Sei sulla pagina 1di 35

Conflito aparente de normas

Quando existe uma pluralidade de normas regulando um mesmo fato criminoso, sendo que, na realidade, apenas uma delas aplicvel. - princpio da especialidade (lex specialis derogat generali) - possui em sua definio legal todos os elementos tpicos desta, e mais alguns, de natureza objetiva ou subjetiva, denominados especializantes, apresentando, por isso, um minus ou um plus de severidade. ex.: a norma que define o infanticdio especial em relao que descreve o homicdio, que geral.

Conflito aparente de normas


- princpio da subsidiariedade (lex primaria derogat legi subsidiariae) - descrevem graus de violao do mesmo bem jurdico, de forma que a infrao definida pela subsidiria, de menor gravidade que a da principal, absorvida por esta. a) subsidiariedade expressa (ou explcita): a norma, em seu prprio texto, subordina a sua aplicao noaplicao de outra, de maior gravidade punitiva (ex.: o art. 132, aps descrever em seu preceito primrio o crime de perigo para a vida ou sade de outrem, impe no preceito secundrio a pena de deteno, de 3 meses a 1 ano, se o fato no constitui crime mais grave).

Conflito aparente de normas


b) subsidiariedade tcita (ou implcita): ocorre quando uma figura tpica funciona como elementar ou circunstncia legal especfica de outra, de maior gravidade punitiva, de forma que esta exclui a simultnea punio da primeira (a ameaa crime famulativo do constrangimento ilegal; o constrangimento ilegal subsidirio de todos os crimes que tm como meios executrios violncia fsica e a grave ameaa, como o aborto de coacta, a violao de domiclio qualificada, a extorso, o dano qualificado, o estupro etc.).

Conflito aparente de normas - princpio da consuno ocorre relao consuntiva, ou de absoro, quando um fato definido por uma norma incriminadora meio necessrio ou normal fase de preparao ou execuo de outro crime, bem como quando constitui conduta anterior ou posterior do agente, cometida com a mesma finalidade prtica atinente quele crime.

Conflito aparente de normas


- princpio da consuno a) o agente inicialmente quer apenas lesionar a vtima e, durante a execuo do crime de leses corporais, altera o seu dolo e resolve mat-la, responder apenas pelo homicdio doloso (progresso criminosa em sentido estrito). b) subtrair uma folha de cheque em branco para preenchlo e, com ele, cometer um estelionato (progresso criminosa - antefactum impunvel). c) o sujeito subtrai uma bicicleta e depois a destri; a prtica posterior de crime de dano fica absorvida pelo crime de furto (progresso criminosa - postfactum impunvel).

CONCEITO DE CRIME

Crime todo FATO TPICO e ANTIJURDICO


O FATO TPICO determinado pela CONDUTA (ao ou omisso) descrita na lei. So elementos do fato tpico: 1. CONDUTA (AO OU OMISSO);
2. RESULTADO; 3. RELAO DE CAUSALIDADE (NEXO CAUSAL) 4. TIPICIDADE.

CONCEITO DE CRIME

FORMAS DE CONDUTA
1. AO (CRIMES COMISSIVOS): consistem numa ao positiva do agente, ou seja, o atirar, o subtrair, o ofender, etc. Trata-se do comportamento ativo. OMISSO (CRIMES OMISSIVOS): o no fazer o que determina a lei. Divide-se em: CRIMES OMISSIVOS PRPRIOS (OMISSIVOS PUROS): a mera conduta de no fazer o que a lei determina. Ex: omisso de socorro (art. 135 do CP) - CRIMES OMISSIVOS IMPRPRIOS (COMISSIVOS POR OMISSO): quando o agente deixa de cumprir um dever que pela lei estava obrigado. A omisso a forma de alcanar o resultado (art. 13, 2, CP). Ex: o mdico ou a enfermeira que no ministra os medicamentos necessrios ao paciente, que vem a morrer.

2.

RESULTADO

a) o fim provocado pela conduta tpica do agente.


b) O resultado a leso ou o perigo de leso que o interesse protegido pela norma penal possa sofrer.

RELAO DE CAUSALIDADE OU NEXO CAUSAL


1. Para existir o fato tpico deve tambm estar presente entre a conduta e o resultado, a relao de causalidade. 2. Causar significa originar, produzir, motivar.
3.No existindo o nexo causal no h que se falar de responsabilidade penal e nem em qualquer tipo de atribuio de conduta tpica ao agente.

CONCAUSAS: causas que se unem para gerar o resultado

dependentes: aquelas que se encontram dentro da linha de desdobramento normal da conduta; elas jamais rompem o nexo causal - ex.: uma facada provoca uma perfurao em um rgo vital da vtima, que provoca uma hemorragia aguda, resultando a sua morte. independentes: so aqueles que no se incluem no desdobramento normal da conduta.

- absolutamente independentes so as que tm origem totalmente diversa da conduta; a causa provocativa do resultado no se originou na conduta do agente; em todas as hipteses rompe-se o nexo causal, j que o resultado decorre dessa causa independente e no da conduta do agente. Obs. Na concausa absolutamente independente (preexistente, concomitante ou superveniente), sempre o comportamento paralelo ser punido como tentativa.

a) preexistentes quando anteriores conduta - ex.: A quer matar B e o esfaqueia; acontece que, anteriormente, C j tinha envenenado B, que morre em razo do envenenamento; A responde apenas por tentativa de homicdio e C por homicdio consumado. b) concomitantes quando se verifica ao mesmo tempo em que a conduta do agente - ex.: uma pessoa est envenenando a vtima, quando entram bandidos no local e matam esta com disparos de arma de fogo; o agente responde por tentativa de homicdio. c) supervenientes quando posteriores conduta - ex.: aps o envenenamento, cai um lustre na cabea da vtima, que morre por traumatismo craniano; o agente responde por tentativa de homicdio.

- relativamente independentes so aquelas que, por si s, produzem o resultado, mas que se originam na conduta do agente. a) preexistentes quando anteriores conduta; o agente responde pelo crime, pois no se rompe o nexo causal - ex.: A querendo matar B, lhe desfere um golpe de faca, golpe este que, por si s seria insuficiente para provocar a morte de uma pessoa comum, mas em razo de B ser hemoflico (causa preexistente), acaba falecendo pela grande perda de sangue. b) concomitantes quando se verifica ao mesmo tempo em que a conduta do agente; o agente responde pelo crime, pois no se rompe o nexo causal - ex.: no exato instante em que o agente dispara contra a vtima, vem esta a sofrer um infarto (decorrncia do susto e, por isso, ligada conduta do sujeito). c) supervenientes quando posteriores conduta; rompe-se o nexo causal e o agente no responde pelo resultado, mas somente pelos atos at ento praticados (art. 13, 1) - ex.: a vtima toma um tiro na barriga (conduta do agente) e colocada em uma ambulncia; durante o trajeto, a ambulncia se envolve em uma coliso e a pessoa morre em razo dos novos ferimentos; assim, como a causa da morte foi o acidente, a pessoa que efetuou o disparo no responde por homicdio consumado, mas apenas por tentativa.

TIPICIDADE
a correlao entre o fato concreto e o que est descrito na lei. O tipo a descrio da ao, proibida ou permitida, contida na lei penal. A ANTIJURIDICIDADE o fato que contraria o ordenamento jurdico, ou seja, o ato ilcito. Obs. O fato tpico pode existir sem a antijuridicidade e no ser considerado crime. Exemplo: Homicdio por legtima defesa ou em estado de necessidade. Nestes casos, se pratica um fato tpico, porm no antijurdico.

CULPABILIDADE

Pressuposto necessrio para aplicao de uma pena ao agente que cometeu um crime. Obs. O cdigo penal admite a existncia de um crime no punvel ao utilizar a expresso isento de pena (Art. 26). Obs. J no caso do Art. 23 o CP declara No h crime....

DOLO
Quando o agente tem a inteno direcionada a produo dos fatos. Art. 18. Diz-se do crime: Crime Doloso I doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

TEORIAS SOBRE O DOLO


1. Teoria da Vontade: dolo a vontade de praticar uma ao consciente (dolo querer); 2. Teoria da Representao: dolo a vontade de praticar a conduta prevendo o resultado como certo ou provvel - ainda que no deseje (dolo prever); 3. Teoria do Assentimento ou Consentimento: o agente prev o resultado e assume o risco de produzi-lo.

ESPCIES DE DOLO
DOLO DIRETO (DETERMINADO): aquele que o agente quer o resultado, ou seja, quer matar, quer subtrair ou causar leso corporal. DOLO INDIRETO (INDETERMINADO): aquele no exatamente definido e divide-se em: DOLO ALTERNATIVO: o agente quer entre dois ou mais resultados (matar ou ferir, por exemplo) quaisquer que sejam eles. DOLO EVENTUAL: vontade do agente no est direcionada a obter o resultado, mas sim, algo diverso e mesmo prevendo que o evento possa acontecer, decide assumir o risco. Ex: participar de racha" e ocasionar a morte de vrias pessoas.

CULPA
Consiste na prtica do delito, sem inteno de produzir o resultado antijurdico, mas que poderia ser evitado com a devida ateno. A previsibilidade a essncia da culpa (no prever o que se devia e podia prever), que pode ser objetiva (do homem mdio) ou subjetiva (do agente em particular). Ocorre a inobservncia do dever de cuidado, o que torna punvel o comportamento do agente.

Art.18. Diz-se do crime: Crime culposo II culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia. IMPRUDNCIA:o agente atua com precipitao e no toma os devidos cuidados para evitar possveis acidentes no momento da conduta, criando assim perigo desnecessrio. NEGLIGNCIA: a falta de ateno devida, a indiferena do agente ao no tomar devidos cuidados por relaxamento ou preguia mental. IMPERCIA: pressupe sempre a qualidade de habilitao legal para a arte ou profisso. A falta de habilidade tcnica caracteriza a impercia.

ESPCIES DE CULPA
CULPA INCONSCIENTE: a culpa comum, na negligncia, na imprudncia ou na impercia.

CULPA CONSCIENTE: quando o agente confia erradamente na sua percia ou circunstncia. Ele prev o resultado, mas espera, sinceramente, que o mesmo no ocorra.

OBS: Existe uma diferena entre a culpa consciente e o dolo eventual que vale ser esclarecida. Na primeira, o agente prev o resultado e no o aceita como possvel. Na segunda, o agente aceita ou tolera o resultado e no se importa que venha a ocorrer. CRIME PRETERDOLOSO: ou crime qualificado pelo resultado, ocorre quando h dolo no antecedente e culpa no conseqente. A inteno do agente direcionada para um determinado resultado, mas por culpa acaba ocasionando outro mais grave. Ex: o agente agride a vtima com um soco (inteno de ferir), mas por ter tropeado e batido com a cabea em uma pedra, a vtima vem a falecer. O resultado maior do que o previsto pelo agente (art. 129 3 do CP).

CLASSIFICAO DOS CRIMES QUANTO AO RESULTADO

CONSUMAO
Quando o fato concreto descrito na lei penal est inteiramente realizado, diz-se que o crime foi consumado. Art. 14, I do CP: Diz-se o crime: Crime consumado I consumado quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal.

CLASSIFICAO DOS CRIMES QUANTO AO MOMENTO DA CONSUMAO

CRIME INSTANTNEO: aquele que uma vez consumado, est encerrado, o resultado fica logo definido a partir de certo instante.
Obs. Se as conseqncias do crime instantneo forem duradouras e no podem mais ser revertida pelo agente, fala-se em CRIME INSTANTNEO DE EFEITO PERMANENTE.

CRIMES PERMANENTES: d-se quando a consumao se prolonga no tempo, independente da ao do agente e, sendo assim, encontra-se em estado de flagrante permanente.

ITER CRIMINIS
So as etapas ou a trajetria entre o momento da realizao e da consumao do crime. Cogitao; Atos preparatrios; Execuo; Consumao.

1. 2. 3. 4.

TENTATIVA
Quando iniciada a execuo, mas por circunstancias alheias a do agente o crime no se consuma. Art. 14. Diz-se o crime: Tentativa II tentado, quando iniciada a execuo, no se consuma por circunstncias alheias vontade do agente. Aos crimes tentados, aplica-se a pena correspondente ao crime consumado, diminuda de um a dois teros, de acordo com o pargrafo nico do art. 14.

Inadmissibilidade da tentativa

Quem nunca tomou cchoup na faculdade ?


C ontravenes ( art. 4 da LCP); C ulposos ( Imprudncia, imper e neglig); H abituais ( 229, 230, 284 ); O missivos prprios ( Art. 135 cp); U nissubsistentes ( Injria verbal ); P reterdolosos (dolo+culpa 129 3CP).

DESISTNCIA VOLUNTRIA
Prevista no art. 15 do CP:
Art 15. O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo ou impede que o resultado se produza, s responde pelos atos j praticados.

ARREPENDIMENTO EFICAZ
Nesse caso o agente impede que o resultado se produza depois de realizados e esgotados todos os meios que dispunha para a prtica do crime.

ARREPENDIMENTO POSTERIOR
Art. 16. Nos crimes cometidos SEM VIOLNCIA ou GRAVE AMEAA pessoa, reparado o dano ou restituda a coisa, at o recebimento da denncia ou da queixa, por ato voluntrio do agente, a pena ser reduzida de um a dois teros.

CRIME IMPOSSVEL
Art.17. No se pune a tentativa quando, por ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto impossvel consumar-se o crime.

Potrebbero piacerti anche