Sei sulla pagina 1di 15

PENAS PRIVATIVAS DE LIBERDADE (ART.

33)
Prof. Priscila Tagliari

RECLUSO Crimes mais graves

DETENO Crimes menos graves

Regimes: Fechado Semi-Aberto Regimes: Semi-Aberto - Aberto - Aberto Medida de segurana: detentiva internao OBS: sempre inicialmente fechado, nunca integralmente fechado Fiana: no pode conceder Medida de segurana: ambulatorial OBS: S vai para o regime fechado se constatar insatisfatrio regresso Fiana: pode conceder art. 322, CPP.

Ptrio Poder: perde a capacidade. Ptrio Poder: no perde a capacidade.

RECLUSO
Penas Reincidente NoReincidente FECHADO

DETENO
Reincidente NoReincidente

Superior a 8 FECHADO anos

SEMI-ABERTO SEMIABERTO

Igual ou inferior a 8 anos e superior a 4

FECHADO

SEMIABERTO*

SEMI-ABERTO SEMIABERTO

FECHADO OU SEMIsuperior a 4 ABERTO* anos No

ABERTO*

SEMI-ABERTO ABERTO*

*Se as circunstancias judiciais forem favorveis

PROGRESSO DE REGIME

1830 1 sistema, Filadlfia: isolamento total e contnuo; EUA - Sistema Aubum: trabalho durante o dia e isolamento noturno 1840 Sistema Progressivo Inglaterra: 3 estgios de cumprimento baseado no comportamento. (gradualmente se concedia o benefcio. 1940 - adotou-se o sistema progressivo do cumprimento da pena no BR. Art. 332 CP.

REGIME FECHADO (ART. 34)


Crimes

graves; Regime mais rigoroso; Cumprimento em estabelecimentos prisionais de segurana mxima ou mdia Penitencirias; Para condenados reincidentes; Pena superior a 8 anos; Trabalhar dentro do estabelecimento prisional; Recolhido ao isolamento noturno.

REGIME SEMI-ABERTO - (ART. 35)


Regime intermedirio; Cumprimento em colnias agrcolas, industriais ou estabelecimento similar; No tem isolamento noturno; Ru primrio; Pena superior a 4 e inferior a 8 anos; Trabalho externo; Freqncia em cursos supletivos e profissionalizantes Juiz pode na sentena conceder o trabalho externo ou o juiz da execuo antes do recolhimento; A direo pode conceder, mas tem que ter cumprido 1/6 da pena.

REGIME ABERTO (ART. 36)


Autodisciplina

e responsabilidade; Recolhido somente no perodo noturno e dias de folga; Casas de albergado; Deve trabalhar ou freqentar cursos; Ru primrio; Pena de 4 anos ou inferior; Possvel o cumprimento da priso domiciliar; Convvio social ajuda na ressocializao.

REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO


No

regime uma sano disciplinar ao preso; Lei n. 10.792/03 - LEP art. 53, V; Durao mxima de 360 dias prorrogveis e at 1/6 da pena; Cela individual; Visita semanais de 2 pessoas + crianas com durao de 2 horas; 2 horas de banho de sol.

PRISO DOMICILIAR (ART. 117 LEP)


Gnero

aberto; + de 70 anos; Doena grave; Filho menor, doente mental e fsico; Gestante; No havendo casa de albergado para o regime aberto, aplica-se a priso domiciliar.

PROGRESSO DE REGIME REQUISITOS: (ART. 33, 2 E ART. 112 LEP)


1/6

da pena; Mrito do condenado; Reparao do dano nos crimes contra a Administrao; Exame criminolgico. Falta grave o prazo para a progresso contado a partir de 1/6 da data da falta; Fuga o praz o para a progresso contado a partir de 1/6 da data da captura.

REGRESSO (ART. 118 DA LEP)


Transferir

o preso para um regime mais

rigoroso; Caso cometa:


crime doloso; falta grave (LEP art. 50); nova condenao (pena incabvel para o regime atual); no pagamento de multa.

DETRAO (ART. 42)


Permite-se

descontar, na pena ou MS, o tempo de priso ou de internao que o condenado cumpriu antes da condenao; provisria (garantia da ordem pblica regularidade de instruo aplicao da lei penal).

Priso

TRABALHO DO PRESO (ART. 39 E ART. 28 E 29 LEP)


Jornada

no inferior a 6 e superior a 8 horas

dirias; Repouso - domingos e feriados; Remunerao - no inferior a 3/4 do salrio mnimo; Benefcios da previdncia aposentadoria; Destino da remunerao:

Indenizao do dano do crime; Assistncia a famlia; Despesas; Ressarcir o Estado; Restante depositado na poupana.

REMIO PELO TRABALHO (ART. 126 LEP)


Cada

3 dias de trabalho por 1 dia da pena; Se punido com falta grave perde o tempo remido; Documento comprovando o tempo; Serve para tudo, progresso de regime, livramento condicional; Depende da deciso judicial para reconhecer; Por analogia o estudo tambm vlido; Limite de 1/3 da pena.

FECHADO
Local de cumprimento Estabelecimento de segurana mxima ou mnima Obrigatrio (no inicio da pena) Interno ou Externo Possvel

SEMI-ABERTO
Colnia penal agrcola ou industrial Facultativo (no incio da pena) Interno ou Externo Possvel

ABERTO
Casa de albergado ou estabelecimento adequado Desnecessrio

Exame criminolgico Trabalho

Pressuposto

Remio

Impossvel

Autorizao de sada

Permisso de sada

Permisso de sada ou sada temporria

Permisso de sada ou sada temporria

Potrebbero piacerti anche