Sei sulla pagina 1di 25

A PRINCIPAL CAUSA-MORTE PR-HOSPITALAR A FALTA DE ATENDIMENTO. A SEGUNDA O SOCORRO INADEQUADO.

OMISSO SOCORRO

DE

Art. 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica:

Pena - deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou

PRIMEIROS SOCORROS
So

atenes imediatas dada a uma pessoa, cujo estado fsico coloca em risco sua vida. Tem por objeto manter os sinais vitais e evitar agravamento at a chegada de assistncia qualificada.

AVALIAO
Avaliao da cena Avaliao da vtima

AVALIAO DA CENA
Observe a cena; Identifique possveis riscos para si e para vtima; Verifique a quantidade de vtimas; Faa sinalizao evitando novos acidentes.

Cd. Civil Art. 159: Aquele que, por ao ou omisso, voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito ou causar prejuzo a outrem fica obrigado a reparar o dano.

AVALIAO DA VTIMA

Teste o nvel de conscincia e pea ajuda;


(se a vtima responde)

Preserve a vtima no local at a chegada de uma equipe especializada; Contenha grandes hemorragias; Imobilize as fraturas.

Se a vtima no responde...

HEMORRAGIAS
a perda de sangue devido ao rompimento do tecido capilar, de uma veia ou uma artria. As hemorragias podem ser externas e/ou internas.

HEMORRAGIA EXTERNA

Como tratar:
Mantenha o membro ferido em posio mais elevada; Faa compresso local com gaze, atadura ou pano limpo (nunca troque o curativo, se necessrio v colocando um por cima do outro); Se persistir comprima a artria mais prxima.

O QUE NO FAZER
Nunca tente retirar corpos estranhos dos ferimentos; Nunca colocar qualquer tipo de substncia;

HEMORRAGIA INTERNA

A hemorragia externa pode levar rapidamente ao estado de choque.

Sinais:

Pulso fraco e acelerado; Pele fria e plida; Mos e dedos arroxeados; Sede; Tontura; Inconscincia.

COMO TRATAR
Deite a vtima com a cabea mais baixa que o corpo (cuidado com fratura na coluna cervical, fratura de crnio e AVC); Encaminhe a vtima o mais rpido ao servio especializado; Monitore os sinais vitais; No deixe que a vtima tome lquidos.

FRATURA
Perda total ou parcial da continuidade de um osso. A fatura pode ser aberta ou fechada. A imobilizao provisria o socorro mais indicado e quando realizada de forma adequada alivia a dor e diminui a leso do tecido.

COMO TRATAR
Nunca tente colocar o osso no lugar; Imobilize o local antes de pois de uma articulao; Se na articulao imobilize o membro da forma como se encontra; Fratura de fmur muito perigosa e a vtima deve ser conduzida o mais rpido possvel ao atendimento especializado.

QUEIMADURAS

Podem ser de primeiro, segundo e terceiro graus.

PRIMEIRO GRAU

Atinge apenas epiderme;

SINTOMAS: Dor vermelhido local.

e no

SEGUNDO GRAU

Atinge a epiderme e a derme.

SINTOMAS: - Alm de dor e vermelhido tambm apresenta bolhas.

TERCEIRO GRAU

Atinge todas as camadas de pele, gordura, msculo e as vezes at os ossos.

SINTOMAS: Pele esbranquiada ou escurecida, no apresenta dor.

COMO TRATAR
Irrigar a rea queimada com gua limpa; Remover as vestes que estejam soltas, Remover adornos; Cobrir o ferimento com gaze estril ou protetor de queimadura; Nas grandes queimaduras prevenir hipotermias.

O QUE NO FAZER
Furar bolhas; Retirar vestes aderidas queimadura; Passar qualquer tipo de substncia, mesmo que pomada; Utilizar gelo;

OBJETO EMPALADO

Qualquer objeto transfixado permanece no corpo da vtima.

que

O que fazer:
-Nunca retirar o objeto; -Imobilizar e encaminhar ao recurso mdico.

ASFIXIA POR OBJETO ESTRANHO

Manobra de Heimlich

ENVENENAMENTO
Nunca provoque vmitos; No oferea nada a vtima; Entre em contato com CIAVE 0800 284 4343; Encaminhe ao recurso mdico; Se possvel leve o produto ou a planta se for o caso.

ENVENENAMENTO POR ANIMAIS PEONHENTO


Manter a vtima calma e deitada; Limpar o local com gua e sabo neutro; Cobrir o local com pano limpo; Remover adornos; Tentar manter o local da picada ao nvel do corao ou abaixo dele; Conduzir a vtima ao recurso mdico se possvel levando o animal (no perca tempo tentando capturar o

CONVULSO
Nunca insira nada na boca da vtima; Lateralizar a vtima; Proteja a cabea; Deixe que ela se debata protegendo-a de objetos perfurocortantes;

Potrebbero piacerti anche