoconhecimentos relativos separao de misturas, transformaesqumicas, pH e solubilidade, para a compreenso desses,sabendo propor medidas que tenham em vista a preservaodos recursos hdricos e o uso consciente da gua tratada.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

13. Compreender e aplicar os conceitos de oxidao,reduo e reatividade para explicar as transformaes qumicasque ocorrem na corroso de metais, eletrlises, pilhas e outrastransformaes qumicas, reconhecendo as implicaes sociais eambientais desses processos 14. Reconhecer o ar atmosfrico como fonte de materiaisteis ao ser humano, identificando os processos industriaisenvolvidos na separao de seus componentes, as utilizaesdestes ltimos em sistemas naturais e produtivos, em especial,na sntese da amnia a partir dos gases nitrognio e hidrognio,considerando como a temperatura e a presso do sistema e ouso de catalisadores afetam a rapidez e a extenso desta sntese,viabilizando-a ou no. 15. Reconhecer e controlar as variveis que podem modificara rapidez das transformaes qumicas e utilizar o modelo decolises para explic-las, sabendo conceituar energia de ativao,choques efetivos, assim como utilizar diagramas de energiapara representar e avaliar as variaes de energia envolvidas nasdiferentes etapas das transformaes qumicas.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

16. A partir do conhecimento da distribuio da gua noplaneta e da composio das guas naturais, reconhecer ahidrosfera como fonte de materiais teis para o ser humano,os processos qumicos envolvidos na obteno de materiais apartir da gua do mar, aplicando conhecimentos sobre equilbrioqumico e identificando as variveis que podem perturb-lo. 17. A partir das ideias de Arrhenius e do conceito de equilbrioqumico, interpretar e representar a ionizao de cidos,a dissociao de bases e reaes de neutralizao, em meioaquoso, estabelecendo relaes quantitativas com o pH dassolues aquosas e considerando a importncia desses conhecimentosna avaliao das caractersticas da gua no ambiente eno sistema produtivo. 18. Reconhecer a biosfera como fonte de materiais teis aoser humano, identificando os principais componentes da matriaviva, dos recursos fossilizados e dos alimentos carboidratos,lipdeos, protenas e vitaminas -, utilizando representaes dasestruturas das substncias orgnicas para explicar as diferentesfunes orgnicas e o fenmeno da isomeria.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

19. Compreender e avaliar os processos de obteno decombustveis a partir da biomassa, de derivados do petrleo,de carvo mineral e de gs natural, e as implicaes scioambientaisrelacionadas aos usos desses materiais. 20. Avaliar de maneira sistmica - interrelacionando osciclos biogeoqumicos da gua, do nitrognio, do oxignio, edo carbono - e sob a tica do desenvolvimento sustentvel,as perturbaes provocadas pelo ser humano na atmosfera,hidrosfera e biosfera, tais como: emisso de gases como SO2,CO2, hidrocarbonetos volteis, CFCs, NO2 e outros xidos denitrognio; chuva cida, aumento do efeito estufa, reduoda camada de oznio, uso de detergentes, praguicidas, metaispesados, combustveis fsseis e biocombustveis, para proporaes corretivas e preventivas e busca de alternativas para apreservao da vida no planeta.

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ALUNO

7. Propor e realizar atividades experimentais de carterinvestigativo com objetivo de conhecer fatos qumicos e construirexplicaes cientficas fundamentadas em dados empricose proposies tericas. Desenvolver, neste percurso, habilidadese competncias cientficas tais como observar, registrar, proporhipteses, inferir, organizar, classificar, ordenar e analisar dados,sintetizar, argumentar, generalizar e comunicar resultados,estando ciente das possibilidades e limitaes da experimentaono desenvolvimento e na aprendizagem da cincia. 8. Valorizar, ao propor temas para o ensino, o tratamentode questes ambientais, de maneira articulada com outras reasdo conhecimento, tendo em vista o desenvolvimento de atitudespr-ambientais, tanto em mbito individual quanto coletivo. 9. Evidenciar, nas situaes concretas da vida dos alunos,situaes em que o conhecimento qumico tratado em sala deaula se articula com a experincia cotidiana, seja refutando,corroborando ou aprofundando as concepes prvias dosestudantes.

Potrebbero piacerti anche