Sei sulla pagina 1di 27

No

sei como o mundo me julga, mas a mim prprio parece-me que tenho sido uma criana que brinca na praia e que se diverte quando encontra uma pedra mais lisa do que a outra, ou uma concha mais bonita do que as comuns, enquanto o imenso oceano da verdade jazia perante mim, como uma incgnita.
IF-SERTO PERNANBUCANO

IF-SERTO PERNANBUCANO

Cientista Ingls:

Fsico
Qumica Astrnomo

Filsofo natural
Telogo

Alquimista
IF-SERTO PERNANBUCANO

Foi um dos mais brilhantes cientistas de todos os tempos


IF-SERTO PERNANBUCANO

25 de Dezembro de 1642 na cidade de Woolsthorpe,

Lincolnshire, Inglaterra. Nasceu prematuro; Orf de pai; Newton veio de uma famlia de agricultores; A sua me casou-se novamente, mudou-se para uma aldeia prxima e deixou-o aos cuidados da av. Infncia Melanclica, divertia-se construindo seus prprios brinquedos - lanternas, rodas dgua, alavancas, pipas, relgios de sol... Um tio ao aperceber-se do seu talento extraordinrio convenceu a me de Newton a matricul-lo em Cambridge.
IF-SERTO PERNANBUCANO

Genialidade na adolescncia; Autoditatismo anotaes; Resolvia euclides apenas lendo o enunciado; Dormia 3 a 4 h; Excelente sade; Sem relacionamentos; Detalhista
IF-SERTO PERNANBUCANO

Achar velocidade e acelerao de um mvel, conhecida

a lei algbrica relacionando espao percorrido e tempo (e vice-versa). Encontrar tangentes a curvas (questes de ptica, por exemplo). Calcular mximos e mnimos (por exemplo, qual a maior e qual a menor distncia de um planeta ao sol?). Calcular comprimentos de curvas, reas, volumes e centros de gravidade, para os quais o mtodo de exausto se tornava muito engenhoso.
IF-SERTO PERNANBUCANO

Recolhimento forado de Newton ( 1665-1667 ) que realizou

quatro de suas principais descobertas, que mudaram o rumo da cincia: 1. O teorema binomial - hoje conhecido como Binmio de Newton; 2. O clculo - conhecido hoje como Clculo Diferencial e Integral; 3. A natureza das cores - descobriu a natureza da luz atravs de experincias engenhosamente concebidas com prismas; 4. A lei da gravitao; 5.As trs Leis de Newton (Dinmica)

5
IF-SERTO PERNANBUCANO

Interesse avassalador pela cincia


IF-SERTO PERNANBUCANO

1668 Newton foi eleito Fellow do Trinity College em 1669, com vinte seis anos, sucedeu a Isaac Barrow

como Professor of Mathematics por recomendao do prprio Barrow. Em 1669 dedica-se especialmente ptica ; Somente em 1671 O telescpio foi apresentado academia ; Em 1672, Newton eleito para a Royal Society e apresenta um relatrio sobre a teoria das cores, revelando as suas experincias sobre a decomposio da luz branca pelo prisma.
IF-SERTO PERNANBUCANO

IF-SERTO PERNANBUCANO

Newton foi membro do Parlamento no perodo de 1687

a 1690 ; No Outono de 1692 Newton adoece e fica bom -colapso nervoso:sono,olhos,comida,intoxicao Newton recupera a sade em finais de 1693 para regozijo dos seus amigos; 1693 ocupa o cargo de inspetor da Moeda;

IF-SERTO PERNANBUCANO

IF-SERTO PERNANBUCANO

Isaac detestava crticas

Casa da Moeda(1699)
Diretor aos 57 anos.
Jornada de 16hs. Perseguio aos aparadores de moedas;

Royal Society (1703)


Presidente. Faltou apenas a 3 reunies semanais em 20 anos.

IF-SERTO PERNANBUCANO

1705- Foi agraciado pela Rainha Anne;

O primeiro cientista a receber esta honra.

IF-SERTO PERNANBUCANO

De so feitas as coisas?

Por que existimos?

Onde est Deus?

De que a natureza funciona?

IF-SERTO PERNANBUCANO

"Newton," retratado por William Blake como um grande geometer divino.

O seu primeiro contato com caminhos da alquimia foi atravs de Isaac Barrow; Alquimia era totalmente ilegal naquela poca.
IF-SERTO PERNANBUCANO

A alquimia no era uma diverso, mas a sua musa

inspiradora; Comps mais de cem obras sobre o tema; Glossrio pessoal de 7.000 palavras sobre alquimia; Costumava experimentar todo tipo de poes bizarras que preparava; Respirava feliz aqueles vapores enquanto aquecia os componentes e provava os lquidos produzidos; Uma certa vez,um incndio no seu laboratrio queimou uma grande quantidade de anotaes sobre alquimia;
IF-SERTO PERNANBUCANO

Ilustrao de 1874 a respeito de um incndio no laboratrio de alquimia de Isaac Newton, causado por seu cachorro
IF-SERTO PERNANBUCANO

Em 1719, Newton foi eleito como o terceiro Gro Mestre da Grande Loja de Londres;

Newton to conhecido dentro da Maonaria inglesa que uma das mais tradicionais Lojas Manicas de Cambridge carrega seu nome, a Isaac Newton University Lodge, n. 859.
Os rosa Cruz proclamavam tambm ter a habilidade de viver para sempre usando o elixir vitae e a habilidade de produzir um sem limite de quantidade de ouro a partir do uso da Pedra Filosofal, a qual diziam possuir. O movimento teve uma profunda influncia sobre Newton particularmente nas pesquisas sobre alquimia e filosofia.
IF-SERTO PERNANBUCANO

Seus trabalhos manicos incluem um extenso estudo

sobre a geometria do Templo de Salomo, a ponto de William Blake, outro ocultista e alquimista de extremo renome, t-lo chamado de Gemetra Sagrado em seus textos.

IF-SERTO PERNANBUCANO

Ele sempre foi considerado um cientista rgido, adepto ferrenho do empirismo e ningum podia acreditar que pudesse ter idias alheias corrente cientfica tradicional. Mas ele tinha, em segredo, um outro campo de estudo, a alquimia, com o qual queria desvendar os segredos do Universo, em vez de por meio da matemtica e da cincia.Os Principia , em especial, so prova disso

IF-SERTO PERNANBUCANO

Foi a alquimia, com seu conceito de um esprito de afinidade qumica difundida pela matria e permitindo a ocorrncia de reaes qumicas, aliada ao arianismo secreto de Newton e sua noo do corpo espiritual de Cristo difuso pelo universo, como um meio onde a matria pode se movimentar, que permitiu a ele aceitar que a fora da gravidade pudesse agir a uma distncia aparente Suas investidas pela alquimia levaram a importantes descobertas para a qumica moderna.

IF-SERTO PERNANBUCANO

20 de Maro de 1727 faleceu. Fora enterrado junto a

outros clebres homens da Inglaterra na abadia de Westminster;

"Que os mortais se regozijem por ter existido tamanho ornamento da raa humana".
IF-SERTO PERNANBUCANO

IF-SERTO PERNANBUCANO

Kjartan Poskitt.Isaac Newton e sua ma.1 ed.So

Paulo,editora:Cia das Letras,2006. Sites

IF-SERTO PERNANBUCANO

Potrebbero piacerti anche