Sei sulla pagina 1di 18

Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos

Prof. Msc Gabriela Fonseca Parreira

2010

Etapa 1: Pr-desenvolvimento

Uma fase termina com a entrega de resultados: Deliverables; Na fase de pr-desenvolvimento deve se ter como resultado:

Portflio de projetos que podero ser desenvolvidos; Escopo do projeto; Atividades; Oramento; Mo-de-obra; Prazo; Riscos; Indicadores;

A partir da entrega do resultado eles permanecem congelados.

Termos importantes

Normalmente a definio de uma fase est relacionada ao conceito de gate; No final de uma fase sempre temos uma avaliao do projeto, isto , a necessidade de avaliar os resultados de um projeto implica um gate, que por sua vez, delimita uma fase. Quem faz a avaliao?

Etapa 2: Desenvolvimento

Objetivo: produzir informaes tcnicas detalhadas, de produo e comerciais relacionadas ao produto; os prottipos j foram aprovados; os recursos a serem utilizados na produo, comercializao e suporte tcnico j foram comprados, recebidos, testados e instalados; alguns produtos foram comprados e aprovados; lanamento no mercado; pessoas na cadeia de suprimentos esto informadas e treinadas; assistncia tcnica desenhada e implementada.

Etapa 2: Desenvolvimento

Projeto informacional

Projeto conceitual

Projeto detalhado

Preparao produo

Lanamento do produto

Grau de incerteza

Q de escolha

Influncia do custo

Tempo

Tempo

Tempo

Etapa 2: Desenvolvimento

No incio o grau de incerteza grande, porm, neste momento que so realizadas as escolhas de solues dos projetos (materiais, processos de fabricao, etc), que determinam cerca de 80% a 85% do custo total do produto; O custo das modificaes cada vez mais elevado conforme avanam as fases do DP.

Etapa 2: Desenvolvimento

Projeto informacional

Obter um entendimento comum do que est no plano do projeto, chegando a uma definio final sobre o problema do projeto, ou seja, o que se pretende atingir/resolver; Identificam as pessoas envolvidas com o produto durante seu ciclo de vida; Levantam quais so as suas necessidades; Com base nessas informaes todos os requisitos do produto e suas especificaes-meta foram definidas e documentadas.

Especificaes do cliente

Tamanho, peso, aparncia, qualidade., meio ambiente.

Outras informaes:
Tecnologia madura? Concorrentes? Definio mais precisa do mercado? Volume de vendas esperado? Preo que o mercado pagaria? Anlise financeira do produto (ele ainda ser rentvel perante as novas informaes disponveis nas especificaes)?

Com base nas especificaes, so estabelecidas as estruturas funcionais do produto:


Projeto conceitual

Exemplo: Funes fsicas, qualidade, estticas, etc. ele deve possuir para atender aos requisitos de todas as pessoas que entraro em contato com o produto no decorrer de seu ciclo de vida?

Necessidade da equipe de desenvolvimento envolver-se estreitamente com os parceiros da cadeia de suprimentos. Resultado: definir as alternativas de soluo, que correspondem s solues construtivas e tecnolgicas, as quais, por sua vez, fornecem as funes esperadas do produto. Observao: verificar retorno financeiro da soluo (EVTEC))!

Projeto detalhado

As solues so detalhadas em informaes tcnicas: definir sistemas, subsistemas e componentes dos produtos.

Exemplo: desenhos de conjuntos dos produtos, clculos preliminares de engenharia, definio da arquitetura do produto, etc.
Contm todos os elementos para decidir se o produto pensado no momento do plano de negcio vai ser vivel ou no. Mais uma vez: estudo de viabilidade tcnica.

Projeto informacional

Projeto conceitual

Projeto detalhado

Inicia-se um ciclo:

Projetar

Construir

Validar

Testar

Ciclo de detalhamento e otimizao at a homologao do produto. Alm dos clculos e desenhos detalhados, o time planeja como o produto vai ser produzido e lanado no mercado. Pelo menos trs manuais: 1)cliente; 2) assistncia tcnica e 3) apoio de vendas. Exemplo: proposta de elevadores com poucos dados da obra.

Processos de manufatura: Seqncia de fabricao; Especificaes das mquinas e das ferramentas; Mtodos de produo. A obteno da documentao de fabricao pode ser obtida quase ao mesmo tempo em que so criados os desenhos de detalhamento: ENGENHARIA SIMULTNEA.
Trmino Incio Incio Incio

Definir itens do produto que devero ser produzidos pela prpria empresa e itens que sero comprados dentro da cadeia de suprimentos. Paralelamente os prottipos so produzidos, testados e homologados.

Homologar: o prottipo atende a todos os requisitos e padres especficos da indstria?

Exemplo: produtos da linha branca:

Srie de normas nacionais e internacionais que precisam ser atendidas, Instituies como Inmetro (selos de qualidade). Anvisa - Boa prticas de fabricao;

Equipamentos de sade:

Nova questo: A cadeia de suprimentos total consegue produzir produtos em srie com as mesmas qualidades do prottipo e que tambm atendam aos requisitos dos seus clientes?

Todos os equipamentos necessrios produo do produto so especificados e adquiridos durante a confeco do projeto Caso contrrio: prazo de lanamento mais longo. Consideraes:

Equipamentos especiais no so encontrados no mercado de mquinas em geral e, em alguns casos, esses equipamentos trazem um diferencial em produtividade. Equipamentos podem ser produzidos na prpria empresa (sigilo). Tendncia: mais comum terceirizar as atividades de fabricao desses equipamentos.


Preparao produo

Equipamentos chegam ...


Precisam ser testados; Ateno: pode ser necessria novas instalaes questo do arranjo fsico. Isso precisa ser avaliado com muita antecedncia!!! Se o volume de produo for pequeno ou h capacidade ociosa na empresa, os equipamentos j existentes podem dar conta do novo produto. Lote piloto: provar que a empresa consegue obter produtos com a mesma caracterstica do prottipo. Atrasos costumam ser fatais: ateno para o objetivo de desempenho CONFIABILIDADE.

Lanamento do produto

Ateno principal: Marketing e Comercial

Etapa 3: Ps-desenvolvimento

Maioria das empresas:

No final do processo de desenvolvimento a engenharia passa o basto para a produo. Isto pode fazer com que as empresas desperdicem os conhecimentos adquiridos durante a fase de produo e comercializao do produto. Exemplo: empresa de tratores Acabou de lanar o produto no mercado e passou o produto para o setor de manufatura. Equipe de desenvolvimento foi desfeita, ingressaram em outros projetos.

Nenhuma dessas pessoas ter mais contato com o produto que desenvolveram; Elas podem at utilizar as informaes que foram criadas, mas sem o crivo da aplicao prtica para verificar a qualidade dessas informaes em casos reias; Exemplo:

desempenho do trator em campo no est satisfatrio, a nica pessoa da assistncia tcnica que participou do projeto est trabalhando em outro projeto; demoram mais de trs meses para descobrir a causa do problema; perdem clientes; constataram que anos atrs outro trator desenvolvido pela empresa apresentou o mesmo problema.

Falta de gesto do conhecimento.

Formao do time de acompanhamento Planejamento

Quem responsvel pelo que se o produto falhar no mercado?


Reunir informaes de todos os processos.
1) 2) Cliente Desem penho tcnico

Integrao e consolidao das informaes

Registrar todas as lies aprendidas

Produto retirado do mercado.

Potrebbero piacerti anche