Sei sulla pagina 1di 28

INTRODUO AOS EVENGELHOS E ATOS

Contexto histrico. O carter da narrativa do NT. Os Evangelhos sinticos. Questionrio. Bibliografia.

Contexto histrico
Como os Evangelhos e Atos abordam o

nascimento de Cristo at a formao e perseguio da igreja primitiva, vamos ver o contexto histrico de Israel, local onde aconteceram a maioria do eventos registrados nestes livros.
Quando Jesus nasceu Israel estava sob o

domnio Romano. Vejamos alguns detalhes deste imprio nos tempos de Jesus at 70dC.
2

Contexto histrico
Os imperadores Romanos de Jesus at 70 dC.

27aC - 14dC: Csar Augusto. 14-37dC: Tibrio. 37-41dC: Calgula. 41-54dC: Cladio. 54-68dC: Nero. 69dC: Galba, Oto, Vitllio. Perodo da
Revoluo Judaica. 69-70dC: Vespasiano.
3

Contexto histrico
Mapa do imprio Romano nos tempos de Jesus.

Contexto histrico
Mapa da Judia, Samaria e Galilia nos tempos de Jesus
Judia: Regio que onde

se encontrava cidades como Belm e Jerusalm.


Samaria: Regio onde se

encontrava Emaus e Cesaria.


Galilia: Regio onde se

encontrava Cafarnaum, Can e Nazar.


5

Contexto histrico
Os governadores Romanos de Jesus at 70 dC.
Herodes o grande governou sobre a Judia, Samaria e Galilia at sua morte em 4 dC. - Mateus 2:19-22.

Com a morte de Herodes, seu Reino foi dividido entre seus filhos: Arquelau e Herodes Antipas.

Arquelau governou a Judia e Samaria, mas em pouco tempo foi acusado de mau governo e, por isso, foi banido no ano 6 d.C, como resultado estas regies ficaram sob a administrao de uma srie de prefeitos, que mais tarde foram conhecidos como procuradores. Pncio Pilatos foi o procurador da Judia durante o ministrio de Jesus. - Lucas 23:6-15.
6

Contexto histrico
Os governadores Romanos de Jesus at 70 dC.
Herodes Antipas governou a Galilia. Mais adiante

no ano 41 dC. a Galilia passou para as mos de Herodes Agripa, que era amigo do Imperador Romano Cludio. Este declarou Agripa governador da Galilia, Judia e Samaria. A popularidade de Agripa era grande entre os Judeus; mas o seu reinado foi curto. Perseguiu os apstolos e, quando no recusou ser adorado como Deus, foi castigado com uma doena e morrreu em 44 dC. - Atos 12:19-23.

Contexto histrico
Os governadores Romanos de Jesus at 70 dC.
O territrio de Agripa voltou s mos de outros

governantes Romanos, embora uma pequena poro de terra tenha sido repassada a seu filho Agripa II. - Atos 25:13.
A tenso entre Judeus e Romanos aumentou

durante este perodo, o que levou a uma revolta no ano 69 dC. No ano 70 dC. Jerusalm e o templo foram destrudos depois de terrvel sofrimento.

Contexto histrico
A revolta Judaica em 70 dC. segundo Dio Cssio
Historiador Romano

Na poca do cerco Romano, duas das mais combativas faces nacionalistas judaicas, os zeltes e os sicrios, tinham assumido o controle do monte do Templo com a ajuda de mercenrios idumeus (descendentes edomitas). Os idumeus tinham assassinado impiedosamente os saduceus e fariseus que constituam as alas mais moderadas da sociedade e ocupavam as posies de governo. Desde o incio, o objetivo dos combatentes era aniquilar as foras de ocupao Romanas e expulsar os invasores da terra de Israel. Agora que a guerra havia chegado Cidade Santa, era vencer ou morrer. Para evitar que a populao Judaica da cidade fugisse ao invs de lutar at a morte, os zelotes destruram os depsitos de alimentos e proclamaram a inviolabilidade divina de Jerusalm. Como a nica maneira de sair da cidade era num caixo, um dos lderes da seita dos fariseus, o rabino Yochanan ben Zakkai, escapou escondendoose num deles e rendendo-se ao General Romano Vespasiano. 9

Contexto histrico
A revolta Judaica em 70 dC. segundo Dio Cssio
Historiador Romano

Ao ser levado presena do general, o prisioneiro dirigiu-se a ele como imperador e disse que Deus s permitiria que Sua Cidade Santa fosse conquistada por um grande soberano. Segundo a tradio, naquele mesmo instante chegou um mensageiro vindo de Roma para comunicar que o imperador havia morrido e que Vespasiano tinha sido escolhido como seu sucessor.

Impressionado com a profecia do rabino, o novo imperador permitiu-lhe proteger os rolos da Tor e os eruditos que se dedicavam ao seu estudo na cidade de Yavneh. Assim, embora o Templo tenha sido destrudo, a Tor foi preservada; e, embora Jerusalm tenha sido arrasada, o judasmo foi poupado.
Uma vez comeado o incndio do Templo, os Romanos cortaram as rvores daquela rea para fazer uma grande fogueira em torno da estrutura. A umidade acumulada nos blocos de pedra calcria do Templo se expandiu com a alta temperatura e
explodiu as paredes, e todo o edifcio sagrado ruiu num s dia.

10

Contexto histrico
A revolta Judaica em 70 dC. segundo Flvio Josefo
Historiador Judeu (Guerras dos Judeus, livro 5,6 e 7 - 75dC).

um caso miservel, uma viso que at poria lgrimas em nossos olhos, a fome foi demasiadamente dura ... a tal ponto que os filhos arrancavam os prprios bocados que seus pais estavam comendo de suas prprias bocas, e o que mais dava pena, assim tambm faziam as mes quanto a seus filhinhos ... quando viam alguma casa fechada, isto era para eles sinal de que as pessoas que estavam dentro tinham conseguido alguma comida, e ento eles arrombavam as portas e corriam para dentro ... os velhos, que seguravam bem sua comida eram espancados, e se as mulheres escondiam o que tinham dentro de suas mos, seu cabelo era arrancado por fazerem isso ... ". "Ela ento tentou a coisa mais natural, e agarrando seu filho, que era uma criana de peito, disse, 'Oh, pobre criana' Para que eu te preservarei nesta guerra, nesta fome e nesta rebelio? ... Logo que acabou de dizer isto, ela matou seu filho e, ento, assou-o, e comeu metade dele, e guardou a outra metade escondida para si." 11

Contexto histrico
A revolta Judaica em 70 dC. segundo Flvio Josefo
Historiador Judeu (Guerras dos Judeus, livro 5,6 e 7 - 75dC).

"Eu falarei portanto aberta e francamente aqui de uma vez por todas e brevemente: Que nenhuma outra cidade sofreu tais misrias nem nenhuma era produziu uma gerao mais frutfera em perversidade do que esta, desde o comeo do mundo." "Ora, uma vez que Csar no foi de modo algum capaz de conter a entusistica fria dos soldados, e o fogo avanava mais e mais... assim foi a sagrada casa queimada, sem a aprovao de Csar."

12

Contexto histrico
A revolta Judaica em 70 dC. segundo Jesus

E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! Se tu conhecesses tambm, ao menos neste teu dia, o que tua paz pertence! Mas, agora, isso est encoberto aos teus olhos. Porque dias viro sobre ti, em que os teus inimigos te cercaro de trincheiras, e te sitiaro, e te estreitaro de todas as bandas, e te derribaro, a ti e a teus filhos que dentro de ti estiverem, e no deixaro em ti pedra sobre pedra, pois que no conheceste o tempo da tua visitao. (Lucas 19:41-44).

13

Contexto histrico
Grfico ilustrativo dos imperadores e governantes Romanos

14

O carter da narrativa do NT
Embora os Evangelhos e Atos contenham muitas

informaes histricas e biogrficas, no se resumem apenas nisto, pois o carter da narrativa do Novo Testamento evangelizar! Ou seja, difundir as boas novas da graa atravs de Jesus Cristo.
Vejamos alguns exemplos:

Os 04 Evangelhos possuem particularidades textuais e teolgicas. Os Evangelhos de Marcos e Joo no mencionam detalhes sobre o nascimento de Jesus. Em todos os Evangelhos foi registrado somente um acontecimento da vida de Jesus quando jovem (Lc 2.41-52). 15

O carter da narrativa do NT
Concluso

Uma grande poro de cada Evangelho dedicada ltima semana do ministrio de Jesus. Em Atos, somente dois apstolos, Pedro e Paulo, ocupam um lugar de proeminncia. Alm disso, o autor dedica quase o mesmo espao, tanto para os dois anos de priso na vida de Paulo quanto s trs viagens missionrias do apstolo, que duraram, pelo menos, sete anos.

Estes livros no foram escritos para satisfazer

todas as nossas curiosidades histricas e biogrficas, e sim para proclamar as Boas novas.

16

Os Evangelhos sinticos
Mesmo uma lida rpida nos quatro Evangelhos nos

revelam que trs deles Mateus, Marcos e Lucas so parecidos, especialmente quando contrastados com o Evangelho de Joo. Devidos estas semelhanas, os primeiros trs Evangelhos so chamados de sinticos.
Uma comparao mais detalhada, entretanto, revela

uma grande variedade de diferenas verbais, narrativas e cronolgicas mesmo entre os Evangelhos sinticos.

17

Os Evangelhos sinticos
Exemplo de diferenas
- Mateus 20:29-30: E, saindo eles de Jeric, seguiu-o grande multido. (30) E eis que dois cegos, assentados junto do caminho, ouvindo que Jesus passava, clamaram, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericrdia de ns. - Marcos 10:46-47: Depois, foram para Jeric. E, saindo ele de Jeric com seus discpulos e uma grande multido, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto ao caminho, mendigando. (47) E, ouvindo que era Jesus de Nazar, comeou a clamar e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericrdia de mim! - Lucas 18:35-38: E aconteceu que, chegando ele perto de Jeric, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. (36) E, ouvindo passar a multido, perguntou que era aquilo. (37) E disseram-lhe que Jesus, o Nazareno, passava. (38) Ento, clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericrdia de mim! 18

Os Evangelhos sinticos
Exemplo de diferenas
Mateus focalizou o evento de forma geral,

narrando dois cegos saindo de Jeric.


Marcos e Lucas focaram o evento de forma

parcial, citando apenas um cego que na perspectiva deles estava chegando a Jeric.
Outras diferenas entre os Evangelhos sinticos

tambm podem ser encontradas:


Na entrada triunfal de Jesus em Jerusalm (Mateus 21:6-7, Marcos 11:6-7, Lucas 19:34-35) Na ida de Jesus a Gadar (Mateus 8:28, Marcos 5:1-2, Lucas 8:26-27).
19

Os Evangelhos sinticos
Teorias
Buscando compreender estas diferenas alguns

eruditos elaboraram as seguintes teorias:


- Teoria do esboo: Teoria que aponta um Evangelho como esboo para os demais. (No h unanimidade quanto ao Evangelho que foi escrito primeiro). - Teoria da dupla fonte: Teoria que aponta alm de um Evangelho, uma outra fonte (desconhecida atualmente) como esboo para os demais.

Teoria da tradio oral: Teoria que aponta uma tradio oral como esboo para a escrita dos Evangelhos sugerindo sua interdependncia literria.
20

Os Evangelhos sinticos
Concluso
Embora o trabalho dos eruditos na histria e na

literatura no devam ser, de maneira alguma, rejeitado, j que muitas vezes tem trazido luz sobre o texto. A nossa confiana na veracidade das Escrituras no depende da habilidade destes especialistas, mas na sua unidade, continuidade, exatido e sobrevivncia!

21

Os Evangelhos sinticos
Concluso
- Lucas 1:1-4: Muitos j se dedicaram a elaborar um relato dos fatos que se cumpriram entre ns, (2) conforme nos foram transmitidos por aqueles que desde o incio foram testemunhas oculares e servos da palavra. (3) Eu mesmo investiguei tudo cuidadosamente, desde o comeo, e decidi escrever-te um relato ordenado, excelentssimo Tefilo, (4) para que tenhas a certeza das coisas que te foram ensinadas. - 2 Timoteo 4:13: Quando voc vier, traga a capa que deixei na casa de Carpo, em Trade, e os meus livros, especialmente os pergaminhos.

22

Os Evangelhos sinticos
Concluso
Isaias 55:10-11: Assim como a chuva e a neve descem dos cus e no voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e po para o que come, (11) assim tambm ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela no voltar para mim vazia, mas far o que desejo e atingir o propsito para o qual a enviei. 1 Pedro 1:24-25: Pois, "toda a humanidade como a relva, e toda a sua glria, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, (25) mas a palavra do Senhor permanece para sempre". Essa a palavra que lhes foi anunciada.

23

Questionrio
Assinale com "X" as alternativas corretas.
1. Durante os eventos registrados nos Evangelhos e Atos, o Judeus estavam sob o domnio do imprio: a) [ ] Babilnico. b) [ ] Medo-Persa. c) [ ] Grego. d) [ ] Romano.

2. Jesus nasceu em: a) [ ] Belm. b) [ ] Jerusalm. c) [ ] Nazar. 3. O Governo de Herodes o Grande estendia-se por toda: a) [ ] Judia. b) [ ] Samaria. c) [ ] Galilia. d) [ ] Ou todas estas regies.

24

Questionrio
Assinale com "X" as alternativas corretas.
4. Durante a crucificao de Jesus, Pilatos era: a) [ ] Governador. b) [ ] Imperador. c) [ ] Juiz. d) [ ] General. 5. O carater da narrativa do NT : a) [ ] Biogrfico. b) [ ] Histrico. c) [ ] Cientifico. d) [ ] Evangelistico.

6. Recebem o nome de "sinticos" os Evangelhos que apresentam: a) [ ] Grandes diferenas nas narraes dos fatos. b) [ ] Grandes semelhanas nas narraes dos fatos. c) [ ] Grande sntese nas narraes dos fatos.

25

Questionrio
Marque "C" para Certo e "E" para errado.
7. [ ] Segundo os Evangelhos, Jesus passou grande parte de sua vida na Judia, Gallia e Samaria. 8. [ ] Evangelho significa "Boa nova", "Notcia abenoada". 9. [ ] Os Evangelhos de Mateus, Marcos Lucas e Joo so considerados pelos eruditos como sinticos. 10. [ ] Embora a explicao dos eruditos nos auxiliarem na interpretao da Bblia, nossa confiana na veracidadedas Bblia como Palavra de Deus esta na sua unidade, continuidade, exatido e sobrevivncia.

26

BIBLIOGRFIA
Bblias de estudo: Pentecostal, Genebra e Aplicao pessoal. Manual do curso bsico de teologia. Diversos sites da Internet.

27

FIM
Autor: Sergio Emilio Meira Santos Fone: (77) 8805-1517 MSN: hemilioteologo@hotmail.com E-mail: hemilio@ig.com.br

28

Potrebbero piacerti anche