Sei sulla pagina 1di 14

CRITRIOS TICOS E POSTURAS MORAIS

INTRODUO
Para uma melhor compreenso da tica e o
que moral.

As duas vertentes mais presente em nossos

comportamentos moral so: essencialista, que camada de tica de princpios herdadas das tradies greco-latina e judaico-crist .

Moral subjetivista, fruto da cultura moderna;

alm dessas duas temos uma terceira ,a tica da responsabilidade, que se orienta no s pelos princpios , mas tambm pelo contexto e efeitos das aes.

MORAL ESSENCIALISTA
A f no move montanhas. Na verdade, coloca montanhas onde no h nenhuma. Friedrich Nietche

Trata-se de um conjunto de normas que devem servir de base para o comportamento moral dos indivduos em toda e qualquer situao. Este conjunto de princpios est alicerado no princpio regulador filosfico ou no na maioria dos casos, religiosos; onde a quebra dessas regras poderia trazer srias consequncias ao individuo e a toda comunidade.

MORAL ESSENCIALISTA
Esse tipo de moral baseado em princpios transcendentes, ou seja, so exteriores ao sujeito.
Em geral acredita-se que foram ditadas por Deus, sendo assim cabe ao ser humano seguilas em sua vida cotidiana sem poder mud-las, substitui-las por outras por no ser o autor das mesmas.

Critrios Coletivos:quando existe uma presso por parte da sociedade para o cumprimento das regras, sob pena de castigo ou punio.

Critrios Pessoais:- o indivduo segue determinados preceitos por ter a convico de estar agindo conforme a vontade de Deus e orientado por princpios de justia.

O Essencialista e alguns de seus problemas...

Uma forma de conduta que limita o campo da liberdade humana; No permite solues novas que possam ser tomadas de comum acordo pelos membros da comunidade ou que atendam a situaes concretas bastante particulares;

MORAL ESSENCILAISTA
A imaginao mais importante Que o conhecimento.

As regras de conduta moral so exteriores ao sujeito. Em geral acredita-se que elas foram ditadas por Deus. Cabe ao ser humano seguir estas regras em sua vida cotidiana. presso por parte da sociedade para o cumprimento tais regras. Sob pena de castigo ou punio com a expulso da comunidade. Ou at mesmo com a morte, dependendo da gravidade da falta

Somos todos filhos da cultura ocidental, mais essa tradio no automtica. Essencialista tem um pouco a ver tradio judaico-crist para o ser humano libertar julgo das leis, jesus nazareno atacou o legalismo da sua poca sbado foi feito para o homem e no o homem para sbado o povo mantinha identidade disso como uma lei exilio e dominao

Base conjunto de normas inflexveis Dificilmente se adapta a moderna e Na sociedade. O resultado disso um conflito entre A moral e princpios ticos exemplo Vaticano apegado a deciso Pro criativa do sexo. como finalidade Natural e condena os modernos Mtodos de contracepo eticamente Responsvel por ter muitos filhos Quando no se pode se quer sustenta-los o que pode cair no alto extremo do individualismo

MORAL INDIVIDUALISTA
O

maior dos erro capitalista as duas faces Da moral individualista e capitalista, trouxe um conceito diferente sobre a liberdade de hoje.

MORAL INDIVIDUALISTA
Se por um lado a modernidade trouxe a vantagem de dar maior liberdade e autonomia para as pessoas, por outro no colocou nada no lugar dos antigos critrios de moralidade, a no ser o egosmo. A verdade que a moral individualista realizou uma grande inverso na concepo moral tradicional.

MORAL INDIVIDUALISTA
A

necessidade de ser, e a busca constante da individualidade eo comportamento na sociedade.

TICA DA RESPONSABILIDADE
A

tica da responsabilidade no se orienta somente por princpios pelo contexto e pelos efeitos que podem causar nossas aes.

TICA DA RESPONSABILIDADE
Ha um ditado que diz que 'de boas intenes o inferno esta cheio'. As normas morais, no so fruto de uma ordem transcendente, mas sim uma criao dos prprios seres humanos. Mas ento, se as normas morais no tem uma origem sagrada, quem as elabora?

ETICA E RESPONSABILIDADE

As normas ticas devem ser elaboradas num conjunto , onde , quanto maior numero de membros para essa elaborao faro com que s tornem mais justas. Todos tem o direito de julgar essas normas segundo critrios ticos, como o da vida humana.

Potrebbero piacerti anche