Sei sulla pagina 1di 23

CUIDADO NUTRICIONAL

CONCEITO
um grupo organizado de atividades que permitem identificar as necessidades e preveno de cuidados na rea de nutrio para atender estas necessidades.

Consiste de:
- Avaliar o estado nutricional; - Analisar os dados para identificar as necessidades ou problemas nutricionais; - Planejar e priorizar objetivos do cuidado nutricional para atingir estas necessidades; - Implementar estratgias necessrias para atingir os objetivos; - Avaliar os resultados dos cuidados nutricionais

O cuidado nutricional para uma pessoa com sade difere do cuidado para uma pessoa doente.

O tipo de cuidado a ser fornecido depende da doenas ou doenas em potencial, o meio ambiente, a situao de crescimento e desenvolvimento do indivduo e condies scio-econmicas.

Deve incluir uma avaliao da adequao da ingesto nutricional; Manipulao da dieta quando necessrio; Fornecimento de apoio enteral ou parenteral quando apropriado; Interveno na forma de aconselhamento ou educao quando necessrio.

Uma abordagem colaborativa interdisciplinar ajudam a garantir que o cuidado seja coordenado e que todos os membros da equipe estejam cientes das metas e prioridades no cuidado nutricional.

Identificao do risco nutricional

A supernutrio e subnutrio tem mostrado um impacto negativo na resposta de um paciente ao tratamento mdico.

A Subnutrio
Aumenta o a morbidade, o tempo de permanncia no hospital e a mortalidade; Para facilitar a identificao de pacientes em risco feita a triagem nutricional para todos os pacientes independentes da situao ou idade do indivduo.

A triagem deve ser rpida e eficiente, e deve ser feita por qualquer profissional da equipe multidisciplinar; Quando identificado o risco nutricional o paciente deve ser reavaliado por um nutricionista.

Plano de cuidado nutricional


Consiste de uma avaliao

1. Identificar problemas nutricionais; 1. Elaborar um plano de com objetivos especficos: incluindo educao e outras atividades de interveno; implementao do plano e determinao de avaliao de resultados

Informaes da triagem nutricional


Idade, altura; Peso usual,atual e ideal; Porcentagem de mudana de peso a partir do peso ideal ou usual; Mudana no apetite; Disfaga ou dificuldade de mastigao; Presena de nusea, vmito ou diarria; Albumina srica; Hemoglobina e hematcrito; Contagem total de linfcitos.

Avaliao
1. Avaliao nutricional; 2. Desenvolvimento de um plano/objetivos para o cuidado nutricional; 3. Implementao do cuidado nutricional; 4. Avaliao do cuidado nutricional; 5. Registro do cuidado nutricional

Interveno Nutricional e Modificao da Dieta


As dietas teraputica so baseadas em uma dieta normal, adequada, modificada, conforme a necessidade do paciente. Para atender as suas necessidades individuais, tais como: capacidade digestiva e absortiva, alvio do processo de doena e fatores psicossociais.

Prescrio da Dieta
Designa o tipo, quantidade e frequncia de alimentao com base no processo de doena e nas do tratamento da doena. Pode limitar ou aumentar vrios componentes da dieta, tais como: calorias, proteinas, carboidratos, lipidios, vitaminas minerais, fibras ou gua.

Recomendaes Energticas
Calcula-se o GMB ou GEB; Um fator adicional somado dependendo do nvel de atividade ou estresse fisiolgico que acometer o paciente; Estresse leve ( adicional de 20%) Infeces agudas ou queimaduras (pode aumentar em at 100% do GMB) 35 a 40 kcal/kg/dia ideal.

Recomendaes Proteicas
A RDA para protenas 0,8 kcal/kg/dia;

Vitaminas e Minerais: - Devemos levar em considerao a necessidade para indivduos normais; - Natureza da doena ou leso; - Estoques corpreos de nutrientes; - Perdas normais e anormais (pele, urina, etc); - Interaes drogas nutrientes.

Lquidos:
Para suprir as perdas, se no for possvel oferecer por via oral, deve ser fornecida por via parenteral junto com eletrlitos.

Modificaes da Dieta Normal


Cuidado com Pacientes Terminais ou Doentes Mentais. Conforto e qualidade de vida devem ser fundamentais, levando em conta as suas preferncias pessoais.

Nutrio Enteral e Parenteral


O desenvolvimento de tcnicas de alimentao parenteral precedeu, o desenvolvimento de tcnicas adequadas de nutrio enteral.

DIAGNSTICO
A terapia nutricional enteral e parenteral parte integrante do tratamento do paciente.

O diagnstico prvio do estado nutricional pode modificar a conduta clnica ou cirrgica adotada.

Hoje, sabe-se que at 50% dos pacientes hospitalizados sofrem de desnutrio protico energtica e deficincias significativas de vitaminas na ocasio da internao dificultando a resposta aos tratamentos nutricional e clnico e aumento de morbidade e mortalidade dos pacientes.

A Desnutrio
Pode comprometer de forma direta e indireta a evoluo do quadro clnico, pode ser revertida na maior parte das condies mrbidas, desde que seja diagnosticada e tratada precocemente.

O avano tecnolgico permitiu maior conhecimento e manipulao dos nutrientes (protenas, carboidratos, lpides, vitaminas e minerais), seja para ministrao oral, enteral ou parenteral.

Potrebbero piacerti anche