Sei sulla pagina 1di 21

Briefing

Dicas para conduzir a reunio

Briefing

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 2

Espcie de roteiro, para que todos os tpicos sejam abordados; Levantamento de todas as informaes sobre a empresa e ao produto.

Antes do briefing

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 3

Visita a campo: verificar o local onde a comunicao ser exposta; Estudo da concorrncia: aquisio de materiais similares para levar para a reunio; Estudo do consumidor: pesquisa sobre a cultura e o padro social do pblico alvo; Visita em empresas: conhecer as instituies relacionadas ao processo, incluindo os concorrentes.

Durante o briefing

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 4

O que o anunciante quer como resultado? Quer que sua marca seja altamente reconhecida? Quer combater a concorrncia? Quer informar os benefcios de um produto? Muitos clientes podem recusar a responder por alguns fatores
receio de vazamento de informaes falta confiana na agncia

Assuntos a serem discutidos no briefing

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 5

Situao de mercado Dados do produto ou servio Comparao do produto/servio x concorrncia Objetivos de marketing Posicionamento Pblico-alvo e localizao Qual o problema que a comunicao dever resolver? Objetivos da comunicao Tema da Campanha Obrigatoriedade da comunicao Verba de comunicao Cronograma

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 6

A Empresa e os Produtos
Histrico da empresa, origens, transformaes, alianas, credibilidade e problemas. Linha de produto
Histrico do produto e seu ciclo de vida Quais as caractersticas fsicas do produto Categoria que pertence Freqncia de uso Capacidade de produo e de ampliao da produo. (Reforar ou suspender uma veiculao) Imagem do produto

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 7

A fora de vendas e a distribuio


Numero de vendedores / Regio de atuao Preos praticados Tipo de estabelecimento que se encontra o produto Concorrentes Como o produto exposto no ponto-venda Qual a relao dos vendedores com o produto? Incentivo voltado aos vendedores da empresa, ou lojistas. Nova comunicao visual para o ponto-de-venda.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 8

Mercado
Procura conjunta de compradores em potencial de um determinado produto ou servio Conhecer a evoluo da empresa no mercado Participao de mercado H quanto tempo o produto est no mercado e como se comportam suas vendas durante um perodo de no mnimo trs anos.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 9

O consumidor e o pblico-alvo
O Pblico alvo aquele que a empresa tem em mente para ser trabalhado. para ele que a empresa cria o produto. Consumidor aquele que consome independente de ser ou no o alvo da empresa.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 10

Comunicao e Pesquisa
Conhecer as ultimas campanhas do anunciante, realizadas por outras agncias e conhecer as campanhas dos concorrentes. A pesquisa evita o plagio quando se pretende criar uma campanha publicitria. Evitar uma campanha semelhante outra fundamental e pesquisar uma das melhores armas. Nem todas as empresas possuem verbas para realizar pesquisas, mas isso no impede que utilizem pesquisas j existentes, realizadas para produtos semelhantes ou sobre o comportamento do consumidor.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 11

Objetivos da empresa quanto ao produto


Os objetivos organizacionais significam a razo de ser da empresa. para onde convergem todos os esforos. A lucratividade a base lgica da empresa. Normalmente a empresa no revela e estes objetivos fazem parte do mix de marketing. O que interessa aqui saber o que a empresa quer em relao ao produto.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 12

Objetivos da Comunicao
Devem ser baseados em uma anlise da situao mercadolgica No so pr-estabelecidos, eles dependem do que a empresa quer comunicar. Dizem respeito divulgao, seja evidenciando os benefcios da marca, seja destacando a marca, seja informando uma promoo e convidando o consumidor a participar.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 13

Verba da campanha
Primeiro necessrio saber a verba disponvel para a comunicao, que muitas vezes no a ideal! Depois que essa verba definida necessrio saber se a empresa tem alguma parceria com algum veculo de comunicao. A agncia de comunicao no se envolve nessas transaes, no entanto preciso conhec-las para uma eventual programao de mdia.

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 14

Problemas
primordial listar os problemas antes de pensar em planejamento. Esteja onde estiver necessrio identific-lo Descobrir o porqu, se o produto no vende. Para quem estou vendendo? Ser que meu publico alvo esta correto? O que o publico pensa sobre esse produto? Qual a diferena do meu produto e do concorrente? Onde esta meu publico Qual a linguagem que ele utiliza? O produto exige mudana de comportamento do consumidor?

Briefing clssico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 15

Solues
Enriquecer os conhecimentos:
Sobre o produto Sua Imagem Seu Pblico-alvo Hbitos e atitudes do consumidor

Briefing Prtico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 16

Fato Principal
O Fato principal resume o que a agencia dever trabalhar. Por exemplo:
Lanamento do produto Aniversario da empresa Campanha institucional Posicionamento de produto Nova embalagem Novos usos Campanha de promoo

Briefing Prtico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 17

Problemas que devem ser resolvidos


O cliente anunciante deve informar o que espera da agncia: Combater a concorrncia Levar o consumidor ao ponto-de-venda

O problema pode ser um produto que esta no mercado h tempo e o anunciante percebe que seu concorrente vem ganhando terreno por ter menor preo.
No h como reduzir seu preo, mas o produto to bom, ou melhor, do que o do concorrente.

Briefing Prtico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 18

PA.C.O.TE
PA = Definio do pblico alvo C = Aes da Concorrncia O = Objetivos de Comunicao do anunciante TE = Tema sugerido pelo cliente

Briefing Prtico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 19

Obrigatoriedades e Limitaes
Pontos considerados obrigatrios Limites de seu mercado de atuao

Briefing Prtico

Comunicao Empresarial Odair Cavichioli Jr. 20

Compromissos do Cliente
Unidade na comunicao Os patrocnios, os luminosos e os painis fixos. Contrato com veculos de comunicao recomendvel que a agencia tenha um Clipping sobre o concorrente.

Briefing
Dicas para conduzir a reunio

Odair Cavichioli Jnior www.odaircavichioli.com.br

Potrebbero piacerti anche