Sei sulla pagina 1di 39

Formao da Regio Norte

Estados que Compem


Amaznia Legal ou Amaznia Amaznia Internacional

Caracterstica
Maior das regies, com mais de 40% da rea total do pas; Regio rica em recursos naturais, enorme diversidade e riqueza cultural, devido a miscigenao de vrios grupos tnicos; Situada na poro Setentrional do pas; Limita-se com seis pases da Amrica do Sul; Inmeros fatores dificultaram o controle nacional sobre reas fronteirias dessa regio, facilitando a entrada e a sada de mercadorias e pessoas ilegalmente.

Fatores dificultaram o controle nacional


Extenso das fronteiras pouco povoadas (s perde para o centro Oeste); Abundncia de recursos minerais; As naes indgenas; Intenso trfico de drogas.

Aspectos histricos da Amaznia

Reconhecendo o Territrio
Falta de interesse por parte de Portugal na rea, pois: No incio do sculo XVI pertencia a Espanha, segundo o tratado de Tordesilhas; Falta de minrios e pedras preciosas; Solo improdutivo.

S se preocupavam em reconhecer a rea e explorar as drogas do Serto: Guaran, Castanha-do-par, cravo, canela e pimenta (dava gosto aos alimentos e conservav-os). As drogas dos Sertes interessou outros pases (Frana, Holanda e Inglaterra) que utilizavam o rio para penetrar rea. Com medo de perder a rea os portugueses fundaram em 1616, o Forte do Prespio de Santa Maria de Belm do Par. Alm dos Fortes Gurup e Macap. At o sculo XVII s encontra-se Fortes e Misses Jesutas na rea (surgimento das cidades de Belm, Macap e Manaus).

A borracha Um elemento de atrao populacional


Entre 1870 e 1910 O Brasil tornou-se o maior fornecedor de ltex do mundo. Nessa poca, Manaus, passou a ser a cidade mais movimentada do pas com 50.000 hab. Avanos na comunicao (telefone), transportes (bondes e navegaes). Belas construes (teatro Amazonas - 1896). Em 1904 a borracha contrabandeada para a Malsia (Sudoeste asitico, colnia inglesa), pelo ingls HenryWickhan. Entra em declnio a produo brasileira.

Novas formas de atrao e organizao do espao


Cultivo da pimenta-do-reino, introduzida pelos japoneses em Belm; Cultivo da Juta em Parintins (AM); Volta da borracha Pases da sia foram invadidos e controlados pelas tropas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial (1939 1945), desta forma foi cancelado o fornecimento da borracha para naes indignas (Frana, Inglaterra e EUA). Levando a populao nordestina para a Amaznia.

Aspectos fsicos da Amaznia


http://www.blogsasj.com/Alpha

AMAZNIA UMA LEITURA REFLEXIVA


Um patrimnio da humanidade

rea do domnio da floresta Amaznica;, do clima Equatorial e da maior Bacia hidrogrfica do planeta; 7,01 milhes de Km2 20% reserva mundial / gua no congelada 34% da reserva florestal mundial 1.100 rios 59% do territrio nacional
FONTE: http://www.revolucao.org/noticias/000210.html

AMAZNIA HIDROGRAFIA

Fonte:http://educacao.uol.com.br/geografia/bacia-amazonica.jhtm

AMAZNIA HIDROGRAFIA
A bacia Amaznica, ou bacia do Rio Amazonas, est situada em vrios pases da Amrica do Sul. a mais extensa, de maior

densidade de gua do mundo e possui o maior potencial de gerao de energia hidreltrica do Brasil. Esse potencial, decorrente dos afluentes do rio Amazonas que

correm

por

trechos
pouco

mais
utilizado demanda
http://educacao.uol.com.br/geografia/bacia-amazonica.jhtm

acidentados, devido

pequena

regional e grande distncia dos

principais

centros

de

consumo,

situados no centro-sul do pas.

AMAZNIA HIDROGRAFIA
O rio Amazonas muito plano. O desnvel entre o ponto em que suas guas entram no Brasil at a foz de apenas 100 metros. Sendo um rio largo e de grande quantidade de gua, possvel a navegao por navios de grande porte. Os trechos de seus afluentes prximos tambm so navegveis. Atravs do rio Madeira, afluente do rio Amazonas, tem sido escoada a produo de soja do norte do Mato Grosso, tornando o custo final do produto mais competitivo, devido ao preo mais baixo do transporte hidrovirio.
A navegao faz parte do cotidiano e essencial ao modo de vida da populao ribeirinha e dos povos indgenas, que tm os recursos da mata e dos rios como fonte de sobrevivncia.

http://www.novomilenio.inf.br/porto/diario17.htm

AMAZNIA HIDROGRAFIA
Voc sabe as razes das diferentes coloraes entre os rios amaznicos?

RIO SOLIMES

RIO NEGRO
http://www.markbernstein.org/Mar0701.html

RIO TAPAJS
http://www.clubeceu.com.br/materias/brasil_das_aguas_8.htm

AMAZNIA HIDROGRAFIA
Os rios amaznicos diferem quanto qualidade de suas guas e sua geomorfologia. Os principais rios, baseando-se na colorao de suas guas so: De gua preta: Negro De gua clara: Tapajs De gua barrenta: Solimes e Amazonas Os rios de gua preta apresentam esta colorao devido presena de cidos hmicos e flvicos resultantes da decomposio incompleta do hmus do solo. J os rios de gua clara tm suas cabeceiras nos escudos cristalinos pr-cambrianos. Drenam solos muito intemperizados e suas guas no so to cidas; a carga de material em suspenso pequena tornando suas guas claras. Os rios barrentos originam-se em regies montanhosas (Cordilheira dos Andes) carregando elevadas quantidades de material em suspenso, garantindo uma colorao amarronzada.

AMAZNIA VEGETAO
Em uma anlise por satlite da Amaznia,
foram identificados 104 sistemas de paisagens, o que revela uma alta diversidade e complexidade de ecossistemas. A biodiversidade torna-se cada vez mais valorizada como fonte potencial de informaes genticas, qumicas, ecolgicas, microbiolgicas,etc. A diversidade de rvores na Amaznia varia entre 40 e 300 espcies diferentes por hectare. Das 250.000 espcies de plantas superiores da terra, 170.000
http://www.lbaconferencia.org/port/press_images.htm

(68%) vivem exclusivamente nos


trpicos, sendo 90.000 na Amrica do Sul.
http://blog.arteviagens.com.br/bolivia/

AMAZNIA VEGETAO
Observe a diversidade vegetacional amaznica.

http://www.belli.com.br/Ecoturismo/Ecossistemas/Eco_05.htm

http://www.flickr.com/photos/leonardofleck/1042684602/

http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/projeto/2007/1/cenario?cod_o rigem=ei

http://www.progeoms.com.br/Fitogeo.htm

AMAZNIA VEGETAO
Florestas de Igap: ocorrem em solos que permanecem alagados durante cerca de seis meses, em reas prximas aos rios. As rvores podem atingir at 40 metros de altura e raramente perdem as folhas - geralmente largas para captar a maior quantidade possvel de luz solar. Nas guas aparecem as folhas da vitria-rgia - que chegam a ter 4 metros de dimetro. Ocorrem associadas aos rios de gua branca.
Florestas de Vrzea: as rvores so de grande porte (at 40 metros de altura) e apresentam caractersticas semelhantes ao igap - embora a vrzea apresente maior nmero de espcies. Ocorrem associadas aos rios de gua preta. Florestas de Terra Firme: apresentam grande porte, variando entre 30 e 60 metros; o dossel contnuo e bastante fechado, tornando o interior da mata bastante mido e escuro. Esta formao est presente nas terras altas da Amaznia e mescla-se com outros tipos de associaes locais, como os campos e os cerrados amaznicos. Campinaranas ou Caatingas do Rio Negro:caracterizadas pela presena de rvores mais baixas, com troncos finos e espaados. Situadas sobre areias brancas, lavadas e pobres do rio Negro.

AMAZNIA CLIMA

As

baixas

latitudes

exercem

grande

influncia no clima da regio Amaznica.


A regio localiza-se ao longo da linha do Equador, na zona climtica quente. Sua posio geogrfica garante a incidncia constante da radiao solar, o que promove uma grande umidade na regio.
Fonte:http://km-stressnet.blogspot.com/2008/05/os-climasmundiais-e-os-ambientes.html

AMAZNIA CLIMA EQUATORIAL


Ocorre na regio Amaznica,

ao norte de Mato Grosso e a

oeste do Maranho e est

sob ao da massa de ar

equatorial continental de ar

quente e geralmente mido.


Fonte: http://acampamento.wikidot.com/clima

AMAZNIA CLIMA EQUATORIAL


Suas principais caractersticas so temperaturas mdias elevadas (25C a 27C), chuvas abundantes, com ndices anuais prximos de 2.000 mm, bem distribudas ao longo do ano, e reduzida amplitude trmica, no ultrapassando 3C. No inverno, essa regio pode sofrer influncia da massas polares que podem atingir a Amaznia ocidental, ocasionando um fenmeno

denominado friagem, ou seja, sbita queda da temperatura numa regio normalmente muito quente.

Fonte:http://geografiaap8c.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

AMAZNIA - ESTRUTURA GEOLGICA


ESTRUTURA GEOLGICA JAZIDAS MINERAIS

Fonte:estrutura geolgica do Brasil. Fonte: Maria Elena S. Gonzales So Paulo, tica

Fonte: Geografia das jazidas minerais. Fonte: Brasil em nmeros, vol. 2 - IBGE e Graa Maria Lemos Ferreira,Atlas Geogrfico. So Paulo, Moderna, 1993.

AMAZNIA RELEVO/ESTRUTURA GEOLGICA

AMAZNIA RELEVO

http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Relevo/?pg=4

AMAZNIA RELEVO
O relevo Amaznico na sua maioria de baixa altitute, em razo das plancies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia, e das depresses. No extremo norte, h um pequeno pedao de planalto (planaltos residuais norte amaznicos), e logo embaixo, uma grande depresso (depresso marginal norte amaznica). H tambm pequenas partes de planaltos residuais no sul da regio. Por fim, no leste h a depresso do Araguaia, e tambm planaltos e chapadas da bacia do Parnaba. Destacando que no ponto mais setentrional do pas, no planalto residual norte - amaznico, esto os picos mais altos do Brasil: o Pico da Neblina (3014m) e o 31 de Maro (2992m).

Fonte:www.infoescola.com/geografia/complexo-regional-da-amazonia/ - 25k -

AMAZNIA SOLOS PAISAGENS


A paisagem a imagem da ao combinada dos fatores de formao do
solo, tais como o relevo, os organismos, o material de origem, o clima, ao longo do tempo. muito importante conhecer a distribuio dos solos na paisagem na execuo dos levantamentos de solos (ou pedolgicos), e tambm nos estudos de gnese dos solos. Devido s precipitaes e as temperaturas elevadas, o solo sofre alteraes em seu material de origem (minerais) e lixiviao em suas bases, tornando-

se profundos e bem drenados, apresentando colorao vermelha ou


amarela, pouco frteis e cidos.

AMAZNIA SOLOS PAISAGENS

Fonte:http://www.pedologiafacil.com.br/solopaisagem.php

Os Latossolos argilosos ou muito argilosos possuem elevada micro agregao da frao argila. Os tamanhos desses micro agregados so at maiores do que a frao areia. Na prtica, a gua da chuva ou irrigao percorre rapidamente, por isso no estranhe quando esses solos bem argilosos so comparados com os mais arenosos quanto a disponibilidade de gua.

Aspectos humanos da Amaznia

Segunda menor populao ; Processo de ocupao recente;

Populao - Cultura do Caboclo


Maior parte da populao;
Formada pelo branco mais o ndio; Maior concentrao nos rios de guas claras; Vivem em palafitas;

Alguns apresentam horta flutuantes com tcnicas rudimentares (mandioca);


Alimentao a base de frutas, animais silvestres e peixes; Se locomovem atravs de canoas; Mantimentos s atravs de barcos que vem de Manaus e circulam os rios; Bebem a gua dos rios, utilizam para fazer comida e higiene pessoal; Fonte de diverso para as crianas (Rio); Apresentam vida social (festas com vizinhos prximos);

Pecuria Marombas Currais elevados feitos de palafitas visando abrigar o gado no perodo das cheias).

Populao Os povos indgenas


Maior populao indgena do pas 164 mil;
Maior nmero de naes indgenas do territrio brasileiro; Vivem longe das margens dos rios para, evitando contato com o branco; As doenas adquiridas dos brancos so das causas que levam alguns povos indgenas a se encontrarem em perigo de extino; Os povos indgenas possuem um aprimorado conhecimento dos ecossistemas e da agricultura e utilizam grande variedades de produtos de produtos vegetais; Retiram da natureza os elementos a sua sobrevivncia; De algumas vegetaes, retiram os produtos medicinais utilizados na cura de doenas e as drogas usadas nos rituais religiosos; Os povos indgenas foram os primeiros a descobrir as propriedades fototerpicas do guaran. Algumas etnias ainda conservam rituais e cerimnias a sua tradio.

Populao Urbana
Aproximadamente 70% dos habitantes da Amaznia vivem nas reas urbanas; Perda do conhecimento tradicional e cultura local, devido ao grande n de imigrantes (empresrios nacionais e internacionais) e aes equivocadas do governo; No Par, Amazonas e Tocantins, vivem inmeros nordestinos (migrao inter regional); Expanso das novas fronteiras agrcolas; A maior parte da populao urbana vive concentrada na Regio Metropolitana de Belm. Maiores ndices de crescimento populacional ( elevada tx de fecundidade e natalidade, a precocidade da maternidade e falta de informao e polticas publicas); Indicadores demogrficos em decrscimo, entretanto em ritmo mais lento; Elevada expectativa de vida, entretanto, alta mortalidade infantil (comentrio); Elevada desigualdade social (urbana X ribeirinha); Explorao predatria dos recursos naturais, sem sustentabilidade por parte dos empresrios, madeireiros e fazendeiros, alm de no aproveitar a no de obra carente.

Aspectos econmicos da Amaznia

As festas populares
Entre as festas populares da Amaznia, duas renem milhares de pessoas todos os anos: o Crio de Nazar, em Belm (PA), realizada no segundo domingo de outubro e o Festival de Parintins (AM), que ocorre no final de julho.

Outras Amaznias A explorao Econmica


O extrativismo mineral - importante atividade na Regio Amaznica - Serra dos Carajs minrio de ferro (PA), explorado pela companhia Vale do Rio Doce, o qual destinado exportao pelo porto de So Luiz do Maranho / No baixo Amazonas, explora-se a bauxita / RO, PA e AM, explorada a Cassiterita. No amazonas encontra-se a maior jazida de cassiterita do mundo Pitinga / AP e PA ouro / baixo Amazonas - Caulim (argila pura branca) / Jazidas de pirolusita, que d origem ao mangans Serra do Navio (AP) foram desativadas, assim como Serra Pelada (PA). O Extrativismo Vegetal Atividade desenvolvida de forma intensa na regio, principalmente da madeira, alm do ltex, do aa e da castanha.

Agricultura Destaca-se a soja, introduzida por imigrantes do Sul e destina-se a exportao (entre Manicor e Lbrea Rio Madeira em direo ao porto fluvial de Itacoatiara) / No Vale do Tocantins (PA), cultiva-se arroz / Vale do Xingu (PA), cana-deacar / Culturas tradicionais Mandioca, feijo e milho Regio / PA Agroindstria encostos para veculos feitos com fibras de coco / Produo de cremes, leos e margarinas com a Palma e utilizao do couro na indstria de calados.
Industrializao Incio com a Zona Franca de Manaus, 1967, visando garantir a soberania territorial / Montadoras de automveis e importados / Expanso do Comercio e Servios / hoje modernas indstrias de componentes dos setores eletrnicos, metalrgico, qumico, de informtica, alm de motos e bicicletas; Atrativos Incentivos fiscais , exportao, projeto de produo de gs natural, futuro substituto do leo diesel das termeltricas geradoras de energia.

Desmatamento
A floresta estende-se por 7,2 milhes de km e nela vivem aproximadamente das espcies animais e vegetais do planeta; O desmatamento realizado tanto pelas queimadas (agricultura e pecuria), quanto pela retirada de arvores para obteno de madeira; Estados mais atingidos: MT, PA e RO; Conseqncia locais e globais: Eroso e Lixiviao / quantidade de gs carbnico, que est vinculada ao efeito estufa (absorve o gs carbnico);

As queimadas e o desmatamento libera mais CO2 na atmosfera do que as industrias e a frota de veculos juntos. 14 economia libera 3%, 2% destruio da cobertura vegetal e 1% combustvel fosseis.

Floresta Sustentvel
Sustentvel explorao econmica de recursos de uma regio sem que isso cause danos ao meio ambiente. Empresrios e os governantes da Regio Amaznica esto comeando a se conscientizar de que possvel o desenvolvimento sustentvel nos seringais do Acre e Rondnia (produo do couro vegetal utilizando 2 tipos de materiais: o vegetal comum e o ecolgico).

Ecoturismo
Elementos da Regio Amaznica que exercem atrao turstica: a exuberncia da natureza e as construes histricas da poca da explorao da borracha encontradas em Belm e Manaus.
O turismo ecolgico o que mais se destaca na regio (Parque Nacional do Pico da Neblina e o Parque Nacional do Ja AM).

Existem Parques, reservas, estaes ecolgicas, h tambm diversas praias ao longo do Rio Tapajs (PA), a mais famosa (Alter do Cho).
Construo de hotis que colocam o turista em contato direto com a natureza. Para que o meio ambiente no seja danificado com a explorao turstica, os hotis recolhem o lixo e envia-os para uma usina em Manaus. Alm disso, a gua utilizada tratada e devolvida aos rios.

Potrebbero piacerti anche