Sei sulla pagina 1di 33

A Teoria da Histria no Cenrio da Ps-Modernidade

Prof. Dr. Jos Antonio Vasconcelos

Ps-Modernidade ou PsModernismo?
Ps-Modernidade: indica a transio para uma nova poca da Histria. A sociedade moderna, urbana e industrial estaria se tornando ps-moderna, ps-urbana e ps-industrial; Ps-Modernismo: movimento identificvel na arquitetura, arte, literatura e na cultura de modo geral, apontando para a superao do modernismo.

A Literatura como Ameaa Histria


O retorno da Literatura mergulhou os estudos histricos numa profunda crise epistemolgica. [...] O resultado disso tudo tem sido a reduo do conhecimento histrico a um tecido de tramas e retalhos, constituindo uma ausncia essencial. (David Harlan, 1989: 581)

A Literatura como Ameaa Histria


A Teoria Literria contempornea desafia at mesmo os fundamentos da prtica histrica profissional corrente ao negar a factualidade em que repousa a autoridade da prpria Histria. (Robert Berkhofer, 1998 : 139)

A Literatura como Ameaa Histria


A crtica ps-moderna ataca os prprios fundamentos do conhecimento histrico e cientfico. (Joyce Appleby, Lynn Hunt, Margareth Jacob, 1995: 200)

A Literatura como Ameaa Histria


Se os historiadores permitirem que sejam estimulados a ir at o fim deste abismo terico, eles acabaro produzindo a extino de si mesmos e de sua disciplina. (Keith Windshuttle, 1996: 37)

Teoria Literria e Histria


Mais que uma incorporao de mtodos e tcnicas de pesquisa, a Teoria Literria estimula uma reflexo terica sobre o estatuto epistemolgico da escrita da Histria; A Teoria Literria de inspirao psmodernista nos remete questo da crise dos grandes modelos explicativos.

Histria e Ps-Modernismo
Em 1991, na revista Past and Present, Lawrence Stone identifica trs grandes ameaas ps-modernas para a Histria: 1. A Lingstica Ps-Estruturalista; 2. A Antropologia Cultural; 3. O Novo Historicismo.

Ps-Estruturalismo
Para o Estruturalismo nossos modos de pensar e agir so condicionados por estruturas inconscientes; Mas, Se no h pensamento que no seja determinado por estruturas inconscientes, ento a prpria hiptese estruturalista, de que no h pensamento que no seja determinado por estruturas inconscientes, ela prpria determinada por estruturas inconscientes.

Ps-Estruturalismo
O estruturalismo, frente crtica psestruturalista, poderia ser deste modo comparado ao paradoxo do cretense, que jura dizer a verdade ao afirmar que todos os cretenses sempre mentem.

Antropologia Cultural
Na Antropologia Cultural destaca-se Clifford Geertz, cujo conceito de Descrio Densa marcou o trabalho de muitos historiadores. O modelo interpretativo, proposto por Geertz, subverte a noo tradicional de verdade. Diante de um mesmo fenmeno, s h uma explicao correta, mas uma multiplicidade de interpretaes possveis.

Novo Historicismo
Trata-se de uma vertente da Critica Literria, na qual se destaca Stephen Greenblatt e Catherine Gallagher. O Historicismo tradicional postulava que a interpretao do texto literrio exige o conhecimento do contexto em que seu autor viveu. O Novo Historicismo admite a tese acima enunciada, mas acrescenta a necessidade do texto para uma melhor compreenso do contexto.

O que o Ps-Modernismo?
O ps-modernismo constitui uma sensibilidade, no uma teoria geral da sociedade e da cultura, pois as teorias fazem parte das metanarrativas, alvo da crtica ps-modernista.

O que Teoria?
Conhecimento especulativo meramente racional. Conjunto de princpios fundamentais duma arte ou duma cincia. Doutrina ou sistema fundada nestes princpios (Aurlio Buarque de Holanda Ferreira, 1967: 464)

H uma teoria Ps-Modernista?


Existem tericos do ps-modernismo, isto , tericos que se utilizam do aparato conceitual da modernidade para refletir sobre as questes levantadas pelo psmodernismo, mas no tericos psmodernistas, j que o ps-modernismo exclui a teoria.

Teoria Contempornea
Uma indicao bem diferente desse esmaecimento das antigas categorias de gnero e discurso pode ser encontrada no que s vezes se denomina de teoria contempornea. [...] Hoje, cada vez mais, vemos um tipo de texto simplesmente chamado teoria que todas ou nenhuma dessas coisas [as disciplinas acadmicas] ao mesmo tempo. Esse novo tipo de discurso, geralmente associado Frana e pretensa teoria francesa, tem-se difundido muito, e assinala o fim da filosofia como tal. [...]

Teoria Contempornea
Deve a obra de Michel Foucault, por exemplo, ser chamada de filosofia, histria, teoria social ou cincia poltica? Isso impossvel de decidir, como se diz hoje em dia; e sugiro que esse discurso terico tambm deve figurar entre as manifestaes do modernismo . (Frederic Jameson, 1993: 26)

Metanarrativas
Jean-Franois Lyotard, em O ps-moderno, identifica duas narrativas que norteiam a pesquisa cientfica moderna: 1. a narrativa poltica, entendida como o discurso emancipatrio da Revoluo Francesa; 2. a narrativa filosfica, com base na obra de Hegel, que situa o conhecimento dentro de uma evoluo histrica.

A Cincia Ps-Moderna
Na viso da modernidade, os grandes autores seriam aqueles capazes de encerrar um debate, estabelecendo a verdade, um conhecimento objetivo e inquestionvel. Para os psmodernistas, pelo contrrio, autores como Marx, Weber, Freud, so grandes no por que forneceram solues finais aos problemas humanos, mas por que so focos a partir dos quais emergem feixes de discusses.

Ps-Modernismo e Histria
O ps-modernismo uma viso irnica, talvez desesperadora do mundo, e em suas formas mais extremas oferece pouco espao Histria como at ento se conhece. (Joyce Appleby, Lynn Hunt, Margareth Jacob, 1994: 207)

Ps-Modernismo e Histria
Creio que a emergncia do ps-modernismo est estreitamente relacionada com a emergncia desse novo capitalismo tardio, multinacional ou de consumo. [...] S conseguirei, no entanto, demonstrar isso no tocante a um grande tema, qual seja, o desaparecimento do sentimento da histria, [...]

Ps-Modernismo e Histria
[...] o modo como todo nosso sistema social contemporneo comeou, pouco a pouco, a perder sua capacidade de reter seu prprio passado, comeou a viver num presente perptuo e numa perptua mudana que oblitera o tipo de tradies que todas as formaes sociais anteriores, de um modo ou de outro, tiveram que preservar. Frederic Jameson, 1997: 43)

Ps-Modernismo e Histria
A histria era um mito muito forte, talvez o ltimo grade mito, a par do inconsciente. Era um mito que subentendia ao mesmo tempo a possibilidade de um encadeamento objetivo dos acontecimentos e das causas, e a possibilidade de um encadeamento narrativo do discurso. A era da histria, se se pode dizer, tambm a era do romance. este carter fabuloso, a energia mtica de um acontecimento ou uma narrao, que parece perder-se cada vez mais. (Jean Baudrillard, 1991: 15)

Ps-Modernismo e Histria
O ps-moderno realiza dois movimentos simultneos. Ele reinsere os contextos histricos como sendo significantes, e at determinantes, mas, ao faz-lo, problematiza toda noo de conhecimento histrico. (Linda Hutcheon, 1991: 122)

Ps-Modernismo e Histria
O que h de original no ps-modernismo, portanto, no a suspeita do valor moral ou epistemolgico do conhecimento histrico, mas uma incorporao crtica da Histria na crtica modernidade. Em sua cruzada contra a afirmao de verdades universais e atemporais o psmodernismo invoca a Histria para denunciar o carter contingente de qualquer valor, de qualquer verdade, e para nos lembrar, uma vez mais, que toda representao historicamente construda.

Descoberta e Inveno
Para o ps-modernismo no h no passado uma realidade primordial a ser descoberta, mas um sentido a ser inventado; Isso, porm, no novidade para o historiador: ainda que a Histria objetive o acontecido e no o puramente inventado, a ele certamente que cabe a tarefa de selecionar os dados do passado e orden-los de forma coerente.

O que H de Ameaador no PsModernismo?


O que, na verdade, assusta os historiadores so duas outras tendncias ps-modernistas: a insistncia em submergir a Histria no mbito da Literatura, e o esmaecimento da distino entre texto e contexto.

Teoria da Histria e PsModernismo


O ps-modernismo e demais tendncias afins, apesar de seu aspecto ameaador, de fato trouxeram alguma contribuio de valor para o modo como entendemos a Histria? Ou, pelo contrrio, no passa de perda de tempo, ou ainda, pior do que isso, um mal a ser eliminado?

Teoria da Histria e PsModernismo


A desestabilizao terica da Histria alcanada pelos modos de crtica com base na linguagem no tiveram qualquer efeito prtico na prtica acadmica porque os acadmicos no tm nada a ganhar e tudo a perder ao desmantelarem seu cdigo visvel especial de raciocnio fundamentado na evidncia e se abrirem s acusaes inevitveis de fraude, desonestidade e inferioridade (Partner, apud Evans, 2000: 4)

Teoria da Histria e PsModernismo


Se os historiadores pem em risco sua disciplina ao levarem a srio as acusaes de fraude, desonestidade e inferioridade, ser que eles devem simplesmente ignorar essas acusaes, permanecendo fraudulentos, desonestos e inferiores, ou, pelo menos, sendo vistos assim por intelectuais de outras reas?

Teoria da Histria e PsModernismo


De minha parte, creio que um esforo srio e decidido em responder essas questes, seja numa perspectiva de simpatia ou antagonismo ao ps-modernismo e s tendncias afins, no algo a ser evitado, mas pelo contrrio, s pode alargar os horizontes do historiador e enriquecer os fundamentos tericos de sua disciplina.

Potrebbero piacerti anche