Sei sulla pagina 1di 53

So compostas por indivduos que desempenham a mesma funo na diviso do trabalho; So constitudas por pessoas com os mesmos interesses

e modos de vida; A sociedade dividida em classes estratificada e desigual: (privilgios X carencias)

A conscincia das classes menos favorecidas sobre sua condio foi responsvel, em muitos momentos da Histria do Brasil, pela luta e pela mobilizao em prol de melhores condies de vida e modificaes na estrutura social

Classe social e diviso do trabalho;


Luta de classes: mobilizao das classes operria e camponesa; Estratificao social: desigualdade entre indivduos e grupos sociais..

Grupo de indivduos que, por ocuparem uma posio semelhante na diviso de trabalho, compartilham de recursos econmicos comuns; Proletrios X Capitalistas; Relao de explorao; Capitalismo = desigualdade econmica.

Socilogo ingls Anthony Giddes; Conceito de globalizao; Diviso do trabalho: sistema de produo em tarefas especializadas de trabalho ou ocupaes criando interdependncia econmica; Toda sociedade tem diviso do trabalho; Industria: diviso complexa.

Parte do enfoque econmico de Marx e muda o enfoque; Prestgio hereditrio, participao, os estilos de vida, a autodeterminao, o reconhecimento dos outros, a educao, as atitudes e os valores.

A posio dos indivduos no mercado influencia suas oportunidades de vida; A possibilidade de opes = Status; Resulta da diferena entre grupos sociais em matria de privilgio social, prestgio, autoridade, poder e de diversos graus e habilidades.

O nmero de classes e as fronteiras de status que as separam no so fixas; O status varia de forma independente das classes sociais; A identificao de classe percebe as demais como inferiores ou superiores; Classe social: um estrato de pessoas de posio semelhante no contnuo do status social.

Partido + status = estratificao social;


Padres de desigualdades estruturais entre grupos sociais em termos de acesso:
A bens materiais. (Riqueza) Bens simblicos.(Poder)

Weber: Os partidos podem fazer apelo a preocupaes transversais s diferenas de classes. Ex: Religiosidade / Nacionalismo;
Marx: Partido um grupo de indivduos que unem seus esforos medida que tm origens, objetivos e interesses de classes comuns.

Antroplogo norte-americano Ralph Linton; Atribudos: independe das qualidades e do esforo. Ex: idade (tratamento diferenciado) Adquiridos: oriundo dos esforos da pessoa; Sociedades Tradicionais status adquirido; Sociedades Industriais maiores possibilidades de mudana de status. Ex: capacidade, desempenho, sorte.

Repblica Velha (1889-1930)


O Estado a servio das oligarquias rurais; Sistema eleitoral: fraude e violncia; Populao predominantemente rural; 1920 63% das terras eram de 4,5%; Agricultura de subsistncia; Intensa explorao / circulo vicioso; Canudos e Contestado / luta pela terra.

Limites de Santa Catarina e Paran; Camponeses expulsos pela concluso da estada de ferro; 1912 Pregador mstico: monge Jos M; Misso Celestial justia aos pobres; Camponeses armados para expulsar os invasores e retomar a posse da terra; Derrota dos camponeses / 20 mil mortos / terra para os empresrios para venda.

1863 Bahia: Antnio Mendes Maciel; Camponeses explorados / Prtica comunista; Prejuzo para os latifundirios; Governo servio dos poderosos; Conselheiro: Ladro, monarquista, crtico dos impostos, pregador messinico; 1897 Destruio de Canudos; Os empobrecidos continuam na busca por terra

Modernizao da economia brasileira, integrada ao sistema capitalista mundial; Aumento do consumo interno / imigrantes; Meados do sc. XX Surtos de industrializao: Rio / So Paulo; Classe operria: jornada 15/16 horas sem descanso acidente = demisso; Trabalho infantil e feminino menos valorizado.

Organizaes operrias; Fim do sc. XIX Associaes de auxlio mtuo embrio dos sindicatos; Influncia de ideias anarquistas e socialistas; Destruio do Estado, Governo, e propriedade dos meios de produo por meio de uma revoluo; 1917 So Paulo Greve Geral.

Profissionais liberais, militares, arteses funcionrios pblicos, pequenos comerciantes;


Tenentismo: Contra o voto de cabresto e as fraudes eleitorais; Tentativa de derrubar o governo oligrquico / Coluna Prestes 1925 (voto secreto, sistema tributrio e redistribuio de poderes nos estados

Pierre-Joseph Proudhon / Anarquismo; A propriedade um roubo... Os privilgios so iniquidades e bandidismos;


Karl Marx / Socialismo; Luta de classes; opressores e oprimidos; Guerra ininterrupta; transformao revolucionria; destruio das classes.

Patrcia Galvo (Pagu); Escritora / jornalista; Militante Comunista; Movimento modernista, 1930 - esposa de Osvald de Oliveira; Denunciou a explorao das mulheres nas fabricas txtil;

Socilogo alemo apaixonado por Histria e Filosofia; Autor das ideias socialistas e comunistas; Crtico do capitalismo; Proletrios de todo o mundo uni-vos

Que , pois, o valor da fora de trabalho?


O homem, como mquina, se gasta e tem que ser substitudo por outro homem; Sustentar-se + a prole = substitutos; Perpetuao da raa de trabalhadores; No existir igualdade de salrios;

determinado pelo valor dos artigos de primeira necessidade exigidos para produzir, desenvolver e perpetuar a fora de trabalho

As

desigualdades que existem entre os indivduos e os grupos sociais; Acesso a bens materiais riqueza; Acesso a bens simblicos poder; Ex: Classes, gnero, raa, idade, religio; Sistemas: escravatura, casta, estados e classes sociais.

Desigualdade

estrema; Direito de propriedade; Imposio pela fora; Brasil: perodo colonial at o fim do Imprio; Escravizao de negros e indgenas;

Relaes pessoais de dever e obrigao; Ex: Estados feudais europeus:

A aristocracia e a pequena nobreza rural (Senhores) estado mais elevado; O clero; O povo (servos, mercadores e artesos)

Estrutura

o tipo de contato que pode ocorrer entre membros de diferentes castas; Culturas do subcontinente indiano; Crena hindu do renascimento; Quem no respeitam os rituais e deveres renascero numa posio inferior na prxima vida.

Ex: Os guerreiros (kshatriya) que tocarem fisicamente os intocveis perdem seu status imediatamente;
No possvel a mobilidade social; A influencia da religio mais importante que fatores econmicos;

Mobilidade social / mudana de ocupao; Posio social alcanada; Conexes de larga escala / tipo impessoal; Fronteiras no muito precisas; Acumulao de riqueza 1% = 50%; 300 anos de escravido; Medidas importantes esto sendo tomadas; Estado de bem estar social.

Movimento ascendente ou descendente de pessoas ou grupos em termos de status sociais; Desigualdade de classe tolervel; Tipos de mobilidade social:
Vertical: movimento na hierarquia de um sistema de estratificao; Horizontal: Movimento fsico entre regies.

Sc. XX O Estado a servio dos poderosos; Papel de investidor; Incentivador de multinacionais; Lutas de classes; ganhos populares; Concentrao de terra / boias-frias, trabalho escravo, trabalho infantil; Mecanizao / desemprego em massa.

As mudanas so frutos das organizaes camponesas; 1950 Ligas camponesas / reforma agrria; O golpe militar (64) congelou essa reivindicao por um tempo; 1984 Redemocratizao / MST / conquistas; Operrios - Represso policial / ditadura / conquistas aumentos / sindicatos.

Novos desafios; Luta por polticas pblicas; criao de empregos; Conflitos sociais = disputas democrticas; Busca do controle do aparelho de Estado; Todas as classes lutam por um pas socialmente mais justo.

Ontem Dcada de 50; Latifndio; xodo rural; Mobilizao para manter a terra; Ligas Camponesas; Francisco Julio.

Hoje / MST Joo Pedro Stdile; Agronegcio / explorao / xodo; Agricultura familiar / alimentos / fixao do homem no campo / distribuio de renda.

Existe

emprego para trabalhadores qualificados; Ilhas de inovaes; Novas tecnologias; arranjos produtivos locais Parceria de Prefeitura e governos estaduais e federais

Revoluo Francesa - revolta do 3 Estado contra a nobreza e o clero; O que o terceiro estado?

Devemos formular trs perguntas: 1: O que o terceiro estado? Tudo. 2: O que ele tem sido em nosso sistema poltico? Nada. 3: O que pede ele? Ser alguma coisa. A conscincia de classe leva ao conflito

Inglaterra 1776 / Adam Smith / A riqueza das naes; Os trabalhadores desejam o mximo e os patres desejam dar apenas o mnimo; Os patres so poucos / podem se reunirem / possuem o apoio da lei; Os trabalhadores / dificuldades de mobilizao / leis contrrias ao aumento de salrios.

A grande presena dos patres no governo gera uma confuso entre interesses de grupos e interesse nacional / lobbies; Brasil conflitos de interesses; classes O Estado defende o status quo; Partidos polticos representantes de ideias; Conquistam leis e foras aes adequadas aos seus interesses.

Partidos = interesses de classes; Eleies / presses / ruptura radical; 2008 6 grandes / 21 mdios - pequenos; Mais de 10 pedidos de registros/ TRE; Grupos revolucionrios sem registros; Os partidos j no representam o povo; O voto = mudana.

Potrebbero piacerti anche