Sei sulla pagina 1di 18

Romance Popular

A BELA INFANTA
Leitura
Anlise Histrica Anlise Textual Proposta de Actividades

A Bela Infanta
Estava a bela infanta No seu jardim assentada, Com o pente de oiro fino Seus cabelos penteava Deitou os olhos ao mar Viu vir uma nobre armada; Capito que nela vinha, Muito bem que a governava. - "Dize-me, capito Dessa tua nobre armada, Se encontraste meu marido Na terra que Deus pisava." -"Anda tanto cavaleiro Naquela terra sagrada... Dize-me tu, senhora As senhas que ele levava."

A Bela Infanta (cont.)


-"Levava cavalo branco, Selim de prata doirada; Na ponta da sua lana A cruz de Cristo levava." -"Pelos sinais que me deste L o vi numa estacada Morrer morte de valente: Eu sua morte vingava." -"Ai triste de mim viva, Ai triste de mim coitada! De trs filhinhas que tenho, Sem nenhuma ser casada!..." -"Que darias tu, senhora, A quem no trouxera aqui?" -"Dera-lhe oiro e prata fina Quanta riqueza h por ."

A Bela Infanta (cont.)


-"No quero oiro nem prata, No nos quero para mi': Que darias mais, senhora, A quem no trouxera aqui?" -"De trs moinhos que tenho, Todos os trs tos dera a ti; Um mi o cravo e a canela, Outro mi do gerzeli: Rica farinha que fazem! Tomara-os el-rei para si." -"Os teus moinhos no quero, No os quero para mi: Que darias mais, senhora, A quem to trouxera aqui?" -"As telhas do meu telhado, Que so de oiro e marfim."

A Bela Infanta (cont.)


-"As telhas do teu telhado No nas quero para mi": Que darias mais, senhora, A quem no trouxera aqui?" -"De trs filhas que eu tenho Todas trs te dera a ti: Uma para te calar, Outra para te vestir A mais formosa de todas Para contigo dormir." -"As tuas filhas, infanta, No so damas para mi': D-me outra coisa, senhora, Se queres que o traga aqui." -"No tenho mais que te dar. Nem tu mais que me pedir." -"Tudo no, senhora minha. Que inda no te deste a ti."

A Bela Infanta (cont.)


-"Cavaleiro que tal pede, Que to vilo de si, Por meus vilos arrastado O farei andar por a Ao rabo do meu cavalo volta do meu jardim. Vassalos, os meus vassalos, Acudi-me agora aqui!" -"Este anel de sete pedras Que eu contigo reparti... Que dela a outra metade? Pois a minha, v-la a!" -"Tantos anos que chorei, Tantos sustos que tremi!... Deus te perdoe, marido, Que me ias matando aqui."
In Romanceiro, de Almeida Garrett

Poema Narrativo
Porque escrito em verso

PORQUE TEM: Aco

Narrador

Personagens

Espao
e Tempo

Anlise Histrica

Localizao da aco no Tempo

Para que poca nos remete este romance? Evidncias:


-Mar; -Capito e armada;

DESCOBRIMENTOS

-Especiarias: cravo e canela; -Cruz de Cristo; -Princesas dadas em casamento pelos pais; -Vassalos.

Espao

Localizao da aco no Espao

no seu jardim assentada

deitou os olhos ao mar

Anlise Textual
Dilogo
Bela Infanta Capito

Dize-me encontraste meu marido"

Pelos sinais que me deste/ L o vi numa estacada/ Morrer"

Amor posto Prova

- Que darias tu, senhora, a quem no trouxera aqui?

A Bela Infanta oferece:

O Capito reage:
No aceita as ofertas; Pede-lhe que se oferea a ela mesma ( inda te no deste a ti)

Bens Materiais (ouro e prata; moinhos; telhas de oiro e marfim);


Bens Morais (as trs Filhas)

Prova Superada

Infanta: -No satisfaz o pedido do capito; - Mantm-se fiel ao marido. Anel

Capito: -Fica feliz com a esposa; - Revela a sua identidade.

Smbolo do compromisso

Partes do Romance
Introduo: o narrador faz uma breve apresentao das personagens e do espao (versos 1 a 8);
Desenvolvimento: Dilogo entre Capito e Infanta (versos 9 a 78); Concluso: desfecho da aco. Atravs do anel, a Bela Infanta descobre que o Capito o seu marido (ltimos 8 versos).

Anlise expressiva

Recurso Expressivo Predominante

VOCATIVO
Exemplos:

"Dize-me, capito/ Dessa tua nobre armada Dize-me tu, senhora/ As senhas que ele levava. "Que darias tu, senhora,/ A quem no trouxera aqui?"

Vassalos, os meus vassalos,

Actividade I
Indica se as seguintes afirmaes so V (Verdadeiras) ou F (Falsas): 1. A Bela Infanta um romance popular recolhido por Ea de Queirs no Romanceiro. 2. Os primeiros oito versos do poema constituem a introduo. 3. A Bela Infanta era uma donzela solteira, espera do seu amado. 4. O Capito da armada no aceitou as ofertas que a Bela Infanta lhe fez. 5. O 1. verso do poema comea com uma forma verbal no pretrito perfeito do modo indicativo.

Respostas Correctas
1. Falso (Romance Popular recolhido por Almeida Garret); 2. Verdadeiro; 3. Falso (A bela infanta era uma mulher que pensava estar viva; no entanto, no final, descobre que o seu marido est vivo); 4. Verdadeiro; 5. Falso (estava forma verbal no Pretrito imperfeito, modo indicativo).

Actividade II - Escrita
Produo escrita e ilustrada de uma nova verso do poema A Bela Infanta, atendendo estrutura original do texto: - Em verso; - Narrador ausente; - Dilogo entre duas personagens; - Partes do romance (Introduo, Desenvolvimento, Concluso).

Bibliografia e stios consultados Manual Voando nas asas da fantasia 6. ano (Edies Asa)

Potrebbero piacerti anche