Sei sulla pagina 1di 35

No incio do sc. XX, havia um sentimento geral de que no era mais possvel renovar a arte tradicional.

As escolas literrias repetiam as suas frmulas. A superficialidade convivia com a crena de que a evoluo tudo comandava e pouco cabia ao homem nesse processo. No entanto, um movimento forte e amplo - o Modernismo - viria dar fim a este marasmo e implantar o inconformismo.

Modernismo, no foi apenas produto de uma evoluo esttica: ele decorreu de todo um estado de esprito formado pela cultura da poca e que se repercutiria em todas as artes, integrando literatura, pintura, msica arquitectura, cinema, etc.

A primeira Guerra Mundial foi o grande divisor das guas...


Nesse contexto surgiram as vanguardas europeias, que antecederam e originaram o Modernismo literrio.

No entanto, o Modernismo, como nova expresso de Arte, trouxe at Pintura a vida bomia e o urbano

Cristiano Cruz, Senhoras mesa do caf, 1919

Nesse contexto surgiram as vanguardas europeias, antecederam e originaram o Modernismo literrio. *********************

que

Vanguarda vem do francs e significa extremidade dianteira dos exrcitos em luta.


E a literatura de vanguarda foi realmente combativa, polmica, desbravadora e irreverente. Os vanguardistas da poca valiam-se do escrnio, da ironia e da luta verbal com o objectivo de substituir a arte passadista pela arte moderna.

As principais vanguardas europeias foram:


Cubismo.
Futurismo. Dadasmo. Surrealismo.

Todas essas vanguardas tiveram um carcter agressivo, experimental, demolidor e inovador. Combatiam o racionalismo e o objetivismo das teorias cientficas do Realismo/Naturalismo/Parnasianismo e pregavam o irracionalismo. Com isso, buscavam uma compresso mais subjetiva do homem, voltada mais para o seu interior que para o exterior. De 1940 aos nossos dias, o Modernismo portugus desenvolveu vrias tendncias: Neo- Realismo, Ecletismo, Humanismo dramtico, Realismo contraditrio e Experimentalismo polivalente.

Caractersticas:
atitude irreverente em relao aos padres estabelecidos; reao contra o passado, o clssico e o esttico; temtica mais particular, individual e no tanto universal e genrica; preferncia pelo dinamismo e velocidade vitais; busca do imprevisvel e inslito; absteno do sentimentalismo fcil e falso; comunicao direta das ideias: linguagem quotidiana; esforo de originalidade e autenticidade; interesse pela vida interior (estados de alma, esprito..); aparente hermetismo, expresso indirecta pela sugesto e associao verbal em vez de absoluta clareza; valorizao do prosaico e bom humor; liberdade de forma: verso livre, ritmo livre, sem rima, sem estrofes formalmente pr-estabelecidas.

Em sntese os principais autores: Trs grandes geraes de autores:

1 gerao - o Orfismo : Fernando Pessoa, Mrio de S Carneiro, Almada Negreiros e outros;

2 gerao - o Presencismo: Jos Rgio, Joo Gaspar Simes, Branquinho da Fonseca e outros;

3 gerao - o Neo-Realismo: Alves Redol, Ferreira de Castro, Jorge de Sena e outros.

Fontes: http://www.coladaweb.com/literatura/modernismo-em-portugal

Potrebbero piacerti anche