Sei sulla pagina 1di 5

O 5S o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeioado, praticado para o crescimento humano e profissional.

. Convm se tornar hbito, costume, cultura. A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemtico de classificao, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurana, clima organizacional e motivao dos funcionrios, com consequente melhoria da competitividade organizacional. Os propsitos da metodologia 5S so de melhorar a eficincia atravs da destinao adequada de materiais (separar o que necessrio do desnecessrio), organizao, limpeza e identificao de materiais e espaos e a manuteno e melhoria do prprio 5S.

A origem do 5S
Para falar da origem do 5S, preciso citar um pouco da histria do Japo. Geralmente associamos a palavra qualidade e similares a smbolos japoneses, e isso se d exatamente pelo fato de o Japo ter sido o grande disseminador da qualidade para o mundo. A utilidade da ferramenta denominada "Programa 5S" surgiu por volta de 1950, logo aps a 2 Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fbricas e desorganizao estrutural sofrida pelo Japo. Voc conseguiria imaginar um pas destrudo, sem recursos e com sua populao em pnico, reerguer-se utilizando como base o programa 5S? Pois bem, da voc pode parar e pensar na fora que essa ferramenta tem se for bem utilizada. Devido ao sucesso alcanado pelo Japo com essa prtica, outros pases comearam a dissemin-la em diversas situaes. No Brasil, tudo comeou em 1991. O ramo empresarial foi um dos primeiros a adotar a prtica do programa com a finalidade de otimizar custos com a reduo de desperdcios e aumentar a produtividade. Vamos ver quais so os 5S. 1 S - SEIRI Senso de Utilizao 2 S -SEITON Senso de Organizao 3 S - SEISOU Senso de Limpeza 4 S - SEIKETSU Senso de Sade 5 S SHITSUKE Senso de Autodisciplina

O 5S naturalmente
Senso de Utilizao Desenvolver a noo da utilidade dos recursos disponveis e separar o que til de o que no . Destinar cada coisa para onde possa ser til. O organismo de qualquer ser vivo faz isso.
Senso de Ordenao Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa. Senso de Limpeza tirar o lixo, a poluio; evitar sujar, evitar poluir. Senso de Sade Padronizar comportamento, valores e prticas favorveis sade fsica, mental e ambiental. Senso de Autodisciplina Autogesto, cada um se cuidando, adaptando-se s novas realidades de modo que as relaes com o ambiente e pessoais sejam reciclveis e sustentveis de forma saudvel.

Os principais benefcios da metodologia 5S so:


Maior produtividade pela reduo da perda de tempo procurando por objetos. S ficam no ambiente os objetos necessrios e ao alcance da mo Reduo de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulao excessiva de materiais tende degenerao Melhoria da qualidade de produtos e servios Menos acidentes do trabalho Maior satisfao das pessoas com o trabalho

Se o 5S uma coisa natural, por que devemos insistir em aprender a pratic-lo?


Devemos ensinar o to natural 5S exatamente porque a vida do ser humano no assim to natural. Temos tanta tecnologia, conhecimentos, cultura, valores, tantos recursos artificiais descobertos, aperfeioados ou inventados pela humanidade, que no mais possvel utiliz-los sem aprendizado e treinamento. Ora, muitos recursos no adiantam nada se no soubermos utiliz-los, orden-los, limp-los, conserv-los e, finalmente, descart-los ou recicl-los quando chegar a hora. Neste nossa vida to cheia de novidades e oportunidades, o 5S que vai nos mostrar como melhor aproveit-las para a Qualidade de Vida. Qualidade de Vida para a humanidade e, sobretudo, para o sistema biolgico, do qual fazemos parte e sem o qual no podemos viver.

Potrebbero piacerti anche