Sei sulla pagina 1di 64

Construo civil

a alterao no meio ou em algum de seus componentes por determinada ao ou atividade.

Com a intensa urbanizao e industrializao das cidades, intensificadas a partir da dcada de 70 e 80, nota-se que houve um crescimento do consumo, causando uma gerao descontrolada de resduos. A disposio inadequada desses resduos tem gerado srios problemas de degradao do meio ambiente, causam impactos ambientais e sociais, a respeito de serem necessrios para atender as necessidades da populao.

Em decorrncia do intenso processo de urbanizao sem o devido planejamento, as cidades passam a conviver com um problema cada vez mais srio para o bem estar de seus habitantes: a degradao ambiental e impactos sociais em funo da necessidade de melhorias nos bairros e projetos que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida para a comunidade.

Como instrumentos de preveno aos danos ambientais, tm-se a Avaliao de Impacto Ambiental (AIA), o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA) e o Plano de Controle Ambiental (PCA).

O AIA um instrumento de poltica ambiental formado por um conjunto de procedimentos capaz de assegurar, desde o incio do processo, que se faa um exame sistemtico dos impactos ambientais de uma ao proposta (projeto, programa, plano ou poltica) e de suas alternativas, que os resultados sejam apresentados de forma adequada ao pblico e aos responsveis pela tomada de deciso, e por eles devidamente considerados

O EIA um dos instrumentos de avaliao de impacto ambiental. No Brasil foi institudo dentro da poltica nacional do meio ambiente PNMA , atravs da resoluo do Conselho Nacional de Meio Ambiente - CONAMA N. 001/86, de 23 de janeiro de 1986. Trata-se da execuo de tarefas tcnicas e cientficas destinadas a analisar, sistematicamente, as consequncias da implantao de um projeto no meio ambiente.

O RIMA trata-se de um documento que dever conter todas as informaes tcnicas descritas no EIA, em linguagem acessvel ao pblico, ilustradas por mapas com escalas adequadas, quadros e demais tcnicas de comunicao visual, de modo que as possveis consequncias ambientais do projeto possam ser perfeitamente compreendidas.

O PCA um plano elaborado para propor aes e medidas minimizadoras, compensatrias e potencializadas aos impactos ambientais prognosticados pelo Estudo de Impacto Ambiental EIA (AMBIENTE BRASIL).

A cidade de Uberlndia - MG um exemplo desse desenvolvimento, onde houve um intenso xodo rural, alm da migrao de habitantes dos municpios vizinhos em busca de melhores condies de vida. Com isso, ocorreu a partir da dcada de 1970.

Como se observa, a cidade de Uberlndia, devido a sua expanso desde a dcada de 1970, passou a ser considerado como um dos melhores em termos de emprego e de fixao de empresas na rea de comrcio e indstria. Hoje, a cidade considerada uma das mais desenvolvidas do Tringulo Mineiro e Alto Paranaba, e, tambm, um dos maiores centros atacadistas do pas.

Os empreendimentos da construo civil so atualmente um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente.

As atividades relacionadas construo, operao e demolio de edifcios promovem a degradao ambiental atravs do consumo excessivo de recursos naturais e da gerao de resduos

A necessidade de minimizao dos impactos ambientais gerados pelas edificaes e a difuso dos conceitos de desenvolvimento sustentvel levaram o setor a buscar construes com melhor desempenho ambiental.

A CONSTITUIO FEDERAL DE 1988.

Todas as pessoas tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, devendo o poder pblico defende-lo e preserv-lo para o uso da populao presente e futura, assim como tambm restaurar os processos ecolgicos fundamentais e propiciar o manejo ecolgico das espcies e ecossistemas (Constituio Federal, 1988, Captulo VI do Meio Ambiente, artigo 225).

Resoluo n. 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA, 2002) - estabelece diretrizes, critrios e procedimentos para a gesto de resduos da construo, classificando-os em quatro diferentes classes:

Classe A resduos reutilizveis ou reciclveis como agregados (tijolo, concreto, etc);

Classe B resduos reutilizveis/reciclveis para outras indstrias (plstico, papel, etc);

Classe C resduos para os quais no foram desenvolvidas tecnologias viveis que permitam sua reciclagem (gesso e outros)

Classe D resduos perigosos (tintas, solventes, etc), ou contaminados (de clnicas radiolgicas, instalaes industriais e outros).

No brasil, a construo civil responsvel pelo consumo de aproximadamente.

40% da energia produzida.

40% dos recursos naturais.

34% da agua consumida.

55% de madeira no certificada.

E responsvel pela produo 67% da massa total de resduos slidos urbanos.

A construo de edificaes, especialmente a vertical, um setor da indstria da construo civil que gera uma srie de aspectos ambientais como: desperdcio de materiais; lanamento no monitorado; descarte de recurso renovvel; impermeabilizao do solo; uso da via pblica; supresso da vegetao; rebaixamento do lenol fretico; remoo de edificaes; impermeabilizao do solo; lanamento de fragmentos; emisso de material particulado; consumo e desperdcio de gua; consumo e desperdcio de energia eltrica em todas as fases e etapas do ciclo de vida.

Em grande parte, a matria-prima empregada na construo civil obtida atravs da extrao de recursos naturais como areia, cimento, agregados, madeira e ao.
O volume de matria-prima consumida na produo de edifcios elevado e crescente.

As indstrias que fornecem os elementos utilizados pela construo civil de edificaes, tais como: ao, alumnio, cimento, cal, tijolos, telhas, pisos e azulejos cermicos tambm tm significativa participao na gerao dos impactos ao meio ambiente. A extrao das matrias-primas reduz suas quantidades e o processo de fabricao dos materiais produz poluio.

Quanto ocupao e ao uso do solo, as altas taxas de ocupao do terreno diminuem as reas verdes e permeveis e propiciam enchentes. Os servios de terraplanagem alteram o perfil natural do terreno, desviam o escoamento natural das guas superficiais, reduzem a vegetao nativa, alm de polurem os rios devido ao carreamento.

Preservar o perfil natural do terreno, em projeto seria o ideal. A prtica contnua de terraplanagem pode gerar retiradas e aterros de grandes volumes de barro, alm da retirada de vegetao nativa. Os movimentos de terra alteram o perfil natural do terreno e o escoamento das guas superficiais, podendo at descaracterizar o entorno.

CONSTRUO SUSTENTVEL

significa que os princpios do desenvolvimento sustentvel so aplicados ao ciclo de vida dos empreendimentos que fazem parte do ambiente construdo, desde a extrao e beneficiamento da matria prima, passando pelo planejamento, projeto e construo das edificaes e obras de infraestrutura, at a sua demolio e gerenciamento dos entulhos, em intensidades que variam segundo suas especificidades.

Escora

metlicas Estrutura metlica Construo a seco Pregos coletados por um ima Sacaria contaminada Papel/papelo Metal

Plstico

Entulho

para agregado Transporte e armazenamento de material. Qualidade do material Reutilizao das madeiras como fonte de energtica. Capacitao e sensibilizao.

CONCLUSO

A construo civil de edificaes necessita de novos procedimentos, ambientalmente mais corretos, especialmente os que reduzem os consumos e a gerao de resduos. Considerar a varivel ambiental j na etapa do projeto arquitetnico fundamental, pois determina os demais projetos complementares e as fases seguintes de uma edificao..

Como a construo de edificaes usa produtos, em sua maioria, fabricados por terceiros, esses fornecedores tero, alm dos empreendedores, grande responsabilidade em garantir a qualidade total, apoiados no desenvolvimento tecnolgico, na normalizao, na certificao ambiental e na eficincia ambiental da edificao.

Potrebbero piacerti anche