Sei sulla pagina 1di 51

A pesquisa universitria em Psicanlise: temas e estratgias metodolgicas

Disciplina: Tpicos Especiais sobre a universidade IV - Universidade e Psicanlise Docente coordenador: Maria Thereza vila Dantas Coelho Docentes colaboradores: Sergio Fernandes e Suely Aires Discentes: Aline Baldoino, caro Argolo, Rose Bassuma e Walter Pinter
2013

http://www.youtube.com/watch?v=XHkrVG4VRZI

A psicanlise inaugura uma nova forma de experincia: o psicanalista ter de fazer sua prpria anlise.

Assim, o mtodo vai se confundir com a investigao.


Quando Freud prope a associao livre faz uma mudana radical: seus pacientes no so mais objetos.

Na psicanlise mais do que subjetivismo (introspeco) ou objetivismo, existe a transferncia. Por isso se confundem: terapia, pesquisa e teoria.
Fora dessa relao a psicanlise pode virar ideologia ou uma anlise objetiva .

O inconscinte uma noo que freud criou para dar conta dos atos falhos, sonhos, sintomas etc, que so objetivos, mas efeitos do inconsciente.
Freud no estuda cientificamente a linguagem, pe ela em movimento. A exemplo da pessoa que sonha, a idia que associe livremente.

O psicanalista no um simples observador. Ele tanto se modifica na relao com o seu paciente, como quando analisa sua experincia como paciente.
Esta questo sugerida por Lacan como temtica de pesquisa.

O desejo do analista
A anlise no depende s da transferncia, seno do desejo do analista (ato que critica o saber que o analista supostamente traz).
Para se observar isto preciso ouvir a queixa do paciente. O analista no tem resposta, ele vai questionar a queixa.

I
Implica o doente na sua doena As doenas no s trazem dor, seno tambm prazer. No caso das histricas, mais do que algum tipo de abuso, so elas que no conseguem lidar com seu desejo, pois o negam. A histrica parece efeito da moral que o capitalismo precisava no final do sculo xix para acumulao de capital, moral repressiva introjetada numa pessoa inconscientemente

O efeito na sade das pessoas, no corpo, quase como a microfsica do poder. A a moral j no aplicada a um outro externamente, seno a si prprio. A perda no a sade seno algo prvio prpria realidade humana que por possuir linguagem, introduz uma falta, o desejo. o desejo da histrica o esquecido

Existem estruturas de personalidades no desejantes, mas a idia do desejo permite defini-las: aquelas que apoiam-se no desejo do outro. A psicoses O perverso parece auto-suficiente

O neurtico entra na relao e ento pode-se construir um caso

Tanto o analista escreve o que aconteceu, quanto o paciente reflete sobre a terapia. Cada um constroe uma investigao; e cada um faz um recorte. Da maneira como Freud pergunta a Dora como ela est com seus problemas, ele enxerga os mecanismos de defesa dela Aqueles que a gente usa para se defender da angustia

Existe um outro nvel de formalizao do caso: a matematizao, pela sua capacidade de universalizao.

Uma contribuio da pesquisa em psicanlise para desvendar a relao sujeito e fenmenos scioculturais e polticos Utiliza a exposio da psicanlise extramuros ou em extenso
Via tica e concepes da psicanlise

Prtica psicanaltica que aborda o sujeito enredado nos fenmenos sociais e polticos
E no estritamente ligado situao do tratamento psicanaltico

Freud - Psicanlise Aplicada


Campo de vrias discusses e impasses

Psicanlise extramuros e (o enfrentamento de) seus problemas


O texto concentra-se em duas crticas:
1. A prtica da aplicao de concepes tericas e metodolgicas a objetos externos ao campo em que foram criados;

2. derivada do prprio mtodo. Freud no props um metodologia psicanaltica que submetesse todos os casos.

Interpretao
Premissa da psicanlise superar o discurso produzido pela conscincia (campo do saber sustentado pela verdade do sujeito); Para Rosa, a interpretao aplicada a material inconsciente uma questo a se discutir, exatamente por comprometer a legitimidade da interpretao selvagem fora do enquadre comum e oportuno das sesses; Articulao entre sujeito e sociedade / produo de teses, descobertas e invenes em psicanlise necessita refinar conceitos

Psicanlise e/ou Sociedade


Fragilidade epistemolgica(terica metodolgica) da concepo extramuros e

X
Trajetria de Freud (via intermdio de Lacan)

Trajetria de Freud
Uso recorrente da anlise de fenmenos coletivos para compreender processos individuais; A psicologia individual , ao mesmo tempo, social; Em Psicologia das massas e a anlise do Eu (1921), discute a entrada do sujeito na cena social; Em Introduo ao narcisismo (1914) e Luto e melancolia (1916), Freud recusa a diviso indivduo-sociedade, a diviso psicologia individual-social, e afirma uma concepo bio-psico-social; A entrada na vida social impe modificaes no sujeito;
Entre os textos de Freud, possvel compreender a articulao entre sujeito e sociedade de modo a fazer parte da trama (teoria e clnica) da psicanlise.

Freud e Lacan no campo da sociopoltica


O artigo Freud e Lacan, de Althusser foi considerado um texto de luta terica, um ato poltico; Direcionado para os membros do Partido Comunista Francs, tinha como objetivo recusar a camada ideolgica de explorao reacionria da psicanlise. Critica dicotmica entre teoria e tcnica, usada pelo partido. Relaes entre sujeito e o campo sociopoltico ocorreu com Freud e com Lacan, possibilitando tomar a pesquisa em psicanlise em extenso, um campo da psicanlise.

Contribuio de Lacan
-Perspectiva resultante da anlise do discurso articulada com o fenmeno social produzindo efeitos subjetivos e intersubjetivos(incluindo aqui o discurso sem palavras); -So laos discursivos; -Relaes de linguagem entre sujeitos que definem as diferentes maneiras de gozo; -Produz efeitos ou sintomas.

Lao Social

Vdeo que ilustra o conceito de Lao Social

http://www.youtube.com/watch?v=XqTWQxyxN Ys

Sintoma Social
referido ao Discurso do Mestre
como objeo ao desejo do Mestre desejo de que as coisas funcionem - O trabalhador ideal, e a greve o paradigma do sintoma, da sinal do que no vai bem no campo real. - Se o real no vai bem, isso impede que as coisas andem, trava a marcha, contraria o desejo do Mestre, e detm a produo do mais-de-gozar, causa do desejo do capitalista

O fator Inconsciente como mtodo de pesquisa


Freud considera imprprias as categorias de racionalidade e objetividade para a compreenso do homem. O homem vive por meio do mundo simblico da linguagem.

Transversalizando Sintoma e Inconsciente


Sintoma, ento, a realizao do desejo, o lugar da verdade do sujeito, uma mensagem, um enigma a ser decifrado, nele esta o cerne da subjetividade.

Relao Teoria e Prtica


A prtica no tem sabedoria prpria suscita idias; nessa relao que possvel construir, ultrapassar o j dito, construo que no se sustenta em uma linearidade. preciso se perguntar se a existncia de um conceito realmente necessrio e de que problema constitui a soluo.

Discusso sobre conceitos psicanalticos ligados exclusividade, aspectos clnicos ou metapsicolgicos

Psicanlise socialmente interventiva

Sujeito no mais confundido com indivduo e nem centrado no eu

Transe

Inconsciente

Psicanlise contempornea e transformao social


Elementos que transcendem o psiquismo: o corpo, a realidade, o papel dos outros na constituio do eu, as geraes anteriores e a moralidade.
Teoria social psicanaltica associada clnica e a metapsicologia.

Psicanlise contempornea e transformao social


Teoria psicolgica freudiana
A contribuio mais efetiva da psicanlise para a psicologia social est onde no se a supe: na metapsicologia e na clnica

Psicanlise contempornea e transformao social


Contribuio da psicanlise psicologia social: fenmeno transacional e dimenso semitica da matria subjetiva. superao da dicotomia entre interior e exterior.
Conceito de significante: elemento significativo do discurso (consciente ou inconsciente)

Psicanlise contempornea e transformao social


O inconsciente expressa uma verdade do sujeito Lacan A psicanlise pode contribuir para resolver dilemas com os quais o investigador interessado no social se depara: dicotomias como singular e universal, pessoal e coletivo, particular e genrico.

Psicanlise contempornea e transformao social


Torna-se vivel desenvolver modelos de investigao e de interveno psicolgicas que no se restrinjam ao psiquismo individual, mas tambm no se reduzam a generalidades sociolgicas.
O tratar se baseia no ouvir falar, no dar a possibilidade de dizer

Atualidade do interesse no estudo do transe e do sincretismo para psicologia


Transe e sincretismo: contribuio para a pesquisa do imaginrio social, por exemplo a umbanda.
Ritual enunciao sujeito agente sujeito Favorecimento ao resgate do inconsciente no transe

Psicanlise e pesquisa de campo


A psicanlise, sempre atenta ao desejo do outro e implicao do analista na sua anlise, poderia contribuir para mudar esse panorama?

Psicanlise e pesquisa de campo


Baseado na noo lacaniana do inconsciente como social, permite-se recuperar a dimenso histrica e coletiva do psiquismo.
Revela a voz de sujeitos.

Suspende o juzo quanto realidade dos fenmenos narrados e aboli o uso dos termos certo e errado.

Escuta participante
Pesquisas de campo contribuem para auxiliar a refletir os desafios metodolgicos vinculados problemtica da observao participante e especialmente ao seu sentido em psicologia.
O transe tem merecido especial ateno por nele, imediatamente, o mesmo (o outro) interpelar como sujeito.

Escuta participante
No transe a interpelao literalmente consubstancial ao sujeito que objeto de estudo: ele mostra-se enunciante, fala e fala-nos de ns participante.
O pesquisador interpretado e includo no lugar de consulente.

Escuta participante
Na psicologia, o mtodo de observao participante manifesta-se como uma participao observante. A participao revela-se refinamento da audio. um instrumento de

Freud pesquisador? Produo do objeto na prtica da pesquisa


Estudos sobre histeria; A interpretao dos sonhos; Os chistes e sua relao com o inconsciente; Psicopatologia da vida cotidiana. Obras pilares da teoria psicanaltica => as formaes do inconsciente; estrutura clssica e inovadora, na construo do objeto.

Inovaes para a prtica de pesquisa em psicanlise, que perfazem o conjunto das formaes do inconsciente
No eram apenas fenmenos relegados pela cincia, mas inexplicveis por ela: Pulso, (o descaso aqui irmo do recalque): "no quero saber disso". Fenmenos que podem ser qualificados por universais e atemporais: sonhar, produzir lapsos, sintomas e chistes.

Principais ensinamentos para elaborao de um pesquisa em psicanlise


A construo da questo, a produo do objeto a ser estudado. "o mtodo que cria o objeto" => a posio do analista, do seu desejo na conduo da questo. Ex. No o fenmeno em si que define o nosso modo de pesquisar, mas o significante ou o desejo.

Objeto da Psicanlise , em sua prpria definio, um fato de Linguagem


Ao eleger o campo da linguagem como seu campo de pesquisa, a psicanlise inaugura um novo paradigma. Ele no se limita a pesquisa psicanaltica. As chamadas cincias humanas se integram no campo do saber cientfico=> homem ser falante, ser sujeito da linguagem. A obra de Freud se situa nessa "virada lingustica", ele quer fazer uma cincia natural, mas opera com um mtodo interpretativo,que produz um objeto nada natural=> o inconsciente, as pulses e o desejo.

Freud na inveno da psicanlise


Lacan em O Seminrio, livro 11, reformula a questo "a psicanlise uma cincia?", para "o que uma cincia que inclua a psicanlise?" Reviravolta dos fundamentais: muros do "saber", dois passos

A passagem do fato acontecido fantasia e da hipnose.

Sugesto para a transferncia.

uma mudana na forma de produzir a questo que implica necessariamente uma mudana na implicao de onde o pesquisador/analista se situa nessa produo.

Mudana de implicao- onde o pesquisador/analista se situa nessa produo


Lacan conceitua esta reviravolta: "o sujeito est em uma excluso interna a seu objeto" (Lacan, 1998b, p 875). No apenas no sentido que l que temos que busc-lo no interior da fantasia e transferncia - mas tambm, que l que temos que produzi-lo. Ou seja, mais do que uma cincia, a psicanlise uma tica. Na prtica da pesquisa ela produz o sujeito, no apenas o descobre. "Eu no procuro, acho" (Lacan, 1990)

Linguagem e experincia: um paradigma para a pesquisa


No livro As palavras e as coisas (Foulcault, 1990) aborda a relao da linguagem com o mundo. "...A profunda interdependncia da linguagem est desfeita. O olho est destinado a ver e somente a ver; o ouvido somente a ouvir...." (p.50) a ruptura entre as palavras e as coisas, a quebra do signo lingustico, como marco da modernidade.

"O que olha e o que olhado permutam-se incessantemente".


Foucault ilustra esse momento de ruptura atravs da anlise do quadro de Velsquez, "As Meninas". A desmontagem de uma lgica do poder, que organiza os campos das representaes.

"As Meninas

Velsquez

O lugar e a funo do caso clinico em um trabalho de pesquisa em psicanlise


No h psicanlise e muito menos pesquisa em psicanlise, sem o encontro do real: O trabalho de pesquisa opera nessa tenso, nessa interface de recobrimento impossvel entre o simblico dos significantes disponibilizados pela teoria psicanalista e o real da clnica. A construo do saber na psicanlise passa por esse circuito que o quadro de Velsquez, nos faz percorrer: Um desfazer das certezas apriorsticas!

Atualidade do interesse no estudo do transe e do sincretismo para psicologia


Contribuio da psicanlise: formular meios tericos e metodolgicos capazes de resgatar a participao do sujeito social na dos processos que lhe dizem respeito Crtica ao sincretismo: fenmeno perifrico aos setores que o cultivam, possivelmente mais vinculada a usos das religies afro-brasileiras do que a respeito vivncia profunda das apresentaes do mundo e elaborao e aplicao de categoriais que nelas se formulam.

Referncias
BAIRRO, J. F. M. H. A escuta participante como procedimento de pesquisa do sagrado enunciante. So Paulo: Estudos de Psicologia 2005, 10(3), p. 441-446. NOGUEIRA, L. C. A Pesquisa em psicanlise. Instituto de Psicologia USP: metodologia Psicologia USP, 2004, 15(1/2), 83-106. POLI, M.C. Escrevendo a Psicanlise em uma prtica de pesquisa. Estilos da Clnica, Vol. Xlll, n 25, p.154-179, 2008. ROSA, M.D. A pesquisa psicanaltica dos fenmenos sociais e polticos: metodologia e fundamentao terica. Revista Malestar e Subjetividade, Fortaleza, v. IV, n. 2, p. 329 348, set. 2004.

Potrebbero piacerti anche