Sei sulla pagina 1di 20

Profa. Msc.

Las de Arajo Pereira

As Origens da Enfermagem e do Cuidado no Mundo:

Linha do Tempo
PrHistria Idade Antiga
Sc.VII a.C. ao Sc. V d.C.

Idade Mdia

3.500 a.C.

Sc. V ao Sc. XV

Idade Moderna
Sc. XV ao Sc. XVIII

Idade Contempornea
Sc. XVIII at Atualidade

Dados retirados em: Enfermagem Histria de uma Profisso/ Organizao Maria Itayra Padilha, Miriam Susskind Borenstein, Iraci dos Santos. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2011.

Evoluo histrica do Cuidar

O tratamento do enfermo depende estreitamente do conceito de sade e de doena, de cada momento histrico.
Pr-Histria:

Estudos Arqueolgicos; Os povos primitivos credo em foras sobrenaturais; Crenas mtico-religiosas; Surgimento dos primeiros sacerdotes e feiticeiros comunicao com as foras sobrenaturais;

Perodo Neoltico
Cuidado instintivo

Influncia do ambiente

No incio o cuidado era instintivo e de carter observacional, olhando atentamente como os animais se cuidavam entre si [...] o homem passa a tomar conscincia de que a doena acontece por influncia do ambiente, por meio de foras sobrenaturais. Para o homem primata as doenas eram atribudas aos espritos malgnos e a cura ocorria por meio de ritos e encantamentos.

Idade Antiga:
Nas mais remotas eras, a Me enfermeira da famlia ( O Papel da Mulher na sociedade ocidental).

Crenas
Segundo momento -, convico da doena como castigo de Deus, ou efeitos do poder diablico exercido sobre os homens: recorria-se a sacerdotes ou feiticeiros.
Conhecimento Emprico, intuitivo e mgico.

Teraputica: aplacar as divindades por meio de sacrifcios expiatrios e afastar os maus espritos. Recorrendo banhos, purgativos, substancias provocadoras de nuseas [...] com o objetivo fim de tornar o corpo humano to desagradvel que os maus espritos resolvessem abandon-lo.

Idade Mdia:
Alta Idade Mdia (Sculo V a IX) e Baixa Idade Mdia (Sculo X a XV)
Sistema Feudal Tendncias Pr-Capitalistas

O mundo das ideias medievais estava baseado no cristianismo e Deus determinava as regras ao indivduo e sociedade. No incio das primeiras comunidades crists, os pobres e enfermos foram objeto de especial solicitude por parte da Igreja. A Igreja consolidou seu poder e sua hierarquia, definindo, regulando e modelando a vida dos cidados.
Foram cridas, ordens de mulheres, como virgens, monjas e vivas, que trabalhavam para a Igreja e cujo principal objetivo era ajudar os pobres e os enfermos. O cuidado realizado por essas mulheres abnegadas no estava orientado pelo conhecimento cientfico, mas, sim, pela prtica vivenciada no dia a dia, influenciada pela espiritualidade e por sentimentos de Caridade. DICONOS Diaconisas vivas e as virgens que se consagravam a Deus, tomavam parte ativa no socorro aos pobres e enfermos. A primitiva assistncia prestada pelos diconos e diaconisas levou ao povo a denominar diaconias os lugares onde se recolhiam os doentes. Tempos depois, o bispado passa a centralizar estes enfermos em instalaes maiores e permanentes.

A grande difuso do Cristianismo em Roma levou muitas de suas mais distintas damas a dedicar-se ao servio dos pobres e doentes. Aps o Edito de Milo, virtuosas romanas transformam seus palcios em casas de Caridade. So Francisco franciscanos : visitavam hospitais, onde alm de exortar doentes, davamlhes banhos, curavam-lhes chagas, arrumavam-lhes os leitos. De acordo com os costumes, as Irms no podiam gozar da mesma liberdade que os frades. Pois viviam em clausura. Mesmo assim, cooperavam no tratamento dos doentes que as procuravam, dando-lhes remdios e fazendo-lhes curativos.

Idade Moderna:
Importantes Marcos:

Perodo Moderno De 1453 Tomada da Cidade de Constantinopla pelos Turcos Otomanos (fim da Idade Mdia) 1789 assinala o trmino da Idade Moderna com a Revoluo Francesa.

Organizao Religiosa Reforma Protestante e Contrarreforma. Organizao Cultural - Renascimento. Organizao Econmica Substituio de produo feudal pela Capitalista/ Expedies Martimas

Reforma Protestante

Ruptura com o tradicionalismo da percepo teolgica do mundo alimentada pela Igreja Catlica Romana, que passou a ser questionado pela fora crtica do saber cientfico.

Consequncia: Os religiosos saram dos hospitais sem a substituio de mo-de-obra qualificada para atuar no cuidado aos enfermos, principalmente nos pases envolvidos no movimento.

Decadncia da Enfermagem

Contrarreforma

Movimento em resposta ao protestantismo Instalao do Conclio de Trento, a aprovao da Ordem dos Jesutas e o restabelecimento da Inquisio.

No contexto da Contrarreforma surgiram outras ordens religiosas no sculo XVII, como a Companhia das Irms de Caridade na Frana, fundada pelo padre Vicente de Paulo.

Organizao Sociocultural:
Sociedade Patriarcal A Mulher permaneceu confinada ao lar, excluda do papel pblico, tendo como cenrio a casa e como vocao, a encarnao da imagem de esposa e me, exigida pela Igreja e sociedade civil. Tinha por Obrigao cuidar, alimentar, criar, atender na doena e na morte, inclusive de pessoas fora da famlia e de forma gratuita. Renascimento Movimento artstico, intelectual, cultural e cientfico, baseado nos princpios de uma transformao de mentalidades, em substituio aos da Idade Mdia, como: o Humanismo , com base na ideia de que era preciso construir um mundo centrado no homem; o Racionalismo, no qual o mundo passou a ser explicado pela razo; e o Individualismo, no qual se fomentou a necessidade de respeitar diferenas individuais dos seres humanos.

Medicina

Banida dos Mosteiros

Transferido para escolas e universidade leigas.

O avano da cincia e a evoluo das universidades, alm do progresso social e intelectual da Renascena, no constituram fatores de crescimento para a enfermagem, que permaneceu desarticulada, emprica e enclausurada nos hospitais religiosos durante muito tempo, vindo a desagregar-se ainda mais a partir dos movimentos de Reforma Religiosa. At o sculo XVII, os hospitais funcionavam como hospedarias, locais de repouso para mendigos, doentes e pessoas que no tinham para onde ir. O mdico no permanecia no hospital, s comparecendo quando chamado.

Prtica do Cuidar:
A prtica do cuidar, como ofcio essencialmente feminino, foi duramente perseguida no sculo XIV ao sculo XIX em toda a Europa, pela ao conjunta da corporao mdica com as igrejas catlica e protestante. As mulheres que se ocupavam das atividades de cura, como curandeiras e parteiras, foram marcadas com a denominao de bruxas. Com a Reforma Protestante, principalmente na Inglaterra, a prtica de educar meninas para o trabalho na enfermagem, realizado pelas religiosas nos conventos, foi perdida. Assim homens analfabetos e de classes pobres passaram a ser requisitados para o servio hospitalar.

Prtica do Cuidar:
A prtica de enfermagem tornou-se desprezvel para as mulheres da alta classe com atributos domsticos, precria moralidade e sem vnculo com a Igreja. O Hospital, historicamente desvalorizado, continuou sendo um depsito de doentes, onde todos ocupavam as mesmas dependncias, amontoados em leitos comuns. As condies polticas, o baixo nvel de qualidade das prticas de sade e a posio considerada inferior da mulher na sociedade, contriburam para o desprestgio da enfermagem durante o perodo compreendido entre os sculos XVI e XVII, caracterizando a sua fase de decadncia.

Idade Contempornea:
-

Revoluo Industrial revolues burguesas sculo XVIII, marcam a passagem da Idade Moderna para Contempornea; Descobertas nos diversos campos da Cincia; Dogmas religiosos substitudos pelos ideais de igualdade perante a lei e o governo constitucional instaurado que conferiu poder ao Estado; O diagnstico mdico deixou de ser sustentado por uma prtica mdico-religiosa para se assentar em resultados pautados no conhecimento cientfico;

- Nascimento da enfermagem moderna e de novos modos de cuidar da

sade humana.

Enfermagem Moderna
A enfermagem profissional no mundo foi erigida a partir das bases cientficas propostas por Florence Nightingale, que foi influenciada diretamente pela sua passagem em locais onde executava o cuidado de enfermagem leigo e fundamentado nos conceitos religiosos de caridade, amor ao prximo, doao, humildade, e tambm pelos preceitos de valorizao do ambiente adequado para o cuidado, diviso social do trabalho em enfermagem e autoridade sobre o cuidado a ser prestado.

Florence Nightingale considerada a fundadora da Enfermagem Moderna em todo o mundo, obtendo projeo maior a partir de sua participao como Voluntria na Guerra da Crimia, em 1854, quando com 38 mulheres ( irms anglicanas e catlicas) organizou um hospital de 4.000 soldados internos, baixand0 a mortalidade local de 40% para 2%. Com o prmio recebido do governo ingls por este trabalho, fundou a primeira escola de enfermagem no Hospital St. Thomas Londres em 1860.

Organizao do Cuidar Enfermagem Arte e Vocao

As concepes terico-filosficas de enfermagem desenvolvidas por Nightingale tiveram como base observaes sistematizadas e registros extrados de sua experincia prtica no atendimento dirio aos doentes e destacavam quatro conceitos fundamentais: Ser humano, meio ambiente, sade e enfermagem.

So introduzidas preocupaes com o ambiente proporcionado ao paciente: a necessidade de luz, ar fresco, silncio e, principalmente higiene.

A arte da enfermagem consistia em cuidar tanto dos seres humanos sadios como dos doentes, entendendo como aes interligadas a trade cuidar-educar-pesquisar.

Nightingale considerava que o conhecimento e as aes de enfermagem diferem das aes e dos conhecimentos mdicos, uma vez que a enfermagem est centrada no ser humano e no na doena propriamente dita.

Os mtodos de Miss Nightingale esto descritos em seus livros, sendo o mais conhecido deles Notes on nursing, publicado em 1859.

Destaca a importncia da gua, do ar, da alimentao e do regime geral para se alcanar a cura, atendendo o modelo da poca que entendia a doena como um fenmeno da natureza.

Teoria Ambientalista O foco central da teoria de Miss Nightingale baseia-se no cuidado de enfermagem ao ser humano em sua inter-relao fundamental com o meio ambiente. O controle do ambiente surge com o conceito principal nos seus escritos, considerando as condies e influncias externas que afetam a vida e o desenvolvimento do organismo, capazes de anteceder, eliminar ou contribuir para a sade, doena e morte. Salienta a necessidade de troca de ar e de luz solar nos quartos dos hospitais, o destino adequado dos esgotos, bem como a importncia de uma alimentao saudvel.

Anos 1920-1930 Elaborao de ESTUDOS DE CASO, propostos

para ORGANIZAR e INDIVIDUALIZAR o cuidado de enfermagem;


Anos 1920-1930 As enfermeiras eram solicitadas a fazer

COLETA DE DADOS, a FORMULAR CONCLUSES e a diferenciar entre Enfermagem e interveno mdica;


1937 Virgnia Henderson introduziu o PLANO DE CUIDADO

INDIVIDUALIZADO nos Cursos de Enfermagem, plano esse que deveria ser elaborado pelas enfermeiras, para todos os pacientes.

A Enfermagem do sculo XX
Almeida e Rocha (1986) dividem em trs fases histricas o processo de construo do saber de enfermagem, a saber: as tcnicas de enfermagem; os princpios cientficos e; as teorias de enfermagem.
1 Fase- tcnicas de enfermagem: denominadas arte de enfermagem foram a primeira forma de saber, que teve o seu desenvolvimento nas dcadas de 30, 40 e 50 do sculo XX nos Estados Unidos, onde elas constituram o mago principal de todo o programa educacional. As tcnicas consistiam na execuo estereotipada dos procedimentos de enfermagem e sua descrio, passo a passo, especificando tambm a relao do material a ser utilizado; 2 Fase- Princpios Cientficos: J na dcada de 50, surge a preocupao em evidenciar os princpios cientficos que fundamentavam as tcnicas de enfermagem, princpios esses pertencentes s cincias naturais, s cincias biomdicas e tambm s cincias sociais.

3 Fase- Teorias de Enfermagem: Este novo saber, orientado pela necessidade de autonomia profissional, corresponde construo de um corpo de conhecimentos especficos de enfermagem, caracterizado pela formalizao de conceitos e teorias, construo de marcos tericos de referncia e criao de modelos.

A enfermagem inicia sua corrida em busca do Conhecimento/ Saber/ Autonomia/ Organizao do pensamento/ Modo de assistir cientificamente/ formulao de conceitos e teorias.

Teorias de Enfermagem
O marco inicial para o desenvolvimento de referenciais tericos prprios da rea foi a publicao, em 1952, do livro de Hildegard Peplau abordando o relacionamento interpessoal em enfermagem. A partir de ento, outras tericas norte-americanas desenvolvem e publicam novas teorias de enfermagem, em que selecionam e inter-relacionam, a partir de diferentes pontos de vista filosficos, conceitos que refletem a natureza e o escopo da Enfermagem. Tericas da Enfermagem: Virginia Henderson; Dorothea E. Orem; o Imogene M. King; Ida Jean Orlando; Josephine Paterson; Loretta Zderad; Hildegard Peplau; Joyce Travelbee; Ernestine Wiedenbach; Dorothy Johnson; Martha Rogers; Myra Estrin Levine; Sister Callista Roy.

No Brasil, a primeira enfermeira a falar sobre teoria no campo profissional foi Wanda de Aguiar Horta, que procurou despertar a Enfermagem brasileira para a importncia do assunto. Sua obra reflete inicialmente o empenho na divulgao do conhecimento acerca de teorias elaboradas pelas enfermeiras norte-americanas e do processo de enfermagem, entendendo-o como o instrumento metodolgico por meio do qual esses referenciais seriam aplicados na prtica profissional.Posteriormente, faz ela prpria o esforo de sntese terica e divulga, em 1974, a teoria das necessidades humanas bsicas

As tericas da enfermagem, incumbiram-se de construir um corpo de conhecimento prprio para a Enfermagem na tentativa de conferir-lhe o status de cincia.
A partir dessa exploso de conhecimento a enfermagem como profisso foi derivada de um Marco Conceitual, que fundamenta a prtica do cuidar de forma metodolgica organizada de prestar assistncia, operacionalizada pelo Processo de Enfermagem.

O reconhecimento da necessidade de desenvolver um sistema de trabalho que concretize a proposta de promover, manter e restaurar o nvel de sade do cliente surgiu nas ltimas dcadas. Nesse perodo, teve origem o processo de enfermagem. A SAE legitimada como marco terico da prtica da enfermagem.

ALMEIDA, MCP; ROCHA, JSY. O Saber de enfermagem e sua dimenso prtica. So Paulo: Cortez, 1986. NIGHTINGALE, F. Notas sobre enfermagem: o que e o que no / traduo Amlia Correa de Carvalho So Paulo: Cortez: [ Ribeiro Preto, SP]: ABEn-CEPEn, 1989. GOMES, VLO; BACKES, VMS; PADILHA, MICS; VAZ, MRC. Evoluo do conhecimento cientfico na enfermagem: do cuidado popular construo de teorias. Universidad de Antioquia/ Faculdad de Enfermera/ Investigacin y Educacin em Enfermera/ Medelin, vol XXV, n2, septiembr de 2007. PADILHA, MICS; MANCIA, JR. Florence Nightingale e as irms de caridade: revisitando a histria. Rev Bras Enferm 2005, nov-dez; 58(6): 723-6. BASTIANI, JAN et al. As origens da enfermagem e da sade: o cuidado no mundo. In: Enfermagem: histria de uma profisso/ organizao PADILHA, MIS; BORENSTEIN, MS; SANTOS, I. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2011. VAGHETTI, HH et al. A organizao da enfermagem e da sade no contexto da idade mdia: o cuidado e a cincia no mundo e no Brasil. In: Enfermagem: histria de uma profisso/ organizao PADILHA, MIS; BORENSTEIN, MS; SANTOS, I. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2011. KOERICH, AME et al. A organizao da enfermagem e da sade o contexto da idade moderna: o cuidado e a cincia no mundo e no Brasil. In: Enfermagem: histria de uma profisso/ organizao PADILHA, MIS; BORENSTEIN, MS; SANTOS, I. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2011. AMANTE, LN et al. A organizao da enfermagem e da sade no contexto da idade contempornea. In: Enfermagem: histria de uma profisso/ organizao PADILHA, MIS; BORENSTEIN, MS; SANTOS, I. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2011. BARREIRA, IA et al. Primeira Repblica: a implantao da enfermagem laica e seus desdobramentos (1889-1930). In: Enfermagem: histria de uma profisso/ organizao PADILHA, MIS; BORENSTEIN, MS; SANTOS, I. So Caetano do Sul, SP: Difuso Editora, 2011.

Potrebbero piacerti anche