Sei sulla pagina 1di 11

A carncia de vitaminas, chamada de Avitaminose (carncia total) ou hipovitaminose (carncia parcial), a maior causadora de cegueira em crianas nos pases

s em desenvolvimento, alm de doenas como: beribri, escorbuto, raquitismo e xeroftalmia. A carncia de vitaminas pode ser originada por:

- alteraes metablicas; - alteraes da flora intestinal; - diminuio de sua absoro pelo organismo; - reduo na ingesto de vitaminas ou - aumento de consumo.
As principais doenas causadas pela Avitaminose (algumas). - Fotofobia: falta de vitamina B2 (riboflavina); - Dermatite e atraso no crescimento: falta de vitamina B6 (piridoxina); - Problemas gastrintestinais: falta de vitamina B9 (cido flico); - Anemia perniciosa: falta de vitamina B12 (cobalamina); - Escorbuto: falta de vitamina C (cido ascrbico); - Raquitismo: falta de vitamina D (calciferol); - Distrbios neuromusculares: falta de vitamina H (biotina); - Hemorragia: falta de vitamina K (filoquinona); - Possvel aparecimento de varizes: falta de vitamina P (rutina).

O que ? A anorexia nervosa uma disfuno alimentar, caracterizada por uma rgida e insuficiente dieta alimentar (caracterizada por baixo peso corporal). A anorexia nervosa uma doena complexa, envolvendo componentes psicolgicos, fisiolgicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa chamada de anorctica. Uma pessoa anorctica pode ser tambm bulmica. A anorexia nervosa afecta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres mas tambm afecta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poder estar ligada a problemas de auto - imagem, dimorfia, dificuldade em ser aceite pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurtico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou histria de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicolgico. Sintomas: . Peso corporal 85% ou menos do nvel normal; . Prtica excessiva de actividades fsicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anorxicos vem peso onde no existe, ou seja, o anorctico pensa que tem um peso acima do normal; . Em pessoas do sexo feminino, ausncia de pelo menos trs ou mais menstruaes. A anorexia nervosa pode causar srios danos ao sistema reprodutor feminino; . Diminuio ou ausncia da lbido; nos rapazes poder ocorrer impotncia e dificuldade em atingir a maturao sexual completa, tanto a nvel fsico como emocional; . Crescimento retardado ou at paragem do mesmo, com a resultante m formao do esqueleto (pernas e braos curtos em relao ao tronco); . Descalcificao dos dentes; crie dentria; . Depresso profunda; . Tendncias suicidas; . Bulimia que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anorxicas; . Obstipao grave.

At agora, os seguintes factos tm emergido na busca das causas desse transtorno: Causas genticas/ambientais: Estudos sobre desenvolvimento de transtornos alimentares envolvendo irms gmeas tm sugerido um fundo gentico para o desenvolvimento da anorexia. Pais e mes de pacientes diagnosticadas com essa desordem possuem, relativamente a grupos de comparao da populao no selecta, nveis mais elevados de perfeccionismo e preocupao com a forma fsica. Caractersticas sociopsquicas de anorcticas: Independentemente do subtipo de anorexia desenvolvida, restritiva ou purgativa, as anorxicas possuem, relativamente a pessoas saudveis de sua idade e sexo, uma incidncia maior de transtornos de ansiedade (especialmente o transtorno obsessivo-compulsivo) e de humor. Nveis exageradamente elevados de perfeccionismo (busca por padres de conquista e realizaes notavelmente altos, necessidade de controle, intolerncia a "falhas" ou "imperfeies") so comuns, e mesmo centrais, no desenvolvimento da anorexia. A presena dessa busca por padres de perfeio transcende o desenvolvimento da doena, sendo anterior a ela e permanecendo em pacientes que j foram curadas da doena. Alguns estudos sugerem que, apesar de uma inteligncia mdia na faixa regular, as anorxicas possuem nveis mais altos de performance escolar e envolvimento acadmico, o que sugere que o perfeccionismo nelas presente no se limita a temas relacionados apenas com comida e forma corporal. Outros traos obsessivos-compulsivos, alm do perfeccionismo, so notados na infncia de anorxicas, principalmente inflexibilidade, forte adeso a regras estabelecidas, observao dos padres mantidos por autoridades, etc. Incidncia de abuso fsico ou sexual mais elevada em grupos de anorxicos; num estudo efectuado na Amrica do Norte, a presena de um histrico de abuso sexual na infncia apresentou uma forte associao com o desenvolvimento de transtornos alimentares em grupos de homens homossexuais. Tratamento: Deve-se ter duas vertentes; a no farmacolgica e a farmacolgica. Entretanto deve-se ter em mente a importncia de uma relao mdico/paciente satisfatria, uma vez que a negao pelo paciente muitas vezes presente. Dependendo do estado geral da paciente pode-se pensar em internamento para restabelecimento da sade. Correco de possveis alteraes metablicas e um plano alimentar bem definido so fundamentais. Alm disso, o tratamento tambm deve abordar o quadro psicolgico, podendo ser principalmente a terapia cognitivo/comportamental e psicoterapia individual. Em relao a abordagem farmacolgico tem-se utilizado principalmente os anti depressivos, mas que uma rea que carece de muitos resultados satisfatrios tendo em vista a multicausalidade da doena. Dessa forma, importante uma abordagem multidisciplinar, apoio da famlia e aderncia do paciente. As recadas podem acontecer, da a importncia de se ter um acompanhamento profissional por longa data.

O que ? Na bulimia nervosa, as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos (episdios de comer compulsivo ou episdios bulmicos) e, depois, utilizam mtodos compensatrios, tais como vmitos auto-induzidos, uso de laxantes e/ou diurticos e prtica de exerccios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Diferentemente da anorexia nervosa, na bulimia no h perda de peso, e assim mdicos e familiares tm dificuldade de detectar o problema. A doena ocorre mais frequentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade. O que se sente? . Ingesto compulsiva e exagerada de alimentos; . Vmitos auto-induzidos, uso de laxantes e diurticos para evitar o ganho de peso; . Alimentao excessiva, sem aumento proporcional do peso corporal; . Depresso; . Obsesso por exerccios fsicos; . Comer em segredo ou escondido dos outros. Causas Assim como na anorexia, a bulimia nervosa uma sndrome multi-determinada por uma mistura de factores biolgicos, psicolgicos, familiares e culturais. A nfase cultural na aparncia fsica pode ter um papel importante. Problemas familiares, baixa auto-estima e conflitos de identidade tambm so factores envolvidos no desencadeamento desses quadros.

Consequncias: . Sono irregular; . cido gstrico destri a proteco dos dentes; . Dores de barriga persistentes; . Obstipao; . Face inchada; . Dedos inchados; . Dificuldades de concentrao; . Leses nos msculos intestinais; . Dificuldades de raciocnio; . Depresso; . Leses no fgado; . Frio; . Ataques epilpticos; . Msculos atrofiados; . Cansao; . Morte Como se trata? A abordagem multidisciplinar a mais adequada no tratamento da bulimia nervosa e inclui psicoterapia individual ou em grupo, frmaco terapia e abordagem nutricional a nvel ambulatorial. As tcnicas cognitivo/comportamentais tm se mostrado eficazes. As medicaes anti depressivas tambm tm se mostrado eficazes no controle dos episdios bulmicos. A abordagem nutricional visa estabelecer um hbito alimentar mais saudvel, eliminando o ciclo "compulso alimentar/purgao/jejum". A orientao e/ou terapia familiar faz-se necessria uma vez que a famlia desempenha um papel muito importante na recuperao do paciente. Como se previne? Uma diminuio na nfase da aparncia fsica, tanto no aspecto cultural como familiar, pode eventualmente reduzir a incidncia desses quadros. importante fornecer informaes a respeito dos riscos de regimes rigorosos para obteno de uma silhueta "ideal", j que eles desempenham um papel fundamental no desencadeamento dos transtornos alimentares.

O que a obesidade? Obesidade, uma doena na qual a reserva natural de gordura aumenta at o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de sade e ao aumento da taxa de mortalidade. Apesar de se tratar de uma condio clnica individual, visto, cada vez mais, como um srio e crescente problema de sade pblica: excesso de peso predispe o organismo a uma srie de doena, em particular doena cardiovascular, diabetes tipo 2, apnia do sono e osteoartrite. A obesidade pode ser definida em termos absolutos e relativos. Na prtica, a obesidade avaliada em termos absolutos pelo IMC (ndice de massa corporal) e tambm pela sua distribuio na circunferncia da cintura ou pela razo entre as circunferncias da cintura e do quadril. Alm disso, a presena de obesidade deve ser avaliada enquanto factor de risco cardiovascular e outras condies mdicas que podem aumentar o risco de complicaes. IMC IMC, ou ndice de massa corporal, um mtodo simples e amplamente difundido de se medir a gordura corporal. A medida foi desenvolvida na Blgica pelo estatstico e antropometrista, Adolphe Qultelet. calculado dividindo o peso do indivduo em quilos pelo quadrado de sua altura em metros.

Causas: Estilo de vida Pesquisadores j concluram que o aumento da incidncia de obesidade em sociedades ocidentais nos ltimos 25 anos do sculo 20 teve como principais causas o consumo excessivo de nutrientes e com a falta de exerccio. Embora informaes sobre o contedo nutricional dos alimentos esteja bastante disponvel nas embalagens dos alimentos; na internet; em consultrios mdicos e nas escolas, evidente que o consumo excessivo de alimentos continua sendo um problema. Porm, a dieta, por si s, no explica o significativo aumento nas taxas de obesidade em boa parte do mundo industrializado nos anos recentes. Um estilo de vida cada vez mais sedentrio teve um papel importante. Outros factores que podem ter contribudo para esse aumento ainda que sua ligao directa com a obesidade no seja to bem estabelecida o stress da vida moderna e sono insuficiente. Gentica Como tantas condies mdicas, o desequilbrio metablico que resulta da obesidade fruto da combinao tanto de factores ambientais quanto genticos. Polimorfismos em diversos genes que controlam apetite e metabolismo predispem obesidade, mas a condio requer a disponibilidade de calorias em quantidade suficiente, e talvez outros factores, para se desenvolver plenamente. Diversas condies genticas que tm a obesidade como sintoma j foram identificadas, mas mutaes genticas s foram identificadas em cerca de 5% das pessoas obesas. Embora acredite-se que grande parte dos genes causadores estejam por ser identificados, provvel que boa parte da obesidade resulte da interaco entre diversos genes e que factores no genticos tambm sejam importantes. Doenas Determinadas doenas fsicas e mentais e algumas substncias farmacuticas podem predispor obesidade. Alm da cura dessas situaes poder diminuir a obesidade a presena de sobrepeso pode agravar a gesto de outras. Males fsicos que aumentam o risco de desenvolvimento de obesidade incluem diversas sndromes congnitas, hipotiroidismo, Sndrome de Cushing e deficincia de hormonas do crescimento. Certas enfermidades psicolgicas tambm podem aumentar o risco de desenvolvimento de obesidade, especificamente disfunes alimentares como bulimia nervosa.

Tratamento O principal tratamento para obesidade a reduo da gordura corporal por meio de adequao da dieta e aumento do exerccio fsico. Programas de dieta e exerccio produzem perda mdia de aproximadamente 8% da massa total (excluindo os que no concluem os programas). Nem todos ficam satisfeitos com esses resultados, mas at a perda de 5% da massa podem contribuir significativamente para a sade. Mais difcil do que perder peso, manter o peso reduzido. Entre oitenta e cinco e noventa e cinco por cento daqueles que perdem 10% ou mais de sua massa corporal, recuperam todo o peso perdido em dois a cinco anos. O corpo tem sistemas que mantm sua homeostase em certos pontos fixos, incluindo o peso.

No basta comer, necessrio comer bem. A alimentao desequilibrada, por carncia ou excesso, leva ao aparecimento de vrias doenas. Todos os alimentos tm importncia no bom funcionamento do organismo. Corpo so, mente s.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anorexia_n ervosa http://pt.wikipedia.org/wiki/Bulimia http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Avitaminos e http://www.saudenainternet.com.br/por tal_saude/avitaminose.php

Potrebbero piacerti anche