Sei sulla pagina 1di 45

ESCOLA ESTADUAL TCNICA EM SADE, NO HOSPITAL DE CLNICAS DE PORTO ALEGRE CENTRO ESTADUAL DE REFERNCIA EM EDUCAO CURSO TCNICO EM RADIOLOGIA

MILLE PRATES GONALVES ILUY RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO LIANA MARIA RIBEIRO MAURO PEDROZO BELAGUARDA

ULTRA -SONOGRAFIA

Porto Alegre 2012

ULTRA-SONOGRAFIA A ultrassonografia (ou ecografia) um mtodo diagnstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexes produzidas pelas estruturas e rgos do organismo. PRINCIPIOS DA ULTRA-SONOGRAFIA ASPECTOS HISTRICOS O estudo do ultra-som foi impulsionado com objetivos militares e industriais e a pesquisa sobre aplicaes mdicas se deu aps a segunda guerra mundial. Um dos pioneiros nesse campo foi Douglas Howri, que juntamente com W. Roderic Bliss, construiu o primeiro sistema com objetivo mdico durante os anos de 1948-49, tendo produzido a primeira imagem seccional em 1950. A ultra-sonografia um dos mtodos de diagnstico por imagem mais versteis, de aplicao relativamente simples, com excelente relao custobenefcio.

AS PRINCIPAIS PECULIARIDADES DO MTODO ULTRASONOGRFICO


um mtodo no-invasivo, ou minimamente invasivo. As imagens seccionais podem ser obtidas em qualquer orientao espacial. No apresenta efeitos nocivos significativos dentro do uso diagnstico na medicina. No utiliza radiao ionizante. Possibilita o estudo no-invasivo da hemodinmica corporal atravs do efeito doppler. A aquisio de imagens realizada praticamente em tempo real, permitindo o estudo do movimento de estruturas corporais. O mtodo ultra-sonogrfico baseia-se no fenmeno de interao de som e tecidos, ou seja, a partir da transmisso de onda sonora pelo meio, observamos as propriedades mecnicas dos tecidos.

SOM
O som a propagao de energia atravs da matria por ondas mecnicas (vibrao mecnica/fontes vibratrias produzem ondas sonoras), por definio, a onda sonora necessita de um meio para se propagar, ao contrario da energia eletromagntica. O som possui propriedades ondulatrias, a semelhana das ondas eletromagnticas, como a luz, apresentando diversos efeitos de interao com o meio, tais como reflexo, refrao, atenuao, difrao, interferncia e espalhamento. As caractersticas do fenmeno sonoro so relacionadas a sua fonte e ao meio de propagao.

FORMAO DA IMAGEM Os equipamentos de ultra-sonografia diagnstica possuem uma unidade bsica denominada transdutor (ou sonda). Esse elemento bsico converte uma forma de energia em outra, so compostos por materiais piezoeltricos (cristais/cermicas), por aparato eletrnico (eletrodos para excitao dos cristais e captao de ecos), por uma lente acstica, por material que acopla a lente aos cristais e por um maerial de amortecimento posterior (absorve as frequncias indesejveis produzidas eventualmente). Existem tres tipos de transdutores, que so: O Convexo (exame de abdome e pelve) O Linear (exame de pequenas partes, msculo esqueltico, tireoide e mamas) O Endcrino (exames ginecolgicos e de prstata)

PRINCIPAIS CARACTERSTICAS FSICAS DAS ONDAS SONORAS Comprimento de onda - Distncia entre fenomenos de compresso e rarefao sucessivos, medida em metros. Frequncia (f) - Nmero de cilcos completos de oscilao (cilcos) produzidos num segundo, medido em hertz (HZ). Perodo (T) - Tempo caracteristico em que o mesmo fenomeno se repete (inverso da frequencia). Amplitude (A) - Magnitude ou intensidade da onda sonora proporcional deflexo maxima das particulas do meio de transmmio. Velocidade - a constante de cada material.

Outros conceitos inerentes ao fenmeno de interao som-tecido devem ser considerados, tais como: A impedncia acstica, a atenuao, a reflexo e a refrao. A impedncia acstica de um meio est relacionada com a resistncia ou dificuldade do meio passagem do som corresponde ao roduto da densidade do material pela velocidade do seu som. A atenuao do feixe pode ser parcial, levando apenas a uma diminuio da densidade de estruturas posteriores a ela ou a uma gradao de imagem. A reflexo do feixe sonoro formada pelo equipamento atravs da recepo e do processamento dos ecos refletidos nas diversas interfaces dos tecidos.

A refrao a mudana de direo do feixe sonoro ao atravessar uma interface entre dois meios, cujas velocidades so diferentes.

TECNOLOGIA EM ULTRA-SONOGRAFIA
TERMINOLOGIA A terminologia usada para descrever o exame ultra-sonografico consequncia da interao do som com os tecidos. Dessa forma para descrever a intensidade dos ecos na imagem ou sua ecogenicidade, so empregados vrios termos, que chamamos de imagens ecognicas, hiperecognicas ou ecorrefrigentes, hipoecogenicas, anecogenicas. Imagens ecognicas, hiperecognicas ou ecorrefrigentes - (auqelas em que os ecos so de alta intensidade, ou seja, so cinza-claras ou brancas) Imagens hipoecogenicas - ( so aquelas de ecos com baixa intensidade, e aparecem conza-escuras) Imagens anecogenicas - (so aquelas que permitem a passagem do eco sem reflexo, sem ecos)

ARTEFATOS

So definidos como erros na apresentao da imagem e podem resultar de trs formas:


Problemas no equipamento Interao do som com os tecidos tcnica utilizada Entre os vrios artefatos possveis, destacaremos aqueles que auxiliam no diagnstico ultra-sonografico.

Sombra acstica posterior (ocorre em tecidos com alta atenuao/ ou ndice de reflexo elevado) Reforo acstico posterior (ocorre em estruturas com baixa atenuao ou com menor velocidade de propagao do som em relao aos tecidos moles) Imagem em espelho (decorrente da reflexo em grandes interfaces, como no diafragma e no pulmo) Imagem dupla ou fantasma (ocasionada pela refrao)

DOPPLER

Descrito por Christian Andras Doppler em 1841, o efeito Doppler uma maneira de quantificar a velocidade do monitoramento relativo entre a fonte de um fenmeno peridico e um observador. No caso da ultra-sonografia, fonte e observador so um mesmo objeto, o transdutor. Existem alguma modalidades (tipos) de Doppler, porm os mais empregados atualmente so o Doppler Pulsado e o Doppler Colorido.
APLICAES CLNICAS DA ULTRA-SONOGRAFIA

A ultra-sonografia uma tcnica no- invasiva de realizao de imagens mdicas em tempo real. O exame ultra-sonogrfico pode ser utilizado na avaliao de varias reas do sistema orgnico.como obstetrcia, ginecologia, mastologia, medicina interna, prstata, msculo esqueltico, vascular, neurologia, cardiologia, dentre outras.

OBSTETRCIA Localizao fetal; Polo cefalico; Anlise do lquido da placenta e do cordo umbilical; Anlise do lquido aminetico; Clculo da biometria fetal.

DOPPLER EM OBSTETRCIA
O doppler ultra-snico usado no estudo do fluxo fetal a partir do 2 trimestre de gestao. Mtodo no invasivo

Os vasos analisados so: Artria Cervical; Artria Umbilical; Artria aorta abdominal

GINECOLOGIA

O exame ginecolgico permite uma visualizao do aparelho reprodutor feminino anatmico e funcionalmente de acordo, inclusive , com todas as fases do ciclo menstrual e reprodutivo.

DOPPLER EM GINECOLOGIA
baseado na deteco de neovascularizao anormal principalmente em massas plvicas.

MASTOLOGIA

No exame de imagem so analisados os tecidos mamrios glandular e adiposo.

ABDOMINAL O ultra-som abdominal permite o estudo no invasivo de rgos, como fgado, bao, pncreas, vescula biliar e rins, alm de toda a vascularizao do loca.

DOPPLER NAS ARTRIAS RENAIS

O exame possibilita um estudo do aprofundamento da rica vascularizao renal.

PROSTATA

A prstata uma glndula excrina, presente somente no homem, do tamanho de uma noz e faz parte do seu sistema reprodutor, localizada logo abaixo da bexiga, envolvendo a uretra ou canal da urina.

FUNO: Armazenar e secretar um fludo claro, levemente alcalino (PH7,29) que constitui 10 30% do volume do fluido seminal, que junto com os espermatozides, constituem o smen, sendo portanto muito importante na reproduo. RELAES ANATOMICAS: Anterior Inferior: Uretra Posterior: Reto Superior: Bexiga Urinaria Lateral: Fibras Anteriores Do Musculo Levantador Do Anus

PRINCIPAIS DOENS: Hiperplasia Prostatica Benigna ( Aumento Benigno Da Prstata) Prostatite ( Inflamao Da Prstata) Cancro Da Prostata ( Cncer Na Prstata) Carcinoma ( Tumor Maligno) DIAGNOSTICO:

O diagnostico precoce pode melhorar consideravelmente o prognostico.


Existem 04 vias de acesso para se ter a imagem da prstata, e cada uma oferece um tipo de imagem: Via Abdominal (supra pbica feita com transdutor convexo de 3,5 MHz) Via transperineal (feita com transdutor convexo de 3,5 MHz) Via Endo-uretral (feita com transdutores especficos) Via Endo-retal (feita com transdutores especficos)

A Biopsia o mtodo mais definitivo de se confirmar a malignidade das leses prostticas em pacientes com suspeitas de cncer, realizada via transretal, com a agulha acoplada ao transdutor, guiada pela imagem ultra-snica. Portanto, o ultrasom da prstata uma ferramenta muito importante para o diagnostico, como guia-biopsia e como um follow-up de monitorizaes de efeitos do tratamento de carcinoma na prstata.

MUSCULO ESQUELETICO O diagnostico ultra-sonografico de doenas e leses do sistema musculoesqueltico limitado pelas propriedades de reflexo e absoro do som no osso.

O ultra-som penetrar neste com alta velocidade, e pouqussimas ondas com informao de imagem retornaro ao transdutor, dificultando assim a obteno de imagens de estruturas sseas ou atravs delas. Isso mudou quando o exame de ultra-sonografia da articulao do quadril em bebes se estabeleceu.

APLICAES DO ULTRASOM NO SISTEMA MUSCULO ESQUELETICO Diagnostico de displasia e deslocamento da articulao do quadril (coxofemoral) Diagnostico de leses na articulao do ombro Diagnostico de leses na articulao do joelho

DIAGNOSTICO DE DISPLASIA E DESLOCAMENTO DA ARTICULAO DO QUADRIL


o desenvolvimento inadequado da articulao coxo-femoral. (a qual um fator que predispe Luxao) e realizado em recm nascidos e bebes com menos de 03 meses, usa-se o transdutor linear de 7,5 MHz. Possibilita uma avaliao precisa dos componentes sseos e cartilaginosos do acetbulo em suas pores anterior, central e posterior, alem da realizao de medidas especificas dos componentes da articulao coxofemoral e tambm reconhecer um mau amadurecimento do quadril logo aps o nascimento e controlar continuamente seu desenvolvimento.

DIAGNOSTICO DE LESES NA ARTICULAO DO OMBRO Possibilita a demonstrao de variaes na articulao do ombro e tambm de ruptura do manguito rotador. Em cortes tomogrficos do ombro podemos ter claramente demonstrados:

Variaes patolgicas do ombro Variaes patolgicas da interface articular Variaes patolgicas dos tecidos moles.

Tendinite

Ruptura Do Manguito Rotador

DIAGNOSTICO DE LESES NA ARTICULAO DO JOELHO Possibilita a analise da articulao do joelho onde possa haver ruptura de ligamento. Pode ser realizada em todos os casos que apresentam inchao doloroso do joelho sem evidencias radiogrficas de fraturas.

Rasgo Do Ligamento Cruciforme Anterior

Sndrome De Tenso Patelofemoral

VASCULAR

Possibilita o estudo das artrias cartidas e vertebrais, das veias e artrias dos membros superiores e inferiores. Usa-se o transdutor linear 7,5 MHz com opo de 5,5 MHz para pacientes muito obesos na analise de vasos mais profundos.

EXAME DAS ARTRIAS CARTIDAS

Possibilita avaliar as artrias cartidas comuns, o bulbo carotdeo, as artrias cartidas internas e externas bilateralmente e tambm posteriormente as artrias vertebrais no nvel do pescoo. E so usadas 02 orientaes bsicas de varredura dos vasos: a transversal e a longitudinal.
So as 04 principais artrias do pescoo e da cabea e dividem-se em internas e externas aps o bulbo carotdeo. As internas entram na caixa craniana para suprir o crebro e os olhos As externas so diversos ramos que suprem os tecidos da face, couro cabeludo, boca e mandbula.

VEIA JUGULAR Por estarem localizadas profundamente dos dois lados do pescoo e quase paralelas as cartidas comuns, tambm so visualizadas no exame das artrias cartidas, e atravs delas que o sangue venoso retorna da cabea para o corao.

VASCULAR PERIFERICO NOS MEMBROS SUPERIORRES Possibilita avaliar as veias ceflicas e baslica para uso como material de enxerto, exame de trombose vascular nos braos, exame da artria subclvia, para analise de aneurisma, exame para avaliar fistulas arteriovenosas feitas para hemodilise e usa-se o transdutor linear de 7,5 MHz.

ESTUDO DOS VASOS DOS MEMBROS INFERIORES Possibilita avaliar a circulao dos membros inferiores e avaliar o comprometimento de provveis tromboses que possam ocorrer. Os vasos mais analisados so:

Artria ilaca externa, artrias femoral comum/profunda/superficial, artria popltea, artrias tibial anterior e posterior e artria fibular.
Veia ilaca externa, veias femoral comum/profunda/superficial, veia safena magna, veia popltea, veia safena parva, veias tibial anterior e posterior, veia fibular e usa-se o transdutor linear 7,5 MHz com opo de 5,0 MHz para pacientes muito obesos.

TRANSCRANIANO Possibilita medir parmetros fisiolgicos do fluxo sanguneo nas artrias intracranianas principais, calculando-se ento os valores de pico sistlico, medias e ndice de pulsatibilidade, sendo de grande valia para: Detectar estenose severa (maior que 65 %) Visualizar a extenso e a forma da circulao colateral em pacientes com regies conhecidas de estenose severa ou ocluso Detectar e estudar as artrias e modelos de fluxo sanguneo Deteco direta de micro embolia intracraniana Avaliao de danos de hemodinmica cerebral causados por traumatismos cranianos Confirmao de morte cerebral com a interrupo de circulao cerebral Deteco de mal formaes arteriovenosas.

CARDIOLOGIA O ultra-som do corao conta com a opo do ECG, que permite ao operador congelar a imagem cardaca sincronizada com o sinal de um eletrocardiograma feito direto no paciente.

MODO M o modo de movimento. A informao ultra-sonogrfica obtida de uma linha de varredura das estruturas cardacas e mostrada em um eixo de tempo.

MODO DOPPLER

Com o doppler e o CFM faz-se o estudo hemodinmico da circulao sangunea com uma informao mais detalhada do trabalho e da qualidade das artrias e das veias do corpo humano. Atravs de recursos de softwares, possvel medir e determinar diversas caractersticas do fluxo sanguneo, como velocidade, acelerao cardaca e diversos outros ndices de interesse da funo cardaca. Para avaliao do fluxo sanguneo, duas tcnicas podem ser usadas: Doppler de onda pulsada e doppler de onda contnua.

EXAME ECOCARDIOGRFICO

No ecocardiograma, diversos aspectos podem dificultar o exame. O corao fica dentro da caixa torcica . As costelas protegem o corao, mas como os ossos no permitem a passagem do ultra-som, necessrio olhar entre as costelas para visualizar o corao.

VARREDURA DE ROTINA DO CORAO

A vista do eixo longo paraesternal geralmente a primeira a ser feita. No modo B, observa-se a proporo das estruturas cardacas e tem-se uma viso geral do movimento cardaco. Pontos importantes de anlise so as vlvulas artica e mitral, as paredes do corao e o ventrculo esquerdo.

ECOCARDIOGRAFIA FETAL
Considera-se que uma avaliao ecocardiogrfica mnima, incluindo uma vista das quatro cmeras, uma vista das cinco cmeras , deve fazer parte de exames obsttricos de rotina, sempre que possvel. O estudo cardaco fetal assegura o aumento da taxa de deteco prvia de anormalidades cardacas em exames obsttricos de rotina.

TRANSESOFGICO A sensibilidade dessa tcnica muito maior do que a da transtorcica, pelo fato de fornecer uma qualidade de imagem superior, obtida com a eliminao da interferncia das estruturas torcicas e com a utilizao da frequncia mais alta possvel pela proximidade do transdutor com as estruturas analisadas. O advento da tcnica transesofgica melhorou a preciso dos diagnticos ecocardiogrficos em pacientes com endocardites e trouxe o conheicimento de novas caractersticas ultra-snicas das estruturas cardacas.

INTRACORONARIANO uma tcnica relativamente nova que permite uma viso mais precisa do tamanho e da composio das artrias coronarianas. A tcnica realizada com cateter ultra-snico mecnico intravascular de 30,00 MHz. A angiografia coronria quantitativa um mtodo de referncia para verificao das dimenses intracoronrias, fornecendo medidas precisas e reprodutveis dos dimetros intraluminais da leso.

REFERNCIAS
Tcnicas Radiolgicas e Diagnstico por Imagem, Nobrega Almir Incio, volume 4. http://pt.wikipedia.org/wiki/Ultrassonografia 18/06/2012. http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/10_fisica_medica/ultsom. htm 19/06/2012.

OBRIGADO!!!!!!

Potrebbero piacerti anche