Sei sulla pagina 1di 31

UFCD 6039 - Tcnicas de Manuteno

Descrever

importncia

da

manuteno

de

equipamentos. Distinguir os diferentes de manuteno.

Identificar as vantagens da aplicao da manuteno


programada. Realizar um plano de manuteno aplicvel a um equipamento.

Todo o equipamento ou bem est sujeito a um processo de deteriorao. Manuteno o conjunto de aces conduzidas o fim de Para que a produtividade de uma instalaocom fabril, tenha manter em condio aceitvel as instalaes e o equipamento resultados positivos, necessrio que todos eles sejam fabril de forma assegurar a regularidade da produo, a sua mantidos nasa melhores condies de funcionamento. qualidade e a segurana com o mnimo de custos totais. Os equipamentos devero sofrer, ao longo da sua vida til de funcionamento, reparaes, inspeces programadas, rotinas preventivas programadas e adequadas, substituio de peas e rgos, mudanas de leo, lubrificaes, limpezas, pinturas, correces de defeitos resultantes quer do seu fabrico quer do trabalho que estiver a realizar.

1. 2.

A manuteno efectuada pelos prprios operrios. Existe servio de manuteno que actua apenas quando ocorrem avarias e nas reparaes gerais. O servio de manuteno existe, e j actua duma forma organizada, existe programao dos servios e j se realizam previses. Existe servio de manuteno dominando j a metodologia Preventiva.

3.

4.

5.

Na abordagem sistmica, em que, so utilizadas vrias tcnicas de manuteno preventiva e manuteno condicionada. O computador j utilizado.

a qualidade produz-se, no se controla; no existem culpados, mas sim causas; dever ser controlado o processo e no o resultado ou, ento, inspeccionar

continuamente o homem;
todo o defeito encontrado importante, pois assim poder ser eliminado; muito importante que a correco do defeito seja efectuada pelo seu causador.

Os principais objectivos so: Reduo dos custos Evitar paragem com perda de produo Diminuir tempos de imobilizao Reduzir tempos de interveno atravs de uma boa preparao do trabalho. Reduzir emergncias e nmero de avarias Melhorar qualidade de produo Aumentar a segurana Aumentar o output da produo Aumentar o tempo de vida das mquinas

O objectivo principal:
obteno de nveis produtivos elevados dos equipamentos ou bens.

Mas devemos ter em ateno os factores associados (a

segurana,

qualidade,

custo

da

reparao

disponibilidade), podero criar situaes divergentes.

Estes parmetros devem ser analisados com cuidado

executada em intervalos fixos de tempo de vida. normalmente utilizada nas operaes de lubrificao, nas verificaes peridicas obrigatrias e na substituio de componentes com custo reduzido.

Vantagens o custo de cada operao de manuteno predeterminado; a gesto financeira simplificada; as operaes e paragens so programadas de acordo com a produo.

Desvantagens o custo de cada operao elevado, devido periodicidade; existe maior possibilidade de erro humano, dada a frequncia de interveno; o custo da mo-de-obra elevado, pois, de um modo geral, estas intervenes so realizadas aos fins-de-semana; a desmontagem, ainda que superficial, incita substituio de peas provocadas pela sndrome de precauo; a multiplicidade de operaes aumenta o risco de introduo de novas avarias.

realizada em funo do estado dos componentes do equipamento. tambm chamada de manuteno inteligente, j que a interveno se faz apenas com a manifestao da necessidade. uma manuteno preventiva, subordinada a um tipo de acontecimento predeterminado (autodiagnstico), informao de um sensor, a uma medida de um desgaste, ou outro indicador que possa revelar o estado de degradao do equipamento. geralmente aplicada a mquinas vitais para a produo, a equipamentos cuja avaria compromete a segurana e a equipamentos crticos, com avarias caras e frequentes.

Vantagens Aumento do tempo mdio entre duas revises (produtividade superior e reduo do custo de manuteno). Eliminao do efeito provocado pelas rupturas imprevisveis. Eliminao das substituies de peas em bom estado de funcionamento. Reduo do stock de peas de substituio. Reduo das paragens da produo. Desvantagens A implementao inicial de um sistema de manuteno condicionada apresenta os seguintes custos: Determinao dos pontos de controlo e fixao do parmetro e limites relevantes. Seleco e compra dos equipamentos. Formao dos operrios e dos engenheiros.

Manuteno conduzida de forma a reparar os materiais e a rep-los no estado de bom funcionamento ser a programao das reparaes no que respeita melhoria do estado do material. A manuteno correctiva consiste em: Analisar o estado geral dos equipamentos Estudar as avarias repetitivas Estudar os pontos crticos Agrupar as avarias por causa Elaborao das gamas-tipo (que contm a sequncia de operaes para cada tipo de interveno).

o tipo de manuteno necessria colocao de um material em funcionamento imediato. Est associada ruptura de um material.
Ruptura impe paragem da mquina Avaria no impe paragem da mquina

Ou pode aplicar-se a equipamentos cuja indisponibilidade tenha pouca importncia sobre a produo.
Para diminuir as consequncias anlise do modo de falha, efeitos e aco crtica no equipamento; diagnsticos mais rpidos das avarias atravs de uma rvore de causas de falhas ou atravs de um histrico de falhas ou quebras mtodo de vigilncia mais apertada nos pontos mais nevrlgicos

Como definir a estratgia mais adequada:


O conhecimento dos diferentes tipos de manuteno O objectivo da minimizao de custos e de minimizao de percas de produo. A estratgia de substituio de equipamentos que podem ter um custo mais elevado que o seu custo de reparao. Etc.

Os objectivos de gesto:
Gesto e valorizao do imobilizado corpreo; Tcnicas de manuteno ajustadas ao que se pretende o equipamento; Podem coexistir na mesma unidade, manuteno correctiva, preventiva e por emergncia.

Custos Directos
Custo de mo de obra do pessoal directo Custo de materiais peas de reserva, materiais, etc.. Custo de manuteno do prprio material Amortizao do equipamento de manuteno Custo de M.O. do pessoal administrativo ligado manuteno

Custos Indirectos
Custos gerais de organizao imputados ao servio de manuteno na percentagem em que este servio se serve deles (% do salrio do pessoal administrativo, % do custo dos servios informticos, % do telefone, etc.)

Custos Especiais
Custos de posse de stocks. Custo de produo diminuda por as mquinas no trabalharem a 100%. Custo de excessiva deteriorao de que resulta o abate prematuro. Custo do ciclo de vida custo total de um material durante a sua vida, desde o seu custo inicial at ao seu custo de abate. Custo de capital estudo e design, maquinaria, instalao, componentes, etc. Custo de operao mo de obra, energia, gua, etc. Custo de manuteno mo de obra, componentes, subcontratao, etc. Custo de rupturas percas de produo, desgaste de materiais, etc. Custo de abate remoo do equipamento.

Em concluso
Os custos s podero ser reduzidos para uma dada situao estvel, pois a um aumento de dimenso ou a uma automatizao corresponder a um aumento de custo de manuteno (a par de uma diminuio do custo de produo unitria).

Alternativas ao servio prprio de manuteno: 1) Os operrios de produo exercem a manuteno quando necessrio. 2) A manuteno entregue a empresas especializadas em certos ramos. 3) A manuteno contratada com os fornecedores de equipamento.

Para decidir h que determinar previamente os custos totais de

manuteno e compar-los com a proposta dos concessionrios.


Factores a ter em conta: qualidade do trabalho,

durao do material,
rapidez de interveno, Independncia prpria, etc.

Componentes da eficincia de um equipamento:

Organizao Estrutural da Manuteno

A estrutura organizacional da manuteno ser tanto mais complexa quanto mais a empresa em causa assim o desejar. Essa estrutura , contudo, dependente de algumas condicionantes:
a importncia dada pelo topo da empresa funo da manuteno;

a diviso hierrquica da manuteno dentro do organigrama da


empresa; a complexidade dos equipamentos ou bens a controlar;

o grau de preparao tcnica dos elementos da manuteno;


o grau de eficincia das funes lubrificao e inspeco; a natureza e eficincia do sistema de registo e transferncia de

informao.

Manuteno Produtiva Total (TPM)

A manuteno produtiva total, designada abreviadamente por TPM, o conceito mais moderno de manuteno. A TPM exige a participao de todos os elementos da cadeia operativa, desde o operador do equipamento, passando pelos elementos da manuteno e pelas chefias intermdias, at aos nveis superiores de gesto.

Maximizao da eficincia global das mquinas, atravs da eliminao das falhas, defeitos, desperdcios e obstculos produo. Participao e integrao de todos os departamentos envolvidos, tais como o planeamento, a produo e a manuteno. Envolvimento e participao de todos, da direco de topo at aos operacionais.

Colaborao atravs de actividades voluntrias desenvolvidas em pequenos grupos, para alm da criao de um ambiente propcio para a conduo dessas actividades. Busca permanente de economias (proporcionar lucros). Dever ser um sistema integrado. Manuteno espontnea executada pelo prprio operador.

Para a obteno de um rendimento global de um equipamento devemos procurar eliminar as seis grandes perdas apontadas pelo TPM: 1) Perdas por avaria dos equipamentos; 2) Perdas para mudana de linha ou ajustes; 3) Perdas pela operao em vazio ou interrupes momentneas; 4) Perdas por reduo da velocidade nominal de produo; 5) Perdas por defeitos gerados no processo; 6) Perdas por no se atingir o regime normal de produo.

Resultados obtidos: Resultados obtidos atravs do TPM: Incremento da produtividade; Diminuio das paragens imprevistas;
Manuteno Produtiva Total (TPM) Aumento do rendimento operacional; Diminuio das reclamaes; Diminuio do custo da manuteno.

Potrebbero piacerti anche