Sei sulla pagina 1di 43

ia

Anatomia

Fernanda Raquel Puff- ria 50

Introducao a Anatomia
Anatomia (do latim tardio anatomia) o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organizao dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.

Alguns autores usaram este termo incluindo na anatomia igualmente o estudo das funes vitais (respirao, digesto, circulao sangunea, mecanismos de defesa, etc) para que o organismo viva em equilbrio (homeostase) com o meio ambiente. Segundo esta definio, mais lata, a anatomia de certa forma o equivalente morfofisiologia (do grego morphe, forma + logos, razo, estudo).

A anatomia humana (ver abaixo), a anatomia vegetal e a anatomia comparada so especializaes da anatomia. Partindo de um ponto de vista utilitarista, a diviso mais importante da anatomia a anatomia humana, que pode ser abordada sob diferentes pontos de vista. Do ponto vista mdico, a anatomia humana consiste no conhecimento da forma exata, posio exata, tamanho e relao entre as vrias estruturas do corpo humano, enquanto caractersticas relacionadas sade.

Posicao Anatomica
A posio anatmica uma conveno adotada em anatomia para descrever as posies espaciais dos rgos, ossos e demais componentes do corpo humano. Na posio anatmica, o corpo estudado deve ficar na posio ereta (de p, posio ortosttica ou bpede),com a face voltada para frente e o olhar dirigido para o horizonte, membros superiores estendidos, paralelos ao tronco e com as palmas voltadas para frente, membros inferiores unidos, com as pontas dos ps(artelhos) voltados para frente.

O plano mediano um plano vertical que passa atravs do eixo mais longo que cruza o corpo, dos ps at a cabea; este plano separa o corpo em antmeros direito e esquerdo. O que quer que esteja situada prximo a este plano chamado medial, e o que est longe dele, lateral.

O plano frontal tambm um plano vertical que passa pelo eixo maior (dos ps cabea), mas perpendicular ao plano mediano, separando a frente do corpo, ou ventre, da parte de trs, ou dorso. Algo em posio frente do plano frontal chamado anterior, ao passo que algo situado atrs desse plano chamado posterior.

O plano transversal: atravessa o eixo menor do corpo, do dorso at o ventre , isto , da posio posterior para a anterior. Divide a estrutura atravessada em pores superior e inferior.

Bilateral, Unilateral e Ipsilateral


Bilateral: Tem dos 2 lados do corpo; (ex: olhos, narinas, pulmoes, rins, bracos) Unilateral: tem apenas em 1 lado do corpo; (ex: bexiga, tero, coracao) Ipsilateral: situado do mesmo lado que outra estrutura; (ex: o joelho esta machucado e o braco ipsilateral)

Termos de comparacao
Proximal: prximo da raiz do membro. Na direo do tronco. Distal: afastado da raiz do membro. Longe
do tronco ou do ponto de insero.

Exemplo: O brao considerado proximal quando comparado ao antebrao (distal), pois est mais prximo da raz de implantao do membro (cintura escapular).

Superficial: significa mais perto da superfcie do corpo. Profundo: significa mais afastado da superfcie do corpo.
Exemplo: A pele uma estrutura superficial comparada s arterias ou os ossos que esto localizados mais profundamente. No sistema venoso comum utilizarmos esses termos para diferenciar o sistema venoso superficial (mais prximo superfcie) do Sistema venoso profundo (passa mais profundamente junto com o sistema arterial).

Termos de movimento
Flexo:
curvatura ou diminuio do ngulo entre os ossos ou partes do corpo. Extenso: endireitar ou aumentar o ngulo entre os ossos ou partes do corpo.

Aduo: movimento na direo do


plano mediano em um plano coronal. Abduo: afastar-se do plano mediano no plano coronal. Rotao Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do plano mediano. Rotao Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano.

Retruso: movimento de retrao


(para trs) como ocorre na retruso da mandbula e no ombro. Protruso: movimento dianteiro (para frente) como ocorre na protruso da mandbula e no ombro. Ocluso: movimento em que ocorre o contato da arcada dentrio superior com a arcada dentria inferior Abertura: movimento em que ocorre o afastamento dos dentes no sentido spero-inferior.

Rotao Inferior da Escpula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo


inferior da escpula move-se medialmente e a cavidade glenide move-se caudalmente.

Rotao Superior da Escpula: movimento em torno de um eixo sagital no qual o ngulo


inferior da escpula move-se lateralmente e a cavidade glenide move-se cranialmente.

Elevao: elevar ou mover uma parte para cima, como elevar os ombros Abaixamento: abaixar ou mover uma parte para baixo, como baixar os ombros.

Retroverso: posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas


ntero-superiores posterior ao plano vertical atravs da snfise pbica Anteroverso: posio da pelve na qual o plano vertical atravs das espinhas ntero-superiores anterior ao plano vertical atravs da snfise pbica.

Pronao: movimento do antebrao e mo


que gira o rdio medialmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha posteriormente. e no ombro. Supinao: movimento do antebrao e mo que gira o rdio lateralmente em torno de seu eixo longitudinal de modo que a palma da mo olha anteriormente. e no ombro.

Inverso: movimento da sola do p


em direo ao plano mediano. Quando o p est totalmente invertido, ele tambm est plantifletido. Everso: movimento da sola do p para longe do plano mediano. Quando o p est totalmente evertido, ele tambm est dorsifletido.

Clula
A clula representa a menor poro de matria viva. So as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. A maioria dos organismos, tais como as bactrias, so unicelulares (consistem em uma nica clula). Outros organismos, tais como os seres humanos, so pluricelulares.

A clula foi descoberta por Robert Hooke em 1665. Em 1837, antes de a teoria final da clula estar desenvolvida, um cientista checo de nome Jan Evangelista Purkye observou "pequenos gros" ao olhar um tecido vegetal atravs de um microscpio. A teoria da clula, desenvolvida primeiramente em 1838 por Matthias Jakob Schleiden e por Theodor Schwann, indica que todos os organismos so compostos de uma ou mais clulas. Todas as clulas vm de clulas preexistentes. As funes vitais de um organismo ocorrem dentro das clulas, e todas elas contm informao gentica necessria para funes de regulamento da clula, e para transmitir a informao para a gerao seguinte de clulas.

Estrutura de uma clula

Componentes subcelulares
Todas as clulas, tanto procariontes quanto eucariontes, tem uma membrana que envolve a clula, que separa o interior de seu ambiente, regula o que se move dentro e para fora (seletivamente permevel), e mantm o potencial eltrico da clula.1 Dentro da membrana, um citoplasma salino ocupa a maior parte do volume da clula. Todas as clulas possuem DNA, o material hereditrio dos genes, e RNA, contendo as informaes necessrias para sintetizar vrias protenas como enzimas, as mquinas primria da clula.

Estrutura de uma clula vegetal tpica (clique para ampliar): a. Plasmodesmos, b. Membrana plasmtica, c. Parede celular, 1. Cloroplasto (d. Membrana tilacide, e. granum), 2. Vacolo (f. Vacolo, g. Tonoplasto), h. Mitocndria, i. Peroxissomo, j. Citoplasma, k. Pequenas vesculas membranosas, l. Retculo endoplasmtico rugoso, 3. Ncleo (m. Poro nuclear, n. Envelope nuclear, o. Nuclolo), p. Ribossomos, q. Retculo endoplasmtico liso, r. Vesculas de Golgi, s. Complexo de Golgi, t. Citoesqueleto filamentoso.

Estrutura de uma clula animal tpica (clique para ampliar): 1. Nuclolo, 2. Ncleo celular, 3. Ribossomos, 4. Vesculas, 5. Ergastoplasma ou Retculo endoplasmtico rugoso (RER), 6. Complexo de Golgi, 7. Microtbulos, 8. Retculo endoplasmtico liso (REL), 9. Mitocndrias, 10. Vacolo, 11. Citoplasma, 12. Lisossomas, 13. Centrolos.

Membrana Citoplasmtica
A membrana plasmtica a estrutura que delimita todas as clulas vivas, tanto as procariticas como as eucariticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o ambiente extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos.

A membrana celular no estanque, mas uma porta seletiva que a clula utiliza para captar os elementos do meio exterior que lhe so necessrios para o seu metabolismo e para libertar as substncias que a clula produz e que devem ser enviadas para o exterior (sejam elas produtos de excreo, das quais deve se libertar, ou secrees que a clula utiliza para vrias funes relacionadas com o meio).

Citoplasma
O componente agua do citoplasma (cerca de 80%) composta por ons e macromolculas solveis como enzimas, carboidratos, sais, protenas e uma grande proporo de RNA. Este componente aquosa tambm denominada de citosol (ou citoplasmas fundamentais, que est em desuso).

O componente no solvel do citoplasma constitudo por organelos: mitocndrias, cloroplastos, lisossomas, peroxissomas, ribossomas, vacolos, citoesqueleto e outras estruturas membranares (complexo de Golgi e Retculo Endoplasmtico).

Ncleo
O ncleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, uma estrutura presente nas clulas eucariontes, que contm o ADN (ou DNA) da clula. delimitado pelo envoltrio nuclear, e se comunica com o citoplasma atravs dos poros nucleares. O ncleo possui duas funes bsicas: regular as reaes qumicas que ocorrem dentro da clula (metabolismo), e armazenar as informaes genticas da clula.

Organelas Citoplasmaticas
Retculo endoplasmtico: O citoplasma das clulas eucariontes contm inmeras bolsas e tubos cujas paredes tm uma organizao semelhante da membrana plasmtica. Essas estruturas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retculo endoplasmtico, que pode ser de dois tipos: Rugoso (granular) e liso (agranular). O rugosa, ou ergastoplasma formado por sacos achatados, cujas membranas tm aspecto verrugoso devido presena de ribossomos aderidos sua superfcie externa. O liso formado por estruturas membranosas tubulares, sem ribossomos aderidos, portanto de superfcie lisa. Os dois tipos esto interligados e a transio entre eles gradual, observando o retculo endoplasmtico, partindo do rugoso em direo ao liso, vemos as bolsas tornarem-se menores e quantidade de ribossomos aderidos diminui progressivamente, at deixar de existir. O retculo endoplasmtico atua como uma rede de distribuio de substncias no interior da clula. No lquido existente dentro de suas bolsas e tubos, diversos tipos de substncias se deslocam sem se misturar com o citosol. Outras funes so: o armazenamento de substncias e o controle da presso osmtica do hialoplasma. O retculo Endoplasmtico liso tambm responsvel pela produo de lipdios, desintoxicao do organismo (fgado) e ajuda a catalisar as reaes qumicas na clula, j o rugoso responsvel pela produo de protenas graas a presena dos ribossomos. As protenas fabricadas penetram nas bolsas e desloca-se em direo ao aparelho de golgi, passando pelos estreitos e tortuosos canais do retculo endoplasmtico liso.

Complexo de Golgi O aparelho de golgi est presente em praticamente todas as clulas eucariontes, consistindo em bolsas membranosas achatadas, empilhadas como pratos, chamadas Dictiossomos. Em clulas animais os dictiossomos geralmente encontram-se reunidos prximo ao ncleo, j nas clulas vegetais, geralmente os dictiossomos se encontram espalhados pelo citoplasma. O complexo de golgi atua como centro de armazenamento, transformao, empacotamento e remessa de substncias na clula, alm de atuar na secreo do cido pancretil, na produo de polissacardeos (muco, glicoprotena-RER), na produo de lipdios, na secreo de enzimas digestivas, formao da lamela mdia em clulas vegetais, formao do lisossomo e na formao do acromossomo do espermatozide. O aparelho de Golgi desempenha papel fundamental na eliminao de substncias teis ao organismo, processo denominado secreo celular.

Lisossomos Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruio) so bolsas membranosas que contm enzimas capazes de digerir diversas substncias orgnicas. Existem mais de cinqenta tipos de enzimas hidrolticas (atuam por hidrlise) alojadas no interior das pequenas bolsas lisossmicas. Os lisossomos esto presentes em praticamente todas as clulas eucariontes, sua origem o Aparelho de Golgi. O retculo endoplasmtico rugoso produz enzimas que migram para os dictiossomos (complexo de Golgi), so identificadas e enviadas para uma regio especial do Aparelho de Golgi, onde so empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas. Funes: Uma das funes dos lisossomos a digesto intracelular. As bolsas formadas na fagocitose ou na pinocitose, que contm partculas capturadas do meio externo, fundem-se com os lisossomos, originando bolsas maiores, onde a digesto ocorrer. As bolsas originadas pela fuso de lisossomos com fagossomos ou pinossomos so denominadas vacolos digestivos; em seu interior as substncias presentes nos fogossomos ou pinossomos so digeridas pelas enzimas lisossmicas. Com a digesto intracelular as partculas capturadas pelas clulas so quebradas em pequenas molculas que atravessam a membrana do vacolo digestivo, passando pelo citosol. Estas molculas fornecem energia clula e sero utilizadas na fabricao de novas substncias. Os materiais no digeridos no processo digestivo permanecem dentro do vacolo, que passa a ser chamado vacolo residual. Muitas clulas eliminam o contedo do vacolo residual para o meio exterior. Este processo chamado de clasmocitose ou defecao celular. O vacolo residual encosta-se membrana plasmtica, fundindo-se nela e lanando seu contedo para o meio externo. Outra funo do lisossomo a autofagia (do grego auto, prprio e phagin, comer). Autofagia uma atividade indispensvel sobrevivncia de qualquer clula. Ela o processo pelo qual as clulas digerem partes de si mesmas, com o auxlio de seus lisossomos. A autofagia , em outras situaes, uma atividade puramente alimentar. Quando um organismo privado de alimento e as reservas de seu corpo se esgotam, as clulas passam a digerir partes de si mesma, como estratgia de sobrevivncia. A autofagia permite destruir organelas celulares desgastadas e reaproveitar alguns de seus componentes.

Peroxissomos

Peroxissomos so bolsas membranosas que contm alguns tipos de enzimas digestivas, semelhantes aos lisossomos, como a catalase, que transforma o H2O2 (gua oxigenada, formada na degradao dos aminocidos e das gorduras) em H2O (gua) e O2 (oxignio), e outras, em menor quantidade, que degradam gorduras e aminocidos. Alm disso, os peroxissomos tambm atuam no processo de desintoxicao das clulas. Pelo qual os peroxissomos absorvem substncias txicas, modificando-as de modo a que no causem danos ao organismo.
Os tipos de enzimas presentes nos peroxissomos sugerem que, alem da digesto, eles participem da desintoxicao da clula. O perxido de hidrognio, que se forma normalmente durante o metabolismo celular, txico e deve ser rapidamente eliminado

Centrolos
No citoplasma das clulas animais encontramos dois cilindros formando um ngulo reto entre si: so os centrolos. Eles esto localizados em uma regio mais densa do citoplasma, prximo ao ncleo. Essa regio chama-se centrossomo. Cada centrolo formado por microtbulos dispostos de modo caracterstico: h sempre nove grupos de trs microtbulos, formando a parede do cilindro. Os centrolos podem se autoduplicar, isto , orientar a formao de novos centrolos. Eles tm duas funes: na diviso celular das clulas animais e na formao de clios (estruturas curtas e numerosas) e flagelos (estrutura longa e em pequeno nmero), pelo corpo basal, que servem para a locomoo ou para a captura de alimento.

Ribossomos

Presentes em todos os seres vivos so gros formados por cido ribonuclico (RNA) e protenas. Nas clulas eucariticas, os ribossomos podem aparecer livres no hialoplasma ou associados a membrana do retculo (RE rugoso). nos ribossomos que ocorre a sntese das protenas. A sntese feita atravs da unio entre aminocidos, sendo o mecanismo controlado pelo RNA. Este produzido no ncleo da clula, sob o comando do DNA. O RNA, apoiado num grupo de ribossomos chamado polirribossomo ou polissoma, comanda a seqncia de aminocidos da protena. Durante esse trabalho, os ribossomos vo "deslizando" pela molcula de RNA, medida que a protena vai sendo fabricada.

Vacolos So cavidades do citoplasma visveis ao microscpio ptico. Alm destes, h outros dois tipos de vacolos, como o vacolo contrtil e o vacolo de suco celular. Vacolo Contrteis: presentes nos protozorios de gua doce encarrecam-se de eliminar o excesso de gua das clulas, alm de eliminar tambm, substncias txicas ou em excesso. Vacolo de Sulco Celular: caracterstico das clulas vegetais, que armazena diversas substncias. A colorao das flores, por exemplo, deve-se s antocianinas, pigmentos que se encontram dissolvidos nesse vacolo. Vacolos digestivos Fagossomos e pinossomos, que contm material capturado do meio pela clula, fundem-se com lisossomos, originando bolsas membranosas chamadas vacolos digestivos. As enzimas lisossmicas digerem as substncias capturadas, quebrando-as e reduzindo-as a molculas menores. Estas atravessam a mesma membrana do vacolo digestivo e saem para o citosol, onde sero utilizadas como matriaprima ou fonte de energia para os processos celulares. Eventuais restos da digesto, constitudos por material no-digerido e enzimas, permanecem dentro do vacolo, agora denominado vacolo (ou corpo) residual. Este expulsa o contedo da clula por clasmocitose.

Vacolos autofgicos e heterofgicosPartes da clula, como, por exemplo, organelas velhas e desgastadas so constantemente atacadas e digeridas pela atividade lisossmica. Dessa forma, seus componentes moleculares podem ser reaproveitados.Os lisossomos fundem-se em torno de uma parte celular a ser digerida, formando uma bolsa membranosa chamada vacolo autofgico (do grego auts prprio, e phagos, comer). Essa denominao ressalta o fato de o material digerido no vacolo ser uma parte da prpria clula. Quando o material digerido vem de fora da clula, capturado por fagocitose ou pinocitose, fala-se em vacolo heterofgico (do grego heteros, outro, diferente).

Mitocndrias
As mitocndrias so organides celulares presentes nos eucariontes delimitadas por duas membranas lipoproticas. A membrana externa lisa, e a interna apresenta inmeras pregas, chamadas cristas mitocondriais, que se projetam para o interior da organela. Entre as cristas h uma soluo chamada matriz mitocondrial. Essa soluo viscosa formada por diversas enzimas, DNA, RNA, pequenos ribossomos e outras substncias. A mitocndria a organela onde ocorre a respirao celular. A respirao celular , em linhas gerais, uma queima controlada de substncias orgnicas, por meio da qual a energia contida no alimento gradualmente liberada e transferida para molcula de ATP.

Mitose
Mitose (do grego mitos, fio, filamento) o processo pelo qual as clulas eucariticas dividem seus cromossomos entre duas clulas menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e dividido em cinco fases: Prfase, prometfase, metafase, anafase e telfase. uma das fases do processo de diviso celular ou fase mittica do ciclo celular.

Etapas da mitose: I ao III prfase, IV metfase, V e VI anfase, VII e VIII telfase.

Meiose
Meiose o nome dado ao processo de diviso celular atravs do qual uma clula tem o seu nmero de cromossomos reduzido pela metade.

Principais eventos na meiose de uma clula hipottica que possui um par de cromossomos (2N=2)

Inclusoes
Vesiculas temporarias; Armazena glicogenio e gordura; Importantes para o metabolism celular;

Citoesqueleto
O Citoesqueleto responsvel por manter a forma da clula e as junes celulares, auxiliando nos movimentos celulares. constitudo por protenas bastante estveis filamentosas ou tubulares que so os filamentos intermedirios, filamentos de actina e os microtubulos e pelas protenas motoras: dinena, miosina e cinesina.

Transporte atravs de membrana


A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substncias e no por outras define sua permeabilidade. Em uma soluo, encontram-se o solvente (meio lquido dispersante) e o soluto (partcula dissolvida). Classificam-se as membranas, de acordo com a permeabilidade, em 4 tipos:
a) Permevel: permite a passagem do solvente e do soluto; b) Impermevel: no permite a passagem do solvente nem do soluto; c) Semipermevel: permite a passagem do solvente, mas no do soluto; d) Seletivamente permevel: permite a passagem do solvente e de alguns tipos de soluto.

Meio hipotonico: Mais solvente que soluto;

Meio hisotonico: Mesmo nivel de solvente e soluto;

Meio hipertonico: Mais soluto que solvente;

Transporte Passivo: Osmose: A gua se movimenta livremente atravs da membrana, sempre do local de menor concentrao de soluto para o de maior concentrao. A presso com a qual a gua forada a atravessar a membrana conhecida por presso osmtica.

Transporte Passivo Difuso Simples: Consiste na passagem das molculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentrao, at estabelecer um equilbrio. um processo lento, exceto quando o gradiente de concentrao for muito elevado ou as distncias percorridas forem curtas. A passagem de substncias, atravs da membrana, se d em resposta ao gradiente de concentrao.

Difusao Facilitada: Certas substncias entram na clula a favor do gradiente de concentrao e sem gasto energtico, mas com uma velocidade maior do que a permitida pela difuso simples. Isto ocorre, por exemplo, com a glicose, com alguns aminocidos e certas vitaminas. A velocidade da difuso facilitada no proporcional concentrao da substncia. Aumentando-se a concentrao, atinge-se um ponto de saturao, a partir do qual a entrada obedece difuso simples.

Transporte Ativo
Bomba de Sodio e Potassio: Neste processo, as substncias so transportadas com gasto de energia, podendo ocorrer do local de menor para o de maior concentrao (contra o gradiente de concentrao). Esse gradiente pode ser qumico ou eltrico, como no transporte de ons. O transporte ativo age como uma porta giratria. A molcula a ser transportada liga-se molcula transportadora (protena da membrana) como uma enzima se liga ao substrato. A molcula transportadora gira e libera a molcula carregada no outro lado da membrana. Gira, novamente, voltando posio inicial. A bomba de sdio e potssio liga-se em um on Na+ na face interna da membrana e o libera na face externa. Ali, se liga a um on K+ e o libera na face externa. A energia para o transporte ativo vem da hidrlise do ATP.

Potrebbero piacerti anche