Sei sulla pagina 1di 15

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COMPORTAMENTALISMO
Diz que possvel modelar o indivduo, condicionando seus comportamentos. Para tanto, deve-se utilizar os estmulos e reforos adequados. Segundo Skinner, todo comportamento determinado pelo ambiente, mesmo que a relao do indivduo com esse ambiente no seja passiva, e sim de interao. Ou seja, um professor pode definir que resultados pretende alcanar com seus alunos e oferecer-lhes os estmulos e recompensas adequados medida que os alunos avanam, para lev-los ao resultado previsto. Palavra-chave: estmulo-reposta

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COMPORTAMENTALISMO
Modelos Tericos de Aprendizagem:
CONDICIONAMENTO CLSSICO - PAVLOV (1849/1936) e WATSON (1878/1958). Processo de aprendizagem - associao entre um estmulo e uma resposta, envolvendo alguma espcie de conexo no sistema nervoso central.

CONDICIONAMENTO OPERANTE - THORNDIKE (1874/1949) e SKINNER (1904/1990). Processo de aprendizagem - conexo entre uma resposta e a produo de situao agradvel. A repetio de um ato que causa um resultado agradvel (reforo positivo), aumenta a probabilidade de ocorrncia deste ato. A resposta fortalecida pelo reforo ou enfraquecida pela sua extino.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COMPORTAMENTALISMO

Papel do professor: o professor, ou at o livro, em alguns casos, a autoridade mxima, detentora de todo o conhecimento. O aluno o aprendiz que deve absorver esse conhecimento quanto mais, melhor. Como se aprende: por memorizao e repetio. Onde est o foco: nos contedos e no professor. Que tipo de indivduo espera-se formar: pessoas com um vasto saber enciclopdico. Indivduos focados no trabalho, que correspondem s demandas e se ajustam bem aos ambientes.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COGNITIVISMO
Teoria da aprendizagem significativa - DAVID PAUL AUSUBEL (1918): procura explicar os mecanismos internos que ocorrem na mente humana com relao ao aprendizado e estruturao do conhecimento. D nfase aquisio, armazenamento e organizao das idias no crebro do indivduo.

Tcnicas e reflexes acerca da aula do tipo tradicional, em sala de aula.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COGNITIVISMO
CONCEITOS BSICOS: Estrutura cognitiva: extremamente organizada e hierarquizada, no sentido de que as vrias idias se encadeiam de acordo com a relao que se estabelece entre elas. Aprendizagem: consiste na ampliao da estrutura cognitiva, atravs da incorporao de novas idias a ela. Aprendizagem significativa tem lugar quando as novas idias vo se relacionando de forma no-arbitrria (relao lgica) e substantiva (tem sentido) com as idias j existentes.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COGNITIVISMO
Fatores internos para a aprendizagem significativa

Fatores cognitivos: idias ncoras s quais pode se conectar a idia nova; diferentes estratgias de ensino relacionando as idias novas com as j aprendidas; clareza e a firmeza das idias que serviro como ncoras. Fatores afetivo-sociais: disposio do aluno para aprendizagem significativa.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
COGNITIVISMO
Fatores externos para a aprendizagem significativa: fatores sobre os quais os professores tm acesso e podem manipular livremente de modo a propiciar as melhores condies possveis para que os alunos possam aprender significativamente (aula, material instrucional,...). Para essa teoria, a aprendizagem um processo individual e depende exclusivamente da pessoa. Para a aprendizagem, no so consideradas diferenas sociais, biolgicas, fsicas, oportunidade econmica, etc. Se o aluno no aprendeu porque ele no quis, pois o professor se esforou.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
CONSTRUTIVISMO
EPISTEMOLOGIA GENTICA ou TEORIA PSICOGENTICA PIAGET (18961980): Explica como o indivduo, desde o seu nascimento, constri o conhecimento.

Piaget acredita que a capacidade de raciocnio no depende nem do ambiente nem de um fator hereditrio. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estgios, desde o nascimento at o incio da adolescncia, quando a capacidade plena de raciocnio atingida.
Assim, o conhecimento vai sendo construdo pela criana a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. O trabalho de ensinar no deve se limitar a transmitir contedos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Para Piaget, educar provocar a atividade isto , estimular a procura do conhecimento. Palavra-chave: estgios do desenvolvimento cognitivo.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
CONSTRUTIVISMO
Estgios de desenvolvimento gentico-cognitivo: Sensrio-motor (0 2 anos): etapa bsica manipulativa (percepes e aes) Pr-operatrio (2 7 anos): etapa intuitiva (linguagem, desenho, imitao, dramatizao) Operatrio-concreto (7 12 anos): construo das operaes, manipulao concreta de objetos e de relaes entre objetos. Operatrio Lgico-Formal (12 16 anos): o pice do desenvolvimento da inteligncia e corresponde ao nvel de pensamento hipottico-dedutivo ou lgico-matemtico.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
CONSTRUTIVISMO
Papel do professor: observar o aluno, investigar quais so os seus conhecimentos prvios, seus interesses e, a partir da, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa o conhecimento. O professor cria situaes para que o aluno chegue ao conhecimento. Como se aprende: experimentando, vivenciando.

Onde est o foco: no aluno e em suas operaes mentais.


Que tipo de indivduo espera-se formar: pessoas com autonomia, que contam consigo mesmas e com sua capacidade de construir saber. Gente que interage com o meio, que tem idias prprias e capaz de criar, com uma viso particular do mundo.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
SCIO-INTERACIONISMO
Lev Vygotsky (1896 1934) Para Vygotsky a formao se d numa relao dialtica entre o sujeito e a sociedade o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. Por exemplo, uma criana pode nascer com condies fisiolgicas de falar, mas para desenvolver a fala precisa aprender com os outros. Portanto, o que ele foca a interao. Segundo Vygotsky, todo aprendizado necessariamente mediado e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo do que o previsto por Piaget. O aprendizado no se subordina ao desenvolvimento das estruturas intelectuais, mas um se alimenta do outro, provocando saltos qualitativos de conhecimento. Palavra-chave: mediao

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
SCIO-INTERACIONISMO
Conceitos bsicos:
MEDIAO: Nenhum conhecimento construdo pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras. ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL (ZDP): distncia entre o nvel de desenvolvimento real e o nvel de desenvolvimento potencial, ou entre o ser e o tornar-se.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
SCIO-INTERACIONISMO
Papel do professor: atua como mediador entre o aluno, os conhecimentos que este possui e o mundo. Como se aprende: observando o meio, entrando em contato com o que j foi descoberto e organizando o conhecimento junto com os outros (professor e turma). Onde est o foco: na interao. na relao aluno-professor e alunoaluno que se produz conhecimento. Que tipo de indivduo espera-se formar: pessoas cooperativas, que tenham compromisso com o mundo e com o outro, que saibam tanto expor suas idias quanto ouvir. Gente que no necessariamente ter um conhecimento enciclopdico, mas que saber como procurar as informaes que lhe fazem falta.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
DIFERENAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET:
Influncia da cultura: O fator cultural, bsico para Vygotsky, e pouco enfatizado por Piaget, a diferena central entre os dois tericos. Aprendizagem X desenvolvimento mental: Para Vygotsky, a aprendizagem acontece antes do desenvolvimento mental (incentiva a conquista de novas aquisies sem esperar a maturao mecnica). So as relaes sociais que do ao indivduo instrumentos para ativar os processos internos que favorecem o desenvolvimento e constituem a psicologia da criana desde o comeo. Piaget, ao contrrio, defende que o desenvolvimento progressivo das estruturas intelectuais que nos torna capazes de aprender. As relaes sociais so secundrias natureza biolgica.

Prof Dr Adriana Clementino - 2007

Teorias de Ensino
Aluno Comportamentalismo
Passivo

Professor
Repassador do conhecimento (verdades absolutas). Determina a estrutura conceitual e proposicional do contedo. Mentor; Favorecedor dos processos de descobrimento autnomo de conceitos. Mediador; Parceiro; Realiza o elo entre a ZDR e ZDP do aluno.

Aprendizagem
Influenciada por fatores biolgicos de conduta (estmuloresposta) Ampliao da estrutura cognitiva, atravs da incorporao de novas idias a ela. Interao sujeito/objeto; Construtivismo seqencial (nveis); Relao direta com o desenvolvimento. Interiorizao gradual de atos externos e suas transformaes em aes mentais.

Mtodo
Entrega de contedos; Instruo programada. Aulas expositivas; Desenvolvimento de mapas conceituais.

Cognitivismo

Autnomo; Filtra os materiais que tm significado para si. Ativo

Construtivismo

Experincias, pesquisas e soluo de problemas.

Socio-interacionismo

Interativo; Responsvel pelo aprendizado

Referencial histricosocial; Trabalho com projetos.

Potrebbero piacerti anche