Sei sulla pagina 1di 41

UNIVERSIDADE DE UBERABA

Curso: Licenciatura em Letras Portugus/Ingls Polo: Montes Claros

SEMINRIO DE INTEGRAO
MODOS DE ORGANIZAO DOS TEXTOS LITERRIOS= A POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Facilitador: Dr Valmir Xavier E-mail-valmirxavierdasilva@yahoo.com.br

Cada um l com os olhos que tem. E

interpreta a partir de onde os ps pisam.


Todo ponto de vista vista de um ponto. Par a entender como algum l, necessrio saber como so seus olhos e qual sua viso de mundo. (Leonardo Boff)

OBJETIVOS DESTE SEMINRIO

Explicar os recursos poticos da linguagem,bem como os temas abordados pelo poeta, Identificar o contexto social e cultura do poeta, Analisar os significados profundos dos poemas, Identificar as principais caractersticas da obra de Drummond.

ETIMOLOGIA
Literatura de acordo com o dicionrio aurlio: Arte de compor trabalhos em prosa e verso. O conjunto de trabalhos literrios dum pas ou duma poca. LITERATURA NADA MAIS DO QUE UMA COMBINAO DE PALAVRAS COM UMA INTENO ESTTICA,CUJOS GNEROS PODEM SER CLASSIFICADOS EM EPOPIA,POEMA E TEATRO.(manual da literatura)

Texto Literrio: trata de aspectos do mundo possvel. Os seres coisas e fatos s passaram a existir depois que o texto foi escrito. um mundo que s existe no texto. Texto no Literrio: referem se a(mundo) fatos reais; transmitem alguma informao sobre esses seres e fatos .Quando os textos foram escritos, aqueles seres j existiam;os fatos j haviam ocorrido ou estavam ocorrendo.

PROSA E POESIA
So duas formas de um texto literrio: a) Prosa: as linhas ocupam toda a extenso horizontal da pgina,excetuando as margens convencionais. O texto divide em blocos chamados pargrafos. b) Poesia: as linhas no ocupam toda a extenso horizontal da pgina. O texto divide-se em blocos chamados estrofes. Cada linha do poema denominada verso.

PERODO LITERRIO
um segmento determinado de uma poca em que predominou um estilo na literatura. Cada um desses perodos recebeu um nome: BARROCO- ARCADISMO- ROMANTISMOREALISMO- NATURALISMO- PARNASIANISMOSIMBOLISMO- MODERNISMO

Periodizao da literatura brasileira


Painel histrico-literrio brasileiro
Estilo de poca ou escolas literrias

Panorama Mundial

Panorama brasileiro Literatura informativa Literatura dos Jesutas Invaso holandesa Grupo Baiano

Datas

Era Colonial

Quinhentismo: sc. XVI, denominao genrica de um conjunto de textos sobre o Brasil, que evidenciam a condio brasileira de terra nova a ser conquistada. Seiscentismo ou Barroco: O Barroco literrio brasileiro desenvolveu-se na Bahia, tendo como pano de fundo a economia aucareira. Setecentismo ou Arcadismo: Os principais autores estiveram ligados ao movimento da Inconfidncia, em Minas Gerais. Teve como pano de fundo a economia ligada explorao de ouro e pedras preciosas. Perodo de transio:
Pode-se afirmar que a turbulncia dos acontecimentos polticos dominou a cena a ponto de no se encontrar uma nica obra literria significativa

Grandes Navegaes

1500

Companhia de Jesus Contrarreforma Portugal sob domnio espanhol

1601

Iluminismo Revoluo Industrial Revoluo Francesa Independncia dos Estados Unidos

Ciclo da Minerao Inconfidncia

1768

Mineira
Grupo Mineiro
Corte Portuguesa no RJ Independncia Regncias

Guerra Napolenica

1808 1836

Painel histrico-literrio brasileiro


Estilo de poca ou escolas

literrias

Panorama Mundial

Panorama brasileiro

Datas

Romantismo: primeira escola literria com traos genuinamente nacionais, iniciou-se com a publicao de Suspiros poticos e saudades, de Gonalves de Magalhes. Realismo / Naturalismo: o que denominamos aqui de poca realista constitui um amplo movimento literrio com trs tendncias distintas: romance realista, romance naturalista e poesia parnasiana. Iniciou-se com a publicao de Memrias pstumas de Brs Cubas e O Alienista, ambos de Machado de Assis. Simbolismo / Pr-modernismo: perodo que se iniciou com a publicao dos livros Missal e Broquis, de Cruz e Souza; estendeu-se at as primeiras dcadas do sc. XX, projetando algumas das principais caractersticas da poesia moderna.

Burguesia no poder

Segundo Imprio Guerra do Paraguai Lutas abolicionistas Literatura nacional

1836

1881 Socialismo Evolucionismo Positivismo Lutas antiburguesas Segunda Revoluo Industrial Abolio Repblica Romance realista Romance naturalista Poesia Parnasiana 1893 Pr-Guerra Primeira Guerra Mundial Freud e a psicanlise Revoluo Russa Vanguardas artsticas Nazismo Fascismo Segunda Guerra Mundial Governo Floriano Revolta Armada Revolta de Canudos 1922

Era Nacional

Modernismo: a Semana de Arte Moderna realizada em fevereiro de 1922 constitui o grande divisor de guas da literatura brasileira.

Ditadura Vargas Semana de Arte Moderna As geraes Modernistas

1945

O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artstica e a sociedade brasileira na primeira metade do sc. XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plsticas.

Comparado a outros movimentos modernistas, o brasileiro foi

desencadeado tardiamente, na dcada de 20. Foi resultado, em grande parte, da assimilao de tendncias culturais e artsticas lanadas pelas vanguardas europias no perodo que antecedeu a 1. Guerra Mundial e refletiu na procura da abolio de todas as regras anteriores e a procura da novidade e da velocidade.

Considera-se a Semana de Arte Moderna,

Realizada em So Paulo, em 1922, como ponto de partida do modernismo no Brasil. No sendo dominante desde o incio, o modernismo, com o tempo, suplantou os anteriores. Foi marcado,pela liberdade de estilo e aproximao com a linguagem falada, sendo os da primeira fase mais radicais em relao a esse marco.

Divide-se o Modernismo em trs fases:


1. fase: mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverncia e escndalo;
2. fase: mais amena, que formou grandes romancistas e poetas; 3. fase: tambm chamada Ps-Modernismo por vrios autores, que se opunha de certo modo a primeira e era por isso ridicularizada com o apelido de neoparnasianismo.

Segunda gerao (1930-1945)


Rica na produo potica e tambm na prosa. O universo temtico amplia-se com a preocupao dos artistas com o destino do Homem e no estar-no-mundo. Ao contrrio da sua antecessora, foi construtiva. A maioria dos poetas de 30 absorveram experincias de 22, como a liberdade temtica, o gosto da expresso atualizada ou inventiva, o verso livre e o antiacademicismo. Assim no precisou ser to combativa quanto a de 22, devido a utilizao de uma linguagem potica modernista j estruturada. Passaram a aprimor-la, prosseguindo a tarefa de purificao de meios e formas direcionando e ampliando a temtica da inquietao filosfica e religiosa. A prosa aumenta sua rea de interesse ao incluir preocupaes de ordem poltica, social, econmica, humana e espiritual. A piada foi sucedida pela gravidade de esprito, a seriedade da alma, propsitos e meios.

Essa gerao foi grave, assumindo uma postura sria em relao ao mundo, cujas dores, considerava-se responsvel. Outra caracterstica dessa poca o encontro do autor com seu povo, havendo uma busca do homem brasileiro em diversas regies, tornando o regionalismo importante.

Segunda gerao (1930-1945)

Principais Autores Poesia


Augusto Frederico Schmidt (1906-1965)

Carlos Drummond de Andrade (19021987) Ceclia Meireles (1901-1964) Jorge de Lima (1895-1953) Murilo Mendes (1901-1975) Vincius de Moraes (1913-1980)

Vejamos um passeio pela obra daquele que foi considerado por muitos crticos e leitores,o maior poeta brasileiro do sculo XX: CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Mineiro de Itabira= mudou-se depois para: a capital mineira e em seguida Rio de Janeiro onde vivera at a morte. Viveu=1902- 1987 = 85 anos Acontecimentos polticos e sociais: a Segunda Guerra Mundial, a ditadura de Getlio Vargas e, posteriormente, a Ditadura Militar,a Guerra Fria,a revoluo feminista, o advento de uma era de desenvolvimento tecnolgico e industrial no Brasil.

Sempre atento ao que se passava ao seu redor o tempo a minha matria, o tempo presente,os homens presentes, a vida presente(ANDRADE 1992,68)

No parnasianismo e no simbolismo,estticas que antecederam o modernismo, os poetas se exilavam em suas torres de marfim,no se preocupando com o que acontecia no contexto social em que participavam.Tais artistas viviam com a cabea na lua,nas nuvens, Nos poemas desses autores no encontramos preocupaes sociais e polticas. Tudo no texto deles se limitava ao espao ntimo de suas vivncias.Com o advento do modernismo,a escola literria iniciada em 1922,o poeta torna-se participante do mundo,fazendo de sua arte uma das linhas de fora de sua lrica. A expresso torre de marfim usada no trecho apresentado, uma metfora utilizada para referir-se ao isolamento do poeta.

DRUMMOND E O MODERNISMO
O choque entre as culturas interioranas e metropolitanas ser uma permanente inquietao na escrita do poeta mineiro. Em Belo Horizonte ele conhece outros escritores: Pedro Nava, Emlio Moura,Anbal Machado e outros. O aprofundamento filosfico do modernismo ser efetuados tambm pelos cariocas: Dante Milano e Vinicus de Morais, e pelos nordestinos,tanto poetas como romancistas;Jorge de Lima,Rachel de Queiroz,Graciliano Ramos. Esse amadurecimento das propostas modernistas ficar conhecida como asegunda fase do modernismo,na qual se insere a obra drummondiana.

Modernismo surge em So Paulo com muitas inovaes. Primeiros modernistas: Osvaldo e Mrio de Andrade,umas das questes importantes para ele era retratar,na literatura,temas considerados at ento menores, assuntos ligados ao cotidiano, banalidade do dia a dia. Eles no queriam mais os assuntos elevados do simbolismo e do parnasianismo,tais como a morte,e a eternidade ou Deus. Os modernistas de Minas iro aproveitar tudo isso,mas daro um enfoque a existncia do homem com sua morte e a fragilidade da vida. Drummond,seguindo esse processo de maturao dos ideais do modernismo,ter inmeros poemas de tema prosaico, mas com profunda preocupao filosfica e existencial.

NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

Tal pedra representa todas as dificuldades da vida,tais como a morte ou a angstia. Alm de ser um elemento ligado aos dilemas da existncia, trata-se tambm de um acontecimento extremamente banal e corriqueiro. Alis, aposto que voc at j tropeou em alguma pedra! Nessa segunda etapa do modernismo1930 a 1945- desenvolve na poesia algumas das caractersticas mais marcantes de seu primeiro tempo: (inovaes rtmicas,humor,pardia, temas cotidianos,linguagem coloquial,elipses e associaes surpreendentes)Esboa-se portanto o perfil contemporneo da literatura brasileira= Trs sistemas explicativos: do homem e da sociedade o existencialismo, a psicanlise o marxismo

Segunda gerao (1930-1945) - Poesia


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Proclama a liberdade das palavras, uma libertao do idioma que autoriza modelao potica margem das convenes usuais.
Segue a libertao proposta por Mrio de Andrade; com a instituio do verso livre, acentua-se a libertao do ritmo, mostrando que este no depende de um metro fixo. Se dividirmos o Modernismo numa corrente mais lrica e subjetiva e outra mais objetiva e concreta, Drummond faria parte desta segunda. A obra de Drummond desdobra-se em 4 fases: 1. 2. 3. 4. a poesia irnica a poesia social a poesia metafsica a poesia retrospectiva

Segunda gerao (1930-1945) - Poesia


CARACTERSTICAS GERAIS DA POESIA DE DRUMMOND

Indivduo: "um eu todo retorcido". O eu lrico na poesia de Drummond complicado, torturado, estilhaado. Vale ressaltar que o prprio autor j se definia no primeiro poema de seu primeiro livro (Alguma Poesia) como algum desajeitado, deslocado, tmido, posio que marca presena em toda sua obra. A Terra Natal: a relao com o lugar de origem, que o indivduo deixa para se formar.(Poema Cidadezinha qualquer) A Famlia: O indivduo interroga, sem alegria e sem sentimentalismo, a estranha realidade familiar, a famlia que existe nele prprio. (poema viagem na famlia) Nesse poema o poeta narra-nos um dramtico reencontro com o fantasma do pai morto. O eu lrico,distanciado no tempo, j adulto, em visitao a Itabira, d a mo ao pai que o leva, pela cidade, a visitar outros mortos. Os Amigos: homenagem a figuras que o poeta admira, prximas ou distantes, de Mrio de Andrade a Manuel Bandeira, de Machado de Assis a Charles Chaplin.

Segunda gerao (1930-1945) - Poesia


CARACTERSTICAS GERAIS DA POESIA DE DRUMMOND
O

Choque Social: o espao social onde se expressa o indivduo e as suas limitaes face aos outros.( Sempre com uma linguagem simblica,lrica,de alta qualidade,ele penetrou no mundo das lutas de classe e vislumbrou um olhar de compaixo pelos desafortunados,pelos desvalidos do mundo. Nesse sentido, foi um crtico ferrenho do capitalismo,do processo alienante do consumo desengreado,do dinheiro a substituir os afetos e os valores humanos.( Poelma: Eu ,etiqueta)
O Amor: nada romntico ou sentimental, o amor uma amarga forma de conhecimento dos outros e de si prprio. Em muitos poemas o poeta,o poeta celebra o amor com empolgao e com muita f. Ele expressa a necessidade de nos doarmos ao outro. Todavia,em outros sarcasmo pelas relaes de afeto. E tambm ns, no oscilamos entre duas situaes de existncia? Quantas vezes o outro amado nos fere e, em seguida, nos d alegria ?

CARACTERSTICAS GERAIS DA POESIA DE DRUMMOND A Poesia: o fazer potico aparece como reflexo ao longo da sua poesia.

Os Poemas-piada: Jogos com palavras, por vezes de aparente inocncia.


A Existncia: a questo de estar-no-mundo. importante notar que este breve seminrio no consegue dar conta da vastssima obra do poeta. Portanto, fica um convite. Vamos ler mais esse poeta e aprender mais sobre sua poesia?

Segunda gerao (1930-1945) - Poesia


Poesia
Alguma Poesia (1930) Brejo das Almas (1934) Sentimento do Mundo (1940) Jos (1942) A Rosa do Povo (1945) Claro Enigma (1951) Fazendeiro do ar (1954) Lio de Coisas (1964) A falta que ama (1968) Nudez (1968) As Impurezas do Branco (1973) A Visita (1977) Discurso de Primavera (1977) A Paixo Medida (1980) Caso do Vestido (1983) Corpo (1984) Amar se aprende amando (1985) Poesia Errante (1988) O Amor Natural (1992) CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Principais Obras

Antologia potica

A ltima pedra no meu caminho (1950) Antologia Potica (1962) Antologia Potica (1965) Seleta em Prosa e Verso (1971) Amor, Amores (1975) Boitempo I e Boitempo II (1987) Minha morte (1987)

Segunda gerao (1930-1945) - Poesia


CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Principais Obras

Prosa Confisses de Minas (1944) Contos de Aprendiz (1951) Passeios na Ilha (1952) Fala, amendoeira (1957) A bolsa & a vida (1962) Cadeira de balano (1966) Caminhos de Joo Brando (1970) Os dias lindos (1977) 70 historinhas (1978) Contos plausveis (1981) Boca de luar (1984) O observador no escritrio (1985) Tempo vida poesia (1986) Moa deitada na grama (1987) O avesso das coisas (1988) As histrias das muralhas (1989) Infantis O Elefante (1983) Histria de dois amores (1985) O pintinho (1988)

COMUNICAO ACADMICA E GNEROS TEXTUAIS

OBJETIVOS:

Ampliar a noo de texto Reconhecer a organizao de textos acadmicos orais e escritos Diferenciar o modo de organizao da entrevista e debate Identificar grupos distintos de textos acadmicos escritos mais frequentes nos cursos de graduao Realizar a leitura compreensiva de um texto didticocientfico.

COMUNICAO VERBAL NO CONTEXTO ACADMICO

Relacionamos texto a uma sequncia articulada de palavras escritas que, em maior ou menor extenso,nos permite: Obter informaes Expressar o que pensamos dizer do que ou de quem gostamos Saber da fsica,da qumica,da biologia,das leis de uma sociedade,da poltica e dos costumes dos povos Aprender a geografia e a histria do pas Conhecer o pensamento do colega,do cientista do poeta EMPREGAMOS A PALAVRA TEXTO PARA NOMEAR DIFERENTES OBJETOS: As sequncias de gestos nos rituais De linhas e cores,em uma pintura De sons,nos dilogos e msicas

O que h de comum entre uma fotografia,uma histria em quadrinho,um filme,uma letra de msica,um ritual indgena e uma sequncia musical para que todos sejam denominados TEXTO? TODOS ESSES TEXTOS: Surgem de uma necessidade: a pessoa ( o autor) quer se expressar para relacionar com outra(ouvinte,leitor,expectador) Trazem marcas do seu autor e do seu destinatrio Relaciona-se a uma situao Formam uma unidade de sentido,pois suas partes relacionam-se umas com as outras Mantm relao com o mundo do autor e do destinatrio So produzidos com base em um cdigo.

O texto verbal um espao de dilogo, de: Interlocuo: Conversao entre duas ou mais pessoas. Todo aquele que produz um texto tem em mente uma pessoa a que dirige quando fala,escreve,gesticula,desenha,ou seja, o seu interlocutor, Coeso: Relaes de sentido entre os componentes do texto. Coerncia: Relaes de sentido do texto com o mundo,isto ,com o contexto interno

Sendo uma unidade de sentido,cada texto tem existncia prpria,embora se relacione com tantas outras unidades de sentido,isto outros textos, que o antecederam ou que dele podero surgir.
UNIDADE DE SENTIDO Noticia um chamado elogio artigo cientifico lei histria em quadrinhos poema resenha relato mapa grfico relatrio de pesquisa livro portflio Resumo memorial crnica propaganda

Se considerarmos as funes da escrita em dada sociedade,identificamos cinco grandes gneros de texto: Literrio= Comercial e oficial(incluindo nestes ltimos os tipos legal jurdico) Cientfico ( e didtico-cientfico) Jornalstico e publicitrio Religioso. Geralmente so os textos tcnicos e cientficos os mais indicados como referncia para a ampliao das reflexes realizadas em sala de aula com colegas e professor ou para subsidiar a pesquisa e conhecimento do que j se produziu sobre assuntos de interesse para a sua formao profissional, estejam esses textos nos livros,em revistas especializadas e em jornais impressos ou on-line.

QUADR0 1: GNEROS E VARIANTES


gnero objetivos variantes

Grupo 1
Grupo 2

literrio
Oficial(legal,jurdico) e comercial

artstico
Estabelecer comunicao formal e documentar em ambiente de trabalho Comunicar corretamente fatos,fenmenos estudados e resultados de investigao cientfica Divulgar informaes,formar opinio Difundir princpios religiosos,doutrinar

Poema,conto,romanc e
Memorando,ofcio,pa recer,requerimento.c orrespondncia comercial Artigo,resenha,relat rio,monografia,disser tao,resumo,

Grupo 3

Cientfico (tcnico e didtico-cientfico)

Grupo4

Jornalstico e publicitrio Religioso

Noticias,reportagens, editoriais, propagandas Parbolas,sermes evanglicos,cnticos.

Grupo 5

Na prtica escolar,o debate,a entrevista,o artigo,a resenha,o resumo,o relatrio,a monografia,o memorial e o portflio so produzidos com a finalidade especfica de alimentar o processo de ensinar e de aprender. Textos acadmicos: conjunto de textos com os quais lidamos,no dia a dia de nossos estudos na universidade,com o objetivo de ampliar nossos conhecimentos cientficos sobre determinado assunto,ou que produzimos para registrar o estudo que realizamos.

TEXTOS ORAIS - A ENTREVISTA E O DEBATE


Entrevista: A entrevista se organiza a partir de um esquema padro: Situao inicial= apresentao dos interlocutores e as razes da entrevista.(Introduo) Desenvolvimento do dilogo= sequncia de perguntas,respostas e comentrios que estabelecem a relao entre um e outro ponto da conversa(desenvolvimento) Finalizao da entrevista= palavras finais,despedidas, Agradecimentos que nem sempre vm transcritos quando a entrevista publicada(fechamento)

TEXTOS ORAIS - A ENTREVISTA E O DEBATE


Entrevista: pode ser definida como uma situao de comunicao em que esto envolvidos o entrevistador e o entrevistado e que: a) se organiza com base na apresentao dos motivos, na sequncia de perguntas e respostas,no fechamento; b) se apresenta em estilos diferentes;entrevista jornalstica,mdica,empresarial.cientfica; c) deve ser adequada ao suporte(meio utilizado para sua divulgao),conforme o pblico que se quer alcanar: ao vivo,transmitida pela TV e pelo rdio: publicada,em perodos impressos ou on-line. d ) realizada com finalidades diversas: selecionar candidatos,conhecer o paciente ou dar um diagnstico esclarecer a populao sobre determinado assunto,divulgar conhecimentos cientficos,colher dados para a pesquisa.

DEBATE

O esquema de base do debate sempre o mesmo; pessoas se renem para apresentar suas razes a favor ou contra uma ideia ou acontecimento. Porm, as suas formas variam em decorrncia dos propsitos, dos espaos sociais e dos meios de comunicao em que o debate ocorre. No contexto universitrio,a situao de debate vivenciada em seminrios,aula dialogadas e mesa redonda,por exemplo.

TEXTOS ESCRITOS

Os textos cientficos resultam da necessidade de se difundirem as investigaes no mbito das cincias. A comunidade cientfica,por meio de agremiaes academias ou sociedades,define os critrios para o reconhecimento e validao de resultados de estudos e de pesquisas nas vrias reas do conhecimento. Embora um tratado de direito e um tratado de Gentica ou de Lingustica paream distintos entre si,para que eles tenham crdito e possam ser divulgados como conhecimento cientfico,eles passam por uma avaliao da comunidade cientfica.

ARTIGO CIENTFICO Ttulo (subttulo) Autores Crditos do(s) autor(es) Resumo (do artigo) Introduo O corpo do artigo Apresentao,delimitao do assunto e objetivos do estudo Desenvolvimento utilizado subttulo,porm no so considerados captulos Estes itens so exigidos para fins de publicao e ou envio para apresentao em eventos cientficos.

Concluso

Consideraes finais,relacionando os dados obtidos ou reflexes realizadas sobre a questo levantada e possveis encaminhamentos .
indicao de textos,documentos e outras fontes utilizadas na confeco do

Referncias

Resumo= um texto de dimenses menores do que o texto que lhe d origem. Sua finalidade traduzir ,em menos palavras,o pensamento do autor,preservando suas intenes e realando os pontos para os quais ele dispensou maior ateno.Um mesmo texto pode dar origem a vrios resumos,pois cada pessoa considera relevantes os aspectos que esto relacionados ao motivo pelo qual est lendo a obra.

EXEMPLIFICANDO

Ttulo autoria RESUMO/ 1 parte situa o tema,o autor e a obra TEXTO

2 parte

apresenta o objetivo,os pressupostos e a metodologia para anlise


3 parte

conclui,emitindo um julgamento

Paginas 227 a seguir

Potrebbero piacerti anche