Sei sulla pagina 1di 14

INTERNET VIA REDE ELTRICA

Power Line Communication


OU

PLC

EQUIPE
FTIMA SILVESTRE ROBERT MARLEY RHINARA FACUNDES VERSIA AUGUSTO THAIS MARIANO IAVANA SOUZA CLEUDIANA OLIVEIRA ANA LUIZA MARTINS

O QUE INTERNET VIA REDE ELTRICA.


PLC (do ingls Power Line Communication, aproximadamente "comunicaes atravs de linha de fora") a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia eltrica. A ideia desta tecnologia no nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eltrica. Como utiliza uma infraestrutura j disponvel, no necessita de obras numa edificao para ser implantada.

SURGIMENTO DA PCL
Nortel e a Norweb criaram uma nova empresa intitulada de NOR.WEB DPL com o propsito de desenvolver e comercializar Digital PowerLine (DPL). Norweb Communications. Iniciaram testes com comunicao digital de alta velocidade utilizando linhas de energia eltrica. Entre 1995 e 1997. Ficou demonstrado que era possvel resolver os problemas de rudo e atenuar (mas no eliminar totalmente) as interferncias e que a transmisso de dados de alta velocidade poderia ser vivel.

Existem dois tipos de PLC:


A primeira a interior (indoor), onde a transmisso conduzida usando a rede eltrica interna de um apartamento ou de um prdio. A segunda o exterior (outdoor), onde a transmisso conduzida usando a rede pblica exterior de energia eltrica. A tecnologia, tambm possibilita a conexo de aparelhos de som e vrios outros eletroeletrnicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade simtrica, ou seja, voc tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.

COMO FUNCIONA? A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de enlace. Sendo assim, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) j existente, alm de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.

MODEM

VANTAGENS
Uma das grandes vantagens do uso da PLC que, por utilizar a rede de energia eltrica, qualquer "ponto de energia" um potencial ponto de rede, ou seja, s preciso ligar o equipamento de conectividade (que normalmente um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Alm disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmisso, podendo chegar at aos 200Mbps em vrias frequncias entre 1,7 MHz e 30 MHz.

VANTAGENS
Abrangncia: a internet via rede eltrica chega a quase todas as residncias do pas, onde h energia. Assim, seu o potencial de penetrao enorme, podendo chegar a lugares onde hoje no existe banda larga pela linha telefnica, por rede de TV a cabo ou, ainda, por rdio;

DESVANTAGENS
* Uma das grandes desvantagens da tecnologia principalmente o sinal pode se perder em distncias muito longas devido alta velocidade. Os fios de cobre podem interferir em alguns *Equipamentos eletroeletrnicos; Alguns aparelhos podem interferir na transmisso; *Emendas, "T"s, filtros de linha, transformadores e o ligamento e desligamento de eletrnicos na rede eltrica causam ecos do sinal, por criar pontos de reflexo. Assim, pode haver corrupo dos dados.

Potrebbero piacerti anche