Sei sulla pagina 1di 38

Prof. Flvio C. R.

Ferreira

Se voc vai planejar MEDIDAS DE PREVENO a uma determinada doena, o que se deve considerar?

Como so os programas de assistncia populao com cncer nas diferentes regies do Brasil?

Economia

Perfis epidemiolgicos das doenas Como definir as prioridades para a sade no Brasil?

Estimativa dos casos novos de cncer para o ano de 2005, por 100.000.
Regio Norte Nordeste Centro-Oeste Sul Estimativa dos Casos Novos Masculino 8.010 33.010 13.850 52.940 Feminino 8.530 39.710 13.390 47.890 Total 16.540 72.720 27.240 100.830

Sudeste
Brasil

121.800
229.610

128.310
237.830

250.110
467.440

Conhecer os fatores de risco para auxiliar nos programas de preveno

Diagnstico precoce da doena Mudana de hbitos alimentares e/ou de comportamento ( etilismo, tabagismo, exposio ao sol etc.)

FATOR DE RISCO

Estmulos que aumentam a probabilidade de ocorrncia de um evento indesejado.

Aes preventivas na rea da sade podem: Modificar a evoluo natural do tumor; Levar ao diagnstico precoce; Permitir a aplicao do tratamento nas fases iniciais das leses; Permitir que as leses pr-neoplsicas sejam tratadas, evitando o aparecimento do tumor.

H dois tipos de preveno de cncer:

Primria

Secundria

Campanhas de sade

O enfermeiro deve conhecer os mtodos de rastreamento e deteco precoce do cncer, assim como saber orientar os pacientes e familiares quantos aos exames especficos e capacitar a sua equipe de trabalho, para prestar uma assistncia adequada.

Os mais comuns so: Mama Colorretal Prstata


Ocorrem mutaes germinativas nos genes supressores de tumor (BRCA 1 e BRCA 2 por exemplo)

Realizao de exames de biologia molecular!

1. FATORES AMBIENTAIS EXTERNOS Poluio Radiao Solar 2. FATORES AMBIENTAIS SOCIOCULTURAIS Fumo lcool 3. FATORES AMBIENTAIS DE CONSUMO Hbitos Alimentares Medicao e Hormnio 4. FATORES AMBIENTAIS OCUPACIONAIS Exposio Ocupacional 5. OUTROS FATORES Exposies Virais

FUMO O consumo de tabaco est relacionado a cerca de 30% das mortes por cncer, 45% das mortes por doena coronariana, 85 % das mortes por doena pulmonar obstrutiva crnica e 25% das mortes por doena crebro-vascular. A fumaa do tabaco possui aproximadamente 4.720 substncias txicas diferentes, dentre elas, podemos citar: alcatro, nicotina, monxido de carbono, resduos de fertilizantes e pesticidas, metais pesados; que podem causar dano ao fumante ativo e ao fumante passivo. Alcatro: carcingeno completo e potente. Nicotina: droga psicoativa, provoca dependncia qumica e possui efeito vasoconstritor. Monxido de carbono: diminui a oxigenao dos tecidos e potencializa a ao cardiovascular da nicotina.

LCOOL

O lcool responsvel por cerca de 2-4% de todas as mortes por cncer, e de 50-70% das mortes por cncer de lngua, cavidade oral, faringe, esfago e fgado.

O tipo de bebida indiferente, pois em todas encontramos a substncia carcinognica do lcool, que o etanol.

HBITOS ALIMENTARES

Alguns tumores parecem estar relacionados a hbitos alimentares, como alto consumo de gordura e de alimentos defumados.
Mama e clon consumo alto de gordura Estomago e esfago consumo de alimentos defumados Sabe-se que nitritos, substncias utilizadas na preservao de alimentos, como salsicha, presunto e conservas, em contato com o suco gstrico resulta na formao de nitrosaminas, altamente carcinognicas. Os alimentos defumados e os churrascos parecem ter ao carcinognica devido impregnao com o alcatro da fumaa, resultante da combusto do carvo.

Alimentos que parecem conferir proteo contra o cncer: frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
Esses alimentos possuem substncias como Vitamina C, betacaroteno, flavonides, dentre outras, com efeito antioxidante, que impedem a formao de radicais livres. Alm disso, as fibras presentes nestes alimentos, aceleram a eliminao fecal, o que reduz a absoro de gordura, e diminuindo o tempo de ao de substncias carcinognicas no intestino.

RADIAO

Relacionada a 3% dos casos de cncer. Os tecidos mais sensveis a ao da radiao so, principalmente, mama, hematopoitico, ossos, pele.

Medicamentos Alguns medicamentos parecem ter a carcinognese como efeito indesejvel. O contato com essas substncias pode expor o paciente que faz uso, assim como ao profissional que as manipula, o que leva a necessidade de medidas especficas de proteo ao trabalhador. Hormnios Alguns hormnios parecem estar relacionados a certos tipos de cncer, principalmente entre mulheres. O cncer de mama, por exemplo, parece estar relacionado a uso prolongado de contraceptivos antes da primeira gestao. O cncer de endomtrio parece estar relacionado terapia de reposio hormonal ps-menopausa com estrognio. A associao de progestina nas formulaes contendo estrognio parece conferir efeito protetor.

AGENTES INFECCIOSOS

A infeco viral pode atuar como fator de risco relacionado que interferem em diferentes estgios da carcinognese dependendo de: Ocorrncia da exposio; Carga de vrus recebida e a via de infeco; Suscetibilidade das clulas do hospedeiro penetrao e crescimento do vrus; Resistncia adquirida do hospedeiro infeco viral; Presena simultnea de outros carcingenos ou agentes promotores; Condies do sistema imunolgico do hospedeiro.

Fatores de risco para o desenvolvimento de cncer, por topografia.


Fatores de Risco Poluio Alimentao Topografia
Aparelho respiratrio, intestino grosso, bexiga Boca, esfago, estmago, clon, reto, pncreas, vescula biliar, pulmo, prstata, mama, endomtrio Laringe, pulmo, boca, faringe, esfago, pncreas, rim, bexiga, estmago, crvix uterina, leucemias Boca, faringe, esfago, fgado, laringe, faringe, mama, clon e reto Linfoma de Burkitt, linfoma no-Hodgkin, nasofaringe, fgado, bexiga, sistema hematopotico, crvix uterina, sarcoma de Kaposi, mesotelioma Sistema hematopotico, bexiga, fgado, mama, vagina, colo uterino, pelve renal Pele, melanoma maligno Pulmo, laringe, cavidade pleural, fgado, pele, escroto, sistema hematopotico, mama, esfago, estmago, clon, bexiga.

Fumo

lcool Vrus

Medicaes e Hormnio Radiao Solar Diferentes Substncias de Exposio Ocupacional

FATORES DE RISCO CNCER DE MAMA Os principais fatores de risco relacionados ao cncer de mama:
Histria familiar de cncer de mama (principalmente do lado

materno); Cncer prvio de mama; Menarca precoce (antes de 11anos), menopausa tardia (aps 55 anos); Primeiro parto aps os 30 anos; Histria de doena mamria benigna; Exposio radiao (diretamente proporcional dose de radiao recebida; quanto mais jovem a pessoa que recebeu a radiao, maior o risco de desenvolver o cncer de mama); Dieta rica em gorduras.

O grupo de alto risco para desenvolver cncer de mama composto por: Mulheres com histria familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (me, irm ou filha) com diagnstico de cncer de mama, abaixo dos 50 anos de idade; Mulheres com histria familiar de pelo menos um parente de primeiro grau (me, irm ou filha) com diagnstico de cncer de mama bilateral ou cncer de ovrio, independente da faixa etria; Mulheres com histria familiar de cncer de mama masculino; Mulheres com diagnstico histopatolgico de leso mamria proliferativa com atipia ou neoplasia lobular in situ. No existe consenso quanto ao papel da lactao e ao uso de plula anticoncepcional ou uso de terapia de reposio hormonal.

FATORES DE RISCO
CNCER DE COLO UTERINO

Os fatores de risco para o cncer de colo uterino so: Incio precoce das atividades sexuais; Multiparidade; Multiplicidade de parceiros; Parceiro sexual masculino com mltiplas parceiras; Leso genital por papiloma vrus humano (HPV) vrus do condiloma; Tabagismo (afeta as clulas de Langerhans, responsveis pela defesa do tecido epitelial); Baixas condies socioeconmicas; Infeces genitais de repetio (no somente as virticas).

FATORES DE RISCO
CNCER DE BOCA

Os fatores de risco para o cncer de boca, so: Idade superior a 40 anos, Sexo masculino, Tabagismo e/ou etilismo crnico; M higiene bucal, Desnutrio e imunossupresso, Prteses mal adaptadas ou irritao crnica da mucosa oral, Consumo crnico de chimarro, Baixas condies socioeconmicas, Baixa ingesta de vitaminas A e C, Exposio crnica o sol sem proteo (voluntria e/ou ocupacional, exemplo, trabalhadores de agricultura), Trabalhadores de indstrias de tecidos, metais e madeiras.

FATORES DE RISCO
CNCER DE PELE

Os fatores de risco para o cncer de pele so: Pessoas de olhos e pele clara, Albinos, Exposio crnica ao sol, Trabalhadores ao ar livre (ambulantes, lavradores, garis etc). Regra do ABCD para avaliao de sinais suspeitos: Assimetria Bordas irregulares Cor variada de uma rea para outra Dimetro maior que 6mm (dimetro de um lpis).

FATORES DE RISCO
CNCER DE PRSTATA

Os fatores de risco para o cncer de prstata so: Histria familiar de pai ou irmo com cncer de prstata antes dos 60 anos; Dieta rica em gordura, Etilismo, Tabagismo, Exposio ocupacional a cdmio, metais pesados, idade avanada.

Alguns alimentos como, frutas, verduras, legumes, gros e cereais e dieta pobre em gordura, principalmente de origem animal, parecem diminuir o risco de prstata.

Com o conhecimento dos fatores predisponentes, passa a ser possvel a programao de medidas preventivas, de rastreamento e/ou de deteco precoce.

AES EDUCATIVAS DE PREVENO AO CNCER

1. Orientaes sobre o consumo de lcool 2. Orientaes sobre o tabagismo 3. Orientaes sobre a exposio solar

CNCER DE MAMA Auto-exame Exame clnico das mamas Mamografia Puno aspirativa

CNCER DE PRSTATA Toque retal Dosagem de Antgeno Prosttico Especfico (PSA) USG transretal

CNCER DE CLON E RETO Pesquisa de sangue oculto nas fezes Retossigmoidoscopia Colonoscopia Enema opaco Toque retal

CNCER DE COLO DE TERO Colpocitologia Onctica (teste de Papanicolaou) Exame plvico

CNCER DE ENDOMTRIO Ecografia transvaginal Bipsia do endomtrio

CNCER DE OVRIO No existe preveno eficaz Retirada dos ovrios Exame ginecolgico anual Palpao abdominal

CNCER DE PELE Auto-exame fsico da pele Campanhas de esclarecimento

CNCER DE TESTCULOS Palpao clnica Auto-exame dos testculos

CNCER DE BOCA Auto-exame da boca Exame em cavidade oral por odontlogo Promoo de uma boa higiene bucal

CNCER DE PULMO Raio X de trax Citologia de escarro

CNCER DE ESTMAGO E ESFAGO Raio X contratado Endoscopia digestiva

ENFERMEIRO

EDUCADOR

Potrebbero piacerti anche