Sei sulla pagina 1di 10

NOTIFICAES EXTRAJUDICIAIS

FERNANDO CANDIDO DA SILVA

A LEI 6.015/73
Art. 160. O oficial ser obrigado, quando o apresentante o requerer, a notificar do registro ou da averbao os demais interessados que figurarem no ttulo, documento, ou papel apresentado, e a quaisquer terceiros que lhes sejam indicados, podendo requisitar dos oficiais de registro em outros Municpios, as notificaes necessrias. Por esse processo, tambm, podero ser feitos avisos, denncias e notificaes, quando no for exigida a interveno judicial. 1 Os certificados de notificao ou da entrega de registros sero lavrados nas colunas das anotaes, no livro competente, margem dos respectivos registros.

O CNJ
PEDIDO DE PROVIDNCIAS - CONSELHEIRO

0001261-78.2010.2.00.0000. (abril de 2010). Requerente: Instituto de Registro de Ttulos e Documentos e de Pessoas Jurdicas do Brasil Irtdpjbrasil. Requerido: Conselho Nacional de Justia. DECISO. Cinge-se o debate formao de juzo de valor sobre a legalidade da atuao dos Oficiais de Registro de Ttulos e Documentos do Estado de So Paulo, ao realizarem, por meio de um servio central de atendimento, notificaes extrajudiciais, pela via postal, para Municpios de outros Estados da Federao.

O CNJ
Esse procedimento subtrai a competncia dos demais registradores de ttulos e documentos do pas, implanta concorrncia predatria que pode inviabilizar o servio de ttulos e documentos de outras comarcas que obedecem ao valor dos emolumentos na tabela, desequilibra a autonomia financeira que deve ser preservada para todas as unidades dos servios e ofende frontalmente o estabelecido na seara legal prescrita no art. 160 da Lei de Registros Pblicos

O STJ
REsp 1.237.699-SC, Rel. Min. Luis Felipe Salomo, julgado em 22/3/2011: valida notificao extrajudicial de mora expedida por cartrio de comarca diferente da do devedor. Notificao extrajudicial para constituio de mora pode ser emitida por Cartrio de Ttulos e Documentos de comarca que no seja a de domiclio do devedor e entregue a ele por via postal com aviso de recebimento.

O STJ
[...] no existe norma no mbito federal relativa ao limite territorial para prtica de atos registrais, especialmente no tocante aos Ofcios de Ttulos e Documentos. H, ainda, o fato de que o princpio da territorialidade previsto no artigo 130 da Lei n. 6.015/1973 no alcana os atos de notificao extrajudicial.

O STF
AI 831608 / ES - ESPRITO SANTO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. Relator(a): Min. CRMEN LCIA. Julgamento: 11/04/2011. No presente caso, a notificao para fins de constituio em mora do devedor no possui eficcia, posto que, deve ser respeitado o princpio da territorialidade dos registros pblicos devendo, assim, extinto o processo sem Resoluo de mrito, por falta de interesse processual.

PODER-DEVER OU FACULDADE?
Art. 160. O oficial ser obrigado, quando o apresentante o requerer, a notificar do registro ou da averbao os demais interessados que figurarem no ttulo, documento, ou papel apresentado, e a quaisquer terceiros que lhes sejam indicados, podendo requisitar dos oficiais de registro em outros Municpios, as notificaes necessrias. Por esse processo, tambm, podero ser feitos avisos, denncias e notificaes, quando no for exigida a interveno judicial.

NOTIFICAES
1 Conceito? 2 Procedimento? 3 Custos derivados do procedimento?

Concluso: Competncia em RTD


Lei 6.015/73. Art. 130. Dentro do prazo de vinte dias da data da sua assinatura pelas partes, todos os atos enumerados nos arts. 128 e 129, sero registrados no domiclio das partes contratantes e, quando residam estas em circunscries territoriais diversas, far-se- o registro em todas elas. Cdigo Civil. Art. 1.361. [...]. 1o Constitui-se a propriedade fiduciria com o registro do contrato, celebrado por instrumento pblico ou particular, que lhe serve de ttulo, no Registro de Ttulos e Documentos do domiclio do devedor [...]. Lei 6.015/73. Art. 160 (notificaes).

Potrebbero piacerti anche