Sei sulla pagina 1di 92

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Geocincias

Grafias do lugar e do no -lugar:


Um estudo exploratrio sobre os sentidos da sala de aula para adolescentes/estudantes
lida Anglica Alves Leal Trabalho apresentado na disciplina Geografia Aplicada A, do Curso de Geografia da UFMG, sob a orientao da Professora Ins Assuno de Castro Teixeira e avaliada pelos professores Ana Maria Simes Coelho e Jos Antnio Souza de Deus

Apresentao /Introduo
- No somos ns que escolhemos o tema que vamos pesquisar, mas sim o

tema que nos escolhe. - Sala de aula : afinal, que lugar esse?

- 1980: Mudana de paradigmas; superao de determinismos sociais e da dicotomia sujeito-objeto antes constatada pelas anlises macroestruturais, unidimensionais, institudas, anlises incompletas, generalistas. Nova perspectiva de anlise da realidade escolar como uma construo scio-histrica e cultural; fazer cotidiano e cultura escolar; sujeito atuante, dimenso instituinte.
- DUBET (2000, p.20): ficcin pedaggica, segn la qual la escuela se diriga ms a los alumnos, a sujetos de conocimiento, de saber y de razn y no a nios y adolescentes, sujetos singulares portadores de pasiones y particularismos sociales.

2 possveis caminhos para a investigao


1) Relao professor-aluno (prprojeto inicial Por entre aceitaes, conflitos e repulsas: Um estudo exploratrio sobre as relaes entre sujeitos scio-culturais na sala de aula , psicologia/ psicanlise, tempo de pesquisa escasso, incmodo com pesquisas dedicadas somente compreenso do professor)

2) Estudo sobre os adolescentes/estudantes (escolhida mesmo cientes da limitao de tal opo e incompletude do estudo). Pensar os jovens alunos no significa, tambm, pensar a escola, a docncia e o malestar que extrapola as salas de aula? (ARROYO, 2003)

- Ser que a sala de aula um dos lugares onde habita o pensamento? Se for... Quero procurar pelas relaes que nela acontecem. Procurar pelos sentidos, esses teceles que relacionam pessoas, objetos e smbolos. (Adriano Taveira ) - Palavra lugar: utilizao feita, quase sempre, de maneira ingnua (extenso, rea, ambiente, localizao) , dispensando uma reflexo terica. - Uma vez que as cincias humanas se debruaram, ao longo de sua construo terico-epistemolgica, na investigao da categoria lugar, no haveria a uma possibilidade, um gancho para a construo de novas formas de compreender a sala de aula? Quais conceitos e abordagens de lugar poderiam servir de baliza para auxiliar na compreenso da sala de aula? Quais seriam seus desdobramentos sobre as questes aqui formuladas?

Objetivos
- A partir dos sentidos que a sala de aula tem para os jovens alunos, fornecer novos elementos para sua compreenso ao abord-la como um lugar, usando esta categoria como guia terico. - At que ponto os sentidos que os alunos atribuem sala de aula auxiliam na sua configurao enquanto um lugar? Em que momentos a sala de aula configura-se como um lugar para os jovens alunos? - A partir do que TUAN (1980) denominou topofilia (afeio pelo lugar) e topofobia (averso ao lugar) e das anlises de AUG (1994), caminhamos em direo a uma hiptese: uma vez que a topofobia pode significar sentimentos extremos de averso, depresso, angstia e desafeto com o lugar, a sala de aula no poderia ser considerada como um no-lugar para esses adolescentes/alunos? Em que momentos a exacerbao dos sentimentos topofbicos pode resvalar para um no-lugar? O que pode propiciar tal sentimento de no-pertencimento, na viso dos jovens alunos?

Justificativa
- ARROYO (2004, p.11), estamos em um momento em que fica mais evidente que as metforas da pedagogia no do conta da infncia, adolescncia e juventude reais que freqentam as salas de aula.. As teorias vigentes no conseguem explicar a sala de aula, diante das supercrises supermodernas que nos produzem e que, ao mesmo tempo, so por ns produzidas. Diante disso, nos apegaremos a metforas e teorias que esto se mostrando inadequadas e limitadas ou partiremos em busca de novas possibilidades? Preferimos seguir a segunda opo. - Recorte ainda insuficientemente explorado na investigao educacional. Pretendemos fornecer novos elementos para a compreenso da realidade que se (re)produz na sala de aula. Ademais, nossa incurso por tais caminhos de investigao se justifica por se tratar de uma proposta diferenciada em meio a muitas pesquisas na rea educacional que apenas citam a sala de aula como um lugar sem problematizar e aprofundar o significado deste conceito a partir de um campo do conhecimento que tenha se dedicado sua investigao terico-metodolgica.

Metodologia
Primeira parte - Observao de uma sala de aula de 8 srie (novos olhares sobre a escola, rede pblica, facilidade de acesso, interesse da escola em participar, fase especfica da vida, escolha aleatria devido aos esteretipos) - Atividade durante um horrio vago: o que a sala de aula significa pra mim? (medo que as informaes fossem entregues professora ou diretora, representaes sobre a sala de aula) A sala de aula para mim significa o lugar que eu freqento todos os dias para estudar, aprender mais e, s vezes, conversar e trocar idias com meus colegas. A sala de aula como se fosse uma segunda casa para mim, aqui eu aprendo e, nas horas certas, me divirto. (Estudante de 8 srie de uma Escola municipal de Contagem) Segunda parte - Levantamento em site de relacionamentos da Internet (www.orkut.com) . No site, no verificamos o medo em relatar grande parte dos sentidos que a sala de aula tem para os jovens alunos (annimos, falas dos internautas-estudantes)

Viva a liberdade de expresso!

www.orkut.com/community.aspx?cmm=5433783, Acessado em: 17/12/2006

- Banalidades e brincadeiras; grande parte dos assuntos podem ser amplamente verificados na realidade da sala de aula e confirmados pelos sujeitos que a freqentam. Materiais utilizados como um suporte nas nossas anlises, de forma a corroborar dados que tenham surgido durante as nossas observaes em sala de aula ou menes que aparecem de forma estereotipada nos materiais produzidos pelos estudantes. Relatos explicitados de modo que possibilitam entender com mais clareza os possveis sentidos que a sala de aula e o que nela acontece tm para os jovens alunos.
- Dados originam-se de unidades sociolgicas distintas, que tentamos explicitar os limites e possibilidades de sua utilizao para a reflexo sobre a sala de aula. Sala de aula apenas uma; cada sala de aula nica, com textos e contextos nicos. Observaes ocorridas em perodos especficos, minha presena em sala de aula influenciou atitudes docentes e discentes. Orkut aborda generalidades, congregando jovens estudantes de todas as idades, classes sociais, gnero, raa, escolas pblicas, particulares, faculdades e universidades; questo do anonimato; uso de mscaras e personagens fictcios - Unidades que se completam na tentativa de auxiliar nas novas formas de interpretar, analisar e compreender a sala de aula a partir dos estudantes.

Estrutura do estudo
CAPTULO I - CONVERSAS SOBRE ESCOLA 1.1 - Um ponto de vista: a supermodernidade

1.2- Entre traados e rabiscos: a crise na instituio escolar 1.3 - Uma Contagem no espao da escola / Uma escola no espao de Contagem
CAPTULO II ENCONTROS COM A SALA DE AULA 2.1 - Na encruzilhada, a sala de aula 2.2 - A sala de aula enquanto um lugar: (re)leituras 2.2.1 - A identidade do lugar 2.2.2 - A pior sala de aula da escola: primeiros relatos 2.2.3 - A sala de aula como um Lugar identitrio 2.2.4 - A sala de aula como um lugar identitrio- relacional 2.2.5 - A sala de aula como um lugar identitrio-relacional-scio-histrico-espacial CAPTULO III POSSVEIS HORIZONTES DE ANLISE: A SALA DE AULA COMO UM LUGAR E UM NO-LUGAR 3.1 - Por entre Topoflias e Topofobias: reflexes 3.2 - A sala de aula: indcios de um no-lugar? 3.3 - A sala de aula como um palimpsesto supermoderno

CAPTULO I - CONVERSAS SOBRE ESCOLA


1.1 - Um ponto de vista: a supermodernidade

- A modernidade/ Crise da modernidade/ Mal-estar na modernidade/ Crise das e nas instituies/ Processo de mudana. - Leituras sobre o turbilho de informaes na contemporaneidade: psmodernidade (HARGREAVES, 2003), Alta modernidade (GIDDENS, 1990) e supermodernidade (AUG, 1994) - Superinvestimento de sentidos, Excessos da modernidade: Excesso factual (tempo); excesso espacial (espao) e individualizao das referncias (indivduo) - Excesso e fugacidade das experincias temporais, espaciais e individuais. - Exacerbao das crises que a modernidade contraditoriamente produziu; construo/ destruio de sentidos; processo transitrio de valores ambguos. - Supercrises supermodernas; o momento atual configura-se como um excesso de superposies de idealizaes, projetos, papis, valores, experincias, desintegraes, desvalorizaes e ausncias de princpios balizadores de tempo, de espao e de relaes sociais, em uma coexistncia paradoxal e contraditria. - Ponto de vista escolhido para balizar algumas anlises.

1.2- Entre traados e rabiscos: a crise na instituio escolar

- Supercrises supermodernas na instituio escolar - DUBET (2003): declnio de uma forma escolar cannica (santificada, sagrada, no sentido de inquestionvel, inexorvel) de socializao definida e idealizada em funo de um modelo de programa institucional, criado dentro do projeto da modernidade no final do sculo XIX e incio do sculo XX e estabelecido a partir de um esqueleto/base neutra, que se pretendia independente de todo um contedo social e cultural. Projeto de escola criado dentro dos moldes, valores, idias e concepes modernos, destinados a formar um novo cidado, com a promessa construo de um sujeito de liberto, autnomo e racional. - Para o autor, tal modelo pode ser explicado a partir de 4 caractersticas principais, quais sejam:

1
Programa elaborado com base em valores e princpios fora do mundo, fora da realidade; traado de uma cidade ideal (cada coisa com seu espao, funo, modo de apropriao, sociabilidade, etc, definido). Conjunto de valores concebidos como sagrados, indubitveis, indiscutveis. Valores hoje desmantelados atravs do processo de desencantamento do mundo (profecia weberiana). Gera angstia, agonia, nostalgia por uma escola do passado. - A definio deste modelo de escola partiu de un conjunto de valores concebidos como sagrados, homogneos, fuera del mundo y que no deban ser justificados. Assim, submetida al reino de los valores definidos como indiscutibles e sagrados. (DUBET, 2003, p.17) - la nostalgia no es ms que la outra cara del sentimiento de crisis que envuelve a los individuos cuyo mundo parece hundirse bajo sus pasos.(op.cit.,p.27)

www.orkut.com/community.aspx?cmm=11526515, acessado em: 24/11/2006

2
Quem seriam os sujeitos e quais os atributos que os tornariam capazes de concretizar e colocar este plano em prtica? Profissionais de educao definidos muito mais por sua vocao que por seu ofcio, encarnaes dos valores sagrados. Estudantes fiis, vocacionados. Se caem os valores, os docentes caem em descrdito. Professores perdem o encanto. Queda da autoridade, legitimidade, profissionalizao. (...) la escuela se encontra entonces en competencia con culturas cuyas capacidades de seduccin sobre los nins y adolescentes no son depreciables, y desde hace treinta anos, los docentes se preguntan cmo domesticar esta cultura que se basa con rapidez, el zapping y la seduccin, principios que contradicen el rigor de los ejercicios escolares. (DUBET,2003,p.24)

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=8462785, Acessado em: 17/12/2006

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=9823413, Acessado em: 17/12/2006

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2959475, Acessado em: 17/12/2006

3
Escola como um santurio que deve ser protegido das desrdenes y pasiones del mundo (DUBET, 2003,p.19). Muros delimitam mundo l fora e c dentro, destina-se aos vocacionados. Derrubada dos muros pela massificao do ensino: ni la pobreza ni el desempleo son nuevos, pero su entrada en la escuela por intermedio de los alumnos es una novedad que h desestabilizado profundamente la vida de las aulas y los estabelecimientos.(op.cit., p.25). Produo em srie de diplomas, promessa de entrada no mercado de trabalho.

4
A socializao (submisso a uma disciplina escolar baseada na razo) engendra a construo da autonomia e da liberdade do sujeito, valores to cobiados no projeto moderno. Frente exigncia da escola de dar conta de uma socializao baseada em modelo de valores neutro e fora do mundo, a mesma se v diante da necessidade de formar sujeitos scio-culturais, construtores de sua vida e de sua histria. (Conflitos) A escola configura-se como um receptculo de todas as transformaes e crises ocorridas na sociedade, tanto local quanto globalmente, sendo que estas mudanas refletem em cada escola de uma maneira particularmente diferente.

www.orkut.com/community.aspx?cmm=6613645, Acessado em: 17/12/2006

CAPTULO II ENCONTROS COM A SALA DE AULA


2.1 - Na encruzilhada, a sala de aula

- Arquitetura da escola no neutra (DAYRELL,2001) - Sala de aula, dentro do projeto institucional de escola, pensada para ser o lugar privilegiado do espao escolar onde seria desenvolvido o processo de ensino-aprendizagem, lugar onde seria concretizado o processo de socializao dos alunos em direo a uma sociedade perfeita e harmnica. Este lugar sagrado dentro da escola estaria destinado somente a esse processo, sendo que o brincar, o alimentar, o conversar, entre outras atividades, estariam fora da sala de aula, sendo permitida a entrada somente com a permisso do professor. - Microespao particular, um lugar onde a produo da vida scioespacial, poltica, histrica e cultural aparece em todas as suas dimenses.

2.2 - A sala de aula enquanto um lugar: (re)leituras

- Reflexo sobre a sala de aula a partir da sub-categoria lugar. Ao

abordarmos o lugar, estamos nos referindo tanto sua materialidade quanto aos sentidos/sentimentos que os sujeitos atribuem a este lugar e constroem com ele, sendo este nosso foco principal. -Os lugares tm pelo menos trs caractersticas comuns. Eles se pretendem (pretendem-nos) identitrios, relacionais e histricos sendo que, para cada um desses elementos, h um conjunto de possibilidades, prescries e proibies, ao mesmo tempo, espacial e social. AUG (1982, p.52)

2.2.1 - A sala de aula como um Lugar identitrio


- Identidade

da sala de aula (significado; representao instituda) / Identidade com a sala de aula (sentido construdo) -A manuteno da identidade ser uma funo da manuteno de sua legitimao dentro da sociedade, ou seja, da manuteno dos significados e smbolos do lugar (FERREIRA, 2002, p.48) - Construo de um sentimento de pertencimento profundo a partir da constatao de pontos e atributos com os quais tecemos relaes de valor. Refere-se, portanto, ao envolvimento pessoal, ao enraizamento; Apropriao atravs do corpo; fixidez e segurana, estabilidade. Centro identitrio de valor, pertencimento e enraizamento - H outras atividades e aes capazes de conferir identidade e (re)significaes ao lugar sala de aula, muitas vezes at mesmo mais valorizadas pelos estudantes do que o processo de ensino-aprendizagem, que se encontra no cerne da identidade do lugar. Dentre estas atividades capazes de conferir sentido, podemos citar o dormir, o fazer baguna e algumas estratgias para mudar as caractersticas comuns da sala de aula, aspectos notrios devido s incontveis menes dos jovens no Orkut e s manifestaes observadas dentro de sala.

- Superinvestimento de sentidos (AUG,2004); sala de aula lugar de mltiplas identidades, lugar identitrio traado por fronteiras subjetivas. So mltiplos os lugares identitrios dentro da sala de aula, so mltiplas as (re)polissemizaes que entram na sala de aula, trazidas pelos professores mas, em sua grande maioria pelos estudantes, para dar sentido sala que, para eles, est desanimada, que no tem nada pra fazer, que se configura como um lugar fora do mundo, sem valores e sem significados que possam ser apropriados e dotados de uma razo de ser e de estar naquele lugar.

http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=18473157, Acessado em:17/12/2006

www.orkut.com/community.aspx?cmm=2845503, Acessado em:17/12/2006

http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=8941318, Acessado em:17/12/2006

www.orkut.com/community.aspx?cmm=3338699, Acessado em:17/12/2006

www.orkut.com/community.aspx?cmm=1506372, Acessado em:17/12/2006

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1250356, Acessado em:17/12/2006

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2093275, Acessado em:17/12/2006

2.2.2 - A sala de aula como um lugar identitrio- relacional

- FERREIRA (2000,p.75), a identidade dos lugares mais bem explicada no plural pois lugares possuem diversas identidades e esto repletos de relaes com meio mundo. O que lugar para um sujeito pode no ser para o outro, e vice-versa, uma vez que um mesmo sujeito est imbudo de variados objetivos e um grupo de variados sujeitos est imbricado entre as tramas e matizes de mltiplos sentidos e identidades com os lugares. - Relaes de coexistncia identitria com o lugar; 30% corpus documental : relao com o professor - A valorizao da sala de aula como um lugar identitrio relacional institudo, onde o professor ainda tem legitimidade e no perdeu seus valores como uma figura central no processo de ensino-aprendizagem, funo primordial da sala de aula, somente ocorre em consonncia com a sala de aula enquanto um lugar identitrio relacional instituinte porque o institudo, no caso a figura do professor, traz elementos do instituinte legitimado pelos jovens alunos.

2.2.3 - A sala de aula como um lugar identitrio-relacionalscio-histrico-espacial

- A sala de aula, portanto, um lugar de encontro de vrios lugares identitriosrelacionais, polissmico e polifnico, dotado de mltiplos sentimentos de identificao. Tal lugar (re)polissemizado em diversos momentos e de variadas formas pelos jovens alunos, atravs das aes por eles desenvolvidas como tambm pelas atividades, gestos e atitudes dos professores, ora valorizadas, ora desvalorizadas pelos estudantes no processo de constituio da sala de aula como um lugar identitrio-relacional. - A partir do momento em que conjugamos os lugares identitrios e os lugares identitrios-relacionais, passamos terceira configurao que, congregando as anteriores, simbolizam a segurana e a estabilidade do lugar apontando em direo configurao da sala de aula como um lugar identitrio-relacional-scio-histricoespacial onde o sujeito que o vive passa a compreender que ele no faz histria, ele vive a histria e faz a histria daquele lugar, da mesma forma em que participa da construo e da produo scio-espacial daquele espao.

- Novas configuraes/apropriaes

CAPTULO III POSSVEIS HORIZONTES DE ANLISE: OS SENTIDOS DA SALA DE AULA COMO UM LUGAR E UM NO-LUGAR

3.1 - Por entre Topoflias e Topofobias: reflexes


- A sala de aula pode ser tanto valorizada quanto desvalorizada pelos estudantes, uma vez que os mesmos podem construir tanto sentimentos de pertencimento quanto de afastamento em relao ao que acontece dentro deste lugar.

- Topofilia: Sentimento direcionado para ambientes atrativos, estimulantes (TUAN) Escola, dimenso instituinte da sociabilidade, atividades norelacionadas ao ensino-aprendizagem formal.
- Topofobia: inclui todas as experincias de espaos, lugares e paisagens que so
de algum modo desagradveis ou induzem ansiedade e depresso, alm de desgosto, averso, agonia, instabilidade, angstia, ambigidade e tenso. (RELPH, 1979, p.20) - Tempo de aula, confinamento entre as quatro paredes, relao

com os professores e colegas, as aulas enjoentas, didtica, metodologia, inutilidade do aprendizado.

3.2 - A sala de aula: indcios de um no-lugar?

- Se a sala de aula, enquanto um lugar identitrio-relacional-scio-histrico-espacial, constitui-se por entre sentimentos topoflicos e topofbicos, qual so conferidas e construdas identidades distintas e diversas, matizadas em amplitude e intensidade de naturezas diferentes, ao considerar que tais sentimentos so gerados no contexto das supercrises supermodernas da instituio escolar, podemos assistir exacerbao de tais sentimentos, que, por um lado, podem culminar no superinvestimento dos sentimentos topoflicos e, por outro lado, no superinvestimento de sentimentos topofbicos.
- A partir do momento em que a sala de aula passa a constituir um lugar onde h uma exacerbao do superinvestimento de sentimentos topofbicos, onde os sujeitos no atribuem muito valor, no se sentem pertencentes/ enraizados/ envolvidos, no estabelecem com e neste lugar relaes de sociabilidade; a partir do momento em que se configura uma ausncia de sentidos que no so substitudos por outros, onde o sujeito sente-se atuado e no um participante do processo de construo sciohistrica e espacial daquele lugar, tais manifestaes no estariam ou no poderiam entremostrar e entrever outra configurao da sala de aula que no a de um lugar ?

- Supermodernidade produz no-lugares, atravs de seus excessos


- AUG (1996,p.73) nos aponta que, se um lugar pode se definir como identitrio, relacional e histrico, um espao que no pode se definir nem como identitrio, nem como relacional, nem como histrico definir um no lugar. - Os no-lugares, como lembra AUG (1994) so, contudo, a medida de sua poca , que pode ser tomada somando algumas controvrsias. Eles criam uma tenso solitria, eles medeiam todo um conjunto de relaes consigo e com os outros, dizendo respeito, direta ou indiretamente, aos seus fins. A experincia do no-lugar consiste em um afastamento de si mesmo e a colocao distncia simultnea do espectador e do espetculo. Ao falar de no-lugares, no estamos, embora sugira o nome, negando o lugar mas tratando-o como um lugar despersonalizado.

Existem espaos onde o indivduo se experimenta como espectador, sem que a natureza do espetculo lhe importe realmente. Como se a posio do espectador constitusse o essencial do espetculo, como se, em definitivo, o espectador, em posio de espectador, fosse para si mesmo seu prprio espetculo. (...) O espao do viajante seria, assim, o arqutipo do no-lugar. (...) a experincia daquele que, diante da paisagem que obrigado a contemplar e que no pode no contemplar, toma a pose e tira da conscincia dessa atitude um prazer raro e, s vezes, melanclico.(...) Portanto, no de se espantar que seja entre os viajantes solitrios do sculo passado (...) estejamos aptos a encontrar a vocao proftica do espao, onde nem a identidade, nem a relao, nem a histria fazem sentido, onde a solido sentida como superao ou esvaziamento da individualidade, onde s o movimento das imagens deixa entrever, por instantes, queles que as olha fugir, a hiptese de um passado e a possibilidade de um futuro. AUG (1982, p.80)

Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1364979, Acessado em: 17/12/2006

Fonte: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1364979, Acessado em: 24/08/2007

FONTE: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=9143452, Acessado em: 17/12/2006

FONTE: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3880371, Acessado em: 17/12/2006

FONTE: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2250057, Acessado em: 17/12/2006

FONTE: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2523901, Acessado em: 17/12/2006

3.3 - A sala de aula como um palimpsesto supermoderno

- Existe o no lugar como lugar: ele nunca existe sob uma forma pura; lugares se recompem nele; relaes se reconstituem nele; as astcias milenares da inveno do cotidiano e das artes de fazer, das quais Michel de Certeau props anlises to sutis, podem abrir nele um caminho para si e a desenvolver suas estratgias. O lugar e o no-lugar so, antes, polaridades fugidias: o primeiro nunca completamente apagado e o segundo nunca se realiza totalmente palimpsestos em que se reiscreve, sem cessar, o jogo embaralhado da identidade e da relao. (AUG, 1994, p.74)

- A sala de aula no ou uma coisa ou outra, mas sim uma coisa e outra, isto e aquilo, aqui e acol. Ela apontam para a sociabilidade da mesma forma que aponta para a ausncia dela. Apontam para a presena de sentido, com a capacidade de ser o lugar da perspectiva de futuro como tambm nos mostram que podem ser o contrrio, atravs de um desejo de volta ao passado.

- A identidade dos estudantes com a sala de aula uma mistura de valores e desvalores, topofobias e topofilias, construda nos entremeios da sala de aula como um lugar identitrio-relacional histrico-social e espacial institudo e instituinte, herdado das representaes sociais que se tem sobre os programas institucionais de uma sala de aula santurio e de uma sala de aula construda cotidianamente pelos sujeitos em suas prticas cotidianas supermodernas, marcadas tanto por excessos de sentidos quanto por propenses ausncia de todos estes sentidos. - Da mesma maneira que a sala de aula pode ser visualizada, a partir dos relatos dos estudantes, como uma priso, devemos nos recordar que estes no-lugares, por mais sentimentos pejorativos que possa despertar, no significam que tambm no possam configurar-se como lugares, onde possa haver sentimentos de identificao. A sala de aula, portanto, pode ser tanto um lugar que, em alguns momentos, resvala para a constituio de um no-lugar quanto o contrrio, ou seja, um no-lugar no qual podemos entrever a configurao de lugares.

Consideraes finais
- Ser que em algum momento, a sala de aula foi, verdadeiramente, este lugar sagrado para os professores que hoje lecionam e que sentem tanta nostalgia de um tempo e de um espao passado? Ser que os docentes no esto com saudade de uma sala de aula que talvez no existiu e os jovens alunos com vontade de uma sala de aula que porventura ainda existir? - Orkut como um lugar onde os estudantes descarregam seus gostos e desgostos; auxilia no entendimento da constituio das identidades dos estudantes com os lugares e com os possveis no-lugares, ou seja, com a escola, com a sala de aula, com o ensino e com os professores. A anlise dos relatos presentes neste site auxiliou-me, ao longo da pesquisa, na visualizao de possveis sentimentos e aes que se desdobravam minha frente dentro da sala de aula onde fiz a observao. - Sentimentos topofbicos, muitas vezes, no so expressos pelos estudantes dentro de sala de aula mas, nem por isso, devem ser desconsiderados devido ao fato de poderem resvalar para a configurao da sala de aula enquanto um nolugar.

- Uma vez que, dentro do programa institucional, os professores seriam a encarnao dos valores sagrados e das promessas da instituio e os estudantes seriam aqueles "vocacionados" a escutar, compreender e, de certa forma, reproduzir em suas aes o que aprenderam e apreenderam no processo de socializao, hoje estas figuras encarnam no apenas os valores mas tambm as desvalorizaes, as agonias, os sentimentos tanto topoflicos quanto topofbicos, ora harmnicos, ora instveis. - Constataes: Comunidade Eu viajo na aula, dia 17/09/2006 data do levantamento dos dados para organizao do corpus documental da pesquisa possua 39.727 membros. No dia 14/12/2006 data em que escrevi estas consideraes finais a mesma j possu 48.299 participantes, ou seja, em mdia, eram adicionadas cerca de 100 pessoas por dia na referida comunidade. - Adolescentes/estudantes angustiados; tm muito a dizer sobre seus sentimentos, sensaes, percepes, alegrias e descontentamentos em relao ao que se desenvolve dentro de sala de aula - Sala de aula para mim: at que ponto foi/ um lugar ou no-lugar? - Sentidos: reflexos das supercrises supermodernas ou manifestaes da construo de identidades destes sujeitos scio-culturais?

Bibliografia
ARROYO C., Miguel G. Imagens quebradas: trajetrias e tempos de alunos e mestres. Petrpolis: Vozes, 2004. 405 p. AUGE, Marc. No-lugares: introduo a uma antropologia da supermodernidade. Traduo de Maria Lcia Ferreira. Campinas: Papirus, 1994. 111p. BERMAN, Marshall. Tudo que slido desmancha no ar. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. 360p BRUGGER, Walter. Dicionario de filosofia. So Paulo: Editora Herder, 1962. 703p BUENO, Francisco da Silveira. Dicionrio escolar da lngua portuguesa. 16. ed. Rio de Janeiro: FENAME, 1997 CARLOS, Ana Fani Alessandri. O lugar no/do mundo. So Paulo: Hucitec, 1996. 150p CARVALHO, Marilia Pinto de. No corao da sala de aula: gnero e trabalho docente nas series iniciais. So Paulo: Xam, 1999. 247p DAYRELL, Juarez Tarcsio. Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001. 194p DUARTE, MATUSALM DE BRITO; PEREIRA, DORALICE BARROS; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Leituras do "lugar-mundo-vivido" e do "lugar-territrio" a partir da intersubjetividade. 2006. 142 f. Dissertao (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais DUBET, Franois. Mutaciones institucionales y/o neoliberalismo? In: TENTI FANFANI, Emlio. Gobernabilidad de los sistemas educativos em America Latina. Unesco : Buenos Aires, 2004. 300 p. FERRATER MORA, Jose. Dicionrio de filosofia. 4.ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. 733p.

FERREIRA, HAMILTON MOREIRA; COSTA, GERALDO MAGELA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. A insero de Contagem no contexto urbano da RMBH [manuscrito] : reflexes sobre as transformaes scio-espaciais recentes. 2002 130 f. Dissertao (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. FERREIRA, Luiz Felipe. Acepes recentes do conceito de lugar e sua importncia para o mundo contemporneo. Territrio, 9. Jul / dez. 2000. Pp. 65 83. FERREIRA, Luiz Felipe. Iluminando o lugar: trs abordagens (Relph, Buttimer e Harvey). Boletim Goiano de Geografia 2, jan/jul.2002, pp. 43 a 72 GOFFMAN, Erving. Ritual de la interaccion. Buenos Aires: 1971. 237p HARGREAVES, Andy. Os professores em tempos de mudana: o trabalho e a cultura dos professores na idade ps-moderna. Lisboa: Mc Graw Hill, 2001. 308 p. HISSA, Cssio Eduardo Viana. A mobilidade das fronteiras : inseres da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 2002. 316 p (Humanitas;) LIMA, MARIA ALICE; MARTINS, PURA LCIA OLIVER; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, FACULDADE DE EDUCAO. O professor, o saber e o lao de educar. 2003. enc Dissertao (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. MASSEY, Doreen (2000).Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antonio A. (org.). O Espao da Diferena. Campinas: Papirus, pp. 176- 185 MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepo. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. 662 p MORAIS, Regis de. Sala de aula: que espao e esse?. Campinas, SP: Papirus, 1986. 136p. FONTANELLA, F.I.; PRYSTHON,N.F.. Trocando figurinhas: sobre Orkut, frivolidades, neotribalismo e flanrie. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 27., 2004. Porto Alegre. Anais... So Paulo: Intercom, 2004. Disponvel em: http://hdl.handle.net/1904/17791, Acessado em: 27/09/2006

RELPH, Edward. As bases fenomenolgicas da Geografia. Geografia, Rio Claro, v. 4, n. 7, p. 125, abr. 1979. RELPH, Edward. Place and placenessless. London: Pion, 1976, 156 p. SILVA, BENEDICTO; FUNDAO GETULIO VARGAS. Dicionrio de cincias sociais. Rio de Janeiro: Editora da Fundao Getulio Vargas, 1986. 1421p SOJA, Edward W. Geografias ps-modernas : a reafirmao do espao na teoria social critica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, c1993. 324p. TEIXEIRA, Ins Assuno de Castro. Os professores como sujeitos scio-culturais. In: DAYRELL, Juarez Tarcsio. Mltiplos olhares sobre educao e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2001. pp. 186 a 194 TEIXEIRA, INES ASSUNO DE CASTRO; GONZLEZ ARROYO, MIGUEL; BARBOSA, LIGIA MARIA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Tempos enredados teias da condio de professor. 1998 383f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais. TUAN, Yi-Fu. Espao e lugar: a perspectiva da experincia. So Paulo: DIFEL, 1983. 250p. TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. Traduo de Lvia de Oliveira. So Paulo, Editora UNESP, 2005. 374 p. TUAN, Yi-Fu. Topofilia : um estudo da percepo, atitudes e valores do meio ambiente. So Paulo: DIFEL, 1980. 288p Sites consultados www.febem.sp.gov.br/site/paginas.php?sess=1, Acessado em: 02/11/2006 www.orkut.com, Acessado em 17/09/2006

Potrebbero piacerti anche