Sei sulla pagina 1di 8

Lpus uma doena inflamatria autoimune, desencadeada por um desequilbrio no sistema imunolgico, exatamente aquele que deveria proteger

r a pessoa contra o ataque de agentes patognicos. Lpus pode manifestar-se sob a forma cutnea (atinge apenas a pele) ou ser generalizado. Neste caso, atinge qualquer tecido do corpo e recebe o nome de lpus eritematoso sistmico (LES).

Estudos recentes mostram que fatores genticos e ambientais esto envolvidos no aparecimento das crises lpicas. Entre as causas externas, destacam-se a exposio ao sol, o uso de certos medicamentos, alguns vrus e bactrias e o hormnio estrgeno, o que pode justificar o fato de a doena acometer mais as mulheres em idade frtil do que os homens.

Os sintomas dependem basicamente do rgo afetado. Os mais frequentes so: febre, manchas na pele, vermelhido no nariz e nas faces em forma de asa de borboleta, fotossensibilidade, feridinhas recorrentes na boca e no nariz, dores articulares, fadiga, falta de ar, taquicardia, tosse seca, dor de cabea, convulses, anemia, problemas hematolgicos, renais, cardacos e pulmonares. Portadoras de lpus eritematoso sistmico podem ter dificuldade para engravidar e levar a gestao adiante. No entanto, a gravidez possvel, desde que sejam respeitadas algumas medidas teraputicas e mantido o acompanhamento mdico permanente.

O American College of Rheumatology estabeleceu onze critrios para o diagnstico do lpus. A manifestao simultnea de pelo menos quatro deles caracteriza a doena: * Pequenas feridas recorrentes na boca e no nariz; * Manchas na pele, especialmente quando exposta ao sol; * Leso avermelhada e descamativa com o formato de asa de borboleta, que surge nas laterais do nariz e prolonga-se horizontalmente pelas faces; * Fotossensibilidade; * Artrite dor articular assimtrica e itinerante, especialmente nos membros superiores e inferiores; * Leso renal, que evolui rapidamente para insuficincia renal progressiva; * Leso cerebral convulso (muitas vezes atribuda a outra doena neurolgica), ansiedade, psicose e depresso; * Serosite inflamao da membrana que recobre externamente os pulmes (pleura) e o corao (pericrdio); * Anormalidades hematolgicas ou penias; * Anormalidades imunolgicas; * Fator antincleo (FAN) positivo.

Existem recursos teraputicos que ajudam a controlar as crises e a evoluo da doena. Os corticides modernos apresentam menos efeitos colaterais e a ciclofosfomida, imunossupressor usado nos transplantes, tem-se mostrado eficaz para controlar a formao dos complexos imunes. Outra conquista importante a plasmaferese utilizada para eliminar os complexos imunes circulantes e regredir as leses renais e cerebrais.

* Pacientes com lpus devem evitar a exposio ao sol e usar protetores solares o dia todo; * Os anticoncepcionais so contra-indicados, porque o aumento dos nveis de estrgeno pode desencadear surtos da doena; * Portadoras da doena que desejam engravidar devem seguir rigorosamente a orientao medica e dar preferncia aos perodos de remisso das crises; * O consumo de lcool, cigarro e outras drogas absolutamente contra-indicado; * Respeitadas as limitaes que possam ocorrer durante as crises, a atividade fsica deve ser mantida com regularidade.

https://www.youtube.com/watch?v=uB9LzDPVQcE
https://www.youtube.com/watch?v=sv_IEyScCiQ https://www.youtube.com/watch?v=A_mXQUZT2iI https://www.youtube.com/watch?v=I5J-FtLG3r4

Potrebbero piacerti anche