Sei sulla pagina 1di 48

CENTRO UNIVERSITRIO JORGE AMADO CURSO : ENGENHARIA DE PETRLEO E GS

AULA 2 - TANQUES

PROF. MSc. ROBRIO ALVES SIQUEIRA

INTRODUO
Um tanque de armazenamento ou de armazenagem tambm um recipiente destinado a armazenar fluidos presso atmosfrica e a presses superiores atmosfrica. Na indstria de processo, a maior parte dos tanques de armazenamento so construdos de acordo com os requisitos definidos pelo cdigo americano API 650. Estes tanques podem ter dimenses variadas, indo desde 2 m de dimetro at 50 m ou mais. Esto regra geral, instalados no interior de bacias de conteno com a finalidade de conter os derramamentos em caso de ruptura do tanque. A sua construo pode ser feita com teto fixo ou flutuante, interno ou externo, dependendo sempre das caractersticas e o tipo de produto a armazenar. de extrema importncia realizarem-se, de forma regular e peridica, a verificao e limpeza das estruturas e equipamentos utilizados para armazenar os produtos. Existem dois tipos de tanques de armazenagem: tanques cilndricos horizontais; tanques cilndricos verticais. O emprego dos tanques horizontais mais usual nos casos onde o consumo do fludo pequeno. J a finalidade dos tanques verticais est relacionada com consumos mais elevados e onde so utilizados estoques operacionais maiores.

INTRODUO

INTRODUO

Fonte: apostila senai - monitoramento de controle de processos

INTRODUO

TANQUE VERTICAL

TANQUE HORIZONTAL

INTRODUO
Os tanques so utilizados normalmente para o armazenamento de: MATRIAS-PRIMAS Em grandes quantidades para garantir o suprimento das plantas PRODUTOS INTERMEDIRIOS Produtos finais para algumas unidades e matria-prima para outras so estocados para que no seja necessria a operao conjunta PRODUTOS FINAIS Estocados, esperando distribuio para os consumidores Portanto, como podemos observar, os tanques so fundamentais para permitir boa flexibilidade para as operaes e garantir a continuidade do processamento de petrleo. INSUMOS Produtos auxiliares utilizados na industria do petrleo e gs

CLASSIFICAO
Os tanques, podem classificar-se em de acordo com: Funo, Tipo de Teto, forma, localizao e utilizao. QUANTO FUNO TANQUES DE ARMAZENAMENTO

Estoque de matrias-primas e produtos acabados presso atmosfrica


TANQUES DE RECEBIMENTO Estoque de produtos intermedirios TANQUES DE RESDUO Armazena produtos fora de especificao ou provenientes de operaes indevidas, aguardando reprocessamento TANQUES DE MISTURA Usados para obteno de misturas de produtos, ou produtos e aditivos, visando ao acerto de especificao

CLASSIFICAO
QUANTO AO TIPO DE TETO FIXO Normalmente possuem uma estrutura de sustentao do teto que varia em funo do seu tamanho. Tipos: cnico, curvo, em umbrela (guarda-chuva), esferoidal e semi-esferoidal.

O tipo de teto fixo mais utilizado em refinarias de petrleo o cnico (voltado para cima com o vrtice no centro), sendo utilizado somente para os derivados de petrleo mais pesados (asfalto, parafina, leo combustvel, diesel etc.) e para produtos qumicos (soda custica, amnia etc.).
MVEL Neste tipo de tanque o seu teto desloca-se de acordo com a presso exercida pelo vapor. Devido a esses movimentos, necessrio a existncia de dispositivos de segurana, com a finalidade de evitar acidentes provocados por um possvel excesso de presso. Para evitar as perdas com a evaporao, usa-se um vedante entre o teto e a parede do tanque

CLASSIFICAO
FIXO C/ DIAFRAGMA FLEXVEL Nestes tanques h uma grande capacidade de variar o espao, pois a presso interna modifica-se alterando o volume do vapor. Essa variao feita pela deformidade de um revestimento que age internamente como uma membrana flexvel, sendo normalmente usado plstico na sua fabricao para suportar a expanso liquida ou gasosa do fluido. muito usado em sistemas fechados, ajudando a diminuir os prejuzos causados pela acumulao de vapores indesejados.
FLUTUANTE Neste tipo de tanque o teto flutua sobre o produto que est armazenado. Dessa forma a cobertura movimenta-se de acordo com o esvaziamento ou enchimento. A razo principal pelo qual so utilizados por reduzirem as perdas do produto em conseqncia da evaporao. Estes tanques devem possuir um sistema de selagem visto que o seu teto flutuante, move-se internamente em relao ao costado (parede do tanque).

CLASSIFICAO

Fonte: apostila senai - monitoramento de controle de processos

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO

Fonte: apostila senai - monitoramento de controle de processos

CLASSIFICAO
QUANTO FORMA
CILNDRICOS So todos aqueles cujo formato tem a forma cilndrica, ou seja, corpo longo e arredondado de igual dimetro em todo o comprimento. Estes podem ser verticais ou horizontais ESFRICOS Entre todos os tipos de tanques de armazenamento, o mais recomendado e usado para armazenar gs o tanque esfrico. A sua forma geomtrica no permite, quando esvaziado, que nenhum resduo ou sobra de gs permanea no interior do tanque. No apresenta vrtices, o que possibilita uma libertao mais eficaz do gs contido nele. Seguindo tal raciocnio, grande parte das empresas e indstrias que utilizam de tanques para armazenamento de gs fazem uso do tipo esfrico. Nas ultimas dcadas houve um crescimento mundial do uso de gs natural e a conseqente expanso desse mercado, de tal forma que se passou a usar este tanque para transportar grandes quantidades de gs natural liquefeito(GNL) atravs do oceano. Normalmente, cada navio carrega at cinco desses tanques esfricos de alumnio com uma capacidade combinada de at 35 milhes de gales energia suficiente para abastecer, num dia, aproximadamente 16 milhes de residncias.

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO
QUANTO SUA LOCALIZAO
AREO Os tanques de armazenamento areo tm forma cilndrica e podem ser verticais ou horizontais Os tanques areos verticais so utilizados quando o consumo muito intenso e quando se pretende um grande estoque de fluidos, indo a capacidade destes de quatro at quinze dias (consoante o consumo). A sua fabricao pode ser concebida segundo o API (escala hidromtrica idealizada pelo American Petroleum Institute) Para aplicaes de pequeno consumo usam-se os tanques areos horizontais neste caso, esta construda em fundaes apropriadas ao solo da regio e na sua instalao deve de levar-se em conta o ngulo de inclinao equivalente a 1% do seu comprimento no sentido da vlvula de drenagem.

CLASSIFICAO
SUBTERRNEOS

Os tanques subterrneos so usados para o armazenamento de combustveis. Esta classe de tanques, fabricados em ao-carbono, ficam sujeitos aos efeitos da corroso principalmente nos pontos de solda das chapas e conexes. Os principais fatores que influenciam o processo de corroso esto relacionados com o ph, a humidade e a salinidade do solo onde os tanques esto enterrados. Estatsticas norte-americanas indicam que 91 % dos tanques subterrneos sofrem corroso a partir do seu exterior, enquanto que, apenas 9% deles sofrem corroso a partir da parte interna. Eles so construdos com duas paredes e com um sensor especial, instalado no espao intersticial em presso negativa. Este sensor acionado pela alterao da presso interna provocada pele entrada de ar ou da gua do lenol fretico devido falta de vedao da parede externa ou pela sada do produto por falta de isolamento da parede interna. A maior parte desse tipo de tanque subterrneo construda com dois materiais diferentes, sendo que a parede interna, a exemplo do modelo convencional, construda com aocarbono, enquanto a parede externa construda com uma resina termofixa, no sujeita corroso, a qual fica em contacto direto com o solo. Certos modelos de tanques possuem as duas paredes fabricadas com resina.

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO

CLASSIFICAO
De acordo com a norma da Petrobrs (N-270, 1997), recomenda-se o tipo de tanque a ser usado de acordo com o produto que vai ser armazenado. Tanques de tetos flutuantes, teto cnico, para pequena presso interna : Nafta (combustvel) e produtos leves de gasolina, petrleo, lcool e gasleo leve. Tanques teto cnico com teto flutuante,baixa presso de teto cnico: Gasolina de aviao (GAV). Tanque sem teto:

gua bruta.
Tanques de teto cnico: Nafta pesada, querosene, querosene de aviao (QAV), gasleo pesado, resduo de vcuo, leo combustvel, leo lubrificante, asfalto e lastro de navio.

PROTEO
PINTURA
No geral, os tanques de armazenamento so pintados externamente com tinta primria que inibe a corroso e o acabamento feito em tinta de esmalte acrlico. O seu interior no precisa de proteo, salvo as estruturas de suporte e chapas no teto, onde aplicado uma proteo primria com a funo de evitar a sua degradao e com acabamento em tinta de esmalte acrlico branco. Os tanques verticais tm os seus corrimos e protees pintadas com tinta amarela (cor de referncia para este tipo de equipamentos) de esmalte acrlico. Tendo em vista a corroso atmosfrica do ao em ambiente industrial, a corroso em contato com o fluido armazenado, gua acumulada no fundo etc., os tanques so sempre revestidos externa e internamente com pintura ou pelculas protetoras adequadas.

ACESSRIOS
Os tanques possuem diversos acessrios, dentre eles podemos citar: Respiro

Alguns tanques pequenos de teto fixo possuem uma conexo com ou sem vlvula, no teto aberta direcionado para atmosfera. Esta conexo visa evitar a formao de vcuo ou presso durante as operaes de recebimento ou envio e apresenta uma tela para evitar a entrada de chama ocasional.
Vlvula de Presso e Vcuo Seu uso obrigatrio em tanques de teto fixo. Tem a funo de evitar a formao de vcuo ou presso alta durante as operaes. Nestes tanques, o vapor est em equilbrio com o lquido. noite, com a reduo da temperatura, h entrada de ar, enquanto, durante o dia, essa vlvula propicia a sada de ar + vapores devido elevao da temperatura. Alguns tanques pequenos de teto fixo, possuem um sistema que evita a formao de vcuo. Esse sistema usado, quando h possibilidade de formao de mistura explosiva dentro do tanque, devido pequena quantidade de vapores de hidrocarbonetos. Normalmente, esses tanques armazenam produtos no inflamveis, que, no entanto, podem estar contaminados por pequenas quantidades de hidrocarbonetos.

ACESSRIOS
Agitador

Dispositivo cuja finalidade movimentar o produto, a fim de homogeneizar as misturas de petrleo, gasolinas, entre outras. Normalmente, essa homogeneizao feita pela agitao do produto, por meio de uma hlice, acoplada a um eixo acionado por um motor eltrico.
Sistema de Aquecimento Utilizado para aumentar a fluidez de alguns produtos de petrleo sujeitos a congelamento, em condies de temperatura ambiente. Esse aquecimento feito atravs de serpentinas de vapor.

Isolamento Trmico
Sua finalidade, diminuir a perda de calor nos tanques de produtos aquecidos. Normalmente, so isolados os tanques de asfalto e resduos de vcuo, pois operam em alta temperatura. Raros so os tanques que utilizam isolamento trmico externamente em funo do alto custo do investimento e da manuteno dos mesmo.

ACESSRIOS
Sistema de Medio
Este sistema consta de uma bia que flutua com o nvel do produto, ao longo de dois fios que servem como guia. O centro da bia ligado a uma trena, que, aps passar por uma srie de roldanas, apresenta a leitura direta num visor colocado externamente no tanque. Os tanques da rea de transferncia e estocagem normalmente, so dotados do sistema de TELEMETRIA. Este sistema o mais moderno e possibilita a leitura, distncia, do nvel e da temperatura do produto. A medio deve ser feita com toda a preciso, pois um erro de milmetros, pode representar uma diferena bastante significativa no volume. A aferio desses sistemas feita por meio de trena, a prumo, que se faz descer manualmente atravs do tubo de medio. Nesse caso, usa-se uma pasta especial que acusar uma marca bem clara da interface guahidrocarboneto. Diques A finalidade do dique conter um possvel vazamento grande, com ou sem incndio, evitando dessa forma que se alastre para outras reas. Por norma de segurana, todos os tanques destinados a armazenar produto inflamvel, txico ou qumico so dotados de diques. O volume do dique tem que ser, no mnimo, igual ao do tanque.

ACESSRIOS

ACESSRIOS

PARQUE DE TANQUES
Os parques de tanques so classificados em trs tipos de acordo com suas capacidades de armazenamento:
Pequenos - com capacidade igual ou inferior a 10 mil m;

Mdios - com capacidade entre 10 e 40 mil m ;


Grandes que possuem capacidade maior do que 40 mil m. As distncias de segurana so aquelas compreendidas entre a parede do tanque e: o mesmo de um outro tanque; a parede externa mais prxima ou projeo da cobertura de uma edificao; a parte externa mais prxima de um equipamento fixo; o limite de propriedade; a base interna de um dique. A distncia mnima do costado de um tanque e a base interna do dique de 1,5 m. O espaamento entre tanques deve ser determinado conforme a Tabela 5. As demais distncias mnimas de segurana encontram-se nas tabelas 1, 2, 3, 4 e 5 abaixo (NBR-7505-1, 2000).

PARQUE DE TANQUES

PARQUE DE TANQUES

Fonte: apostila senai - monitoramento de controle de processos

PARQUE DE TANQUES
CLASSIFICAO DOS LQUIDOS lquidos inflamveis so aqueles que possuem ponto de inflamao inferior a 37,8 C e a presso de vapor menor ou igual a 275,6 kPa. Denominados classe I, so subdivididos em: Classe IA: Lquidos com ponto de inflamao inferior a 22,8 C e ponto de ebulio inferior a 37,8 C; Classe IB: Lquidos com ponto de inflamao inferior a 22,8 C e ponto de ebulio igual ou superior a 37,8 C; Classe IC: Lquidos com ponto de inflamao igual ou superior a 22,8 C e inferior a 37,8 C. Designam-se lquidos combustveis os que possuem ponto de inflamao igual ou superior a 37,8C, e so subdivididos em: Classe II: Lquidos com ponto de inflamao igual ou superior a 37,8 C e inferior a 60 C; Classe IIIA: Lquidos com ponto de inflamao igual ou superior a 60 C e inferior a 93C; Classe IIIB: Lquidos com ponto de inflamao igual ou superior a 93 C.

PARQUE DE TANQUES

PARQUE DE TANQUES

PARQUE DE TANQUES

CONSTRUO DE TANQUES

COSNTRUO DA BASE

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DA BASE

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DA BASE

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
MONTAGEM DO COSTADO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
MONTAGEM DO COSTADO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DO TETO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DO TETO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DO TETO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DO COSTADO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DO COSTADO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
COSNTRUO DO COSTADO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

CONSTRUO DE TANQUES
TANQUE CONCLUDO

Fonte: Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010

REFERENCIAS
BARROS, Andr de Souza [et al.] - leos combustveis [Em linha]. Belo Horizonte, Brasil: DENEC da UFMG, [2002]. [Consult. 19 Mar. 2009]. Disponvel em WWW: <URL: LINDENBERG, Andrey [et al.] - rea de tancagem [Em linha]. Salvador da Baa, Brasil: SENAI, [2008]. [Consult. 7 Mar. 2009

N-270 rev C. 1997, Caldeiraria - Projecto de tanque atmosfrico. Rio de Janeiro: Petrobrs. 55 p.
NBR-7505-1. 2000, Tanques de armazenagem - Armazenagem de lquidos inflamveis e combustveis: Parte 1 - Armazenagem em tanques estacionrios. Rio de Janeiro: ABNT [Associao Brasileira de Normas Tcnicas]. Antonio Fernando Navarro, M.Sc. Analise de riscos durante a construo de tanques de petrleo, 2010.

Potrebbero piacerti anche