Sei sulla pagina 1di 17

ARTIGOS CIENTFICOS

ARTIGOS CIENTFICOS
Visam publicar resultados de um estudo. Embora tenham formato reduzido (entre 5 e 10 pginas) se comparados a uma pesquisa, sempre so trabalhos completos, textos integrais.

ARTIGOS CIENTFICOS So geralmente utilizados como publicaes em revistas especializadas, a fim de divulgar conhecimentos, de comunicar resultados ou novidades a respeito de um assunto.

PROCEDIMENTOS

DAR UM NOME AO ARTIGO O formato comum de apresentao : Ttulo / Subttulo do trabalho


Exemplos:

Os desafios da gesto do conhecimento nas instituies de ensino superior: a limitao dos sistemas tradicionais Design centrado no ser humano: uma necessidade cultural

Abaixo do ttulo do artigo acrescentar autor(es) e suas credenciais


Exemplo: Danilo Rodrigues de Oliveira / Helena de Lourdes Anglico / Mrcia Carnielli Alves
Alunos do 5 perodo do curso de Design Digital e do 4 perodo do curso de Arquitetura de Urbanismo da Universidade Anhembi Morumbi SP, 2011/2

Prof. Carlos Alberto Barbosa e Prof Irene Rodrigues


Orientadores do projeto

RESUMO
Um texto curto (150 a 250 palavras) que destaque as idias essenciais do texto-base; Deve ser redigido na 3 pessoa do singular e apresentado em pargrafo nico, evitando citaes bibliogrficas e/ou eletrnicas; Digitar o resumo com espaamento entrelinhas de 1.0

Dicas para o RESUMO


Informe a natureza do trabalho; explore a idia central do estudo; no coloque opinies avaliativas.
Indique os objetivos visados; as referncias tericas de apoio; os procedimentos metodolgicos e os resultados a que se chegou.

PALAVRAS-CHAVE

Escolha de 3 a 5 conceitos importantes mencionados e analisados no artigo.

Exemplo:
Palavras-chave: Design; Acessibilidade; Sociedade; (...) (...)

verso para a lngua inglesa


TTULO RESUMO - ABSTRACT
PALAVRAS - CHAVE - KEY WORDS

Contedo da Introduo
Oferece ao leitor um panorama geral a respeito daquilo que encontrar durante a leitura. Inicia com um relato a respeito da importncia e abrangncia do tema, enfatizando para que serve ou em que ele ajuda. O objetivo geral e os especficos so citados, alm da hiptese de investigao. (afirmao que norteia o artigo)

INTRODUO
Normalmente inicia-se com O presente artigo pretende ... + o objetivo geral . Indicar rapidamente a diviso do artigo e apresentao do assunto (sees); Informar os mtodos utilizados na pesquisa (pesquisa de campo; anlise comparativa; ...) e, caso haja, dificuldades encontradas.

CORPO DO ARTIGO
A parte interna do artigo deve ser dividida em sees (subttulos) e no captulos (como na pesquisa). Dividida em sees, cada uma apresenta um subttulo, e pode receber numerao (arbica), alinhada margem esquerda (no obrigatrio) Cada subttulo, ou subseo, deve indicar o seu contedo.

CONCLUSO ou CONSIDERAES FINAIS


Dois elementos so essenciais para a concluso: sntese das principais idias e pargrafo conclusivo. As principais idias devero ser sintetizadas a partir das sees (cada seo gera um pargrafo. O fechamento (concluso) feito a partir, ou em funo, do objetivo geral da investigao (proposta no incio do artigo)

REFERNCIAS
Podem ser relacionadas dividindo as fontes pesquisadas em:

Bibliografia Endereos eletrnicos


Ou apenas com o ttulo: REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS E ELETRNICAS indicando todas as fontes por ordem alfabtica.

Observaes
Em artigos cientficos ANEXOS;

no usem SUMRIO, nem

A ICONOGRAFIA no deve conter todos os registros fotogrficos (apenas os mais importantes);


As SEES no devem obedecer novas pginas. Uma seo segue logo abaixo da outra; A PAGINAO inicia-se na primeira pgina do artigo; No necessrio capa, ou capa de rosto, como nas pesquisas, porque as indicaes sobre do que se trata e quem fez j se encontram na 1 pgina.

Potrebbero piacerti anche