Sei sulla pagina 1di 19

Universidade Tecnolgica Federal do Paran

Organizao de Empresas Planejamento Estratgico

Conceitos: Planejar Conceitos: Estratgia O que Planejamento Estratgico Plano Estratgico Elementos: Plano Estratgico: Objetivos Misso: Viso: Valores: Cenrios: Objetivos Estratgicos: Indicadores e Metas:

decidir antecipadamente O que fazer, De que maneira fazer, Quando fazer e quem deve fazer, para o alcance de uma situao desejada;

Planejamento um processo que apresenta os caminhos a seguir, de modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentrao de esforos e recursos;

Segundo o dicionrio Michaelis define estratgia simplesmente como a arte de dirigir coisas complexas. Buscar direcionar todo o conjunto de recursos organizacionais - representados nos esforos das pessoas (dons, talentos, interesses e aptides naturais) e na aplicao dos meios materiais disponveis para fazer o que a empresa faz - para o alcance de um desejo coletivo.

o processo de analisar uma organizao sob vrios ngulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas aes concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado plano estratgico.

O plano estratgico nada mais do que uma consolidao de idias, que por si s no produzem resultado algum.
Ao contrrio, na implementao dessas idias que a organizao vai obter o melhor da estratgia.

Os principais elementos que compem um planejamento so: misso, viso de futuro, valores, cenrios, objetivos estratgicos, indicadores e metas.

um instrumento a esclarecer: - misso - para que servimos, qual nossa razo de ser; - viso - onde queremos chegar como instituio; - aos valores - quais so nossas premissas quanto s atitudes para alcanar nossa viso; - estratgia - como faremos para alcanar nossa viso. - aos desdobramentos da estratgia - as grandes aes que precisamos conduzir e que comporo a estratgia, isto , os objetivos estratgicos.

A misso pode ser comunicada tanto internamente, quanto externamente, por diversos meios. Internamente a misso pode ser conhecida, atravs de declaraes formais, ou aes que traduzam a cultura e os valores dominantes.

Externamente a misso transmitida atravs de declaraes pblicas, "slogans" ou do prprio nome da empresa.

a finalidade pela qual todos os esforos da empresa esto direcionados. Deve-se responder: Qual o nosso negcio? Quem o cliente? O que tem valor para o cliente? O que se pretende proporcionar de benefcios aos nossos clientes?

Exemplo:A Misso da Sadia S/A : "Alimentar consumidores e clientes com solues diferenciadas". As melhores misses so aquelas guiadas por uma viso utpica de realizao. aquela que busca atender s necessidades dos clientes, dos acionistas, da sociedade e tambm dos funcionrios.

A viso o estado futuro desejado e alinhado com as aspiraes de uma organizao, algo que a organizao pode definir e redigir aps responder questo Para onde pretende ir?
A viso compreende algo que ainda no se tem, um sonho, uma iluso, que se acredita que poder ser real.

So idias fundamentais em torno das quais se constri a organizao. Representam as convices dominantes, as crenas bsicas, aquilo em que as pessoas da organizao acreditam. Os valores permeiam todas as atividades e relaes com os clientes. Os valores descrevem como a organizao pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua viso.

Utilizados para definir estratgias e objetivos. A ferramenta mais utilizada para a definio de cenrios a matriz de anlise SWOT. O termo vem do ingls e representa as iniciais das palavras: Strenghts (foras) Weaknesses (fraquezas) Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaas).

A anlise de cenrio se divide em ambiente interno (Foras e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaas). As foras e fraquezas so determinadas pela posio atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. J as oportunidades e ameaas so antecipaes do futuro e esto relacionadas a fatores externos.

So reas de atividades nas quais o alcance de resultados favorveis absolutamente necessrio para o xito no cumprimento da misso e no alcance da viso de futuro da organizao.

Indicadores so formas de representao quantificveis de caractersticas de produtos e processos, A partir dos indicadores so traadas as metas, que representam os resultados a serem alcanados para atingir os objetivos propostos.

No se gerencia o que no se mede, no se mede o que no se define, no se define o que no se entende, no h sucesso no que no se gerencia.
William Edwards Deming

Potrebbero piacerti anche