Sei sulla pagina 1di 54

O QUE significa a palavra NAMORO pra voc ?

Qual a relao entre namorar e ficar?

E possvel namorar sem usar o padro do mundo?

Hebreus 12.14b

Sem santidade ningum ver a Deus

Pureza e Propsito no Namoro

Fatos e princpios importantes

Trate a sua namorada como se fosse sua irm.


O homem cristo deve tratar "s moas, como a irms, com toda a pureza" (1 Timteo 5:2). Tal atitude certamente se aplica ao namoro. A sua namorada no um objeto feito para seu prazer, e sim uma pessoa feita imagem de Deus. Respeite-a.

Evite o egosmo! 2tm 3.2


Muitas pessoas namoram e at se casam por motivos egostas. O amor verdadeiro "no procura os seus interesses" (1 Corntios 13:5), e sim procura o bem-estar do amado. O amor de Jesus para a igreja no egosta. Ele se sacrificou por ela, e pede a mesma coisa do homem em relao esposa (Efsios 5:25-33). Este amor puro e verdadeiro deve comear no namoro.

Estimule o amor e as boas obras Hb 10.24 Os dois devem crescer no namoro, um ajudando ao outro a realizar seu potencial, especialmente no sentido espiritual. Um namoro que ocupa todo o tempo livre da pessoa, e que dificulta o seu servio a outros, no ajuda o desenvolvimento pessoal.

Seja criterioso (Tito 2:6).


Diz-se que o amor cego, mas que o casamento abre os olhos! Deve se namorar com os olhos abertos, observando o comportamento e o carter da outra pessoa. Ele a traiu durante o namoro? Ser que se mostrar fiel no casamento? Ela mente aos outros? Ser que sempre lhe dir a verdade? Ele explosivo e fisicamente violento agora? Acha que vai controlar esses impulsos depois de se casar?

Em muitas conversas com casais se faz a mesma pergunta: essas atitudes erradas se apresentaram no namoro? Na maioria dos casos, a resposta sim. Mas, quase sempre, acrescenta-se um fato: "Mas eu no me incomodava com aquilo, porque eu estava apaixonado e queria casar". Precisa-se namorar de olhos abertos!

Evite pecados de sensualidade.


A sociedade decadente atual perverte muito o sentido do namoro. Programas de televiso fazem concursos de beijos sensuais. O "Dia dos Namorados" conhecido por aumentos de vendas de lingerie e propaganda de motis. Para muitos, a prtica sensual de "ficar" vem antes de conhecer o nome da pessoa, e sem nenhum compromisso pessoal.

Em muitas escolas, relaes sexuais ilcitas so consideradas normais, e at incentivadas pelas conversas entre alunos e professores. A vontade de Deus outra. Independente das atitudes liberais da sociedade, Deus considera errada qualquer relao sexual fora do casamento. Relaes ntimas fazem parte do casamento conforme o plano de Deus, porm "Deus julgar os impuros e adlteros" (Hebreus 13:4).

O servo de Deus precisa fugir da impureza, porque a imoralidade pecado contra o prprio corpo, que o santurio do Esprito Santo (1 Corntios 6:18-20; veja tambm Glatas 5:16,19; 1 Corntios 7:9). No s o ato sexual em si que pecaminoso. Devemos evitar, tambm, as atividades e as conversas que alimentam desejos sexuais.

Pessoas do mundo podem considerar passeios praia, noites numa danceteria ou horas a fio agarrados no porto da casa atividades normais para os namorados, mas os cristos no seguem o padro sensual do mundo. Algumas perguntas podem ajudar a evitar a imoralidade. O seu nvel de contato fsico os aproxima de Deus, ou os afasta dele?

A sua roupa aumenta o respeito que seu namorado tem por voc, ou cria nele desejos que podem ser difceis de controlar? Se assistirem quele filme, sero edificados ou enfraquecidos?

Respeite o papel dos pais durante o namoro


Durante o namoro, alguns jovens quase evitam os pais e no freqentam as casas das famlias, sempre procurando sair para outros lugares. Na Bblia, observamos que os pais freqentemente aconselhavam os seus filhos na escolha de seus parceiros. Em alguns casos, os filhos j eram adultos, mas ainda respeitavam a orientao dos pais (veja Gnesis 24:3-4; 28:6; 34:4-6).

Os pais normalmente tm muito a oferecer, porque j passaram pelas fases do namoro, do noivado e do casamento. Tm aprendido de outros casais, tambm, ao longo dos anos. Seria um grave erro no aprender com a sabedoria dos pais. "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e no deixes a instruo de tua me" (Provrbios 6:20). Muitos casais sofrem hoje porque se mostraram teimosos e no respeitaram os pais no namoro.

Estejam um ao lado do outro no namoro.


Entendemos que o namoro tem em vista, como propsito principal, a escolha de um bom parceiro para o casamento. Gnesis 2:20-24 mostra que Deus criou a mulher para auxiliar (do lado de) seu marido.

A vida do casal deve ser dedicada ao servio a outros (filhos, parentes, vizinhos, irmos em Cristo, Deus, etc.). Se ser assim no casamento, deve comear assim no namoro. Procurem ser uma equipe de servos, os dois trabalhando juntos para fazer o bem.

Casais bem-sucedidos
Durante o namoro devem se espelhar em casais bons. Observar casais conhecidos que tm relaes especialmente boas ajuda bastante.

Olhando nas direes certas


Muitos namoros levam a casamentos fracassados por um simples motivo. Durante todo o perodo do namoro, os dois olham nas direes erradas. Olham para si mesmos, procurando satisfazer desejos egostas. Olham um para o outro, esquecendo do resto do mundo e perdendo oportunidades para servir.

Passam horas admirando a beleza fsica do outro, ou exagerando o contato fsico. Embora precise ser realista sobre as suas prprias necessidades, e precise observar o comportamento e as atitudes do outro, o namoro bom mantm seu foco fora do prprio casal. Devese olhar para onde?

Deve-se olhar para Deus.


Em todas as circunstncias da vida, devemos olhar em primeiro lugar para Deus. Jesus disse: "Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este o grande e primeiro mandamento" (Mateus 22:37-38). O namoro que tira a sua ateno das coisas de Deus no ajudar o seu crescimento espiritual. Se, de fato, voc ama o seu namorado, faa tudo para ajud-lo chegar ao cu. No se esquea de olhar para cima!

Deve-se olhar para os seus prximos.


Jesus continuou: "O segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo" (Mateus 22:39). Quando um casal de namorados se isola, dedicando quase todo o seu tempo ao namoro, desobedece o mandamento de Jesus. O namoro, como a vida, deve ter como fundamento os princpios de servio a outros. No se esquea de olhar para as pessoas ao seu redor!

Por que Preciso ter cuidado com a palavra namoro?


Quando falo estou namorando o que passa na cabea dos pais,amigos e conhecidos? Na verso do mundo namoro e algo sem compromisso se der certo deu,se no der acaba. Quando eu comeo um namoro,muitas das vezes e isso que passa na cabea da maioria. Vamos analisar o que significa namoro para o molde do Mundo

1. O NAMORO CONDUZ INTIMIDADE, MAS NO NECESSARIAMENTE A UM COMPROMISSO

Aprofundar a intimidade a clara definio de um nvel de compromisso nitidamente perigoso. como escalar uma montanha com uma parceira sem saber se ela quer a responsabilidade de segurar a sua corda. A intimidade sem compromisso desperta desejos,

emocionais e fsicos, que nenhum dos dois pode satisfazer se agirem conforme o padro de Deus. E a Palavra muito clara sobre o assunto em I Ts. 4:6. O termo defraudar. Se no posso satisfazer, ento porque vou comear? E normalmente essa intimidade comea com beijos. E s beijos so por pouco tempo, porque existe muito mais alm dos lbios, que o corpo comea a pedir.

a mesma coisa quando voc compra um sorvete e tira a embalagem. Antes de comer o sorvete, voc percebe que ainda h um pouco de chocolate que ficou na embalagem e, antes de jog-la fora, voc lhe d uma lambida para no estragar nada. Mas, quem vai parar por a? Quem deixar o sorvete estragar estando contente por ter lambido o chocolate na embalagem? Ningum. ridculo pensar assim. Especialmente depois de provar um pedao. muito difcil no querer provar o resto.

E isso o que acontece no namoro. Afinal voc prova o chocolate que ficou na embalagem e no vai desejar o resto? Sinto muito, mas no me fale o contrrio, pois no consigo acreditar mesmo. Entenda que o verdadeiro problema que no era para voc estar tirando a embalagem, porque voc nem comprou o sorvete.

2. O NAMORO GERALMENTE CONFUNDE CONTATO FSICO COM AMOR.


A nossa cultura como um todo entende as palavras amor e sexo como sinnimas, no deveramos ficar surpresos que muitos relacionamentos confundem atrao fsica e intimidade sexual com o verdadeiro amor. Quantas vidas j foram emocionalmente destrudas por causa dessa tal prova de amor que alguns exigem de seus namorados(as)?

Desde quando a relao sexual uma prova de amor?

Voc pode at me dizer que o envolvimento fsico pode fazer com que duas pessoas se sintam prximas, verdade. Mas se muitos casais de namorados examinassem o foco do seu relacionamento, eles certamente descobririam que o que tm em comum a lascvia.

OBS.: Lascvia significa: sensualidade, ou seja, quem pratica a lascvia pratica a sensualidade defraudando ao seu irmo ou irm. fruto da carne! (Glatas 5 - 19). E nos rouba o entendimento (Osias 411).

3. O NAMORO TENDE A PULAR A FASE DA AMIZADE DE UM RELACIONAMENTO. No namoro, a atrao romntica geralmente a base do relacionamento. A premissa do namoro : Eu estou atrado por voc; ento vamos nos conhecer melhor. O namoro rouba a grande possibilidade de iniciar o relacionamento pela estrada certa. A estrada da amizade.

Afinal, a premissa da amizade bem diferente: Ns estamos interessados nas mesmas coisas; vamos aproveitar esses interesses comuns juntos. C. S. Lewis descreve a amizade com sendo duas pessoas andando lado a lado em direo a um objetivo comum.

Bem se j entendemos que ter intimidade sem compromisso defraudar, agora precisamos entender que a intimidade sem amizade algo totalmente superficial. Um relacionamento baseado somente na atrao fsica e nos sentimentos romnticos apenas durar enquanto durarem os sentimentos.

4. O NAMORO GERALMENTE ISOLA O CASAL DE OUTROS RELACIONAMENTOS VITAIS.

Outro grave erro gerado pelo namoro que, na prtica, namorar significa basicamente duas pessoas com foco uma na outra. Infelizmente, na maioria dos casos o resto do mundo vira um pano de fundo. Se voc j fez papel de vela, sabe do que estou falando.

Agora pensemos um pouco sobre o estrago que isso pode fazer na Igreja: a ateno exclusiva, que normalmente esperada em um namoro, vai roubar dos dois a paixo pelo servio ao Senhor. Vai isol-los dos irmos e amigos que mais os amam, dos familiares e, o mais triste, at do prprio Senhor, cuja vontade , de longe, mais importante do que qualquer interesse romntico.

Preocupa-me ver que muitos jovens tm buscado guardarem-se fisicamente puros, mas entregam o corao a um romantismo hollywoodiano, exagerado e fora de tempo. Compensam a ausncia de intimidade fsica com envolvimento emocional desenfreado, que joga por terra as motivaes corretas e acaba conduzindo ao pecado.

5. O NAMORO, EM MUITOS CASOS, TIRA O FOCO DOS JOVENS ADULTOS DE SUA PRINCIPAL RESPONSABILIDADE, QUE DE PREPARAR-SE PARA O FUTURO.

Uma das tendncias mais tristes do namoro desviar os jovens adultos do desenvolvimento dos seus talentos e habilidades dadas por Deus. um grande momento para buscarem crescer em valores importantes para desempenhar bem seus papis estabelecidos por Deus para uma famlia. Uma poca propcia para equipar o carter, cuidar da formao acadmica e de obter experincia necessria ser bem sucedido na vida.

Ao invs disso, muitos se permitem serem consumidos pelas necessidades momentneas, pelas quais o namoro clama.

6. O NAMORO PODE CAUSAR DESGOSTO COM O DOM DE PERMANECER SOLTEIRO DADO POR DEUS.

Ah, meus amados! Infelizmente no raro encontrarmos alguns solteiros principalmente mulheres desgostosos com a prpria vida. Sentindo-se vazios, incompletos, tristes. Tudo isso porque acham esto passando da idade de se comprometerem com algum.

No pode haver espao para tais sentimentos no Reino de Deus, pois apesar de no estarmos pecando quando desejamos um dia nos casar, podemos ser culpados de mau uso do privilgio de sermos solteiros. Isso acontece quando permitimos que um desejo por algo que Deus ainda no nos deu, roube a nossa capacidade de aproveitar e apreciar o que Ele tem nos dado.

7. O NAMORO CRIA UM AMBIENTE ARTIFICIAL PARA AVALIAR O CARTER DE OUTRA PESSOA.

O namoro cria um ambiente artificial que no exige que a pessoa apresente as suas caractersticas positivas e negativas. Em um namoro, a pessoa pode entrar no corao do parceiro usando verdadeiras mscaras de seduo. Por exemplo: ser um cara divertido em um passeio ou estar bem vestida no diz nada sobre o seu carter ou sua habilidade em ser um bom marido ou esposa. J pensou sobre as questes abaixo?

Como ele interage com as pessoas que o conhecem melhor? Como ela reage quando as coisas no saem como planejado? Como seu relacionamento com seus familiares?

Ao considerar algum um parceiro em potencial, uma pessoa que podemos observar, precisamos encontrar respostas a estas questes questes que o namoro no ir responder.

Amados, convenhamos: a questo aqui no de proibio. de forma. Namoro a forma do mundo. Vamos tom-la para ns, ou cumprir o que nos diz o apstolo Paulo em Romanos 12:2?

Quer um namoro que seja bom para voc e para seu namorado? Quer estabelecer a base para um bom casamento que durar a vida toda? Quer, acima de tudo, agradar a Deus no seu namoro e na sua vida? Procure aplicar na prtica os seguintes princpios:

Limitem e controlem o contato fsico, evitando criar ou alimentar desejos sensuais. Respeitem um ao outro como irmos, criados pelo mesmo Pai celeste. No se isolem durante o namoro. Sejam abertos para servir a outros. Dem prioridade para as coisas espirituais. Participem juntos de estudos e perodos de louvor. Estudem a Bblia juntos.

Procurem oportunidades para servir. Cultivem uma relao espiritual e saudvel que incentive o crescimento dos dois. Orem juntos, pedindo que Deus abenoe seu namoro, e mais ainda seu futuro casamento!

Potrebbero piacerti anche