Sei sulla pagina 1di 19

Asma

Doena inflamatria crnica das vias areas, caracterizada por limitao aguda do fluxo areo e hiper-reatividade brnquica de causa multifatorial. O estreitamento brnquico intermitente e reversvel causado pela contrao do msculo liso brnquico, pelo edema da mucosa e pela hipersecreo mucosa; A inflamao crnica da asma um processo no qual existe um ciclo contnuo de agresso e reparo que pode levar a alteraes estruturais irreversveis, isto , o remodelamento das vias areas.
(SBPT, 2012)

Diagnstico Clnico
Um ou mais dos seguintes sintomas: Dispnia, tosse crnica, sibilncia, aperto no peito ou desconforto torcico, particularmente noite ou nas primeiras horas da manh. Medicaes especficas para asma: Broncodilatadores; Anti-inflamatrios.

Anamnese
Tem episdios frequentes de falta de ar ou de
sibilncia (chiado no peito)?

Tem crise de tosse noite ou ao acordar?


Acorda por tosse ou falta de ar?

Tem tosse, sibilncia ou aperto no peito aps


atividade fsica, contato com agentes alergnicos, aps resfriado; Histria familiar de asma?

Manejo no contole da asma


Estabelecer parceria medico(profissional)-paciente Contedo educacional programtico (O ABCD da asma). 1) Abordar os fatores desencadeantes e agravantes e orientar como evit-los; 2) Buscar medicamentos apropriados e com tcnica adequada; 3) Colocar em prtica a execuo de um plano de ao, aprendendo a monitorar o controle da asma; 4) Descrever a diferena entre medicao controladora e de resgate, conhecer os efeitos colaterais dos medicamentos usados e saber como minimiz-los.

Dificuldades de adeso ao tratamento ou plano


Ligadas ao mdico/profissional: M identificao dos sintomas e dos agentes desencadeantes Indicao inadequada de broncodilatadores Falta de treinamento das tcnicas inalatrias e de prescrio de medicamentos preventivos Diversidade nas formas de tratamento Falta de conhecimento dos consensos Ligadas ao paciente Interrupo da medicao na ausncia de sintomas Uso incorreto da medicao inalatria Dificuldade de compreender esquemas teraputicos complexos Suspenso da medicao devido a efeitos indesejveis Falha no reconhecimento da exacerbao dos sintomas

Estratgias para manejo da asma


Com benefcios clnicos comprovados: Tabagismo ativo e passivo: Evitar fumaa de cigarro. Asmticos no devem fumar. Familiares de asmticos no deveriam fumar. Medicaes, alimentos e aditivos: Evitar se forem sabidamente causadores de sintomas.

Exposio ocupacional: reduzir ou, preferencialmente, abolir.

Sem

benefcio clnico comprovado:

caros: Lavar a roupa de cama semanalmente e secar ao sol ou calor. Uso de fronhas e capa de colcho anticaro. Substituir carpete por outro tipo de piso, os filtros de ar (HEPA) e esterilizadores de ambiente no so recomendados. Pelos de animal domstico: A remoo do animal da casa a medida mais eficaz. Pelo menos, bloquear o acesso do animal ao quarto de dormir. Lavar semanalmente o animal.

Sem benefcio clnico comprovado: Baratas: Limpeza sistemtica do domiclio.

Mofo: Reduo da umidade e infiltraes.


Polens e fungos ambientais:Evitar atividades

externas no perodo da polinizao.


Poluio ambiental: Evitar atividades externas

em ambientes poludos.

MEDIDOR DO PICO DO FLUXO EXPIRATRIO (PFE)


Aparelho porttil de fcil manuseio e mede o pico do fluxo expiratrio (fluxo mximo obtido aps uma manobra de expirao forada). Medida avalia o grau de obstruo brnquica e deve ser realizada em toda consulta (de controle e na crise); A tcnica correta conseguida mais facilmente apenas em crianas maiores de 6 anos de idade (podendo ser tentada em crianas maiores de 5 anos.

TCNICA Posio de p; Cabea na posio neutra; Certificar se a leitura do indicador est na marca zero (0); Inspirar profundamente; Colocar a boca no bocal do aparelho Soprar o mais rpido e fortemente possvel. * Repetir esta manobra 3 vezes anotando cada valor. Considerar para avaliao o maior valor (ateno: no a mdia, o maior valor).

Potrebbero piacerti anche