Sei sulla pagina 1di 8

OMS Organizao Mundial da Sade

COMO SURGIU?
Com a criao da Organizao das Naes Unidas (ONU) em 1945, foram criadas instituies de organizaes internacionais, entre elas a Organizao Mundial da Sade. A OMS a primeira organizao de sade em nvel global e substituiu (ou absorveu) muitos rgos regionais e nacionais de sade.

SEDE DA OMS

A sede da OMS fica em Genebra, na Sua.

O QUE E QUAL OBJETIVO


A OMS (Organizao Mundial da Sade), uma agncia especializada das Naes Unidas, destinada s questes relativas a sade. Foi fundada em 7 de abril de 1948. Tem como objetivo garantir o grau mais alto de Sade para todos os seres humanos. A OMS tem um entendimento de Sade como um estado completo de bem-estar psicolgico, fsico, mental e social.
Captulo I - Objetivo Artigo 1 O objetivo da Organizao Mundial da Sade (daqui em diante denominada Organizao) ser a aquisio, por todos os povos, do nvel de sade mais elevado que for possvel. (CONSTITUIO DA ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE. Feito na cidade de Nova Iorque em 22 de Julho de 1946).

ESTADOS-MEMBROS
A OMS composta por 194 Estados-membros, onde se incluem todos os Estados-membros da ONU (193), exceto o Liechtenstein e dois no-membros da ONU (Niue e as Ilhas Cook). Os territrios que no so Estados-membros da ONU podem tornar-se Membros Associados (com acesso total informao, mas com participao e direito de voto limitados) se assim for aprovado em assemblia: Membros Associados: Porto Rico e Tokelau. Existe tambm o estatuto de Observador que incluem a: Palestina (um Observador da ONU); Santa S; Ordem Soberana e Militar de Malta; Vaticano (um observador no-membro da ONU); Taip Chinesa (uma delegao convidada); e Taiwan.

PRINCIPAIS RGOS
Est descrito na Constituio da Organizao Mundial da Sade (OMS/WHO) 1946: Captulo IV - rgos Art. 9 O funcionamento da Organizao assegurado por: a) A ASSEMBLIA MUNDIAL DA SADE (daqui em diante denominada Assemblia da Sade); b) O CONSELHO EXECUTIVO (daqui em diante denominado Conselho); c) O SECRETARIADO. (CONSTITUIO DA ORGANIZAO MUNDIAL DA SADE 1946)

PERSONALIDADE JURDICA
Possui Personalidade Jurdica Internacional Captulo XV- Capacidade jurdica, privilgios e imunidades

Art. 66 A Organizao gozar no territrio de cada Estado membro da capacidade jurdica que seja necessria para alcanar os seus fins e para o desempenho das suas funes. Art. 67 a) A Organizao gozar no territrio de cada Estado membro dos privilgios e imunidades que possam ser necessrios para alcanar os seus fins e para o desempenho das suas funes. b) Os representantes dos Estados Membros, as pessoas designadas para fazer parte do Conselho e o pessoal tcnico e administrativo da Organizao gozaro semelhantemente dos privilgios e imunidades que so necessrios para o livre exerccio das suas funes relativas Organizao.

BIBLIOGRAFIA
http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMSOrganiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-daSa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-dasaude-omswho.html http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMSOrganiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-daSa%C3%BAde/o-que-e-a-oms.html http://www.brasil.gov.br/search?Subject%3Alist=OMS

http://jus.com.br/revista/texto/17505/responsabilidadede-organizacoes-internacionais/2

Potrebbero piacerti anche