Sei sulla pagina 1di 20

Mtodos de Investigao da Terra

Gravimetria
O campo de gravidade terrestre fornece importantes informaes sobre a distribuio de massa do planeta. Estruturas com diferentes densidades no interior terrestre causam modificao no campo de gravidade; estas variaes so muito pequenas, mas possveis de serem medidas por equipamentos muito sensveis denominados gravmetros.

Princpios do mtodo gravimtrico


- Medio da acelerao da gravidade com gravmetros. Preciso melhor que 1 mGal (1 Gal = 1 cm/s2). [gIAG = 978.638,08 mGal]
-

Comparao com valores de acelerao associados a um modelo que melhor represente a Terra.

- A diferena entre o valor observado e o valor terico a anomalia gravimtrica.

Princpios do mtodo gravimtrico


-

Considerar a diferena de altitude entre o ponto de medio e o nvel de referncia; anomalia ar-livre.

Princpios do mtodo gravimtrico


-

Considerar a diferena de massa entre o ponto de medio e o nvel de referncia; anomalia Bouguer.

Princpios do mtodo gravimtrico


-

Considerar a compensao isosttica das massas topogrficas; anomalia isosttica.

- Anlise das anomalias: indicao da distribuio de massa em subsuperfcie e dos processos genticos que originam as estruturas observadas.

Aplicaes do mtodo gravimtrico


- Delimitao e modelagem de estruturas crustais (craton, bacias, faixas de dobramentos, falhas, etc.).

Aplicaes do mtodo gravimtrico


- Identificao e modelagem de zonas de fraturas ocenicas (uso extensivo de dados de altimetria por satlite e Geofsica marinha).

Aplicaes do mtodo gravimtrico


-

Auxiliar na busca de recursos minerais (petrleo, minrios, carvo, gua subterrnea, etc.);

Geotecnia: alocao de poos, identificao de fraturas em subsuperfcie, busca de estruturas enterradas.

- Determinao do campo de gravidade para fins de navegao (satlite, embarcaes, etc.).

Mtodos Geofsicos de Investigao: A cratera de Chicxulub


Exemplo de aplicaes: Cratera de impacto de Chicxulub, proposta como sendo resultado do evento de extino em massa do perodo K-T

Investigao da cratera de Chicxulub


Seo geolgica onde se pode encontrar a fronteira K-T, no Texas. Os depsitos de sedimentos grosseiros, com clastos podendo atingir 1m, esto sob uma camada fina de sedimentos finos que apresentam anomalias de irdio, ouro, arsnico, antimnio e selnio.

Investigao da cratera de Chicxulub


A presena de tectitos alterados produzidos pelo impacto em Chicxulub indicativa de uma grande coliso. As marcas na escala inferior esto espaadas a cada milmetro.

Investigao da cratera de Chicxulub


Tectitos inalterados (em cor marrom na imagem) e parcialmente alterados (amarelo e mbar) encontrados na camada K-T em Mimbral, Mxico.

Investigao da cratera de Chicxulub


A presena de gros de quartzo mostrando evidncias de ondas de choque (aqui temos pelo menos 8 ondas distintas, representadas pelas cores) conclusiva quanto ao impacto.

O gro de quartzo aqui fotografado possui dimenso de 0,32 mm.

Investigao da cratera de Chicxulub


Hiptese: choque de um meteoride, h 65 milhes de anos, proveniente de um cometa ou asteride, que teria levado extino de 70% das formas de vida na Terra. O corpo deveria ter de 6 a 15 km de dimetro.

Investigao da cratera de Chicxulub


A cratera estaria submersa, (1600 m de profundidade) inicialmente inacessvel observao direta, sem uma expresso topogrfica acentuada que permitisse sua imediata identificao. Alguns indcios geolgicos existem na regio, como anomalia de irdio, presena de tectitos, gros de quartzo muito deformados, estruturas de quartzo formadas a altssimas presses. Se pensarmos no evento causador da cratera, deveramos esperar que ela se constitusse em uma feio aprox. circular no embasamento rochoso, que foi preenchida por sedimentos aps o impacto, devendo portanto, gerar uma anomalia gravimtrica negativa (os sedimentos que preencheriam a cratera tm densidade menor do que as rochas que os alojam).

Investigao da cratera de Chicxulub


A determinao do padro gravimtrico da regio mostra um baixo associado cratera, visto aqui com o gradiente da anomalia superposto, para melhor identificar as bordas das feies.

Escala de cores: roxo e vermelho indicam valores elevados; amarelo, verde e azul, valores baixos de anomalia gravimtrica.

A cratera de Chicxulub

Investigao da cratera de Chicxulub

O gradiente da anomalia Bouguer, indicando as regies de maior variao da grandeza, permite melhor identificar as bordas das feies. A cratera apresenta 200 a 300 km de extenso.

Investigao da cratera de Chicxulub


Visualizao em 3D da anomalia gravimtrica negativa em Chicxulub. A figura est orientada com o Norte apontando para cima.

Investigao da cratera de Chicxulub


A investigao ssmica permite obter um padro similar ao da anomalia gravimtrica. A parte inferior da figura representa o Norte. Estamos olhando, assim, do mar para o continente.

Potrebbero piacerti anche