Sei sulla pagina 1di 18

Sistema endcrino

O que ?
o conjunto de glndulas endcrinas, que produzem hormnios, que so secretados no interior de capilares (sanguneos).

Os hormnios so mensageiros qumicos que influenciam ou controlam as atividades de outros tecidos ou rgos. A maioria dos hormnios transportada pelo sangue a outras partes do corpo, exercendo efeitos em tecidos mais distantes.

Existem diferenas entre genro?

Qual a importncia???

Principais glndulas endcrinas


1 Hipfise 2 Glndula Tireide 3 Glndulas Paratireides 4 Glndulas Supra-renais 5 Pncreas 6 Gnadas (Ovrios e Testculos) 7 Timo 8 Glndula Pineal

Hipfise
localizada abaixo do hipotlamo, na fossa hipofisria. Ela possui duas partes: uma anterior, a adenohipfise, e outra posterior, a neurohipfise. *A hipfise secreta oito hormnios, ou seja, participa em quase todas as reaes do corpo.

Adenohipfise
composta de tecido epitelial glandular e altamente vascular. Sintetiza e libera pelo menos oito hormnios importantes: -Somatotrofina (STH) Envolvida no controle do crescimento do corpo; estimula a multiplicao celular e o desenvolvimento de tecidos. - Mamotrofina (LTH) Estimula o crescimento e a secreo da mama feminina; - Adrenocorticotrofina (ACTH) Controla a secreo de alguns hormnios corticais da glndula supra-renal; -Tirotrofina (TSH) Estimula a atividade da glndula tireide;

-Hormnio estimulador do folculo (FSH) Crescimento e a secreo de estrgenos nos folculos do ovrio, produo de testosterona e a espermatognese nos testculos. -Hormnio das clulas intersticiais (ICSH) Ativa a secreo de andrgenos atravs do testculo; -Hormnio Luteinizante (LH) Induz a secreo de progesterona pelo corpo lteo, ovulao. - Hormnio estimulador de melancitos (MSH) Aumenta a pigmentao cutnea.

Neurohipfise
Sua poro posterior composta por tecido nervoso. Os hormnios so produzidos nos hipotlamo e os impulsos nervosos para esta regio estimulam sua liberao da neurohipfise.

Sintetiza dois hormnios: -Vasopressina (ADH) antidiurtico, que controla a absoro de gua atravs do tbulos renais, controlando o equilbrio hdrico do organismo. -Ocitocina A ocitocina atua no tero e promove as contraes do parto; nas glndulas mamrias, estimula a secreo do leite. O ADH

Tireide
Localizada na regio ntero-inferior do pescoo, nterolateralmente traquia e logo abaixo da laringe, entre a quinta vrtebra cervical e a primeira vrtebra torcica.

A tireide composta por unidades secretoras chamadas folculos. Estas secretam e armazenam dois hormnios tireoideanos: - Triiodotironina (T3) - Tetraiodotironina (T4 ou tiroxina) alteraes nos nveis de TSH causam hipo ou hipertiroidismo. No primeiro, h diminuio do metabolismo, com ganho de peso, cansao etc. No segundo aumenta o metabolismo, Fc, perda de peso etc. T3 provavelmente o estimulador principal do ritmo metablico da clula, com ao muito poderosa e imediata, enquanto a T4 poderosa, porm menos rpida. As glndulas parafoliculares secretam: -Calcitonina que regula o metabolismo de clcio, principalmente suprindo a reabsoro ssea.

Glndulas paratireides
situadas entre as margens do lobo posterior da glndula tireide e sua cpsula. Geralmente existem duas de cada lado, superior e inferior. secretam o hormnio paratireideo (PTH) - est relacionado com o controle do nvel e da distribuio de clcio e fsforo. O PTH atua em trs rgos-alvo ossos, trato digestrio (intestino) rins. *O efeito do PTH o aumento dos nveis plasmticos de clcio e a diminuio dos nveis plasmticos de fosfato.

Pncreas
um rgo alongado que se situa transversalmente na parte superior do abdome, estendo-se do duodeno at o bao. As clulas que produzem esses hormnios so denominadas ilhotas pancreticas (Langerhans) secreta dois hormnios: a insulina glucagon

A insulina diminui os nveis de glicose atravs -Aumento do transporte de glicose do sangue para o interior das clulas; -Estimula as clulas a queimarem glicose como combustvel. A insulina o nico hormnio que diminui a glicose sangunea.

Ao do glucagon aumenta a glicose sangunea - estimulando a converso de glicognio em glicose no fgado; - estimulando a converso de protenas em glicose.

Exerccios 1- Defina hormnios. 2- Diferencie o funcionamento do sistema nervoso do sistema endcrino, considerando que ambos so responsveis pelas funes do corpo. 3- Todos os rgos respondem todos os hormnios? Justifique.

4- Qual a glndula associada ao metabolismo que, em caso deficincia, est altamente ligada as alteraes da massa corporal? 5- Em relao ao exerccio, qual glndula est diretamente ligada a disponibilidade de nutriente para a clula? 6- Quais os responsveis pelo aumento e diminuio da glicose circulante?

Potrebbero piacerti anche