Sei sulla pagina 1di 15

OS TEMPOS MODERNOS

do historiador de corte ao erudito

Contexto complexo do perodo

Guerra dos Cem Anos. Sculo XV: ampliao do pblico para a histria: histria como razo de orgulho e de esperana. - orgulho nacional nascente (das naes modernas que se firmam). - Renovao intelectual no Renascimento desenvolvimento da pesquisa histrica pelos historiadores reflexo sobre o fazer dos historiadores construo de um mtodo crtico erudito.

Esse vigor novo da Histria ser freqente at o sculo XVII, quando vai ocorrer um embate entre essa perspectiva crtica e erudita com uma corrente narrativa e moralista.

Sculo XV

crnicas narrativas de proezas e atos hericos de vrios personagens, principalmente de santos.

- crnicas: marcadas pela busca de qualidade literria e no pela crtica ao fato. - importncia dos fatos pitorescos e hericos.

Sculos XV e XVI

incorporao de novos personagens pelas crnicas, principalmente polticos, mas continuam primando pela busca de qualidade literria e no pela crtica ao fato. surge tambm, nesse momento o cronista de Corte, autor de memrias histricas de homens de Corte fatos pitorescos e hericos perdem importncia, mas essa histria continua valorosa, buscando, principalmente, as diversas causas dos fatos.

Nascimento de uma Histria moderna: elementos importantes.

Mudana de pblico: deixa de ser apenas o clero e poucos leigos eruditos e amplia-se no sentido de uma burguesia que freqenta universidades e conhece a cultura clssica.
Entusiasmo do humanismo renascentista pela Histria: estimula um envolvimento de uma nobreza togada pela produo de textos e pela edio de livros.

elementos...

Contexto poltico novo: fundamentao renovada dos Estados monrquicos, a partir do sculo XVI cria uma nova preocupao temtica para os historiadores, em sua maioria, funcionrios desses prprios estados. Novas buscas intelectuais: Humanismo interessa-se pela busca de antiguidade das naes. Esse interesse reforado por um novo tipo de sentimento coletivo: um patriotismo crtico interpretaes correntes e apegado uma idia de continuidade da histria das naes.

elementos ...

Protestantismo: estimula uma crtica a interpretaes correntes e busca a valorizao de documentos originais.

Grandes descobrimentos: laicizao da histria pelo interesse em conhecer histrias de novos lugares, com tendncia a questionar as interpretaes eclesisticas da histria ocidental.

Histria Moderna do sculo XVI

Preocupada em referenciar a base documental. Documento prova da interpretao do historiador. Influncia dos juristas (citaes) e dos fillogos (provas documentais da origem das lnguas). Busca de origens que no necessariamente esto na Antiguidade Clssica. Construo de um mtodo.

Um exemplo: Jean Bodin (15301596)

Methodus ad facilem historiarum cognitionem (Mtodo para uma fcil compreenso da histria) A Histria explica as aes dos homens que vivem em sociedade A histria, para ele, no para ser feita por telogos (que devem se ocupar da histria sagrada), mas pelos sbios (que devem construir uma histria natural). Preocupa-se com uma histria universal: com marcos gerais que para ele devem seguir a ordem: caldeus, assrios, fencios, egpcios, hebreus, medos, persas, hindus, citas, gregos, italianos, celtas, germanos, rabes, turcos, trtaros, moscovitas, americanos, africanos, populaes das ndias. A perspectiva comparativa elemento essencial nesse mtodo de Bodin.

Sculo XVII

O grande sculo da Cincia Moderna desinteressase pela Histria.

Sculo XVII

Histria a servio da monarquia absoluta. Ao invs de se preocupar com a origem das naes, passa a ser celebrativa dos monarcas, a servir ao ideal monrquico. Valor das cincias naturais e das proposies metodolgicas para a busca de conhecimento nesta rea.

Da Histria de Corte Histria erudita


Quais foram as diferenas entre os povos, gauleses, romanos e germanos? Quando e como e por quem a religio crist entrou, foi recebida, aumentada, debatida e se manteve na Glia? Qual era a nobreza, sua autoridade, poder exerccio, deveres e funes entre todas essas naes? Por que leis, costumes, formas de viver, de justia e polcia, tanto na paz como na guerra, esses povos se mantinham sob a deplorvel pacincia de nossos velhos pais?
Henri Voisin Lancelot de La Popelinire (1541-1608) Lide de lhistoire accomplie.

[...] por esta sucesso que

nenhuma heresia, nenhuma seita, nenhuma outra sociedade, a no ser a Igreja de Deus, pde acontecer.
Jacques Bnigne Bossuet (1627-1704) Discurso sobre a Histria universal.

A verdadeira piedade no gosta seno do que se baseia na verdade.


Dom Mabillon (1632-1701) De re diplomtica.

Potrebbero piacerti anche