Sei sulla pagina 1di 89

So estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulaes e pela sua contrao so capazes de transmitir-lhes movimento.

Este efetuado por clulas especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente ou pode ser controlada pelo sistema nervoso.

Os msculos so capazes de transformar energia qumica em energia mecnica. O msculo vivo de cor vermelha. Essa colorao denota a existncia de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares. Os msculos representam 40-50% do peso corporal total.

a) Produo dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilizao das Posies Corporais: A contrao dos msculos esquelticos estabilizam as articulaes e participam da manuteno das posies corporais, como a de ficar em p ou sentar. c) Regulao do Volume dos rgos: A contrao sustentada das faixas anelares dos msculos lisos (esfncteres) pode impedir a sada do contedo de um rgo oco.

d) Movimento de Substncias dentro do Corpo: As contraes dos msculos lisos das paredes vasos sangneos regulam a intensidade do fluxo. Os msculos lisos tambm podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os msculos esquelticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o corao. e) Produo de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo msculo usado na manuteno da temperatura corporal.

a) Cabea b) Pescoo c) Trax d) Abdome e) Regio posterior do tronco f) Membros superiores g) Membros inferiores h) rgos dos sentidos i) Perneo

Quanto a: Situao a) Superficiais ou Cutneos: Esto logo abaixo da pele e apresentam no mnimo uma de suas inseres na camada profunda da derme. Esto localizados na cabea (crnio e face), pescoo e na mo (regio hipotenar).

b) Profundos ou Subaponeurticos: So msculos que no apresentam inseres na camada profunda da derme, e na maioria das vezes, se inserem em ossos. Esto localizados abaixo da fscia superficial.

Forma a) Longos: So encontrados especialmente nos membros. Os mais superficiais so os mais longos, podendo passar duas ou mais articulaes.

b) Curtos: Encontram-se nas articulaes cujos movimentos tem pouca amplitude, o que no exclui fora nem especializao.

b) Largos: Caracterizam-se por serem laminares. So encontrados nas paredes das grandes cavidades (trax e abdome).

Disposio da Fibra: a) Reto: Paralelo linha mdia. Ex: Reto abdominal. b) Transverso: Perpendicular linha mdia. Ex: Transverso abdominal. c) Oblquo: Diagonal linha mdia. Ex: Oblquo externo.

Origem e Insero: a) Origem: Quando se originam de mais de um tendo. Ex. Bceps, Quadrceps. b) Insero: Quando se inserem em mais de um tendo. Ex: Flexor Longo dos Dedos.

Funo: a) Agonistas: So os msculos principais que ativam um movimento especfico do corpo, eles se contraem ativamente para produzir um movimento desejado. Ex: Pegar uma chave sobre a mesa, agonistas so os flexores dos dedos. b) Antagonistas: Msculos que se opem ao dos agonistas, quando o agonista se contrai, o antagonista relaxa progressivamente, produzindo um movimento suave. Ex: idem anterior, porm os antagonistas so os extensores dos dedos.

c) Sinergistas: So aqueles que participam estabilizando as articulaes para que no ocorram movimentos indesejveis durante a ao principal. Ex: idem anterior, os sinergistas so estabilizadores do punho, cotovelo e ombro. d) Fixadores: Estabilizam a origem do agonista de modo que ele possa agir mais eficientemente. Estabilizam a parte proximal do membro quando move-se a parte distal.

Nomenclatura: O nome dado aos msculos derivado de vrios fatores, entre eles o fisiolgico e o topogrfico: a) Ao: Extensor dos dedos. b) Ao Associada Forma: Pronador redondo e pronador quadrado. c) Ao Associada Localizao: Flexor superficial dos dedos. d) Forma: Msculo Deltide (letra grega delta). e) Localizao: Tibial anterior. f) Nmero de Origem: Bceps femoral e trceps braquial.

Tipos: a) Msculos Estriados Esquelticos: Contraemse por influncia da nossa vontade, ou seja, so voluntrios. O tecido muscular esqueltico chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriaes) podem ser vistas no microscpio ptico.

b) Msculos Lisos: Localizado nos vasos sangneos, vias areas e maioria dos rgos da cavidade abdmino-plvica. Ao involuntria controlada pelo sistema nervoso autnomo.

c) Msculo Estriado Cardaco: Representa a arquitetura cardaca. um msculo estriado, porm involuntrio auto ritmicidade.

Um msculo esqueltico tpico possui uma poro mdia e extremidades. A poro mdia carnosa, vermelha no vivente (vulgarmente chamada de carne) e recebe o nome de ventre muscular. No ventre muscular predominam as fibras musculares, sendo, portanto a parte ativa do msculo, isto , a parte contrtil.

As extremidades so cilindrides ou ento tm forma de fita, chamam-se tendes. Quando so laminares, recebem a denominao de aponeuroses. Tanto tendes quanto aponeurose so esbranquiadas e brilhante, muito resistentes e praticamente inextensveis. Tendes e aponeuroses, geralmente, servem para prender o msculo ao esqueleto.

A contrao do ventre muscular vai produzir um trabalho mecnico, em geral representado pelo deslocamento de um segmento do corpo. claro, pois, que o ventre muscular no se prende no esqueleto, para que possa contrair-se livremente.

As extremidades do msculo prendem-se em pelo menos dois ossos, de maneira que o msculo cruza a articulao. Ao contrair-se o ventre muscular, h um encurtamento do comprimento do msculo e consequentemente deslocamento da pea esqueltica.

a) Ventre Muscular: a poro contrtil do msculo, constituda por fibras musculares que se contraem. Constitui o corpo do msculo (poro carnosa). b) Tendo: um elemento de tecido conjuntivo, ricos em fibras colgenas e que serve para fixao do ventre, em ossos, no tecido subcutneo e em cpsulas articulares. Possuem aspecto morfolgico de fitas ou de cilindros.

c) Aponeurose: uma estrutura formada por tecido conjuntivo. Membrana que envolve grupos musculares. Geralmente apresenta-se em forma de lminas ou em leques.

d) Bainhas Tendneas: so estruturas que formam pontes ou tneis entre as superfcies sseas sobre as quais deslizam os tendes. Sua funo conter o tendo, permitindo-lhe um deslizamento fcil. e) Bolsas Sinoviais: so encontradas entre os msculos ou entre um msculo e um osso. So pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular.

a) Fscia Superficial: separa os msculos da pele. b) Fscia Muscular: uma lmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os msculos e outros rgos do corpo. c) Epimsio: a camada mais externa de tecido conjuntivo, circunda todo o msculo.

d) Perimsio: circunda grupos de 10 a 100 ou mais fibras musculares individuais, separandoas em feixes chamados fascculos. Os fascculos podem ser vistos a olho nu. e) Endomsio: um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascculo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinhos.

Sarcolema: a membrana celular da fibra muscular, consiste de uma membrana celular verdadeira, a membrana plasmtica e de uma fina camada de material polissacardico; finas fibrilas colgenas tambm esto presentes na camada mais externa do sarcolema.

Miofibrilas; Filamentos de Actina e Miosina: grandes molculas proticas polimerizadas, responsveis pela contrao muscular. Os filamentos espessos so de miosina e os finos de actina. Os filamentos de actina e miosina se interdigitam parcialmente e determinam a existncia de faixas claras e escuras alternadas nas miofibrilas.

As faixas claras que contm apenas filamentos de actina denominam-se bandas I , porque so isotrpicas luz polarizada. As faixas escuras, que contm apenas filamentos de miosina, so denominadas bandas A , porque so anisotrpicas luz polarizada.

Os filamentos de actina esto ligados membrana Z. A poro de uma miofibrila (ou de toda a fibra muscular) que se localiza entre duas membranas Z sucessivas denominase sarcmero. Quando uma fibra muscular estirada alm do seu comprimento de repouso, as extremidades dos filamentos de actina so afastadas, deixando uma rea clara no centro da banda A, denominada zona H.

Sarcoplasma: as miofibrilas esto suspensas no interior da fibra muscular numa matriz denominada sarcoplasma, que composta dos constituintes intracelulares habituais.O lquido sarcoplasmtico contm grandes quantidades de potssio, fosfato, magnsio e enzimas.

Tambm existe grande nmero de mitocndrias, que se localizam entre e paralelamente as miofibrilas, o que indica grande necessidade de ATP formado naquelas organelas para que ocorra contrao das miofibrilas.

Retculo Sarcoplasmtico: no citoplasma tambm h um amplo e difuso retculo endoplasmtico. Esse retculo apresenta uma organizao especial extremamente importante no controle da contrao muscular.

A contrao muscular ocorre por mecanismo de deslizamento de filamentos. H foras de atrao que ocorrem entre os filamentos de actina e miosina. Em condies de repouso, essas foras de atrao esto inibidas, mas quando um potencial de ao se propaga para o interior da fibra muscular, determina a liberao de grandes quantidades de ons clcio para o sarcoplasma que circunda as miofibrilas.

Esses ons clcio estavam contidos no retculo sarcoplasmtico e quando liberados no sarcoplasma, ativam as foras de atrao entre os filamentos de actina e miosina e do incio contrao. Porm, tambm necessrio energia para que ocorra o processo contrtil. Essa derivada de ligaes de alta energia do trifosfato de adenosina (ATP), que degradado a difosfato de adenosina (ADP) para fornecer a energia necessria.

a) Contrao Concntrica: o msculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendo, reduzindo o ngulo de uma articulao. Ex: Trazer um livro que estava sobre a mesa ao encontro da cabea. b) Contrao Excntrica: quando aumenta o comprimento total do msculo durante a contrao. Ex: idem anterior, porm quando recolocamos o livro sobre mesa.

c) Contrao Isomtrica: servem para estabilizar as articulaes enquanto outras so movidas. Gera tenso muscular sem realizar movimentos. responsvel pela postura e sustentao de objetos em posio fixa. Ex: idem anterior, porm quando o livro sustentado em abduo de 90.

Couro Cabeludo: Epicrnio; Temporoparietal; Glea Aponeurtica.

uma vasta lmina musculotendinosa que reveste o vrtice e as faces laterais do crnio, desde o osso occipital at a sobrancelha. formado pelo ventre occipital e pelo ventre frontal e estes so reunidos por uma extensa aponeurose intermediria: a glea aponeurtica.

Ventre Occipital Origem: 2/3 laterais da linha nucal superior do osso occipital e processo mastide. Insero: Glea aponeurtica. Inervao: Ramo auricular posterior do nervo facial. Ao: Trabalhando com o ventre frontal traciona para trs o couro cabeludo, elevando as sobrancelhas e enrugando a fronte.

Ventre Frontal Origem: No possui inseres sseas. Suas fibras so contnuas com as do prcero, corrugador e orbicular do olho. Insero: Glea aponeurtica. Inervao: Ramos temporais.

Ao: Trabalhando com o ventre occipital traciona para trs o couro cabeludo, elevando as sobrancelhas e enrugando a fronte. Agindo isoladamente, eleva as sobrancelhas de um ou de ambos os lados.

uma vasta lmina muito delgada. Origem: Fscia temporal. Insero: Borda lateral da glea aponeurtica. Inervao: Ramos temporais.

Ao: Estica o couro cabeludo e traciona para trs a pele das tmporas. Combina-se com o occipitofrontal para enrugar a fronte e ampliar os olhos (expresso de medo e horror).

Reveste a parte superior do crnio entre os ventres frontal e occipital do occipitofrontal. Origem: Protuberncia occipital externa e linha nucal suprema do osso occipital. Insero: Frontal. De cada lado recebe a insero do temporoparietal.

Inervao: O ventre frontal e temporoparietal so supridos pelos ramos temporais, e o ventre occipital, pelo ramo auricular posterior do nervo facial. Ao: Traciona para trs o couro cabeludo elevando a sobrancelha e enrugando a fronte, como uma expresso de surpresa.

Orbicular do Olho; Corrugador do Superclio.

Contorna toda a circunferncia da rbita. Divide-se em trs pores: palpebral, orbital e lacrimal. Origem: Parte nasal do osso frontal (poro orbital), processo frontal da maxila, crista lacrimal posterior (poro lacrimal) e da superfcie anterior e bordas do ligamento palpebral medial (poro palpebral).

Insero: Circunda a rbita, como um esfncter. Inervao: Ramos temporal e zigomticas do nervo facial. Ao: Fechamento ativo das plpebras.

Origem: Extremidade medial do arco superciliar . Insero: Superfcie profunda da pele.

Inervao: Ramos temporal e zigomticas do nervo facial.


Ao: Traciona a sobrancelha para baixo e medialmente, produzindo rugas verticais na fronte. Msculos da expresso de sofrimento.

Prcero Nasal (Transverso do Nariz) Depressor do Septo

Origem: Fscia que reveste a parte mais inferior do osso nasal e a parte superior da cartilagem nasal lateral. Insero: Pele da parte mais inferior da fronte entre as duas sobrancelhas. Inervao: Ramos bucais do nervo facial. Ao: Traciona para baixo o ngulo medial da sobrancelha e origina as rugas transversais sobre a raiz do nariz.

Origem: Poro Transversal - Maxila, acima e lateralmente fossa incisiva* Poro Alar - Asa do nariz.

Insero: Poro Transversal - Dorso do nariz Poro Alar - Imediaes do pice do nariz.
Inervao: Ramos bucais do nervo facial. Ao: Dilatao do nariz.

Origem: Fossa incisiva da maxila. Insero: Septo e na parte dorsal da asa do nariz. Inervao: Ramos bucais do nervo facial. Ao: Traciona para baixo as asas do nariz, estreitando as narinas.

Auricular Anterior Auricular Superior Auricular Posterior

Origem: Poro anterior da fscia na zona temporal. Insero: Salincia na frente da hlix. Inervao: Ramos temporais. Ao: Traciona o pavilho da orelha para frente e para cima.

Origem: Fscia da zona temporal. Insero: Tendo plano na parte superior da superfcie craniana do pavilho da orelha. Inervao: Ramos temporais. Ao: Traciona o pavilho da orelha para cima.

Origem: Processo mastide. Insero: Parte mais inferior da superfcie craniana da concha. Inervao: Ramo auricular posterior do nervo facial. Ao: Traciona o pavilho da orelha para trs.

Levantador do Lbio Superior Levantador do Lbio Superior e Asa do Nariz Levantador do ngulo da Boca Zigomtico Menor Zigomtico Maior RisrioDepressor do Lbio Inferior

Depressor do ngulo da Boca Mentoniano Transverso do Mento Orbicular da Boca Bucinador

Origem: Margem inferior da rbita acima do forame infra-orbital, maxila e zigomtico. Insero: Lbio superior e asa do nariz. Inervao: Ramos bucais do nervo facial. Ao: Levanta o lbio superior e leva-o um pouco para frente.

Origem: Processo frontal da maxila. Insero: Se divide em dois fascculos. Um se insere na cartilagem alar maior e na pele do nariz e o outro se prolonga no lbio superior. Inervao: Ramos bucais do nervo facial. Ao: Dilata a narina e levanta o lbio superior.

Origem: Fossa canina (maxila). Insero: ngulo da boca.

Inervao: Ramos bucais do nervo facial.


Ao: Eleva o ngulo da boca e acentua o sulco nasolabial.

Origem: Superfcie malar do osso zigomtico. Insero: Lbio superior (entre o levantador do lbio superior e o zigomtico maior). Inervao: Ramos bucais do nervo facial. Ao: Auxilia na elevao do lbio superior e acentua o sulco nasolabial.

Origem: Superfcie malar do osso zigomtico. Insero: ngulo da boca.

Inervao: Ramos bucais do nervo facial.


Ao: Traciona o ngulo da boca para trs e para cima (risada).

Origem: Fscia do masseter. Insero: Pele no ngulo da boca.

Inervao: Ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Ao: Retrai o ngulo da boca lateralmente (riso forado).

Origem: Linha oblqua da mandbula. Insero: Tegumento do lbio inferior.

Inervao: Ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Ao: Repuxa o lbio inferior diretamente para baixo e lateralmente (expresso de ironia).

Origem: Linha oblqua da mandbula. Insero: ngulo da boca.

Inervao: Ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Ao: Deprime o ngulo da boca (expresso de tristeza).

Origem: Fossa incisiva da mandbula. Insero: Tegumento do queixo.

Inervao: Ramos mandibular e bucal do nervo facial.


Ao: Eleva e projeta para fora o lbio superior e enruga a pele do queixo.

No encontrado em todos os corpos. Origem: Linha mediana logo abaixo do queixo. Insero: Fibras do depressor do ngulo da boca. Inervao: Ramos mandibular e bucal do nervo facial. Ao: Auxilia na depresso o ngulo da boca.

No encontrado em todos os corpos. Origem: Parte marginal e parte labial

Insero: Rima da boca


Inervao: Ramos bucais do nervo facial Ao: Fechamento direto dos lbios

Importante msculo acessrio na mastigao, mantendo o alimento sob a presso direta dos dentes. Origem: Superfcie externa dos processos alveolares da maxila, acima da mandbula Insero: ngulo da boca Inervao: Ramos bucais do nervo facial Ao: Deprime e comprime as bochechas contra a mandbula e maxila. Importante para assobiar e soprar

Potrebbero piacerti anche