Sei sulla pagina 1di 22

A EDUCAO E A FBRICA DE CORPOS: A DANA NA ESCOLA

Didiomani dos Santos

INTRODUO
ESTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE DEMONSTRAR A IMPORTNCIA DA DANA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, BEM COMO AUXILIAR NA QUEBRA DE PARADIGMAS QUE AINDA EXISTEM EM RELAO A DANA.

O CORPO SE COMUNICA?
Sim. Se comunica, fala, aprende, sente, porm o preconceito da sociedade fala mais alto, ento para muitos da sociedade sentido, frente, ordinrio, marche, parece mais concreto, civilizado educado.

O CORPO SE COMUNICA?

SENTIDO, FRENTE, ORDINRIO.

MARCHE

O CORPO SE COMUNICA?
E desta forma ento comeamos logo cedo as proibies nas crianas em casa e prologando-se na escola, ficando assim a criana restrita aos momentos de movimentos somente expressos nas aulas de educao fsica, sendo que as outras atividades educacionais a criana permanece sentada, no obstante ainda em dizer que at pouco tempo tnhamos nas escolas a obrigatoriedade de forma fila, levanta-se cada vez que a diretora e supervisor entravam na sala, e apesar de permanecer ainda em algumas escolas, vem sendo abolida em sua grande maioria.

O CORPO SE COMUNICA?

...movimentos somente expressos nas aulas de educao fsica...

O CORPO SE COMUNICA?

Tudo isto observamos como forma de se limitar o corpo ou uma forma representativa do educado, disciplinado.

A arte, movimento, temos na escola especialista?


Quando se fala em arte na escola, logo remetemos a educao artstica que se resume nas atividades de desenhar, pintar, ou seja, sala de aula;

A arte, movimento, temos na escola especialista?


Porm a arte no deveria se resumir a isto, pois temos teatro, musica, expresso corporal, assuntos que no so abordados por falta de especialista ou simplesmente talvez por despreparo do professor.

A arte, movimento, temos na escola especialista?


Introduzir trabalho de atividades corporais na escola tem mostrando a mudana significativa nas atitudes de criana e professores.

A arte, movimento, temos na escola especialista?


A dana educativa ou expressiva busca no s trabalhar os aspectos motores, mas tambm a capacidade imaginativa e criativa das crianas e adolescente, onde a busca principal nesta atividade .....

A arte, movimento, temos na escola especialista?


o corpo expressar suas emoes e compartilha-las com outras crianas e ou adolescentes uma mesma coreografia. Ento necessrio especializar profissionais no mbito escolar para desenvolver atividades nas artes em geral.

A arte, movimento, temos na escola especialista?


Soltemos as amarras do preconceito e vamos trabalhar as capacidades imaginativas e criativas.

Profissionais preparados tendem a desenvolver trabalhos corporais significativos, expressivos e impactantes.

E como vemos a dana ?


Quando esta questo colocada na escola, logo obtemos como resposta, a bailarina na ponta dos ps, porm esta viso vai sendo aos poucos mudada, pois em alguns momentos temos como resposta as danarinas de funk de ax e outros, porm no se resume a somente isto.

E como vemos a dana ?

A dana no se resume a s isto!

Como contextualizar a dana na histria?


Hoje observamos que a dana apesar de ter seu bero, em uma nica matriz, cresceu e se desenvolveu em vrias ramificaes onde temos; o profissionalismo, o amadorismo, o educativo e as manifestaes culturais, onde no educativo, a opo pelo esttico e deixado em aberto, aqui a busca por elementos considerados importantes para o desenvolvimento integrado do indivduo na escola.

Como contextualizar a dana na histria?

O profissionalismo, o amadorismo, o educativo e as manifestaes culturais

A dana vem resgatando o ensino?


Segundo (*Mrcia Strazzacappa) estudo a dana vem trazendo grandes frutos do ensino, nos fatores comportamentais, a presena na escola tem aumentado, e claro que tudo isso no tem acontecido sem barreiras, necessrio um trabalho no s para angariar alunos mas tambm demonstrar a importncia no meio dos professores, onde voltamos aquela viso que criana boa, aquela tipo robozinho que ordenamos e ela cumpre, e mudar esta perspectiva na viso de alguns professores demando trabalho.

A dana vem resgatando o ensino?


Aqui no devemos esquecer que o trabalho da dana educacional, deve se adequado a cada faixa etria onde podemos trabalhar desde um aspecto a natureza at rap, funk, black, onde a exigncia de passos coreogrfica no to necessria podendo ocorrer ao longo de uma apresentao um momento da improvisao.

Devemos compartilhar nossas experincias? De que forma?


Oficinas de dana onde a teoria e a prtica so ensinadas tem grandes resultados, aqui onde consegue-se trabalhar o corpo como um todo, fazendo com que o participante vivencie todos os aspectos da dana educacional, pois nesta no esto as formas milagrosas, e o verdadeiro pulo do gato est no explorar seus movimentos de forma livre, sem passos pr estabelecidos, aqui mais importante sentir, ser sentido, tocar, ser tocado, descobrir e ser descoberto.

Devemos compartilhar nossas experincias? De que forma?


E quem atingir este estgio ter um diferencial em sua vida e porque no em suas aulas sabendo que professores acabam sempre servindo de modelo para os alunos, ento porque no faz-lo atravs da dana, ao buscar um desenvolvimento corporal estaremos dando a oportunidade de um maior aprendizado e oferecendo oportunidade de explorao e criao com seus prprio corpos bem como dando a estes alunos um grau muito maior de desinibio.

Concluso
A nossa atitude como educador far a diferena. E fazendo a diferena estaremos mudando a viso sobre a dana, estaremos acabando com paradigmas, preconceitos e outros adjetivos que so dados a dana. Ento... ...Crie, mude, dance, no tenha medo, solte as amarras, pense, dance...

Potrebbero piacerti anche