Sei sulla pagina 1di 22

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL PR-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAO CURSO DE NUTRIO

NUTRIO ANTROPOSFICA
NUTRIO E DIETTICA
ADEVAIR MORAES TURMINA GARCIA ANA CARLA SALDANHA GUASSO PHAENNY GEOVANA SILVA YMRDILA RODRIGUES STPHANO MEDEIROS RIBEIROS WADED SCHABIB HANY 2013

INTRODUO
Antroposofia: sabedoria a respeito do homem Filsofo austraco: Rodolf Steiner Cincia/espiritualismo: busca a relao do ser humano com a natureza e os cosmos Filosofia antroposfica: pedagogia, arquitetura, agricultura, artes, medicina, nutrio Medicina antroposfica: s existe a partir do momento em que a forma de curar e prevenir doenas reconhea o ser humano de forma integral: corpo, alma e esprito. Medicamentos preparados a partir de substncias dos reinos da natureza, tambm dispe de outras possibilidades teraputicas para o restabelecimento da sade, como massagens, banhos, compressas, terapias utilizando artes plsticas, msica e a dietoterapia.

BASES FUNDAMENTAIS
BASES DA NUTRIO ANTROPOSFICA Mdico suo: Dr. Gerard Schmidt Qualidade alimentar (Steiner) -> escreveu obra -> Dra. Gudrun Burkhard DIETA ANTROPOSFICA Ser humano sadio: restrio de nada Proposta: dieta lactovegetariana Origem: agricultura biodinmica: espao de produo um organismo vivo, onde todos os reinos da natureza interagem. Preparados biodinmicos: vegetal, animal e mineral (como lixo orgnico e plantas medicinais) para equilibrar a terra desvitalizada

Sem contaminantes qumicos sintticos: agrotxicos, adubos sintticos, drogas veterinrias, hormnios e antibiticos So alimentos de origem integral, provenientes de um solo equilibrado, que no sofreram processos de refinamento, de irradiao e adio de aditivos qumicos sintticos. Dessa forma, espera-se que apresentem melhor valor nutricional. consumo de alimentos in natura e frescos Produtos industrializados e processados: eventual e racional Questiona-se, principalmente, o consumo de alimentos com alto teor de aditivos qumicos sintticos, gorduras hidrogenadas, farinhas e acares refinados.

BASES FUNDAMENTAIS
carne, peixe e ovos, fontes de gordura, sal marinho, acar mascavo, vegetais da famlia das solanceas (plantas angiosprmicas, como batata e o tomate) e leguminosas: equilbrio da dieta retirada da carne: escolha absolutamente individual (busca de um despertar espiritual)

BASES FUNDAMENTAIS
observao dos RITMOS: o equilbrio se expressa a partir do ritmo, e a arritmia seria o desequilbrio na natureza: dia e noite, estaes do ano, ciclo lunares, solares e estelares que influenciam as mars e a agricultura, respirao, sistema circulatrio, ciclo cirdadiano, digesto, clico menstrual e tempo de gestao em humanos e animais na nutrio antroposfica: os intervalos adequados entre as refeies, os tipos de alimentos adequados a cada horrio, as faixas etrias e as necessidades de cada uma delas, a sazonalidade no cultivos dos alimentos, o ritmo dos rgos. Isso tem como base os conceitos de TETRAMEMBRAO, e TRIMEMBRAO, as noes de vitalidade e qualidade alimentar do alimento biodinmico.

TETRAMEMBRAO DO SER HUMANO


O princpio da evoluo foi uma grande descoberta da cincia moderna. A antropofosofia compartilha com essa teoria, segundo a noo da tetramembrao. No reino vegetal a vida, se apresenta da mesma qualidade encontrada no ser humano. TETRAMEMBRANAO interao entre os quatro corpos: fsicos (mineral), etreo (vegetal) , astral (animal) e o EU (humano) Na Tetramembraco entramos em contato com a Natureza Fsica e Espiritual do ser Humano, como suas relaes terrenas e csmicas planetrias e zodiacais.

TETRAMEMBRAO DO SER HUMANO


1. Corpo Fsico o qual carrega o mundo material, mineral no Homem. Manifesta nossa forma humana no espao e submete o Homem s lei da gravidade. Elemento Terra. 2. Corpo Etrico, portador da vida e responsvel por elevar este corpo fsico categoria de vivente no tempo. Vive especialmente no elemento fluido, aquoso. Proporciona ao corpo alm das funes vitais de crescimento e reproduo, o ritmo temporal da vida. Estabelece a relao de movimento entre o cosmos e a terra Elemento gua.

TETRAMEMBRAO DO SER HUMANO


3. Corpo Astral, portador da sensibilidade e das relaes de antipatia e simpatia do Homem. Dota o Homem de um espao interno que o diferencia do mundo vegetal. Base para os sentimentos, que ligados conscincia, permitem ao Homem vivncias polares como Amor/ dio, Alegria /Tristeza, Coragem / Medo. So vivncias da alma, se manifestam atravs das Expresses, Mmica e movimento intencional ELEMENTO AR. 4. Eu, portador da conscincia da personalidade. Entidade extremamente complexa que assume as diretrizes da encarnao do Ser Humano, da sua manifestao como ser individual e caracteriza-o como Ser espiritual eterno. Permite ao Homem durante a sua vida a capacidade de aprender e de construir a sua prpria biografia. ELEMENTO FOGO

TRIMEMBRAO DO SER HUMANO

RELACIONADO A TRS SISTEMAS: PRIMEIRO:SISTEMA NEUROSSENSORIAL RAZ(ABSORO) GINSENG,GENGIBRE / CENOURAS,RABANETES E BETERRABAS

TRIMEMBRAO DO SER HUMANO

SEGUNDO: SISTEMA METABLICOLOCOMOTOR FLOR E FRUTO ABBORA,ABOBRINHA,PEPINO,CHU CHU E BRCOLIS

TRIMEMBRAO DO SER HUMANO


TERCEIRO: SISTEMA RITMICO CAULE E FOLHAS FOLHAS DA PLANTA Digitalis purprea e EUCALIPTO FOLHAS VERDE-ESCURAS,RICAS EM SDIO E POTSSIO,COMO COUVE, ESPINAFRE, RCULA, AGRIO E ACELGA.

ALIMENTOS BIODINMICOS
Oriundos da agricultura biodinmica. Mtodo que mantm e retm vitalidade do solo alimento, que ficam ricos em energia vital Os espaos produtivos so vistos como organismos Vivos A adubao: COMPOSTAGEM (mineral, vegetal, animal) + SLICA (SiO2) HOMEOPATIA estimula a cura do solo Plantas: propriedade de crescer contra a fora da gravidade Crescimento: DINMICO: movimento ciclo ritmo que mantm o EQUILLRIO ENERGTICO

ALIMENTO BIODINMICO
Alimentos vegetais: > [] de vitalidade: primrios Alimentos de derivados de animais herbvoros e carnvoros: [] de vitalidade: secundrios [] vitalidade[] de Kcal Vegetais: 95% C,H,O e ar + 5% matria, + imateriais, tem > biodisponibilidade de EV > qualidade nutritiva e calrico Alimentos vegetais: devem ser consumidos in natura EV dos AB no se quantifica em Kcal

VITALIDADE
SOL: fonte de energia vital e de todos os processos nutritivos o equilbrio AB: elementos de interao NATREZA COSMOS A VITALIDADE absorvida pelo REINO VEGETAL Reino vegetal > [] de energia vital Vitalidade: Fora eltricas:ASTROS SOL LUA SOLO PLANTAS ALIMENTOS SER
Na colheita, o alimento inicia o processo de perda da vitalidade: morte

VITALIDADE
O processamento reduz o valor vital O homem no tem capacidade de produo de V, retira por TRANSFERNCIA pela alimentao O homem corpo fsico, corpo vital, corpo astral e corpo espiritual Energia vital do cosmos nutre o corpo vital A digesto dos AB nutre o corpo fsico O ar inspirado nutre alma Os sentidos nutrem o espirito pelas sensaes que recebemos do mundo exterior Energia calrica nutre o corpo fisiolgico A energia vital nutre o corpo espiritual

TEMPERAMENTOS E TENDNCIAS ALIMENTARES


A nutrio antroposfica considera a relao entre alimentos e temperamentos que, se manifestam principalmente na faixa etria de sete a 14 anos. Muitas formas de medicinas tradicionais, como a medicina chinesa e a medicina ayurvdica, consideram e relacionam tendncias alimentares favorveis para cada temperamento, como forma de equilibrar o individuo integralmente e manter a sade. Na nutrio antroposfica , torna-se importante quando consideramos aes de educao nutricional. No possvel ter as mesmas expectativas de crescimentos e de ingesto de alimentos de duas crianas com temperamentos opostos.

TEMPERAMENTOS E TENDNCIAS ALIMENTARES


A seguir um pequeno resumo de cada temperamentos apresentado por Steiner: A criana colrica generosa e justiceira, trabalhadora e empreendedora. Ela se beneficia com um pouco de carne e leguminosas e deve evitar doces e os condimentos picantes. A criana melanclica sonhadora, organizada e inteligente. Pode ingerir carne branca e alimentos doces. Deve evitar alimentos gordurosos e de difcil digesto. A criana fleumtica tranqila, organizada, fiel aos amigos, persistente e honesta. Beneficia-se com a utilizao desde leites acidificados, temperos estimulantes, como curry e a pimenta e vegetais, especialmente razes e frutas cidas. Aveia e a arroz so cereais indicados.

TEMPERAMENTOS E TENDNCIAS ALIMENTARES


A criana sangunea alegre, leve, criativa e tem mltiplos interesses. Sua dieta deve ser a base de trigo, centeio, milho, nozes e um pouco de carne, vegetais amargos e verdes escuros e alimentos ricos em ferro. Deve evitar excesso de doces. A antroposofia cr em uma ao imediata dessa forma de se alimentar expressa em maior disposio e vigor fsico. Proclama uma atuao mais profunda das foras desses alimentos que se traduzem alm de um bem-estar corporal. Seria a ao das foras da natureza harmonizando a natureza interna do ser humano integral e estimulando seu desenvolvimento anmico-espiritual.

CONSIDERAES
A alimentao equilibrada sinnimo de boa sade. Hoje certo que muitas pessoas deixam de se alimentar de maneira saudvel devido o stress do dia a dia nas grandes cidades. A nutrio complementar baseado no somente na filosfia prpria, mas tambm buscando fundamentao no conhecimento cientfico, tentam mudar essa situao. O segredo da alimentao sadia sob o ponto de vista antroposfica est em ingerir alimentos no s saudveis e descontaminados (livres de agrotxicos e aditivos qumicos),como tambm alimentos frescos e cheios de energia etrica vital.

CONSIDERAES
Alimentos de origem integral provenientes de um solo equilibrado, sem processos de refinamento ou adio de substncias qumicas, como a agricultura biodinmica (interao dos reinos da natureza). O conhecimento de outras formas de alimentao como forma de nutrio complementar e de uso como cura para as doenas de fundamental importncia para os nutricionista atuais ,isso pode ser usado como fonte de uma melhor atuao nas diferentes reas.

BIBLIOGRAFIA
SILVA, SANDRA MARIA CHEMIN SEABRA, Tratado de Alimentao, Nutrio e Dietoterapia, So Paulo: roca,2007 DA SILVA, S. M. C. S.; MURA, J. D. P. Tratado de alimentao, nutrio e dietoterapia. 1 edio. So Paulo: Roca. 2007. DE AZEVEDO, E. Fundamentos da nutrio antroposfica.Cadernos de naturologia e terapias complementares. Dourados. v.1, n.1, 2012.

Potrebbero piacerti anche