Sei sulla pagina 1di 17

Conceito de Adoo:

Vrias definies:

- Arnaldo Wald: Adoo uma fico jurdica que cria o parentesco civil. um ato jurdico bilateral que gera laos de paternidade e filiao entre pessoas para as quais tal relao inexiste naturalmente. - Caio Mrio da Silva: Adoo o ato jurdico pelo qual uma pessoa recebe outra como filho, independentemente de existir entre elas qualquer relao de parentesco consanguneo ou afim. - Assim, adoo o instituto pelo qual o adotante passa a ser o pai, ou me do adotado, como se tivessem gerado, com todas as responsabilidades e direitos que um filho traz a uma famlia.

Histrico da Adoo
Praticada deste a mais remota antiguidade, com

finalidades religiosas, polticas e econmicas com regulamentao no Cdigo de Hamurabi, e foi amplamente praticada na Mesopotmia, em Atenas, no Egito. Existe uma grande quantidade de casos de adoo, alm dos dados oficiais, existe uma imensidade de situaes que no podem ser recenseadas, graas ao gesto generoso da acolhida em lares substitutivos. O Estatuto da Criana e do Adolescente, nos artigos 39 a 52 dispe a respeito da adoo.

A natureza jurdica da adoo


A

adoo um ato de vontade. Requer o consentimento das duas partes (contrato). Se o adotado maior e capaz, comparece em pessoa. Se incapaz, representado pelo pai, ou tutor, ou curador.

Adoo no Estatuto da Criana e do Adolescente


A Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990, denominada

Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), revogou a Lei n. 6697, de 10 de outubro de 1979, conhecida como Cdigo do Menor, abrindo um novo captulo na tutela do bem do menor, baseada na teoria da proteo integral Artigo 40 estatui que o adotando deve contar com, no mximo, dezoito anos data do pedido, salvo se j tiver sob a guarda dos adotantes. Se ele contar com mais de 18 anos e no estiver sob a guarda dos adotantes, no se aplica a Lei 8069/90. Ele s poder, na forma de Estatuto, ser colocado em famlia substituta pela guarda ou pela tutela.

Como modalidade de adoo, a disciplinada pelo

Estatuto promove uma integrao absoluta do adotado na famlia do adotante, afastando-o em definitivo da famlia de sangue, de maneira irrevogvel. O ECA oferece, juridicamente, maior espao ampliao da prtica da adoo.

Teoria da Proteo Integral comparada Teoria da Situao Irregular


A Lei n. 8069/90 adotou a doutrina da proteo integral.

Integral porque determina e assegura os direitos fundamentais de todas as crianas e adolescentes, sem qualquer discriminao de qualquer tipo. O cdigo revogado no passa de um Cdigo Penal do Menor, disfarado em sistema tutelar; suas medidas no passam de verdadeiras sanes, ou seja, penas, disfaradas em medidas de proteo. No relacionava nenhum direito, a no ser aquele sobre a assistncia religiosa; no trazia nenhuma medida de apoio famlia. Na verdade, em situao irregular esto a famlia, que no tem estrutura e que abandona a criana; o pai, que descumpre os deveres do ptrio poder; o Estado que no cumpre as suas polticas sociais bsicas; nunca a criana ou o jovem.

A nova teoria, baseada na proteo dos direitos infanto-

juvenis, tem seu alicerce jurdico e social fulcrado no direito internacional. Entende-se que a palavra menor, com o sentido dado pelo antigo Cdigo de Menores era sinnimo de carente, abandonado, delinquente, infrator, egresso da FEBEM, trombadinha, pivete. A expresso menor reunia todos esses rtulos, provocando traumas e marginalizaes. Com a expresso genrica criana e adolescente pretendeu o legislador no particularizar, no permitir a marginalizao, o estigma. Desta forma no utilizada mais a expresso menor.

Espcies de Adoo
O Estatuto veio para acabar com as formas existentes de adoo e

prever uma nica forma que a adoo em sua plenitude. Antes de entrar em vigor o ECA, a adoo de menor em situao irregular era disciplinada pela Lei n. 6.697. Seus artigos 27 e seguintes cuidavam de duas modalidades distintas: - Adoo Simples: regia-se pelas disposies do cdigo civil. - Adoo plena: no seguia as passadas do Estatuto civil, tendo mais importncia no cenrio jurdico e fazia do adotado verdadeiro filho do adotante, desligando-o de todos os parentes de sangue. Alm dessas duas modalidades de Adoo, havia, tambm, a adoo regulada pelo Cdigo Civil, que at hoje permanece.

Hoje, tem duas modalidades de adoo: uma fora do

mbito do Estatuto regida pelas disposies do Cdigo Civil (arts.368 aa78) e outra regulada pelo ECA (arts. 39 e 52) Para as pessoas com mais de dezoito anos continua a adoo civil, j que considera a adoo um negcio jurdico. E o adotante, tambm pelo cdigo, h de ser, pelo menos, 16 anos mais velho que o adotado, segue se que a idade mnima para a adoo de que trata passa a ser de 34 anos.

Consentimento do Adotando e dos Pais


O consentimento dos pais ou do responsvel legal do

adotando ser exigido para sua efetiva colocao em famlia substituta, por meio da adoo. Exceo se os pais so desconhecidos ou foram destitudos do ptrio poder. Evidentemente que, com a morte dos pais, opera-se a extino do ptrio poder. Se o adotando ser maior de 12 anos, ser tambm necessrio seu consentimento pessoal, no podendo ser suprido pelos pais ou representante legal.

A espera da adoo
Art 50- o cadastro de crianas e adolescentes

preparados ou disponveis para a adoo e de casais ou pessoas neles interessadas. As pessoas devero ser instrudas e esclarecidas pelo servio tcnico interprofissional sobre o instituto da adoo. O Ministrio Pblico ter importante papel no deferimento da inscrio, pois analisar o preenchimento dos requisitos legais e a compatibilidade dos interessados com a natureza da medida.

Outras disposies estaturias:


O ECA decidiu: a competncia para julgar e processar os pedidos

de adoo da Justia da Infncia e Adolescncia. O adoo atribuir ao adotado a condio de filho com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios, desligando-o de qualquer vnculo com os pais e parentes. O Estatuto reduziu a idade do adotante para 21 anos independentemente de seu estado civil, contanto que seja, pelo menos, 16 anos mais velho do que o adotando. A adoo ser procedida de estgio de convivncia com a criana ou o adolescente, pelo prazo que a autoridade judiciria fixar, observando as peculiaridades de cada caso. Como forma de verificar a adaptao do adotando na futura famlia, j que se destina a propiciar o convvio entre adotante e adotado para proporcionar a consolidao do liame emocional entre eles. Ser dispensado se o adotando no tiver mais de um ano de idade ou se o mesmo j estiver na companhia do adotante durante tempo suficiente para se poder avaliar a convivncia da constituio do vnculo .

Da capacidade e legitimidade para adotar

Adoo unilateral: quando um dos cnjuges ou concubinos adota

o filho do outro; Adoo por parentes: o ECA nega a possibilidade de adoo pleiteada por ascendentes (avs) e por irmos do adotando. Deixa, porm, em aberto, a possibilidade de adoo pelos tios, primos, sobrinhos, desde que preenchidos os requisitos necessrios. Adoo por concubinos: Poder ser requerida por ambos os cnjuges ou concubinos, desde que um deles tenha completado 21 anos e seja comprovada a estabilidade da famlia. Unio concubinria aquela caracterizada pela estabilidade, pela notoriedade e pela fidelidade, apresentando-se comunidade como uma unio dentro dos parmetros normais de uma sociedade familiar. Adoo por divorciados e separados: os divorciados e separados judicialmente podero adotar em conjunto, desde que acordem sobre a guarda e o regime de visitas e desde que o adotante esteja convivendo com eles antes da ruptura do casamento.

Adoo pelo curador ou tutor: Como forma de colocao em

famlia substituta, devendo prestar contas da administrao de seus bens e preencher os requisitos necessrios. Adoo por homossexuais: Ainda uma questo controvertida. A adoo procura sempre constituir uma entidade familiar. Alguns defendem que duas pessoas do mesmo sexo e homossexuais entre si no podem adotar por considerar que os mesmos no formam uma famlia e no conseguem imitar a situao de pai e me. Outros defendem que pode sim ser adotado devendo apenas ser verificado o comportamento dele frente sua comunidade, devendo o juiz apurar a conduta social do requerente em casa, no trabalho, na escola, no clube, enfim, no meio social em que vive. Adoo brasileira: quando o casal pega um recm nascido e o registra diretamente no cartrio como se fosse seu filho de sangue. Mesmo sendo considerado crime, est sendo aceito nos Tribunais Brasileiros adoo simulada.

Principais Inovaes da Adoo Estaturia:


1

Reduo da idade do adotante para 21 anos, independente do estado civil. 2- Adoo por cnjuges ou cuncubinos, desde que um deles tenha completado 21 anos, comprovada a estabilidade da famlia. 3- No podem adotar os ascendentes e os irmos do adotando. 4- Em se tratando de adotando maior de doze anos de idade, ser tambm necessrio seu consentimento. 5- vedada a adoo por procurao. 6- O estgio de convivncia ser fixado pela autoridade judiciria, observadas as peculiaridades do caso.

7- A adoo atribui a condio de filho ao adotado,

com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessrios. 8- A adoo irrevogvel. 9- O vnculo da adoo constitui-se em sentena judicial que ser inscrita no registro civil mediante mandato, consignando o nome dos adotantes como pais, bem como o nome de seus ascendentes. 10- A morte dos adotantes no restabelece o ptrio poder dos pais naturais.

Potrebbero piacerti anche