Sei sulla pagina 1di 38

Esquerda, Direita e as Ideologias Polticas

Faculdade de Cincias Sociais e Polticas Universidade Catlica de Moambique Quelimane 8 de Maio de 2013

- Esquerda e direita so palavras que nos permitem simplificar o complexo mundo poltico; - permitem traduzir os fenmenos polticos numa linguagem acessvel, em dois termos opostos, antitticos, dicotmicos, contraditrios; - permite localizar todos os fenmenos polticos em espaos que se opem entre si, que so diferentes um do outro.

Ou seja, o uso da dicotomia esquerda-direita permite simplificar o mundo poltico, porque traduz esta diferena, esta anttese, de ideias polticas.

Mas o que distingue a esquerda da direita?


Segundo Norberto Bobbio, o critrio mais adoptado para se distinguir a direita da esquerda a diferena de atitude que os homens () assumem em relao ao ideal da igualdade. Ou seja, a forma como um indivduo, um partido, uma ideologia, uma medida poltica concreta, defende (ou no) maior igualdade entre os indivduos que nos permite classific-los como sendo ou de esquerda ou de direita.

A esquerda tendencialmente igualitria e a direita tendencialmente inigualitria. Ou seja, a esquerda considera que o poder poltico deve procurar reduzir as diferenas entres os indivduos, deve procurar eliminar ou diminuir as desigualdades existentes entre os cidados, e a direita considera que o poder poltico no deve intervir no sentido de reduzir essas desigualdades.

- No h apenas uma esquerda, h vrias esquerdas; -No h apenas uma direita, h vrias direitas.

10 direita

esquerda

- O espao poltico no se divide apenas em esquerda e direita; - divide-se, esquerda, entre uma extremaesquerda e um centro-esquerda;

-e direita entre uma extrema-direita e um centro-direita.

10

extrema-esquerda

centro-esquerda

centro-direita

extrema-direita

O que nos permite distinguir entre as vrias esquerdas e as vrias direitas? 1. O ideal de igualdade, 2. O ideal de liberdade. 1. Igualdade

O critrio da igualdade no s nos permite distinguir a esquerda da direita, como permite distinguir entre as vrias esquerdas e entre as vrias direitas.

H uma esquerda que defende um ideal de igualdade mais extenso E h uma esquerda que defende um ideal de igualdade mais reduzido. Ou seja, h uma esquerda que pretende nivelar, igualizar, os vrios domnios da vida humana, MAS h tambm uma esquerda que quer diminuir algumas desigualdades (nomeadamente, importantes desigualdades econmicas e sociais), mas no quer diminuir todas as desigualdades.

Os diferentes conceitos de igualdade permitemnos distinguir entre a extrema-esquerda e o centro-esquerda:

- a extrema-esquerda mais igualitria,


- o centro-esquerda menos igualitrio. Quanto mais esquerda se situar uma ideologia, mais igualitria ela ser; ou vice-versa, quanto mais igualitria for uma ideologia, mas esquerda a situamos.

Do que falamos quando falamos de ideologias? As ideologias polticas so conjuntos de crenas, de valores e de ideias, sistemas coerentes e abrangentes, que interpretam o mundo, que procuram dar sentido ao mundo.

As ideologias procuram tambm orientar a aco poltica. No existe aco poltica sem ideologia, nem existe pensamento poltico que no seja ideolgico.

Ou seja, por um lado, todas as medidas polticas concretas tm, na sua base, uma ideologia, E, por outro lado, no h nenhuma opinio poltica que no esteja representada por uma qualquer ideologia existente no espectro esquerda-direita. A ideologia , ento, omnipresente em poltica; todos os fenmenos polticos tm uma dimenso ideolgica.

O termo ideologia muitas vezes utilizado com um sentido pejorativo: Ideologia = viso irrealista da poltica ou desejo autoritrio sobre a poltica MAS as ideologias no dizem apenas respeito a formas de pensamento utpicas, radicais, monistas, anti-pluralistas, anti-democrticas

Que ideologias existem esquerda, defendendo diferentes conceitos de igualdade? Duas principais ideologias de esquerda: a) o comunismo (ou marxismo-leninismo),

b) o socialismo democrtico (ou social-democracia).


a) Comunismo O comunismo pretende eliminar todas as diferenas scio-econmicas, igualizar os vrios aspectos da vida social.

Mas este nvel de igualizao s possvel fora de um regime democrtico. Ou seja, a igualdade absoluta s pode ser procurada em regimes totalitrios, onde o Estado a suprime as liberdades e a esfera da vida privada. Mas o Estado limita desta forma a liberdade dos indivduos com o objectivo de garantir que os resultados finais sero homogneos, que no haver discrepncias de riqueza, mas antes o mximo de igualdade entre todos.

b) Socialismo Democrtico O socialismo democrtico quer igualizar alguns aspectos da vida econmica e social, mas entende que a aco do Estado no pode anular todas as desigualdades existentes, PORQUE

quer defender a igualdade, mas tambm a democracia e a liberdade.

Ou seja, quer equilibrar um nvel de igualdade com o respeito pelo processo democrtico e pelas liberdades dos cidados.

Para o conseguir, defende um processo de redistribuio da riqueza por via de impostos, atravs de um sistema de tributao progressivo

sistema que obriga quem mais ganha a pagar mais impostos e quem menos ganha a pagar menos

Permite ao Estado transfere uma parte dos rendimentos pagos pelas classes mais ricas para as classes mais pobres,

E ASSIM reduzir o fosso econmico entre as classes do topo e as classes da base social. Mas como que o Estado consegue fazer esta transferncia de recursos financeiros das classes superiores para as classes mais baixas?

Fundamentalmente, atravs do Estado Social. Ou seja, atravs dos servios de educao, de sade, de segurana social para proteco na velhice, na doena, no desemprego

prestados a todos os indivduos de forma universal e gratuita, ou seja, prestados a todos igualmente independentemente da sua condio social ou econmica.

O socialismo democrtico cria os instrumentos, os mecanismos, para eliminar algumas das mais importantes diferenas scio-econmicas,

PORQUE
este Estado Social universal e gratuito permite aos cidados com menos recursos terem acesso a uma srie de servios que nunca poderiam adquirir no mercado E estes servios so financiados atravs de impostos, cobrados sobretudo s classes mais altas.

EM SUMA: - o comunismo quer eliminar as desigualdade; - o socialismo democrtico quer reduzi-las. POR ISSO,

-a ideologia comunista pode localizar-se na extremaesquerda, porque defende um conceito de igualdade muito mais forte;
- o socialismo democrtico, pode situar-se no centroesquerda, porque defende um conceito de igualdade menos extenso.

direita, o ideal de igualdade tambm serve para distinguir entre as vrias ideologias, partidos, polticas deste campo.

Tal como esquerda, a ideologia ser tanto mais inigualitria quanto mais avanamos da esquerda para a direita.
OU SEJA,

o centro-direita mais igualitrio do que a extrema-direita, procura combater desigualdades, diferenas, que no so combatidas pela extrema-direita.

Que ideologias existem direita, defendendo diferentes conceitos de igualdade? Duas principais ideologias de direita:

a) o liberalismo,
b) o conservadorismo. a) Liberalismo Defende a ideia de igualdade de todos os indivduos perante a lei, a ideia de que todos devem ter iguais direitos civis (liberdade de expresso, segurana, propriedade privada) e ainda que todos devem ter iguais direitos polticos (direito de voto, de associao, de adeso a partidos polticos).

MAS o liberalismo tem relutncia em defender qualquer interveno para diminuir outras desigualdades,

NOMEADAMENTE ope-se ideia de que o Estado deva levar a cabo polticas pblicas que reduzam desigualdades scioeconmicas
Socialismo democrtico: escolas, hospitais, prestaes sociais =/= Liberalismo: polcias, tribunais, exrcitos, prises

Grande factor que separa a esquerda da direita: o facto de a direita no querer procurar diminuir as desigualdades sociais e econmicas entre os indivduos,

OU SEJA,
direita basta-lhe uma igualdade legal, formal, entre todos; a esquerda quer mais do que isso, quer igualdade material.

b) Conservadorismo Actualmente no contesta explicitamente a igualdade legal e de direitos cvicos e polticos (prpria do liberalismo), mas ops-se sempre, ao longo da Histria, ao alargamento destes direitos.

OU SEJA,
procurou sempre travar a extenso destas condies que vinham tornar todos os indivduos mais iguais entre si, procurou sempre manter, conservar, o status quo.

Por que razo se comeou a designar como de esquerda quem era mais igualitrio e de direita quem era menos? O uso destes termos teve origem em Franca, quando, pouco antes da clebre Revoluo Francesa de 1789, o Rei Lus XVI reuniu os Estados Gerais sentaram-se direita do Rei os defensores da manuteno da monarquia absoluta e o do sistema social estratificado e hierarquizado E sua esquerda os apoiantes de uma nova ordem social, na qual nobreza e clero perderiam os enormes privilgios de que gozavam relativamente Terceiro Estado (povo + burguesia)

OU SEJA, direita, sentaram-se aqueles que queriam manter o sistema inigualitrio existente; E esquerda, sentaram-se aqueles que queriam maior igualdade entre as vrias classes sociais. Esta distribuio fsica das tendncias polticas durou at hoje: quase os Parlamentos do mundo a seguem at aos nossos dias, sentando, da direita para a esquerda, os partidos com ideologias gradualmente mais igualitrias.

Na altura da Revoluo Francesa (final do sculo XVIII), os defensores de um regime mais igualitrio, eram os liberais

liberalismo opunha-se ao conservadorismo


ser liberal era sinnimo de ser de esquerda e ser conservador era sinnimo de ser de direita Em meados do sculo XIX, partidos socialistas empurraram os liberais, para a direita, porque eram mais igualitrias do que o liberalismo e, por isso, vieram ocupar o espao sua esquerda.

Isto significa que o critrio fundamental para distinguir a esquerda da direita o critrio da igualdade se mantm-se h mais de duzentos anos. As novas ideias que surgem ocupam imediatamente espao neste espectro poltico, adaptam-se a ele, encaixam-se entre as ideologias pr-existentes, fazendo-as eventualmente mover-se MAS o surgimento de novas ideias no altera a natureza da dicotomia esquerda-direita.

EM SUMA, quanto mais esquerda se localizar uma ideologia, um partido, uma poltica, mais igualitrio, mais comprometidos com a reduo das desigualdades, eles sero,

E
quanto mais direita se localizarem, menor ser a sua defesa da igualdade, menor ser a sua preocupao com a diminuio das vrias desigualdades.

+ igualdade

- igualdade esquerda direita

comunismo

socialismo

liberalismo

conservadorismo

2. Liberdade a defesa de diferentes conceitos de liberdade pelas vrias esquerdas e pelas vrias direitas faz com que cada uma delas defenda um diferente nvel de igualdade. O ideal de liberdade permite antes distinguir, quer direita, quer esquerda, entre as respectivas alas centristas e extremistas: - o centro-esquerda e o centro-direita preocupam-se verdadeiramente com o valor da liberdade, - a extrema-esquerda e a extrema-direita no lhe concedem a mesma preocupao.

Comunismo: o seu conceito de igualdade to extenso s pode ser perseguido com supresso da liberdade;

Socialismo Democrtico: procura encontrar maneiras de reduzir as desigualdades sem anular as vrias liberdades;
Liberalismo: coloca a defesa das liberdades no seu centro e, por isso, compromete-se menos com a extenso da igualdade a outros nveis; Conservadorismo: resiste sempre ao avano das vrias liberdades que vm associadas a novos nveis de igualdade.

OU SEJA, - as ideologias de centro (centro-esquerda e centro-direita) do grande importncia ao ideal de liberdade;

- as ideologias dos extremos (extrema-esquerda e extrema-direita) do pouca relevncia ao valor da liberdade.

+ liberdade

- liberdade esquerda direita

comunismo

socialismo

liberalismo conservadorismo

CONCLUSO Do cruzamento destas duas escalas, destes dois vectores que so os valores da igualdade e da liberdade, percebemos que h: - uma extrema-direita inigualitria e autoritria, - um centro-direita inigualitrio e liberal, - um centro-esquerda igualitrio e liberal,

- uma extrema-esquerda igualitria e autoritria.

o facto de termos combinaes diferentes da defesa destes dois valores polticos que faz com que tenhamos quatro ideologias principais, cada uma delas articulando uma destas combinaes possveis: - o conservadorismo ter pouca preocupao (quando no se chega mesmo a opor) liberdade e igualdade; - o liberalismo dar pouca relevncia igualdade, mas grande importncia liberdade;

- o socialismo democrtico preocupar-se- com igualdade e liberdade; -o comunismo ser o mais centrado na igualdade, mas no dar relevo liberdade.

MUITO OBRIGADA PELA VOSSA ATENCO!

Potrebbero piacerti anche