Sei sulla pagina 1di 12

Disciplina: Portugus Prof: Hermnia Quintela

10B N10 Joo Marques

Sophia nasceu no ano de 1919, no Porto, Mudou-se ,em infncia, para Lisboa onde entrou no curso de Filologia Clssica, que no chegou a completar. A, casou-se com Francisco Sousa Tavares, Desta unio descenderam cinco filhos. As suas origens dinamarquesas foram uma forte influncia nas obras. Politicamente, Sophia teve uma forte ao aquando do regime salazarista, Esta ilustre personalidade feminina teve sempre consigo os ideais de justia, liberdade e integridade moral. Em 1999, recebe um dos maiores prmios portugueses, o Prmio Cames. Faleceu a 2 de Julho de 2004. Morre fisicamente, mas tornou eterno o seu nome atravs das suas belssimas obras poticas, dos seus contos e das suas histrias infantis.

Contos Infantis:
A Menina do Mar A Fada Oriana Noite de Natal O Cavaleiro da Dinamarca O Rapaz de Bronze A Floresta O Tesouro A rvore

Poesia:
Mar Novo O Dia do Mar Geografia Navegaes O Nome das Coisas

Contos:
Contos Exemplares Histrias da Terra e do Mar

Contos:
O Jantar do Bispo A Viagem Retrato de Mnica Praia Homero O Homem Os Trs Reis do Oriente

A ao realiza-se na casa do Dono da Casa. O Dona da Casa organiza um jantar com o Bispo pois queria pedir-lhe para transferir o padre de Varzim (que ajudava os pobres) para a sua igreja. Por sua vez, o Bispo s aceita o convite pois quer pedir ao Dono da Casa, que um homem rico, dinheiro para arranjar o teto da igreja. No meio do jantar aparece o Homem Importantssimo, que dado como o diabo. Quem repara nisso Joo, criana filha do Dono da Casa. Este Homem Importantssimo que d ajuda para que haja uma troca entre o Bispo e o Dono da Casa. O Bispo acorda em mudar o padre de Varzim de parquia e o Dono da Casa d dinheiro para o arranjo do teto da igreja. Na segunda parte do conto aparece um pobre, que vai ser dado como o bem. Este pede para os criados chamarem o Dono da Casa e todos lhe negaram, O pobre vai embora sem ver o seu desejo concretizado e sem ter tocado na comida que as criadas lhe ofereceram. Na terceira parte, o Bispo ao ir para sua casa encontra o Pobre no caminho e quando pra para ver quem era, ele desaparece. O Bispo apercebeu-se ai que tinha vendido o Padre de Varzim pelo teto da igreja. Volta para a casa do Dono da Casa e devolve-lhe o cheque tentando assim limpar a sua alma. Como o Homem Importantssimo ia dormir na casa e tambm tinha oferecido um cheque ao Bispo, mandaram-no chamar. No entanto repararam que no sabiam do homem e que o cheque que ele passara desaparecera. Neste conto o Homem importantssimo representa a influncia que as pessoas importantes tm sobre as outras. Por outro lado o Pobre representa a cara de todos os pobres de Varzim, todos aqueles que ficariam sem o auxlio do Padre de Varzim.

Um casal que viaja perde-se no caminho. Pede ajuda a um homem que trabalhava na terra, mas ao irem a uma fonte e ao regressar o homem tinha desaparecido tal como a estrada e o carro. O casal que ao incio viajava para um destino fantstico agora ia caminhando por um pesadelo onde tudo ia desaparecendo. O conto acaba com o homem e a mulher beira do precipcio. Aqui, o homem acaba por cair. A mulher chama-o mas em vo. Decide ir procuralo. Vai procurando at que opta descer por um caminho perigoso. Quando quer voltar para trs apercebe-se que vai cair. Ai ela pensa: -Do outro lado do abismo est com certeza algum. E comeou a chamar No conto o homem v o desaparecimento das coisas como algo normal acabando por lhe dar explicaes. Por outro lado vemos que este tambm uma fora para continuar. H aqui sem dvida sempre uma esperana que leva o casal a seguir em frente.

Mnica apresentada como uma mulher perfeita que pertence a inmeros grupos, ajuda o marido, organiza jantares, todos falam bem dela etc. Mnica preocupa-se bastante em agradar aos outros. uma perfeccionista que confia nos seus talentos. Esta mulher perfeita , contudo, caracterizada como uma mulher ftil pois teve que renunciar a trs coisas: poesia, ao amor e santidade. Renunciou para ser bem aceite pelos outros. A sua inteligncia feita da estupidez dos outros, podemos dizer at que esta oportunista quanto sua seleo de amigos. A autora d uma viso bela de Mnica, mas latentemente vimos que este conto baseia-se na ironia e numa metfora eperfeita que transforma a mulher ideal no smbolo de futilidade. Quando referido que Tenho conhecido na vida muitas pessoas parecidas com a Mnica vimos que afinal uma caricatura de um determinado grupo de pessoas com tais caractersticas.

O conto fala num clube de Vero, junto praia, onde est narrador. Ele vai descrevendo o bar e tudo o que o envolve. Fala dos msicos falhados que tocavam no clube e na ignorncia que lhes era prestada. A certa altura o narrador diz: Havia um leve rumor de amores adolescentes. Era como o rumor da brisa. Pois era o princpio da vida e nada ainda nos tinha acontecido. Ainda nada era grave, trgico nu e sangrento. Esta passagem pode no ser relevante na altura, mas no continuar da leitura, com o aparecer do homem do relgio algum, numa conversa diz: cidades e cidades bombardeadas, navios, avies, canhes, mquinas de guerra. capito da estupidez e da desgraa, conduzindo o seu povo. nesta altura que percebemos a importncia da frase anterior com uma simples passagem A guerra estava longe. Sabemos pois que este conto cronologicamente est situado na Segunda Guerra Mundial, no entanto, as fotos desta desgraa no comoviam os adolescentes pois estes estavam longe. Era uma realidade que no lhes pertencia. Quando o narrador saiu do bar com mais um amigo, j no sentiu toda a beleza do mar, mas sentiu a realidade fria e crua, como o nevoeiro que os cobria.

Bzio protagonista deste conto e era um pedinte. Este com as suas conchas a imitar castanholas ia pedindo de porta em porta, dando os seus poemas acompanhados da msica do seu improvisado instrumento, no se limitando a pedir como faziam todos os outros pobres. Bzio dava algo em troca pelo seu pedao de po. Todos lhe davam um pouco de po, mas logo de seguido, como por desprezo diziam: -Vai-te embora, Bzio. No fim do conto, Bzio, seguido pela narradora at a umas dunas, vai falar com o mar. Podemos estabelecer comparao entre o nome do conto e o protagonista na medida que ambos cantavam os seus poemas (tanto Homero, grego que escreveu a Odisseia, como Bzio).

O Homem que este conto se refere a juno de todos os pobres. A aco passa-se num passeio onde a nossa narradora vai andando ao ritmo da multido e repara num homem que leva consigo uma criana ao colo. So os nicos que caminham devagar entre as pessoas e mas ningum repara neles. Mas, a nossa narradora no deixa de olhar e repara no andar e no desespero paciente do homem. Este vai olhando para o cu como se pedisse uma resposta a Deus para o seu atual estado. O homem enquanto olha para o cu, cai com um rio de sangue a escorrer-lhe dos lbios. Todos param, todos olham. A narradora tenta ver mas o crculo formado pela multido impedem-na de ver. A ambulncia chega e tudo desaparece, como se nada tivesse acontecido. Perante isto vemos um paralelismo perfeito: a indiferena da terra e do cu para com o homem. Este conto faz-nos refletir sobre a pouca importncia da pobreza para aqueles que no a sentem. Ela passa por ns todos os dias, mas sem nos apercebermos, talvez por estar camuflada, no reparamos, no vemos. Somos como aquela multido que atravessava rapidamente o passeio, pois tal como essa multido s pensamos em ns.

Gaspar, Melchior e Baltazar so os trs reis do oriente que o conto fala. Este divide-se em trs partes distintas. Cada uma delas diz respeito a cada um dos Reis e forma que eles encontraram para seguir a estrela do oriente e encontrarem-se com Jesus Cristo. As minorias padecem de fome, e no so olhadas com olhos de ver. So vistas como um grupo excludo, algo parte. Quem esta contra as maiorias esta logo, imediatamente inserido no grupo excludo, tal como aconteceu a Gaspar e tal como acontece nos dias de hoje, no por adorarmos deuses diferentes mas por termos opinies diferentes em outros campos. Todo isto, prova que apesar de este conto falar de uma histria com mais de 2000 anos, este conto contm problemas bastante atuais.

Todos estes contos tm algo em comum: todos eles so exemplares e contm uma moral dada por Sophia que pode ser usada como base em vrias situaes do nosso quotidiano. Recomendo este livro a todos os meus colegas pois todos ns nos devemos ter estes comportamentos e valores recomendados pela autora perante a sociedade atual.

Potrebbero piacerti anche